Há algumas centenas de anos os retratos (tinta + tela) eram simplesmente registros que marcavam épocas.
Hoje, porém, o papel deles é diferente.
Eles contam histórias (e falam sobre a História) e nos mostram como viviam, vestiam-se e comportavam-se figuras importantes do mundo inteiro – e cidadãos como nós também, claro.
E é por meio de retratos que a National Portrait Gallery conta a História do Reino Unido.
Situada logo atrás na National Gallery (que apresentei neste post, lembra?) e, consequentemente, da Trafalgar Square, a National Portrait Gallery é mais um museu/galeria de arte que gostamos MUITO em Londres e que achamos que você precisa visitar quando estiver na cidade.
Saiba por que passeando comigo por suas salas e corredores…
O que você vai ver na National Portrait Gallery de Londres
Reis, Rainhas. Príncipes, Princesas. Súditos. A vida na Inglaterra nos séculos passados.
É isso que você vê logo que começa a explorar a National Portrait Gallery.
Tudo isso em retratos cheios de detalhes e impecáveis…
Cada sala, cada quadro vem acompanhado de explicações sobre a época e sobre os personagens, o que faz com que uma verdadeira aula de História seja contada diante dos seus olhos e de uma forma extremamente leve e gostosa. Aliás, para mim é justamente isso que os museus fazem. E não é bom demais você descobrir um monte de coisas sobre um lugar que visita de um jeito tão… dinâmico? :)
Mas, enfim, viagens à parte, é impossível não querer ficar horas observando cada item dos quadros e invejando o talento dos artistas. haha, sou dessas.
E como se não bastassem as incríveis pinturas, as molduras ainda são um show à parte…
Lindas, nénão? :)
Queria um corredor deste lá em casa:
Mas não é só sobre a História mais antiga que você descobre fatos por meio de retratos na National Portrait Gallery, não.
Há também registros mais recentes. A eterna diva Amy Winehouse está lá, os primeiros ministros britânicos da atualidade também e até a Princesa Kate ganhou um quadro só seu – que, aliás, foi alvo de polêmica porque muuuita gente não gostou.
Claro que essa é só uma amostra de tudo que tem lá. No site da NPG você pode ver o que mais vai encontrar em uma visita lá. Clique aqui e confira.
Novos talentos
Outra coisa que é MUITO legal enquanto se está visitando a National Portrait Gallery é observar os novos artistas aproveitando-se das grandes obras lá reunidas para praticar seus dotes.
No sábado em que fizemos estas fotos tinha muita gente, de todas as idades, mostrando que por mais que hoje não seja necessário pintar alguém para o registro ficar eternizado, ainda vale muito a pena transferir para o papel/tela o que se vê na vida real…
Enfim, pra quem curte aproveitar viagens para conhecer mais sobre a História dos locais visitados e é fã de retratos (eu amo, mesmo não sendo super entendida em arte) esta é uma excelente pedida em Londres. Mereceu cinco estrelas no nosso super ranking.
Se não for muito pesado para você e você quiser otimizar um dia em Londres uma visitinha à National Gallery também pode ser uma boa.
Nesse sentido, explorar bem os sites dos dois museus é uma ótima forma de já se preparar para o que está por vir e até mesmo priorizar uma sala ou outra. Aqui está o link para a National Gallery e aqui o link para o site da National Portrait Gallery. #ficamASdicas ;)
Espero que tenha gostado. Se já passou por lá, conta nos comentários o que achou, qual sua obra preferida, quanto tempo levou para curtir bem o museu, etc. Pode ter certeza que o seu depoimento vai ajudar outros leitores a se planejarem também.
Se ainda não visitou, leve em consideração tudo o que contei aqui e comece a pensar na possibilidade de visitar esta galeria. Tenho certeza que você vai aprender algo de interessante lá. ;)
Beijobeijo e até o próximo post,
Nah
PS: Tem mais fotos da National Portrait Gallery na nossa página no G+. Tá aqui.
—
Serviço
Onde fica? Atrás da Trafalgar Square, em St. Martin’s Place
Como chegar de metrô? As estações mais próximas da NPG são Charing Cross (linhas: Bakerloo – marrom – e Northern – preta; além de linhas de trem), Leicester Square (linhas: Piccadilly – azul escura – e Northern – preta) e Embankment (linhas: District – verde – e Circle – amarela)
Como chegar de ônibus? Os ônibus 24, 29 e 176 param ali pertinho (Ponto “C” da Trafalgar Square)
Quanto paga? A entrada para a coleção permanente é gratuita, mas é preciso pagar para ver algumas exposições temporárias. Saiba mais clicando aqui.
Horários de funcionamento: todos os dias das 10h às 18h e quintas s sextas-feiras até às 21h
Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!