EDITORIAS
 

Viajando barato pelo Europa – dicas e cuidados

Viajar pela Europa pode custar pouco se você fizer um bom planejamento, reservar sua viagem com antecedência e/ou ter a sorte de achar uma promoção surpresa.

Existem várias companhias aéreas que têm no preço baixo o seu principal diferencial. Dentre as principais que operam no Reino Unido destacam-se a EasyJet, a AerLingus e, principalmente, a Ryanair, que cobre uma infinidade de destinos na Europa. Foi com ela que fomos pra Amsterdam.

Compramos as passagens um mês antes da viagem ao custo de 8£ por bilhete. Pelo fato de a Ryanair não ter voos diretos pra lá nosso destino foi Eindhoven. De lá pegamos um trem (1h de viagem) para Amsterdam com cada passagem custando 17 euros. Apesar do custo extra ainda compensava mais do que ir direto pra cidade dos canais por outra companhia ou mesmo de trem.

Os preços da Ryanair variam bastante e às vezes beiram o inacreditável. É possível comprar passagens a 1£ com o retorno grátis em algumas ocasiões. A dica para se dar bem é entrar diariamente no site e esperar por um bom desconto. Hoje, por exemplo, as passagens mais baratas estão custando 10£.

Ryanair: ótimos preços e detalhes perigosos

Ryanair: ótimos preços e detalhes perigosos

Só que não é tão simples assim. No nosso caso o total ficou em 80£, porque é acrescentado o valor da taxa de embarque (variável), check-in online(5£) e mais alguns detalhes.

Tenha em mente que a RyanAir oferece preço, mais nada! O que eles puderem fazer para dificultar sua vida pode ter certeza que farão. Para despachar bagagens, por exemplo, paga-se 20£ por uma mala de 15kg. Se forem duas o valor sobe para 50£. Só é permitido levar uma mochila de mão.

Viagens longas, portanto, podem não valer a pena. Vale uma pesquisa e comparação com outras companhias e as taxas que cobram. Caso esqueça de fazer o check-in online e/ou de levar o comprovante impresso terá que pagar a bagatela de 4 euros para fazê-lo no aeroporto. Isso aconteceu com a gente. =/

Deixamos para imprimir o comprovante de volta no aeroporto de Eindhoven, mas o local não tinha nenhuma lan house ou café com internet – provavelmente devido a um lobby da Ryanair, já que o aeroporto é bem pequeno e a companhia domina grande parte dos voos. Resultado? 80 euros de prejuízo. Praticamente o valor que as duas passagens de ida e volta haviam custado.

Fica a dica para você não cair na mesma cilada que nós e sempre imprimir os comprovantes previamente. Importantíssimo também é chegar com bastante antecedência no aeroporto. Aeroportos movimentados como o Stanstead, de Londres, podem te fazer ficar um bom tempo na fila. E se perder o voo você não conseguirá remarcá-lo tampouco receber o dinheiro de volta.

Bom lembrar também que todos os aeroportos de Londres ficam em áreas distantes, que dependem de ônibus ou trem para chegar.

Como chegar nos aeroportos

A EasyBus é uma empresa que leva e traz passageiros do Stanstead, Gatwick e Luton. Funciona como uma companhia aérea. Ou seja, os preços das passagens variam conforme o horário e antecedência que adquire o bilhete. Quanto antes comprar mais barato paga. A National Express é a outra opção – oferece ônibus e trens. A segunda opção é mais rápida, porém mais cara.

Em resumo o que precisa saber para viajar com tranquilidade é isso. Se você souber jogar o jogo da Ryanair não terá grandes problemas e poderá curtir sua viagem sem preocupações e economizando uma boa grana.

Se tiver mais alguma dúvida escreva pra nós que a gente tenta ajudar. E se você tem outras dicas pra viajar barato pela Europa compartilhe com a gente e com os leitores!

Boa viagem e até a próxima.

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Share Post
Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Boa tarde! Meu nome é Thalita e estarei durante o mês de maio em Londres, estudando, e aproveitarei para conhecer outros países. Ficarei de 1 a 29 de maio, o meu objetivo é ir na Alemanha, Irlanda, França, País de Gales e Escócia. Gostaria de mais dicas para viajar para esses lugares, o ideal é já comprar daqui as passagens áereas? Quais outros lugares mais próximos vocês me indicariam conhecer?
    Obrigada! Abraços…

    • Olá, Thalita! Tudo bem?

      Antes de mais nada, deixa eu te perguntar: vc fica de 1 a 29 EM Londres e depois quer viajar ou pretende viajar NESTE período?
      Pergunto porque acho, sinceramente, difícil você conseguir curtir Londres e ainda conhecer todos esses lugares nesse tempo. :(
      De qualquer forma, em termos de facilidade só a Alemanha que é mais difícil de ir saindo DE Londres. O resto são trips até fáceis de fazer e você não precisa comprar antes, não… Você pode ir vendo quando vai conseguir ir e ir comprando perto da data mesmo, porque não muda muita coisa e ajuda você a não se arrepender de comprar antecipadamente.
      Minha opinião, é claro. hehe

      Bom, explorar a Inglaterra vai muuuito bem. Você pode alugar um carro ou então ir de bus ou trem mesmo. Tuuudo vale a pena. Além de sair mais barato do que ir pra Alemanha, por exemplo, você pode conhecer cantinhos inexplorados que são sensacionais. :)

      Precisando de QUALQUER coisa grite, ok?

      Beijos,
      Nah e João

  • ola natasha tudo joia? olha estou tentando planejar um mini fim d semana em londres, porem se for irei sozinha , estou tentando fazer um progrma especial pesquisando , melhores lugares e preços e etc….. moro em pt, pretendo ir em março mais o menos dia 14 , procurando malucos q por acaso vai nesta epoca, sei la seria melhor e bacana se encontrasse companias pra visitar lugares bacanas, mas pronto oque me aconcelharia de lugares a nao faltar no meu pequeno tour? bjss musa

    • Oi, Hellem! Tudo bem?

      Que legal que está planejando uma tripzinha pra cá e usando o Pra Ver em Londres para se planejar. A gente fica feliz em saber. :)

      Well, é difícil dizer o que você deve ou não fazer sem conhecer seu perfil, sabe? Se você gosta de museu, de balada, de parque, de teatro, de compras, de bares… hehe
      Minha sugestão é a seguinte: dá uma booooa vasculhada nos posts que interessarem deste aqui – http://praveremlondres.com.br/2014/02/02/o-que-fazer-em-londres/

      Tudo o que a gente já falou sobre Londres tá lá. Pense no que VOCÊ curte e faça seu roteiro de acordo com seus objetivos, não com o que os outros dizem ser importante visitar. Aliás, este outro post também vale a leitura:
      http://praveremlondres.com.br/2014/01/08/8-dicas-para-aproveitar-melhor-londres/

      Ele vai te ajudar a saber como começar a planejar sua viagem. ;)

      Depois disso, se quiser dicas pontuais pode dar um grito. Te ajudo no que estiver ao meu alcance.

      Beijobeijo

  • Olá natasha! Estou passando uma temporada em Londres. Meu namorado vem em junho p cá passar 20 dias comigo. Nós queremos fazer um pequeno passeio pela Europa (França, Irlanda e Itália) queria a sua ajuda para saber qual a melhor opção p viajar (trem, avião…). E quais hoteis você me indicaria. Quero fazer uma viagem romântica e mais em conta.
    Abraços

    • Oi, Elizabeth! Tudo bem?
      Infelizmente não tenho sugestões de hotéis românticos para dar nesses países que você citou. Em Paris ficamos em um Ibis, na Itália nos hospedamos neste hotel em Milão: http://praveremlondres.com.br/2013/04/12/hotel-terminal-testado-e-aprovado-d-milao/
      Nas outras cidades da Itália que visitamos sempre ficamos em hostel, como contei neste post sobre Veneza:
      E nunca fomos para a Irlanda…

      Sobre o meio de transporte: para a França ir de trem é bacana. A Eurostar faz este serviço. Para a Itália avião é a melhor opção. As companhias low cost Easyjet e Ryanair fazem voos para algumas cidades, mas a British Airways e a Alitalia também operam Londres – cidades italianas.

      Para a Irlanda não sei, mas acho que deve ter boas opções de ônibus e trem. Dá uma pesquisadinha que você encontra.

      Boa viagem!

      Abraços

  • oLÁ!
    Gostaria de ajuda, eu vou pra lisboa ano que vem, e de lá quero ir pra Londres e Manchester, que são meu sonho! *—*
    Tem dicas de transporte?
    Eu sei das cias baratas de lowcost, ryan e easy, porém eu achei complicado pq o aeroporto fica tão longe de londres :/
    e vou me hospedar em hostel mesmo…

LEAVE A COMMENT