* Esse é um post patrocinado. E tem vantagem pra você no fim.
Moedas me fascinam. Não que eu seja um grande colecionador ou estudioso do assunto, mas acho legal entender o que significam os símbolos e imagens impressas e quem são os figurões estampados nas notas e moedas de diferentes países.
A curiosidade me motivou a conhecer um pouco mais sobre a poderosa libra esterlina, a mais antiga moeda do mundo. Se você curte História, garanto que vai gostar das curiosidades que reuni. O legal de aprender sobre notas e moedas é que, de certa forma, sua viagem acaba se tornando mais completa. Nada melhor do que uma imersão na cultura local para se sentir mais parte do país que está visitando. Concorda?
Quando escrevi sobre a história da bandeira do Reino Unido recebemos vários comentários pedindo mais posts com curiosidades sobre a história da Reino Unido. Então, vamos lá:
Entendendo as moedas da libra
São sete valores diferentes de moedas, sendo a de 1p (one penny) a de menor valor, e a maior, a de £2. Até existem moedas comemorativas de maior valor, mas como elas não estão em circulação não vou entrar em detalhes, ok? Mas rola até, acredite, uma moeda de um milhão de libras. Já pensou carregar uma dessa no bolso?
–> No fim do post tem alguns links caso você tenha interesse em conhecer as moedas comemorativas.
Uma curiosidade que vale destacar é que não se usa “centavos” ou “cents” no Reino Unido, mas penny, no caso da moeda de menor valor, e pence para as superiores. Ou seja, se algo custa 0,20 você diz que custa twenty pence e escreve 20p.
O design das moedas atuais
Em 2008, todas as moedas receberam um novo design, com exceção da de £2, que havia sido atualizada pouco tempo antes. E é sobre essa última linha de moedas que vou comentar. Digo isso porque você certamente vai encontrar em sua viagem moedas com símbolos diferentes dos que aqui estão. Elas foram emitidas em outras décadas, mas, naturalmente, continuam em circulação.
O mais incrível do design atual é que o responsável pelo novo visual das moedas é um jovem que tinha 26 anos na época da criação. Matthew Dent ganhou um concurso promovido pela The Royal Mint, a casa da moeda dos britânicos. Eles receberam nada menos do que quatro mil propostas de design e a de Matthew foi escolhida porque, segundo a casa, sintetizava a moderna Grã Bretanha do século XXI.
Pensa na moral do jovem galês que hoje ganha a vida como designer em Londres.
Abaixo está o resultado do trabalho de Dent. Você consegue perceber uma ligação entre cada uma delas? Olhe bem, já vou explicar.
A inspiração dele veio do real brasão de armas do Reino Unido. É possível que você já tenha visto o brasão em algum lugar. Parte dele está na camisa da seleção inglesa de futebol.
Repare na moeda de one pound. Ela representa o brasão na totalidade.
Sentiu falta do País de Gales? Pois, é… Bem como os galeses não estão representados na bandeira do Reino Unido como contei aqui, também ficaram de fora do brasão real. Se eu fosse galês acho que teria um belo remorso com tanto desprezo do seu reino.
O verso das moedas
A outra parte das moedas é sempre representada por ela, a rainha Elizazeth II, junto com os dizeres em latim: ELIZABETH II DEI GRATIA REGINA FIDEI DEFENSOR, que significa Elizabeth II, pela graça de Deus, rainha e defensora da fé.
As notas da libra esterlina
São apenas quatro notas diferentes: 5, 10, 20 e 50 libras. Cada uma é representada de um lado pela mesma figura da rainha Elizabeth II e, do outro, por um personagem histórico do Reino Unido.
£5 – Elizabeth Fry
Elizabeth Fry viveu entre 1780 e 1845 e dedicou a vida a lutar pelos direitos dos presos. Tornou-se, segundo matéria da BBC, “não apenas a mais importante reformadora penal britânica, mas líder na Europa”. Sua vida também foi marcada por ajudar moradores de rua em Londres.
Encontrei esta frase dela que me chamou a atenção: “Punição não é uma vingança, mas algo para diminuir a criminalidade e transformar criminosos.” Na nota, ela aparece lendo para prisioneiras.
Fry estampa a nota de cinco libras desde 2002, mas seus dias estão contados. A partir de 2016, sir Winston Churchill vai assumir seu posto com esta nota:
A imagem da futura nota mostra o ex-primeiro ministro em frente ao Parlamento britânico com o Big Ben marcando 15h, horário em que Churchill fez seu primeiro discurso como prime minister, no dia 10 de maio de 1940, em meio às batalhas contra os nazistas. Foi na ocasião que ele proferiu a famosa frase: “Não tenho nada a oferecer a não ser sangue, trabalho, lágrimas e suor”.
Ao fundo da nota ainda há uma imagem do Prêmio Nobel de literatura que ele ganhou em 1953 pela “sua maestria histórica e biográfica e pela sua brilhante oratória em defender e exaltar os valores humanos”, diz o site do Prêmio Nobel.
£10 – Charles Darwin
A nota de 10 pounds, ou tenner na linguagem local, estampa ninguém menos do que Charles Darwin, que, aliás, é um dos maiores viajantes que o mundo já viu. A aventura que deu a base para Darwin produzir A origem das espécies durou mais de três anos e rodou o mundo.
Sua imagem na nota é acompanhada por flores e um beija-flor, em alusão ao que ele viu em sua grande viagem além do navio que o conduziu em sua jornada. Darwin é o 10 pounds oficial desde 2000, mas como Elizabeth Fry, seus dias de glória acabarão em 2016. Ele será substituído por ninguém menos do que Jane Austen, uma das mais importantes escritoras do Reino Unido, reconhecida por suas personagens femininas fortes, que mostram que as mulheres definitivamente não são “o sexo frágil”.
Chama a atenção o trecho extraído de Orgulho e Preconceito impresso na nota: “Eu declaro que não existe maior prazer que a leitura!”
£20 – Adam Smith
Nada mais justo do que dar ao pai da economia moderna a honra de ilustrar a nota de 20 pounds. O filósofo e economista escocês Adam Smith viveu entre 1723/1790 e desde 2007 é o dono dos 20 pounds. Parte de seus estudos era dedicada a defender os livres mercados. Segundo Smith, o capitalismo deve funcionar sem intervenção do Estado.
Uma de suas teses é a de que a riqueza das nações se dá a partir dos interesses individuais de cada cidadão, que são movidos pelos seus próprios interesses e a partir disso fazem a grande roda da economia girar. Dizia Smith: “Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu ‘auto-interesse’.”
A boa notícia para Smith é que não há previsão de ele perder seu posto na nota.
£50 – Matthew Boulton and James Watt
Os caçulas das notas atuais ilustram a mais nobre das notas da libra esterlina desde 2011. Matthew Boulton, escocês (1728/1809), e James Watt, inglês (1736/1819), tiveram um papel fundamental para acelerar a Revolução Industrial.
A dupla foi responsável por criar inovações nas máquinas a vapor que aumentaram exponencialmente sua produtividade e, consequentemente, ajudaram a construir parte da História recente da humanidade.
Bacana conhecer essa história toda, não é mesmo? :)
Quer saber mais sobre a história da libra esterlina?
Uma boa opção é visitar o Bank of England Museum, em Londres. Ainda não estivemos lá, mas dá uma olhada no site pra entender melhor o que tem por lá.
Quer comprar libra esterlina? Conheça a Flex Câmbio
A Flex Câmbio é a agên
O único porém é que eles entregam somente em Curitiba e região. Então, se você é da terra das araucárias, fica a dica para sua próxima viagem! A Flex também é uma grande parceira do Curitiblogando, grupo de blogueiros de viagem de Curitiba do qual fazemos parte.
O objetivo da rede é fomentar o turismo em Curitiba e região, além de promover eventos para promover a integração entre blogueiros de todo o Brasil em nossa amada cidade natal.
Desconto especial para leitores do Pra Ver em Londres
Conversamos com o pessoal da Flex para eles darem um agrado para os nossos leitores. E a boa notícia é que até o dia 09/04/2015 você pode comprar libra esterlina em papel moeda com um desconto de 2%. Pra garantir a oferta é só apresentar o cupom improvisado que eu criei agora ou informar que leu sobre a promoção aqui no blog.
Nesses tempos loucos um descontinho vai muito bem, né?
No site da Flex você consegue verificar a cotação em tempo real. Hoje (09/03/15) o pound está valendo exatos R$ 5,00 por lá.
REFERÊNCIAS
- http://en.wikipedia.org/wiki/Royal_coat_of_arms_of_the_United_Kingdom
- http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/wales/north_west/7326830.stm
- http://en.wikipedia.org/wiki/Coins_of_the_pound_sterling
- http://www.royalmint.com/shop/great_british_coins_2011
- http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk/1998863.stm
- http://www.theguardian.com/business/2013/apr/26/winston-churchill-new-five-pound-note
- http://www.bankofengland.co.uk/banknotes/Pages/default.aspx
- http://en.wikipedia.org/wiki/Banknotes_of_the_pound_sterling
- http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/1953/
- http://www.bbc.com/news/uk-politics-26169070
- http://www.telegraph.co.uk/news/1399693/A-history-of-sterling.html
Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!