O sábado 8 de novembro de 2013 amanheceu cinza e chuvoso. Se a gente estivesse no Brasil, provavelmente seria um dia de ficar de boa em casa, curtindo nosso gatinho e assistindo algum de nossos seriados preferidos.
Mas não estávamos. Era apenas o começo da nossa temporada Londres 2013/2014, e tudo que a gente queria era sair pra rua pra curtir a cidade.
Como boa planejadora de viagens que sou (#simitidando), já sabia que aquele era o dia do tal Lord Mayor’s Show. Então não era uma chuvinha mequetrefe que ia me fazer desanimar de participar de mais um tradicional evento londrino. #Há :)
Mas o que é o Lord Mayor’s Show?
Talvez você já saiba, mas preciso repetir para deixar as coisas claras.
Existem duas Londres. A “London” e a “City of London”. A City é um “cidadezinha” dentro da “cidadezona” (simplificando, claro). Olha só:
Pois é, e esse pedacinho dentro todo é bem importante, viu? Tem até governo próprio!
Este vídeo explica de uma maneira bem didática. Assista antes de continuar a leitura:
–> Dá pra colocar legenda em Português no vídeo, viu? Para isso, primeiro você tem que clicar em “Subtitles” – ícone que parece uma telinha com duas linhas de texto e que está no canto inferior direito – e, depois, em “Settings” – a roldana – e “Subtitles/CC. Aí, vai abrir uma lista de idiomas disponíveis, mas não vai aparecer “Português”. Então, você clica em “Translate captions” – última opção da lista – e na sequência em “Portuguese”. Pronto! A legenda é ruim, mas já ajuda quem não entende inglês a captar a mensagem. ;)
Legal, né? :)
E aí que anualmente a City elege seu próprio prefeito. E é para comemorar a eleição do comandante da “Square Mile” (como também é conhecida a City, já que esse pedacinho da cidade tem cerca de uma milha quadrada de área) acontece, sempre no começo de novembro, o evento que é a nossa dica de hoje: o Lord Mayor’s Show.
Essa tradição nasceu em 1215, quando o Rei John concedeu, na Carta Magna (que está na British Library, assunto para outro post), o direito à City de eleger seu próprio prefeito e manter suas leis e direitos.
Mas apesar desse aparente poder, o prefeito da City, claro, deve respeitar a Realeza Britânica. E essa é a função da parada – levar o prefeito da City até Westminster, onde ele deve jurar lealdade à Coroa.
O prefeito eleito este ano se chama Alderman Alan Yarrow. Fiona Woolf é quem vai passar o bastão para ele. Olha os dois no registro oficial:
Atualmente, como você deve imaginar, o desfile é muito mais uma festa do que qualquer outra coisa, mas eu acho legal conhecer essa tradição. Concorda?
Enfim, neste ano, o Lord Mayor’s Show acontece no próximo sábado (08). E você está convidado, claro! :)
As festividades começam às 08h30, com o Tâmisa cheeeio de navios bonitões “circulando”.
Para você se programar: a Tower Bridge abre às 9h25 para a passagem da frota, e o prefeito chega à City lá pelas 9h30.
O início do desfile está marcado para às 11h. Serão 7 mil participantes, 20 bandas, 150 cavalos, um montão de carruagens, carros antigos, modernos, ônibus a vapor, tratores, tanques, ambulâncias, carros de bombeiros, monociclos, robôs, helicópteros, navios e diversas outras atrações. (!!!!)
Tipo assim:
Depois de tudo isso percorrer todo o trajeto, um pouco depois das 17h ainda tem uma queima de fogos sobre o Tâmisa para encerrar lindamente o evento.
Bacana, né? :)
Nossa experiência no Lord Mayor’s Show
Voltando a 2013…
Apesar da chuva, chegamos à City lá pelas 13h30 e conseguimos ver boa parte do desfile.
Encontramos um lugarzinho bom perto do Ye Olde Cheshire Cheese (um dos pubs da nossa lista de imperdíveis) e acompanhamos dali o que ainda viria.
E, gente, foi muito legal. A empolgação dos participantes era evidente, e não tinha como não entrar no clima. Em pouco tempo eu já estava dando tchauzinho super feliz pra todo mundo. hahaha
E isso que estava chovendo, hein?
Aliás, acho que por ver o pessoal enfrentando a fina garoa enquanto sorria deixava quem estava só vendo ainda mais empolgado, até pra dar uma força para os participantes, né? :)
Lá pelas tantas, a animação da galera ficou ainda mais intensa. É porque a prefeita eleita (sim, a City foi governada por uma mulher no último mandato! \o/) estava chegando em sua carruagem. Deem as boas-vindas à Fiona Woolf – a advogada que botou ordem na City por um ano:
Era sinal de que a passeata estava chegando ao fim.
Satisfeitos e felizes por termos vivido essa experiência, pegamos nosso guarda-chuva e nos mandamos para um dos mais antigos pubs de Londres para almoçar um clássico britânico: fish and chips. E, claro, para tomar boas cervejas:
O show de fogos a gente perdeu. É que no mesmo dia as luzes de Natal da Regent Street iam ser ligadas, e como a gente já tinha visto show de fogos na semana anterior (na Bonfire Night), aproveitamos para participar desse outro evento. Mas todo mundo diz que é sensacional, então #ficadica de todo mundo. hehe
Gostou do que viu por aqui e ficou afim de presenciar o Lord Mayor’s Show sábado? O site do evento é bem completinho. Clique aqui e se programe.
Para encerrar, deixo pra você o mapa oficial da parada, com as estações de metrô mais próximas marcadas, para você não ter dificuldade para encontrar um lugar para ver a banda passar. ;)
Baixe em alta resolução aqui: 2014_lordmayorshow_map
Quer ver mais fotos do Lord Mayor’s Show do ano passado? Acessa o nosso Google+. ;)
Bom fim de semana de Lord Mayor’s Show pra você. :)
Até o próximo post,
Nah
PS: Se você for conferir a parada de perto, depois volta aqui pra me contar o que achou, combinado? :*
16 thoughts on “Lord Mayor’s Show: uma tradição londrina que vale a pena viver”
Oi Nah e João,
Para variar, seu humor e maneira descontraída de escrever – como se estivesse aqui em casa, na poltrona do lado do sofá tomando um cafezinho com bolinho de fubá, nos visitando- sempre é Muito Legal!
Estou sempre relendo seu blog e aprendendo sobre a cidade que um dia nós vamos morar. Como sempre preferimos ir no verão e, como os “tostões” são contados e os dias poucos, há coisas que nunca tivemos a oportunidade de fazer, ver, sentir, ouvir. Mas não perdemos a esperança! Lemos e vamos “vivendo” com a experiência de vocês. Obrigada.
Abraços nossos,
Susan e Rita
Queriiiidas, vocês são muito fofas. <3
Obrigada pelo comentário carinhoso.
Espero que a próxima viagem de vocês para a nossa cidade amada e país idolotrado aconteça logo, mas prometo que me esforçarei para continuar trazendo coisas bacanas para vocês sonharem e planejarem os dias por lá. ;)
Voltem seeeempre!
Beijão
Nah e João, realmente vcs conversam conosco por e-mail como se realmente estivessem aqui em nossas casas tomando um café e contando longas histórias da experiência de vida que vcs tem por conhecer Londres. ^^ rs’
Um dia espero visitar Londres, em breve!
Quem sabe procurar vcs pra dar-lhes um enorme abraço!! ^^ hehe
Vcs são um amor de pessoa, sensacionais!!!!!
Fico grato por receber todas estas informações que vcs me trazem. Espero sempre receber. Aliás, o que vem de vcs sempre seram bem-vindos!
Grande abraçoO, Nah e João!!!!
Você não tem noção de como a gente fica feliz com comentários como o seu, Davison. :)
É sinal de que estamos no caminho certo, né? hehe
É uma pena que não possamos estar todos juntos falando sobre esses assuntos, pois assim seria AINDA melhor.
Opa, com certeza marcaremos um chá/café/cerveja/vinho quando nossas datas em Londres coincidirem com as suas. É sempre bom levar pra vida real os amigos que fazemos por aqui. :)
Obrigada pelo comentário e pelo carinho.
Volte sempre!
Abração e bom fim de semana,
Nah e João
Oi, Nah!!!
Tenho certeza que você fez esse post pensando em mim! “Xô correr pra dar essa dica pra Marloca não perder o evento!”. hehehe Mas, porém, contudo, todavia, amanhã é minha prova do Cambridge!! damn it! Só termina perto das 4 da tarde! Chorando litros que eu não vou conseguir ver o desfile, mas vou tentar pegar ao menos os fogos, né?
Li lá na newsletter que você já saiu correndo pra ajeitar outro post pra escrever, então… tô esperando a próxima dica!
Beijos!!
hahahaha
Sua fofa. :)
Sempre penso em você. Claroclaro.
Pow, que pena que você vai perder. Mas é por uma boa causa. Então bora lá fazer uma super prova! ;)
Siiiim, estou trabalhando nos próximos posts. Mas não sei não se o povo vai me aguentar com tanta frequência, então acho que vou dar uma seguradinha. hehe
O que você acha? :)
Beeijo e bom fim de semana!
Beeijo!
Sou da turma do “segura nada, libera tudo”.
Libera geral, libera geral, libera geral, ENTÃO LIBERA!!
hahahaha
OKOK, Marlitcha. Seguirei seu conselho. ;)
No meio da semana deve vir mais um!
Beeijo
Oi Natasha! Como dizemos no futebol, Londres “é uma caixinha de surpresas”! Nunca imaginaria que existisse uma mini-Londres dentro da máxi-Londres… vivendo e aprendendo com o Pra ver em Londres! Agradeço por nos apresentar a mais um fantástico evento (pena estar aqui no Brasil e não em Londres neste sábado, dia 08/11, mas como diz uma amiga minha, “um dia dá certo”) rsrs . Abraços, José Júnior.
Verdade, José. Londres não cansa de nos surpreender. :)
A gente é que agradece sua “fidelidade”. hehe
É sempre bom ler e responder seus comentários. :)
Opa, coooom certeza um dia dá certo. hehe
Grande abraço!
Oi Nah ,(ja me sinto intima para te chamar assim) hahhahahahaaha……que pena q estou tao longe!!!!! Mas sempre bom entrar na net e ver seus post para matar um pouquinho da saudade de London!!!!!! Que lindoooo esse evento eu nao conhecia ele!!!!!! Achei td lindo! Alias uma das coisas q me encantam em London e isso! Eles manterem toda sua cultura e tradicao!!!!! Top d+++++ amei a materia!!!! Bju grandeeeeeeeee
Oi, Carla. Tudo bem?
Adoro quando recebo comentários tipo o seu. Quando alguém diz que se sente íntima de nós é porque estamos fazendo o trabalho direitinho. hehe
Então fique à vontade. Pooooode me chamar de Nah – adoro. :)
Que bom que gostou do post. Fico mega feliz em saber. Espero que ano que vem (ou em 2016, 2017, 2018…) você possa ver o Lord Mayor’s Show de perto. Vale muito a pena!
Volte sempre. Já estamos preparando mais posts. ;)
Beijão!!