Antes de voltarmos a falar sobre coisas legais (muitos posts já estão sendo preparados), precisamos terminar de explicar essa parte chatinha de vistos.
Como prometi ontem, hoje estou aqui para falar sobre o visto para quem inventa de fazer curso longo, como nós! =)
Depois, ainda teremos que falar sobre visto de turista, mas esse aí vai ficar para depois do break (um postzinho com coisas beeem legais!).
Chega de papo; vamos ao que interessa.
Cursos de longa duração
A coisa não é tão simples para quem quer fazer curso de mais de três meses. O visto antecipado (aquele que você tem agendar e tal) é obrigatório. Além disso, alguns (vários!) documentos são exigidos:
*CAS (número eletrônico de matrícula): após a confirmação do pagamento de um curso, a escola emitirá o CAS, comprovando o curso pago;
*Prova de que nível mínimo de inglês intermediário;
*Extrato bancário ou carta do banco que comprove que, no momento em que está aplicando para o visto, você tem em sua conta o dinheiro exigido para cobrir as despesas mensais durante o período de estudo. Caso o original desses documentos esteja em português você precisará fazer uma tradução juramentada dele – e levar original e tradução ao consulado;
Cálculo:
– £800.00/para cada mês de curso em Londres
– £600.00/para cada mês de curso em outras cidades.
Para cursos de mais de nove meses, você só precisa ter o valor total para nove meses, ou seja, 7.200 libras ou 5.400 libras, dependendo de qual cidade vai estudar!
*Formulário impresso PBS Appendix 8 – General Student; preenchido à mão, em inglês;
*Formulário (online) Points Based System Tier 4 General Students – preenchido em inglês;
*Passaporte válido e duas fotos recentes 35mm x 45mm;
*Pagar a taxa da Embaixada.
Assustador, eu sei, mas é só juntar tudo certinho que não tem problema. Ah, e se você não se formou em um curso de inglês e tudo o que sabe aprendeu sozinho, não se preocupe: algumas escolas fazem testes de nivelamento e dão certificados aceitos pelo consulado. =)
A taxa do consulado deve variar de tempos em tempos, mas já vou avisando: é cara. Pagamos cerca de R$ 400,00 (um pouco mais) para podermos entrar aqui.
Recomendo que você dê uma olhada no site da UK Border Agency (basicamente o órgão que controla a entrada de imigrantes no Reino Unido). Lá estão esses formulários de nome estranho que você precisa preencher e quaisquer outras informações que você possa precisar.
Acho que esclareci as dúvidas básicas para o visto de estudante, né?
*Update em 12/05: A leitora Mariana perguntou se esse visto permite trabalhar. Eu tinha programado colocar aqui, mas esqueci. Sorry. Siiiim, ele permite, mas míseras 10h semanais. Impossível sobreviver ganhando 6 ou 7 libras por hora trabalhando só 10h por semana.
*Update em 05/03/2013: nada disso. Hoje em dia, o visto de estudante de longa duração NÃO permite trabalho. ZERO! Não vá contando isso – mesmo que tenha muita gente que trabalhe ilegalmente. A gente não aconselha. Não recomenda. É contra. Okok? :) Como diz o João, vamos deixar o jeitinho brasileiro do outro lado do oceano? :)
Se você tiver mais alguma dúvida, escreve para mim no contato@praveremlondres.com.br. Preparo um post especial com as dúvidas que vierem.
Nos acompanhem!
Beijos,
Natasha.
Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!