Quem aí também ama o Jamie Oliver?
Ele é defensor da comida saudável. Já lutou por merendas mais nutritivas nas escolas. Seus pratos são sempre coloridos e lindos. Ele nos ensina receitas incríveis e fáceis de fazer. E sempre envolve as crianças na cozinha.
Eu confesso: sou fã mesmo!
Por isso, não é exagero dizer que realizei um sonho aqui em Londres recentemente: o de estar na escola de culinária do Jamie Oliver.
Tudo bem que ele não estava lá ensinando, mas só de estar em um lugar que espalha o amor pela comida e a filosofia desse grande chef britânico, já foi extraordinário!
Quer saber como foi a experiência? Então continue lendo este post, pois eu vou contar tudo com detalhes. :)
Recipease: café + escola do Jamie Oliver
No dia 5 de setembro eu levantei mais cedo que o comum para um sábado, mas com uma disposição nunca vista antes na história desse país. haha
Me arrumei e fui para o início da minha jornada de cinquenta minutos de metrô. Depois de quase uma hora de ansiedade, alegria e um pouquinho de nervosismo, cheguei ao meu destino final: o Recipease.
O Recipease é uma mistura de loja, café e escola de culinária com a marca do Jamie Oliver. Fica em Notting Hill, do ladinho da estação Notting Hill Gate, e é simplesmente maravilhoso! Dá vontade de morar lá. :)
No Recipease, você encontra diversos ingredientes, além de alimentos e pratos feitos lá mesmo – massas, molhos, temperos, pães e muito mais.
No local, também há alguns aparelhos e utensílios de cozinha à venda. Repito: vontade de morar lá! <3
O Recipease também tem um café que oferece lanches deliciosos – como não poderia deixar de ser. E como se não bastasse tudo isso, ainda dá para fazer algumas aulas para aprender diferentes pratos ou até mesmo melhorar suas habilidades na cozinha, com lições como a de “Knife skills”, por exemplo (clique aqui para conhecer todas as aulas disponíveis). Não é incrível?
Empresas também podem contratar o Recipease para oferecer cursos a seus funcionários – como uma forma de integração e entretenimento e até mesmo para eventos corporativos. Que tal?
Ah, e se você estiver com vários amigos por aqui, também pode contratar uma aula exclusiva só para vocês. Não seria DEMAIS? =D
Mão na massa – literalmente
Já deu pra ver o quanto eu sou fã do Jamie, certo? hehe. Então você já deve imaginar o tamanho da minha alegria quando o João e a Nah me contaram que eu iria fazer uma aula no Recipease e escrever sobre essa experiência no blog. #melhortrabalhoever
Com essa missão “super chata” em pauta, eu escolhi a aula “Bread baking: Knead to know”, para aprender a fazer diferentes massas de pães.
Já fiz algumas aulas de culinária, mas essa, com certeza, foi a melhor de todas. Primeiro porque dei sorte, pois na minha turma só tinha mais duas pessoas. Então, tivemos atenção total da professora!
Aliás, falando em professora, esse foi outro fator positivo. Gostei muito do seu método de ensino. Funcionou assim:
- Primeiro nós assistimos ela misturar os ingredientes e fazer a massa. Enquanto trabalhava, ela foi explicando detalhadamente tudo o que precisa ser feito para que a receita dê certo. Desde detalhes técnicos (como a temperatura certa da água para misturar o fermento, por exemplo) até truquezinhos (como misturar os ingredientes com a mão em concha, para não fazer muita sujeira).
- Depois foi a nossa vez de aprender na prática. Cada aluno tem na sua bancada seus próprios ingredientes e todos fazem o seu próprio prato. O que é superlegal! Já fiz aulas em que precisava dividir ingredientes e a bancada e, às vezes, não dá para aproveitar a aula tão bem.
Nós aprendemos a fazer uma massa básica de pão (que pode ser preparada sem ou com recheio), descobrimos como amassar corretamente e como modelar os pães de diversas formas e ainda aprendemos a fazer e montar uma focaccia. Tudo isso sempre no mesmo esquema: a professora mostrava e, depois, os alunos faziam também.
A melhor parte :)
Depois de tanto trabalho para fazer, imagine se você tivesse que ir embora e deixar seus pães para trás. Seria muito triste, né? Ainda bem que no Recipease não é assim! Enquanto estávamos lá esperando os pães maiores assarem, pudemos provar os pães menores que tinham sido colocados no forno antes.
E esse, preciso dizer, foi um momento muito fofo! A professora preparou uma bandeja com as nossas “crias” e levou até a nossa mesa para que pudéssemos apreciar e saborear os nossos pães. É uma sensação compartilhada nesse momento. Todo mundo degustando o sabor da vitória de ter conseguido fazer seu próprio pão. <3
Depois que todos os pães assaram, a professora nos chamou para que pudéssemos ver como eles ficaram e qual é a textura ideal para saber se está pronto. Mais um momento de orgulho nos olhos #fuieuquefiz ^^
Após esfriarem um pouco, os pães foram carinhosamente colocados numa caixa para que levássemos para casa. E lá fui eu segurando aquela caixa como se fosse um bebê. hahaha
Andar no metrô com uma caixa cheirando a pão recém-saído do forno é uma experiência e tanto. Aposto que deixei muita gente com fome naquele dia ;)
Observações finais
A aula era para ter duas horas, mas acabou durando 2h30. O que eu, particularmente, não achei ruim, não. A única coisa que pesa um pouco nessa experiência é o preço da aula. A que eu fiz custa 65 libras. É caro, mas, por outro lado, uma aula dessa categoria custaria mais ou menos isso no Brasil também. E olha, a experiência vale cada centavo! Além disso, tem lições com outros preços – de 20 até 45 libras.
Na minha opinião, fazer uma aula no Recipease vale super a pena. Reuni alguns pontos importantes na minha avaliação e que podem ajudar você a decidir se vai ou não à escola do Jamie:
1) Tudo muito organizado
A professora prepara tudo com antecedência para que, no momento da aula, você só tenha que se preocupar em fazer a receita. É tipo aqueles programas de culinária em que o apresentador já tem tudo pronto, sabe? Dá para se sentir o próprio Jamie Oliver. hehe
2) Ingredientes de alta qualidade
Você vê e sente que tudo é de primeira! Os grandes chefs vivem dizendo que o segredo para um bom prato são bons ingredientes. Lá no Recipease, você perceberá na prática como isso é verdade.
3) Teoria e prática muito bem alinhadas
Que graça tem fazer uma aula de culinária em que você só pode ficar olhando o instrutor fazer? Na aula do Recipease, a professora explica teoricamente como os ingredientes se combinam, como tudo funciona e, depois, tudo o que ela falou se confirma quando você faz na prática.
4) Você prova o seu trabalho
A melhor parte de fazer um prato é poder prová-lo depois de pronto e entender que cada passo da receita fez sentido. Para mim, o fato de eu poder saborear a minha “obra” e compartilhar esse sentimento com as outras pessoas ali, transformou essa aula em uma experiência única.
5) Desconto para alunos
No dia que você faz uma aula no Recipease, tem direito a 10% de desconto nas compras que fizer na loja. Um incentivo para que os alunos continuem praticando seu amor pela cozinha em casa.
Então, fica a dica: quando vier a Londres, não deixe de conhecer o Recipease.
Depois de passear na loja e provar as delícias do café, é bem provável que você queira fazer alguma aula também. No dia em que eu estava lá, várias pessoas que estavam lanchando vieram conversar conosco superinteressadas, perguntando como estava sendo a aula.
Espero que assim como nossa aula contagiou aquelas pessoas, esse post também deixe você com vontade de viver essa experiência sensacional!
E, claro, se você já fez um curso lá e quer nos contar como foi, deixe seu comentário aqui embaixo. Adoraremos conhecer a sua experiência. ;)
Beijos e até mais!
Serviço Recipease Notting Hill
- Site: http://www.jamieoliver.com/recipease/lessons/
- Endereço: 92-94 Notting Hill Gate – W11 3QB
- Estação de metrô mais próxima: Notting Hill Gate – Linhas: Central (vermelha), District (verde) e Circle (amarela)
- Horários de atendimento: segunda a sábado das 8h às 22h e domingo das 9h às 21h
- Fotos do Recipease: divulgação
- Fotos da aula: tirei do meu celular (sorry pela baixa qualidade)
16 thoughts on “Recipease: o dia em que fiz pães na cozinha do Jamie Oliver”
muito legal, fiquei com água na boca, e as fotos não ficaram ruins, estão boas, abraço.
Oi, Cabral! Que bom que curtiu o post :D Te garanto que os pães ficaram mesmo muito bons hehe Abs!
Fran, sou uma das leitoras mais antigas do praveremlondres (#orgulho) além de amiga do casal Nah e João (os quais admiro muito)!! Fiquei muito feliz ao ler o e-mail do praveremlondres e ver que tinha um post seu aqui!!! Adorei o post, adorei a sua experiência e a forma como nos contou!!! Espero ver mais posts seus por aqui!!!!
Ps. Meu marido ama cozinhar tbm e por consequencia, curte muito o Jamie Oliver. Há uns 10 anos atrás ele foi no fifteen e ele estava lá na cozinha, meu marido não pode conhece-lo, mais conseguiu que um garçom autografasse um cardápio! acho que vale tentar a sorte hein!! hehehe Bjos, Ma Ramos
Oi, Ma! Que alegria receber tantos elogios de uma leitora tão fiel! Fico muito muitooo feliz em saber que curtiu o post. Obrigada mesmo pela força <3 E nossa, é muita coincidência você me falar dessa experiência do seu marido, porque eu vou no Fiteen justamente HOJE! hahaha Será que dou a mesma sorte?? ahahaha Vou ficar de olho! Tks por compartilhar a história ;) Beijooos!
Muito legal! Tbém sou super fã do Jamie! Estou tentando convencer meu marido a ir fazer a aula de Knife Skills pq ele adora cozinhar, mas eu temo que um dia ele ainda corte o dedo fora com as super facas que usa!
As fotos ficaram bem boas! Keep Up the Good Work!
Oi, Tina! Essa aula de Knife Skills parece super interessante! Também fiquei interessada nela, só que meu lado comilona falou mais alto e fui direto nos pães hahaha :x Mas como comentei no post, adorei a metodologia deles, dá para aprender de verdade. Tomara que consiga convencer seu marido e, se ele fizer a aula, depois não esquece de vir aqui contar pra gente como foi, tá? hehe Beijo!!
Muito legal fran Parabéns os pães parecem muito gostosos mesmos bjsss
Obrigada, Alexsandra! :) Ficaram bem gostosos, mas agora tenho que praticar para aperfeiçoar a “boniteza” deles hahaha Beijo!
Olá Fran! Parabéns pela aula feita na escola de Jamie Oliver e obrigado por compartilhar sua experiência – agora falta só compartilhar também os pães rsrsrs… fiquei até com pena dos pobres passageiros do metrô, sentindo o cheirinho delicioso dos pães fresquinhos! Aguardo outros posts seus. Abraços, José Júnior.
Oi, José! Fico feliz que tenha curtido o post, pena que não dá para mandar um pedacinho de pão virtualmente heheh E olha, foi engraçado no metrô, porque de vez em quando eu pegava alguns olhares curiosos pra minha caixa hahaha Abraços e até mais!
Meu deus como eu me divirto lendo seus posts… Francine, antes de começar o post, você deveria colocar uma mensagem escrito o seguinte: ATENÇÃO, NÃO LEIA ESTE POST SE ESTIVER COM FOME! Rsrs
Oi, Jéssica! Realmente, são imagens e descrições “fortes” que merecem aviso prévio ahahahah Mas fico feliz que curtiu o post, mesmo que ele tenha te deixado com mais fome :P hehe Beijoo
Muito legal seu post. Fiquei com fome aqui devia estar uma delícia. Abraço!
Oi, Marcia. Fico feliz que tenha gostado do post! E nem me fale, estava uma delícia… Só de lembrar, já fico com fome também hahaha Bjs!
É muita coisa boa em um só lugar! Não tem como ler esta matéria e não ficar com água na boca. Parabéns pelo post!
Oi, Carlos! Esse post é muito amor mesmo. Que bom que gostou e que ficou com água na boca, quer dizer que alcancei meu objetivo de transportar os leitores para a cozinha do Recipease haha ;) Abs!