A expectativa pela estreia do Brasil na Copa do Mundo era grande por aqui. Não só pelos brasileiros, mas por todos os amantes da bola bem jogada.
Mal sabem os gringos que essa Seleção está longe de poder exibir o futebol brasileiro em seus melhores dias. Mas, enfim… o comentário esportivo eu deixo para o Galvão.
Ontem, as ruas e o metrô estavam pintados de verde e amarelo! Dia de jogo é um ótimo parâmetro para perceber o tamanho da comunidade brasileira que vive aqui. Sem exageros, parecia que estávamos no Brasil.
No metrô, a caminho do pub, encontramos algumas pessoas que estavam procurando um lugar para assistir o jogo pois não conseguiram entrar no Guanabara – um dos maiores redutos da comunidade brasileira em Londres.
Fomos assistir o jogo no Sports Cafe, que fica na região da Piccadilly Circus. Logo que saímos da estação começamos a ouvir aquela batucada clássica de jogo de futebol em estádio brasileiro.
Vinha do tigertiger, um bar/restaurente vizinho ao Sports Cafe. Dezenas de brasileiros sambavam na rua com suas camisas e bandeiras. Como estávamos em cima da hora não deu pra registrar com uma boa foto. Fica aí uma ideia de como estava.
Chegamos no Sports Cafe e a situação por lá não era diferente. Jorge Ben rolando alto, língua portuguesa predominando e gente de amarelo por todos os cantos.
Todos estufando o peito pra cantar “moro num país tropical…” com aquele patriotismo e orgulho lindo que só aparece de quatro em quatro anos. Ah, o futebol!
No bar haviam alguns remanescentes do jogo anterior. Alguns portugueses e um grupo animado da Costa do Marfim. Alguns ingleses torcendo para a Coreia do Norte também marcaram presença.
Às vezes parece que a Copa é aqui de tão fácil que é encontrar pessoas das 32 nacionalidades presentes no evento.
Longe dos holofotes do mundial cada um leva sua vida normalmente. Estudando, trabalhando ou “apenas” curtindo as maravilhas dessa cidade que tão bem acolhe os cidadãos do mundo.
E é por essas e outras que Londres tanto encanta e te faz querer sempre mais.
Confira um vídeo com alguns momentos da torcida no Sports Cafe:
Um dia que vai ficar pra sempre na memória.
Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!