The Hawley Arms: o pub preferido da Amy Winehouse em Londres

*Como já deu para ver pelo título do post, tem Amy Winehouse no Pra Ver em Londres hoje! E não tem como falar nessa diva sem usar algumas das músicas mais marcantes da sua (infelizmente) curta  carreira como pano de fundo. Pra começar, a trilha que abre nossos vídeos. Dá o play e vem conhecer o The Hawley Arms com a gente!*

Camden Town era a casa de Amy Winehouse em Londres.

Camden Town - London

Oficialmente, a diva da voz marcante, do inegável carisma e das tristes histórias envolvendo álcool e drogas morava no número 30 da Camden Square:

Casa da Amy Winehouse - Londres - Camden Square

Mas quem conviveu com ela afirma que quase dava para chamar de sua casa o número 2 da Castlehaven Road. É nesse endereço que fica The Hawley Arms, pub que ela sempre afirmou ser seu favorito em toda Londres.

Como fãs da eterna diva (vê-la ao vivo foi um dos momentos mais especiais das nossas vidas), num sábado chuvoso de dezembro do ano passado João e eu resolvemos fazer um tour “Amy” em Camden.

Passamos alguns minutos parados na frente da casa dela pensando em como seria louco se ela ainda vivesse ali e estivesse curtindo uns drinks lá dentro enquanto a gente tietava na porta e, na sequência, fizemos a pé (em cerca de 15 minutos) o trajeto que ela deve ter feito um milhão de vezes, nos mais diferentes estados mentais: rumamos para o Hawley Arms.

The Hawley Arms - London - Amy Winehouses favorite pub-edited

O pub

Por mais que Amy fosse conhecida por suas loucuras, basta assistir a vídeos antigos dela para perceber que a doidona tinha em sua essência um lado pacato, sereno e encantador.

E seu pub preferido em Londres também é assim. Apesar de movimentado, com os clássicos barulhos de bar (pints sendo servidas, brindes sendo feitos, boa música rolando, etc.), The Hawley Arms é um pub aconchegante e com uma atmosfera calma quase surpreendente.

London - Hawley Arms - Pub

A decoração intimista, a luz baixa, as “luzinhas de Natal” que dão um ar romântico ao pub, as flores espalhadas pelas mesas e pelo balcão… Tudo isso contribui para que em pouco tempo no The Hawley Arms qualquer um entenda por que ele era o pub preferido de Amy Winehouse.

Ah, e lá ela não era só cliente, não. Frequentadores assíduos do bar contam que muita vezes ela passou para “o lado de lá” do balcão e serviu bebidas aos clientes como se fosse uma bartender qualquer. Além disso, não foram poucas as vezes que ela decidiu dar uma canja no seu pub do coração.

Já pensou ir tomar uma cervejinha despretensiosa no bar e, sem mais nem menos, ver Amy Winehouse no palco? Pois é, lá isso era possível… #suspiros

... e se sua cerveja fosse tirada por ela? Acho que eu não bebia. Eternizava em uma garrafa. haha #alouca
… e se sua cerveja fosse tirada por ela? Acho que eu não bebia. Eternizava em uma garrafa. haha #alouca

Mas o que mais chama a atenção no The Hawley Arms o é a maneira como os donos do bar lidam com a fama que Amy trouxe ao pub. As homenagens à cantora são discretas. Uma foto autografada aqui, uma bonequinha ali, um milhão de mensagens nas portas dos banheiros (várias em Português, inclusive) e… só. Não há abuso da figura da cantora para se promover. E a gente achou isso muito digno.

Sabe como é, né, sempre tem quem queira se promover usando a imagem dos outros. Mas isso não rola ali. E isso dá ao pub uns pontos extras. :)

Também justificam pontos extras na escala de avaliação do Pra Ver em Londres os diferentes ambientes do The Hawley Arms. A cada andar (e a cada passo) uma surpresa. Por mais que o objetivo seja ir lá para bater um papo e tomar uma cervejinha você acaba se entretendo com tudo. E isso é muito legal!

Pub Hawley Arms - Londres_1

Pub Hawley Arms - London

Pra Ver em Londres - Hawley Arms - Pub - Amy Winehouse

Pub Hawley Arms - Londres

E como se não bastasse tudo isso, no fim (quer dizer, pra nós foi no fim, porque só observamos na saída) Amy ainda dá aos visitantes do The Hawley Arms o seu tchau…

Amy Winehouse - The Hawley Arms - London
Perdão pela qualidade da foto, gente, mas tava chovendo e eu apressei o marido fotógrafo porque não queria tomar chuva. haha Perdoados? :)

Demais, né? Eu quase chorei quando a vi ali. Para os desatentos, #ficadica: ela tá na primeira janela da esquerda, no alto! ;)

Mas nossa passagem pelo The Hawley Arms foi rápida. Isso porque apesar do ambiente agradável e da energia booooa, esse não é o melhor pub das redondezas para quem curte boas cervejas. Lá você só encontra as comerciaizonas.

The Hawley Arms - beers on tap -pb

Pra quem faz parte da nossa tribo (a dos que curtem cervejas artesanais), ali pertinho tem um bar da Brew Dog (detalhes neste post) e um da Camden Town Brewery (tema deste post). A nossa dica é: vai ao Hawley Arms, faz um brinde à eterna diva e se quiser boas birras se manda pra algum desses dois outros bares. Lá você vai ser feliz cervejeiramente falando. ;)

Aliás, temos outras dicas de bons bares com cervejas artesanais na região de Camden, mas isso é assunto para outros posts. Pode esperar.

Gostou do The Hawley Arms e quer visitá-lo? Tá aqui o mapa pra você chegar lá de boooa – já com a casa da Amy marcada também (aproveite para observar como as estações “Camden Town” – Northern Line, preta – e Camden Road – Overground – ficam pertinho dali):

Ah, e já que você vai estar na área, aproveite para curtir Camden Town como um todo (o bairro é cheio de coisa bacana pra ver, comprar, comer!) e, se ainda tiver disposição, passear também pelo Regent’s Canal. Vale muuuito a pena! :)

canal_bridge

canal_fb

Viu só? O post que era pra ser a dica de pub da Amy Winehouse acabou virando um roteiro de um dia. :)

Acho que o ideal mesmo é inverter as bolas: faz primeiro o tour por Camden, pelo canal e depois se manda para o pub e para os bares para fechar o dia com chave de ouro. Que tal?

Só não esquece de colocar Amy Winehouse na playlist, hein? ;)

Cheers!

Até o próximo post.

Beijobeijo,
Nah

Assina a nossa newsletter antes de ir embora, vai? :)

Com ela você sabe de tudo que rola aqui no blog em primeiríssima mão!

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba novidades!

Digite seu nome e e-mail. Você receberá um pedido para efetivar o cadastro. =)







Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Parceiros

Booking.com

Siga-nos

25 thoughts on “The Hawley Arms: o pub preferido da Amy Winehouse em Londres

  1. Meu pub favourito! Adoro a selecao musical de la. Pena que quando eu posso ir ta sempre super cheio! :(
    Agora quero te fazer uma invejinha, Nah! Tu acredita que eu servi a Amy Winehouse? Trabalhei um tempão num restaurante em Camden Town (o Mango Room) e um belo dia ela chega la, toda serelepe, me pede uma taça de Champagne e um paozinho caribenho que a gente tinha la. So que isso era no inicio de 2006, eu nem sabia quem era ela. Ate que uma amiga minha do trabalho chegou toda eufórica e disse: Tu viu quem ta ai? A Amy Winehouse!! E eu: Quem??? Anyway, passaram-se alguns meses e de repente so tocava Rehab nas radios!! A tal moça que eu tinha servido era mesmo famosa! hahahaha
    Depois disso, vi uma segunda vez, caminhando em frente ao Mango mas so de longe.
    Gostaria de ter tomado umas cervas com ela no Hawley Arms! ;)

    1. =O

      Morriiiiiii de inveja. Que história incrível, Thais. Eu acho que eu não ia ter conseguido servi-la. Certeza que ia sair correndo gritando, chorando, arrancando os cabelos. hahaha
      #dramaqueen

      Mas adorei saber sua história, Thais. Obrigada por compartilhar com a gente. :)

      Ai, nem me fale. Sonho da vida tomar uma com ela e ouvi-la cantar bem de perto. hehe

      Ah, na euforia de escrever o post esqueci de escrever que alguém me disse que o Sunday Roast de lá é ótimo. Então #ficadica extra. ;)

      Beeijo!

  2. Perfeita a ideia de colocar logo no início do post o vídeo da Amy pq ouvindo, me teletransportei pra Camden lendo tudo ahahahahhah Mega aconchegante o pub, adorei =) Bjks pra vc Nah

  3. Nah,
    Ela gostava muito do Jazz after dark no Soho tb. E toda santa vez que ia lá ela dava uma canja. Inclusive ela cantou Garota de Ipanema com uma banda de amigos nossos(quer dizer, tentou pq estava trebada). Tem foto dela no bar todo, enfim… Outro Pub que ela ia bastante, e no qual ficou proibida de entrar por um tempo porque socou a cara de um segurança, é o The Dublin Castle em Camden. Um dos meus favoritos! Eu nunca a tive sorte de dar de cara com ela. Desde o começo da carreira da Amy eu amava as músicas, tenho até uma peruca com o penteado famoso dela,rs. Lá perto de casa dá para fazer o “tour Adele” já que ela nasceu e morou por anos na minha rua. bjs!

    1. =O =O =O

      Os comentários desse post tão uma loucura. Pensa numa pessoa transbordando de inveja. Sou eu. hhahahaha
      Brincadeira, amore. Fico feliz por você ter tido a chance de vê-la tão de pertinho – eu já quase morri com ela a alguns vários metros de distância no palco em Floripa. Imagina se tivesse servido ela, ouvido-a cantar aliiiii do lado ou curtido uma festeenha com ela? Morria mesmo. hahaha

      Oooolha, esse da Adele eu passo. Só sei cantar Someone Like You. hahahaha

      Saudade. <3

      Beeijo

  4. Adorei o post! Comecei a ouvir as músicas da Amy Winehouse em 2007 pq um amigo de trabalho colocava as músicas dela todo dia pra tocar no pc. Na época no Brasil ninguém conhecia a cantora. Em 2013 quando fui a Londres eu visitei um casal de amigos que moram em Camden Town e aproveitei para dar uma espiada na casa, achei bacana o mini memorial em frente a casa. Enfim, Diva, voz única, pena que foi jovem.

    Camden Town é tuuuudo de bom.

    bjus

    1. Que bom que gostou do post, Eliane. :)

      Quando a gente foi chovia muuuito, então do memorial só tinham umas coisinhas de nada. hahaha Sério. Eu esperava muita coisa e não tinha nada. Foi meio decepcionante essa parte. =/

      Pois é, foi muito jovem. Eu nunca vou me esquecer do show dela que vimos em Floripa. Foi muito, muito emocionante. Um monte de gente criticou, dizendo que ela já não cantava mais como nos tempos de glória, mas eu não tava nem aí. Curti demais vê-la no palco pirando no momento dela, sabe? Ai, me emociono só de lembrar. hehe
      Até hoje ela é minha musa em dias de faxina. Coloco o DVD pra rolar na tv e saio limpando tudo cantando a plenos pulmões. :)

      Ouyeah, Camden é demais! :)

      Obrigada pela visita e pelo comentário. VOlte sempre. ;)

      Beijos

  5. Sem dúvida meu pub preferido de Londres. Atmosfera, cevas, staff, localização, música, comes e claro ela: Amy.
    Passei meu aniversário lá esse ano (lembram do convite né casal?) e em 3 meses na Londres já fui 6x lá. Fã ou não!? Haha
    Pra fãs da Amy vale visitar tbm a casa dela em Jeffreys Place que fica maia pertinho e era onde ela mais festava (segundo o livro escrito pelo pai dela). Tem até um vídeo bacana dela dando chá pros papparazzi na porta dessa casa: http://youtu.be/RsI0irkwhw0.

    Bom, deu de escrever. Hehe
    :)

    1. Hey, Rafa! Tudo bem?

      Sisisi, lembro muito bem do convite – e de ter quase perdido o ipad no mesmo dia em um pub ali perto. hahaha

      Pow, obrigada por compartilhar essa dica. Eu ainda não li o livro do pai dela. Tá na minha giganteeeesca lista de livros a ler logo. hehe

      Obrigada pela visita e pelo comentário, querido!

      Beijobeijo

    1. Adorei seu comentário, Eduardo. Quer dizer que eu consigo cumprir meu objetivo. hehe

      :)

      Espero que o Pra Ver em Londres continue fazendo você viajar sem ter que sair de casa, mas que depois você viaje de verdade também. hehe

      Volte sempre!

      Beijos

  6. Amei o post… como vc sabe não sou da tribo das cervejas, mas aprendi a gostar da Amy com vc e sei que ela ficou eternizada. O pub, pelo visto deve ser fantástico. Um dia conheceremos e quem sabe me arrisco numa cerva para brindar a Amy.

  7. Oi Natasha!
    Gostei muito do post. Estivemos em Camdem, mas foi uma passagem muito rápida com nosso guia e infelizmente não pudemos conhecer o famoso pub frequentado por Amy Winehouse. Mas a leitura foi certamente um incentivo para conhecermos de uma próxima vez. Ah, obrigado pela dica dos pubs onde é possível encontrar cervejas artesanais, pois só fui apresentado às “comerciaizonas” mesmo. É, motivos para voltar a Londres realmente não faltam! Abraços,
    José Júnior

    1. Oi, José! Tudo bem?

      Que bom que gostou do post. É sempre muito bom ler seus comentários por aqui!
      Aliás, obrigada por estar sempre nos visitando e comentando. Você não sabe a alegria que é conquistar um leitor fiel sem nunca tê-lo visto. :)

      Isso aí, o importante é ir acrescentando novos itens à lista de “a visitar, a fazer…” na próxima visita a Londres e começar a planejar essa viagem. ;)
      Conte conosco para o que for preciso.

      Ah, e muito obrigada por agradecer pelas dicas de pubs com cerveja artesanal. É bom saber que tem quem curta. hehe

      Abraços!

  8. Sou apenas a leitora mais nonsense do planeta. Só agora que eu percebi que a intro da música da Amy é a que vcs usam nos vídeos do site. Dârt! hahahahaha
    Pois é, eu adoro a Amy, mas detesto essa loucura do povo em cima dela. Agora que vc falou que o pub não se aproveita da situação fiquei até com vontade de ir lá beber uma cider (desculpem, cervejeiros!). :)
    Beijocas!

    1. Dona Marla, quanto tempo que a senhorita não aparecia por aqui. Já tava achando que não lia mais o blog. hehe

      hahaha
      AHAM. Amy Winehouse nos acompanha até na trilha dos vídeos. :)
      A gente curte muuuito.

      Pois é, também não curtimos exploração de imagem, então achamos bem legal o jeito que eles lidam com a fama que ela trouxe ao pub.

      Pode ir lá tomar suas ciders. hehe

      Beeijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Recentes

NATASHA & JOÃO

Em 2010 fomos fazer um intercâmbio em Londres e lá nasceu o blog. De lá pra cá muita coisa mudou, menos a nossa vontade de explorar o mundo.

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo!

* campos obrigatórios