Pra Ver no Mundo

Viajando barato pelo Europa – dicas e cuidados

Viajar pela Europa pode custar pouco se você fizer um bom planejamento, reservar sua viagem com antecedência e/ou ter a sorte de achar uma promoção surpresa.

Existem várias companhias aéreas que têm no preço baixo o seu principal diferencial. Dentre as principais que operam no Reino Unido destacam-se a EasyJet, a AerLingus e, principalmente, a Ryanair, que cobre uma infinidade de destinos na Europa. Foi com ela que fomos pra Amsterdam.

Compramos as passagens um mês antes da viagem ao custo de 8£ por bilhete. Pelo fato de a Ryanair não ter voos diretos pra lá nosso destino foi Eindhoven. De lá pegamos um trem (1h de viagem) para Amsterdam com cada passagem custando 17 euros. Apesar do custo extra ainda compensava mais do que ir direto pra cidade dos canais por outra companhia ou mesmo de trem.

Os preços da Ryanair variam bastante e às vezes beiram o inacreditável. É possível comprar passagens a 1£ com o retorno grátis em algumas ocasiões. A dica para se dar bem é entrar diariamente no site e esperar por um bom desconto. Hoje, por exemplo, as passagens mais baratas estão custando 10£.

Ryanair: ótimos preços e detalhes perigosos

Só que não é tão simples assim. No nosso caso o total ficou em 80£, porque é acrescentado o valor da taxa de embarque (variável), check-in online(5£) e mais alguns detalhes.

Tenha em mente que a RyanAir oferece preço, mais nada! O que eles puderem fazer para dificultar sua vida pode ter certeza que farão. Para despachar bagagens, por exemplo, paga-se 20£ por uma mala de 15kg. Se forem duas o valor sobe para 50£. Só é permitido levar uma mochila de mão.

Viagens longas, portanto, podem não valer a pena. Vale uma pesquisa e comparação com outras companhias e as taxas que cobram. Caso esqueça de fazer o check-in online e/ou de levar o comprovante impresso terá que pagar a bagatela de 4 euros para fazê-lo no aeroporto. Isso aconteceu com a gente. =/

Deixamos para imprimir o comprovante de volta no aeroporto de Eindhoven, mas o local não tinha nenhuma lan house ou café com internet – provavelmente devido a um lobby da Ryanair, já que o aeroporto é bem pequeno e a companhia domina grande parte dos voos. Resultado? 80 euros de prejuízo. Praticamente o valor que as duas passagens de ida e volta haviam custado.

Fica a dica para você não cair na mesma cilada que nós e sempre imprimir os comprovantes previamente. Importantíssimo também é chegar com bastante antecedência no aeroporto. Aeroportos movimentados como o Stanstead, de Londres, podem te fazer ficar um bom tempo na fila. E se perder o voo você não conseguirá remarcá-lo tampouco receber o dinheiro de volta.

Bom lembrar também que todos os aeroportos de Londres ficam em áreas distantes, que dependem de ônibus ou trem para chegar.

Como chegar nos aeroportos

A EasyBus é uma empresa que leva e traz passageiros do Stanstead, Gatwick e Luton. Funciona como uma companhia aérea. Ou seja, os preços das passagens variam conforme o horário e antecedência que adquire o bilhete. Quanto antes comprar mais barato paga. A National Express é a outra opção – oferece ônibus e trens. A segunda opção é mais rápida, porém mais cara.

Em resumo o que precisa saber para viajar com tranquilidade é isso. Se você souber jogar o jogo da Ryanair não terá grandes problemas e poderá curtir sua viagem sem preocupações e economizando uma boa grana.

Se tiver mais alguma dúvida escreva pra nós que a gente tenta ajudar. E se você tem outras dicas pra viajar barato pela Europa compartilhe com a gente e com os leitores!

Boa viagem e até a próxima.

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!