A bandeira do Reino Unido é um ícone! Sempre referência para a indústria criativa, também move o imaginário e os sonhos de gente como você e nós, apaixonados por Londres!
Mas você sabe o que ela representa? A história da *Union Jack* (a explicação para o termo está no fim do post) é bem interessante. Hoje a gente conta um pouco pra você.
História da bandeira do Reino Unido
A primeira versão da bandeira britânica surgiu em 1606. Era uma combinação das bandeiras da Inglaterra e da Escócia, que até então eram os únicos países que formavam o United Kingdom of Great Britain. Aqui vai um resuminho da história das bandeiras desses países:
A bandeira da Inglaterra
St George (São Jorge), padroeiro da Inglaterra, leva os méritos pela origem da bandeira inglesa. Reza a lenda que a cruz vermelha com o fundo branco simboliza o dia em que Jorge matou um dragão para defender a vida de uma princesa após ser beijado por ela quando ainda era um sapo.
Para celebrar seu ato heróico Jorge teria, com sua espada, desenhado uma cruz em seu escudo branco com o sangue do dragão.
Alguém duvida que ele pegou a princesa?
A bandeira da Escócia
Na ocasião, o exército escocês, liderado pelo rei Angus, teria invadido um território e sido cercado por muitos e furiosos Saxões. Temendo o pior, Angus rezou aos céus.
A resposta divina se deu através de uma formação de nuvens em formato de cruz. O contraste com o céu azul remete à bandeira que conhecemos hoje.
O rei prometeu que se seu exército vencesse a batalha, St. Andrew se tornaria padroeiro do país.
Uma boa história, não? =)
Outra lenda conta que a bandeira escocesa também homenageia St. Andrews por ele ter sido crucificado em uma cruz em formato de X.
E veio a Irlanda do Norte
A partir de 1800 os vizinhos do leste passaram a fazer parte do Reino e contribuíram para a bandeira do Reino Unido com sua St Patricks Saltire. A antiga bandeira (os irlandeses chegaram a ter outra) também homenageia seu padroeiro, São Patrício.
St Patricks hoje leva fama mundial graças à festejada comemoração que rola todo dia 17 de março e se espalhou pelo mundo como uma bela desculpa pra encher a cara.
É, portanto, a junção dessas três bandeiras que formam a bandeira do Reino Unido que conhecemos hoje.
Este vídeo explica de forma muito simples como a união das bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda formou a tradicional bandeira do Reino Unido.
Mas e o País de Gales?
Em 2007 o parlamentar galês Ian Lucas abriu a a discussão para inserir o dragão vermelho à bandeira da Grã-Bretanha. Porém, procurei notícias recentes sobre o projeto e nada encontrei. Parece que ninguém deu muita bola para Lucas. Que vergonha!
Talvez esse reino não seja tão unido assim…
E aí, gostou do post?
Esse post é uma novidade aqui no Pra Ver Em Londres. Sempre focamos em contar sobre lugares dicas sobre o que fazer em Londres, mas os ares britânicos têm nos inspirando a conhecer mais a história dos caras.
Se você curtiu o post e quer ler mais sobre a História de Londres ou do UK comenta aí e diz pra gente. Mas se também não gostou por favor, diga!
Afinal, esse blog é tão nosso quanto seu! =)
*Por que a bandeira do Reino Unido é chamada de Union Jack?
De acordo com o site da realeza britânica, o termo Union Jack data do reinado da rainha Anne (1702-1714), mas sua origem é incerta. Pode ter vindo das jaquetas dos soldados ingleses e escoceses ou a partir do nome de James I. Ele foi rei da Escócia e da Inglaterra e foi quem oficializou a primeira união em 1603.
Outra alternativa para a origem da Union Jack deriva da proclamação do rei Charles II. Ele defendia a tese de que a Union Flag deveria ser usada apenas nas embarcações da Marinha Real como uma “jack”, termo empregado na época para denominar pequenas flâmulas.
Fontes
http://www.royal.gov.uk/MonarchUK/Symbols/UnionJack.aspx
http://www.theguardian.com/books/2006/jun/24/society
http://en.wikipedia.org/wiki/Union_Jack
Por fim, um sonzinho pra embalar
Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!