EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Bandeira do Reino Unido: um resumo de sua história

A bandeira do Reino Unido é um ícone!  Sempre referência para a indústria criativa, também move o imaginário e os sonhos de gente como você e nós, apaixonados por Londres!

Mas você sabe o que ela representa? A história da *Union Jack* (a explicação para o termo está no fim do post) é bem interessante. Hoje a gente conta um pouco pra você.

História da bandeira do Reino Unido

A primeira versão da bandeira britânica surgiu em 1606. Era uma combinação das bandeiras da Inglaterra e da Escócia, que até então eram os únicos países que formavam o United Kingdom of Great Britain. Aqui vai um resuminho da história das bandeiras desses países:

A bandeira da Inglaterra

St George (São Jorge), padroeiro da Inglaterra, leva os méritos pela origem da bandeira inglesa. Reza a lenda que a cruz vermelha com o fundo branco simboliza o dia em que Jorge matou um dragão para defender a vida de uma princesa após ser beijado por ela quando ainda era um sapo.

Para celebrar seu ato heróico Jorge teria, com sua espada, desenhado uma cruz em seu escudo branco com o sangue do dragão.

Alguém duvida que ele pegou a princesa?

bandeira inglaterra

A bandeira da Escócia

bandeira escóciaOs escoceses orgulham-se de ter a bandeira mais antiga da Europa. Sua origem data de uma lenda antiga, mais precisamente de uma batalha ocorrida em 832 A.C.

Na ocasião, o exército escocês, liderado pelo rei Angus, teria invadido um território e sido cercado por muitos e furiosos Saxões. Temendo o pior, Angus rezou aos céus.

A resposta divina se deu através de uma formação de nuvens em formato de cruz. O contraste com o céu azul remete à bandeira que conhecemos hoje.

O rei prometeu que se seu exército vencesse a batalha, St. Andrew se tornaria padroeiro do país.

Uma boa história, não? =)

Outra lenda conta que a bandeira escocesa também homenageia St. Andrews por ele ter sido crucificado em uma cruz em formato de X.

Essa foi a primeira versão da bandeira do Reino Unido

Essa foi a primeira versão da bandeira do Reino Unido

E veio a Irlanda do Norte

A partir de 1800 os vizinhos do leste passaram a fazer parte do Reino e contribuíram para a bandeira do Reino Unido com sua St Patricks Saltire. A antiga bandeira (os irlandeses chegaram a ter outra) também homenageia seu  padroeiro, São Patrício.bandeira antiga da irlanda do norte

St Patricks hoje leva fama mundial graças à festejada comemoração que rola todo dia 17 de março e se espalhou pelo mundo como uma bela desculpa pra encher a cara.

É, portanto, a junção dessas três bandeiras que formam a bandeira do Reino Unido que conhecemos hoje.

Este vídeo explica de forma muito simples como a união das bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda formou a tradicional bandeira do Reino Unido.

Mas e o País de Gales?

Welsh-National-FlagOs vizinhos galeses não são lembrados com seu clássico dragão porque em 1282 o rei da Inglaterra Edward I anexou o País de Gales ao território inglês. Sua participação na Union Jack atual se dá portanto, através da bandeira inglesa.

Em 2007 o parlamentar galês Ian Lucas abriu a a discussão para inserir o dragão vermelho à bandeira da Grã-Bretanha. Porém, procurei notícias recentes sobre o projeto e nada encontrei. Parece que ninguém deu muita bola para Lucas. Que vergonha!

Talvez esse reino não seja tão unido assim…

E aí, gostou do post?

Esse post é uma novidade aqui no Pra Ver Em Londres. Sempre focamos em contar sobre lugares dicas sobre o que fazer em Londres, mas os ares britânicos têm nos inspirando a conhecer mais a história dos caras.

Se você curtiu o post e quer ler mais sobre a História de Londres ou do UK comenta aí e diz pra gente. Mas se também não gostou por favor, diga!

Afinal, esse blog é tão nosso quanto seu! =)

*Por que a bandeira do Reino Unido é chamada de Union Jack?

De acordo com o site da realeza britânica, o termo Union Jack data do reinado da rainha Anne (1702-1714), mas sua origem é incerta. Pode ter vindo das jaquetas dos soldados ingleses e escoceses ou a partir do nome de James I. Ele foi rei da Escócia e da Inglaterra e foi quem oficializou a primeira união em 1603.

Outra alternativa para a origem da Union Jack deriva da proclamação do rei Charles II. Ele defendia a tese de que a Union Flag deveria ser usada apenas nas embarcações da Marinha Real como uma “jack”, termo empregado na época para denominar pequenas flâmulas.

Fontes

http://www.royal.gov.uk/MonarchUK/Symbols/UnionJack.aspx

http://www.theguardian.com/books/2006/jun/24/society

http://en.wikipedia.org/wiki/Union_Jack

Por fim, um sonzinho pra embalar 

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autor do Pra Ver Em Londres e empreendedor digital. Vejo o home office como um estilo de vida, faço parte da revolução da bicicleta e acredito que morar em países diferentes de tempos em tempos é fundamental.

Latest comments
  • Eba!!! Pô, adorei saber dissaê, João!
    Eu sou da turma que acha que conhecimento nunca é demais. E nada melhor que saber umas coisinhas sobre o UK pra impressionar um inglês. Lembro que minha hostess chamou a mãe e a irmã num jantar pra conversarem comigo sobre a dinastia Tudor quando estive em Londres. Eles adoram ver que a gente sabe alguma coisa do país deles, mesmo eles sabendo zero coisas sobre o nosso. :)
    Por mim, continuam os posts do saber!!!
    p.s.: de tão linda, acho que a bandeira do UK é a minha favorita! E a de vcs, casal, qual é?
    Beijos!

    • Eu gosto MUITO da bandeira da terrinha natal, Marla. Acho muito legal o significado das cores e até mesmo as formas geométricas usadas na composição. :)

      Beijo

  • Adorei saber..!!. Sempre leio td.. adoro.
    Mt obrigado.

  • Eu sou suspeita pra falar, adoro História e por isso adoro qq post que fale sobre isso rs. Outro dia me perguntaram no facebook sobre onde entraria a bandeira do País de Gales e eu não sabia a resposta rs. Vou enviar esse link pra pessoa!

  • Boa tarde,
    Eu como apaixonada pela historias e lendas da Inglaterra, desde pequena leio muito sobre tudo. Gostaria de dar uma uma sujestão;
    Que tal voces irem buscar as historias e lendas antigas, de reis/rainhas, familias importantes, adoro particularmente das lendas do Rei Arthur….
    Aguardo

  • poxaaa que legal! adoro o blog e essas “curiosidades” que enriquecem é melhor ainda!
    Cada vez que vem um amigo/primo visitar estou cheia de coisas novas para contar… a bandeira com ctza será a próxima!
    Mas oh… meu marido ja tinha me falado da bandeira e das junções… e ele me disse algo tb sobre o dragaozinho de gales… Não lembro bem, mas ele é o símbolo do futebol e hugby não é?
    Só ver as camisas e seus dragões!

    Bjs joao e natasha!!!

  • Demais esse post! Penei buscando infos atrás disso mesmo, e achei muito tri a ideia de juntar as três (apesar de Gales ter ficado de fora), assim como acho massa também a Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, por serem colônias inglesas, terem a Union Jack no cantinho de suas respectivas.

    Nem preciso dizer que curto demais esse estilo de post né? hehe

    Abraço dois! ;)

  • Ei, esse post foi certeiro, adorei essa pegada histórica!
    Um dia da semana poderia ser fixo: Dia do o post histórico/cultural, igual na segunda que tem: O que fazer em Londres essa semana, que eu nunca comento por pura tristeza de não estar em Londres na referida semana :( hahahaha
    Adorei conhecer a história da bandeira!

    Beijo beijo

  • Muito bom o post Johanes, sempre é bom conhecer um pouco de história, enriquece nossos conhecimentos… continue contando história!

  • Adorei! Sou APAIXONADA por Londres!!!
    Espero ver mais histórias interessantes sobre Londres e o Reino Unido!
    Obrigada!!!

  • Sex Pistols!!! diFHuder man!!!!!!!!

    “God save the queen her fascist regime It made you a moron a potential H bomb!!!!…”
    “…No future, no future no future for you!!!! “

  • Fiquei impressionada com a história, gostei mesmo ;) Vejam o significado das cores da bandeira da inglaterra aqui http://educacao.umcomo.com.br/articulo/o-que-significam-as-cores-da-bandeira-de-inglaterra-2194.html é muito giro mesmo.

    • Bacana, né, Lucas? :)
      Legal. Obrigada por compartilhar com a gente.
      Abraços!

  • Nossa, adorei suuuuper o post ! Super apoio ter posts mais históricos ! É sempre legal saber do passado desses lugares ! Achei seu blog agora e adorei!!! Parabéns :D

  • Uau! Muito interessante! Adorei as histórias e a forma como foram contadas.

    Parabéns pelo blog e pela diferença que você faz na blogosfera.

    • Que bom que gostou, Élida. Ficamos felizes em saber. :)
      Obrigada pelo elogio.
      Beijos!

  • Arrasaram no post. E ainda com Sex Pistols no final! Reino Unido e Londres=rock, punk. Por isso, amo tanto!

    • Que bom que gostou, Renata. A gente fica feliz em saber. :)

      Motivos para amar Londres e o Reino Unido não faltam, né? hehe

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre. ;)

      Beijos

  • Legal ver nessas histórias de bandeiras, escudos, lemas, hinos e afins dos países do Ocidente o quanto o Cristianismo foi o construtor da sociedade ocidental e como as marcas deixadas na sociedade são eternas e imutáveis, mesmo que em muitos países muitos já tenham virado as costas para essa cultura e propriamente para Deus.

    Não costumo comentar em postagens antigas, mas essa foi top demais, gosto muito de estudar sobre a história e a cultura dos países. Então, muito obrigado :D

LEAVE A COMMENT