EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Um fim de semana na Escócia: Parte II – Stirling: um vilarejo incrível e cheio de história

No fim do dia saímos de Edinburgh e fomos para o hostel em Stirling sem esperar muita coisa.

A impressão que tínhamos era que não ia ter nada de bom para se fazer por lá, pois os nossos guias não haviam dito nada de interessante sobre a cidade. Como só iríamos dormir lá para partir para as Highlands (tema do próximo post) no dia seguinte, fomos sem muita expectativa.

Mas é nessas horas que a vida nos surpreende. Stirling acabou se revelando um pequeno paraíso recheado de história, construções incríveis e um ar de lugar mal assombrado.

rua principal da parte velha da Stirling

rua principal da parte velha da Stirling

Como fascinado que sou pelos sombrios tempos da Idade Média, o vilarejo de pouco mais de 30 mil habitantes me deixou fascinado. A cidade não tem nada a oferecer além de um castelo no alto de uma colina, umas poucas ruelas com casas medievais, um cemitério assustador colado ao nosso hostel (que havia sido uma igreja anos atrás) e um centrinho com pubs e algumas lojas.

Mas para quem gosta de viajar para lugares desconhecidos e com poucos turistas, assim como Winchester, na Inglaterra, o lugar é perfeito!

o tempo parou em Stirlng

o tempo parou em Stirlng

Fora toda a questão arquitetônica e sombria, Stirling foi palco de um importante capítulo da história escocesa. Foi ali, sob o comando de “Mel Gibson” William Wallace, que rolou a Battle of Stirling Bridge, ocasião em que os escoceses derrotaram o exército safado do rei Edward I. A pancadaria rolou em 11 de setembro de 1297 e foi uma das etapas da luta dos escoceses por sua independência.

William Wallace em um monumento erguido em sua homenagem

William Wallace em um monumento erguido em sua homenagem

O filme Coração Valente (1995) retrata um pouco dessa fascinante história que é um grande exemplo do quanto a liberdade é importante para quem não a possui. Nem mesmo quando estava prestes a ser decapitado Wallace abriu mão do seu maior sonho: a liberdade de seu país.

Vale assistir ao filme. O vídeo abaixo é a arrepiante cena final:

Após a decapitação, sua cabeça foi pendurada na London Bridge, como um sinal aos traidores e desordeiros. Pendurar cabeças na ponte, aliás, era tradição na Londres medieval.

Saber mais sobre a história da Escócia me fez valorizar muito mais aquele pequeno país, que tão pouco ouvimos falar. A luta deles pela liberdade é linda! Ok, sem mais viagens… minha colega de blog sempre briga comigo quando eu começo a devanear! =p

Se você tiver a oportunidade de ir a Escócia não deixe de visitar essa cidade. A Nah gostou muito de ~Edinbrá, mas pra mim conhecer Stirling foi muito mais marcante! Ou seja, você já tem aí dois bons motivos pra ir pro norte da ilha. No próximo post vamos falar sobre as Highlands, nossa última parada por lá.

Enquanto isso fique com algumas fotos de Stirling!

Stirling

entrada do hostel

entrada do hostel

jardim do hostel

jardim do hostel

prisão

prisão

que tal o clima de filme de terror?

que tal o clima de filme de terror?

não se escutava um suspiro na madrugada...

não se escutava um suspiro na madrugada…

 

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Ao que parece realmente é uma cidadezinha sombria, horripilante e assustadora, certamente à noite, mas a matéria está jóia, na expressão de meus tempos de adolescência.
    Um forte abraço.
    Voltem logo!!

    • A cidade é linda, dads. Tenho certeza que você iria adorar.
      Mas à noite é realmente meio assustadora. hehe

      Outubro tá aí já!

      Gosto muito.

      Beijooo

  • Adorei…
    a o post ficou d +…

    as fotos lindas… da até vontade de largar tudo e iajar tbm…rsrsrs

    Parabéns..

    Beijoo =*

    • Valeu, Camila!!! ;)

      Beeijo

  • ops…

    Viajar*

    hehehehe

  • Mas esse casal é muita cultura hein!!!
    Adorei a história de Stirling, pela luta por sua independência!

    beijosss e até o próximo post!

  • Oooi!
    Achei o site por acaso no google e o estou adorando!
    Queria deixar uma dica aqui pra vcs: Google Street.
    Não sei se já ouviram falar, mas é um recurso do Google Maps que nos permite ‘caminhar’ pela rua. Joguei o Big Ben lá no pesquisar e consegui ver direitinho, em 360º!
    Bjão

    • Que legal que tá gostando, Luísa!! =)
      Esperamos sempre trazer coisas legais! ;)

      Valeeeu pela dica. Vou dar uma fuçada lá. hehee

      Beeijos

  • Olá! Achei o site no Twitter e que boa surpresa. Vou para Londres todos os anos. Desta vez conheci Edinburg, mas me escapou essa cidade mágica. Adorei o post.

  • Muito legal esse post. Estarei indo para a Escócia em Julho e este é um dos lugares que pretendo fazer um bate volta. Infelizmente não encontrei muitos blogs de pessoas que visitaram Stirling, mas só de saber que a cidade esta totalmente relacionada com William Wallace, ja tenho mil motivos para conhecer. Parabéns!

    • Que bom que gostou, Igor, ficamos felizes em saber. :)
      Queríamos poder dar mais dicas de lá, mas como foi uma viagem curtinha o que sabemos é o que está no post. De qualquer forma, com certeza é uma cidade que vale a visita. Aproveite!!
      Obrigada pelos parabéns. Fazemos o blog por amor, então é sempre muito bom ter o reconhecimento de quem nem nos conhece, mas gosta do que lê. Brigadão mesmo.
      Beijos,
      Nah.

  • Cade as fotos do castelo de Stirling? Sou louca para conhecer! A Cidade Natal de Mary Stuart

    • Ai, flor, infelizmente não temos fotos do castelo porque nossa câmera era fraquiiiinha e a gente o visitou à noite.
      Mas é mais uma desculpa para visitar a cidade novamente logo, né? hehe

      Beijos

LEAVE A COMMENT