Mais de 4 milhões de objetos estão expostos no Victoria and Albert Museum (o V&A, para os íntimos), o maior museu de artes decorativas do mundo! São 145 galerias, espalhadas por mais de 50 mil metros quadrados (o que equivale a mais de cinco campos de futebol!), com artefatos milenares que representam as culturas europeia, norte-americana, asiática e norte-africana!
Pois é, os números (e as informações) impressionam. Mas eles não são nada perto do verdadeiro valor do museu cujo nome homenageia a Rainha Victoria e o Príncipe Albert e que desde 1852 encanta os londoners e os visitantes da cidade…
–> Prepare-se para um bombardeio de fotos! :)
Mas, calma, vamos deixar as obras do museu de lado para entrarmos juntos nele.
É que a experiência começa lá fora. Para quem vai de metrô, o V&A (assim como seus vizinhos Natural History Museum e Science Museum) fica muito próximo à estação South Kensington. Desembarcando do tube, você tem duas opções:
- Subir à superfície e curtir o delicioso bairro cheio de cafés adoráveis, lojinhas legais, ruas bonitas e arborizadas, gente feliz :) e onde estão alguns dos museus mais incríveis de Londres – e correr o risco de atrasar
muitãoum pouco sua entrada no museu;
- Seguir pelo “underground” e dar de cara com uma das entradas do museu.
Se você vai pra lá cedão, pode ser uma boa subir à superfície, tomar um café da manhã gostoso pela região (a gente recomenda o Gail’s), dar um rolezinho pelos arredores e depois ir ao programa principal do dia.
Mas se esse não for o caso, ir direto pelo “andar de baixo” é uma boa. O túnel comprido, que sai de dentro da estação e que volta e meia tem trilha sonora ambiente (por causa dos “buskers”, os músicos que tocam pelas ruas/metrôs), leva à entrada da minha galeria preferida: a de esculturas.
Muita coisa linda, né? Agora pensa comigo: só a coleção de esculturas tem 22.000 objetos. O que você viu aqui é apenas um aperitivo do aperitivo. :)
Por isso mesmo, quando você sai da área das esculturas é normal pensar: “nada mais pode me surpreender nesse museu. Já que vi a nata. Muáááhahahaha.”
Tsss, sabe de nada, inocente. Tem muito mais! =D
Como não se encantar com a área das joias?
Ou, ainda, com as galerias que contam a história do Reino Unido (e, por que não?, do mundo) apresentando a evolução da moda? Elas também são sensacionais!
E, puxa, tem ainda objetos irados do Japão, da China e da Índia…
Pinturas, gravuras, ambientes de época decorados, peças em ouro, prata e bronze…
… e MUITO MAIS!
Tem peças de artistas conhecidos (como Rodin, Picasso, Raphael, Donatello, Mestre Splinter) e obras de artistas que você pode até não conhecer, mas que têm obras tão incríveis quanto as dos mais renomados artistas! Pra você ter uma ideia, o tapete persa mais importante e histórico do mundo está lá!
Além disso, o museu sempre tem exposições temporárias superlegais rolando (a programação completa você encontra aqui), há vários eventos noturnos interessantíssimos (detalhes neste link), há diversas opções de tours guiados, audioguide, guidebooks, a lojinha é bacanérrima, o café é bem gostosinho, as salas são liiindas… enfim, motivos para você se apaixonar pelo V&A não faltam! Basta você encontrar o seu (ou os seus, o que, definitivamente, é bem mais fácil)!
E nisso o site oficial do museu pode ajudar. Ao navegar por ele você vai perceber como tudo que escrevi aqui é real. ;)
Ou seja, não dá nem pra pensar em dar menos do que 5 estrelas pro V&A. Toma aí, V&A!
E aí, consegui convencer você a conhecer o Victoria and Albert Museum? Independente da sua resposta, tenho mais um argumento – as fotos abaixo, feitas pelo João:
Agora sim, convencido, né? :)
Então programe umas boas horas para explorar mais esse tesouro de Londres. Você não vai se arrepender!
Até o póximo post!
Beijobeijo,
Nah
Informações úteis Victoria and Albert Museum
- Site: http://www.vam.ac.uk/
- Entrada: gratuita para exposições fixas (todas as citadas aqui!)
- Endereço: Cromwell Road, London SW7 2RL
- Como chegar:
– South Kensington (linhas: Circle – amarela, District – verde, e Piccadilly – azul escura) é a estação de metrô mais próxima
– Os ônibus C1, 14, 74 e 414 param bem próximo à entrada principal do museu
- Horários de funcionamento: Diariamente das 10h às 17h e às sextas-feiras das 10h às 22h
- Para saber tudo que você precisa para planejar sua visita acesse este link.
- Já escrevemos sobre vários museus de Londres aqui no blog. Para conferir a lista completa de posts clique aqui.
- Não esquece que tem mais fotos no nosso Google+!
Assine nossa newsletter!
Gostou desta dica e quer saber das novidades do Pra Ver em Londres sempre em primeira mão? Assine nossa newsletter. Ela é gratuita! E os assinantes recebem nossos posts novos antes de todo mundo!
Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!