O que fazer em Londres em janeiro de 2016

Ah, o ano novo… Sempre traz aquele sentimento de renovação. Um novo ciclo se inicia e, assim, percebemos que temos muitas páginas em branco pela frente, novas histórias para escrever e uma infinidade de coisas para aprender. Mas quero aproveitar esse clima e fazer um convite: que tal estender esse sentimento para o ano todo? Coloque aí na sua lista de coisas para fazer em 2016: perceber que cada dia é um recomeço. Diariamente temos à nossa frente uma infinidade de oportunidades para aproveitar melhor a vida.

E, falando em aproveitar a vida, e falando em listas de coisas para fazer, vamos começar 2016 ajudando você a cumprir essas duas tarefas. É claro que, se você estiver em Londres, já começou o ano muito bem, my friend. But, nada que não possa ser aprimorado, right? Veja a seguir tudo o que você pode fazer durante o primeiro mês do ano na capital inglesa. Na terra da rainha, de janeiro a dezembro, todos os dias são um convite para celebrar a vida.

Comece esse novo ciclo em grande estilo (british) com esta programação:

festivais em londres

New Year’s Day Parade

london new year parade

A New Year’s Day Parade de London é uma atração mundial. Mais de 8.500 artistas representando 20 países passarão pelas principais ruas da capital inglesa mostrando suas performances – bandas, palhaços, cheerleaders, acrobatas e muito mais. Uma bela maneira de comemorar a chegada do novo ano!

  • Onde: Saindo de Piccadilly Circus, passando pela Trafalgar Square até chegar na Parliament Street (detalhes aqui)
  • Quanto: gratuito
  • Quando: 1º de janeiro
  • Mais info: lnydp.com

London Concertante: Viennese New Year’s Spectacular

londo concertante

London Concertante é um dos principais conjuntos de câmara do país. A temporada atual comemora os 25 anos do grupo, que fará uma apresentação especial de ano novo no Cadogan Hall.

Twelfth Night celebrations

Twelfth Night

Essa é uma comemoração anual bem tradicional de Londres, que mistura costumes ancestrais com festividades contemporâneas. Lá, você irá encontrar pessoas fantasiadas, música, poesia, teatro e drinks medievais.

Mercado de Natal London Bridge City

London Bridge City Christmas Market

Estendendo o clima natalino, o London Bridge City Christmas Market vai até o dia 3 de janeiro. Com mais de 100 barracas oferecendo muitas comidas, bebidas, artesanatos e entretenimentos diversos.

Natal na Trafalgar Square

Natal Trafalgar Square Londres

Há 68 anos, todo Natal a Trafalgar Square recebe uma imensa árvore decorada e iluminada – um presente da Noruega pelo apoio que Londres deu ao país durante a Segunda Guerra Mundial.

Hyde Park Winter Wonderland

Hyde Park Winter Wonderland

O Hyde Park se transforma em um imenso parque de diversões com atrações para as crianças e para os adultos – tem circo, roda gigante, reino de gelo, pista de patinação e muito mais.

London Short Film Festival 2016

festival de curta metragem londres

Em 2016 esse evento completa 13 anos, consagrando-se como um dos principais festivais para mostrar os talentos em destaque na produção independente de curta-metragem. Além de exibição de filmes, os participantes poderão conferir palestras e debates com profissionais da área compartilhando seu conhecimento.

Festival de inverno no Southbank Centre

festival southbank londres

Essa é, definitivamente, uma das minhas regiões favoritas para passear em Londres. Mesmo que não esteja acontecendo nada, o visual às margens do Tâmisa já é uma atração por si só. Nessa época do ano, Southbank fica ainda mais encantadora com Winter Festival, que traz diversas barraquinhas de comidas, bebidas e opções de presentes.

London Art Fair

London Art Fair

Arte britânica moderna e contemporânea reunidas em um só lugar. Assim é a London Art Fair, que já acontece há 28 anos na capital inglesa. Além de exposições, o evento promove palestras, passeios e performances artísticas.

The Adventure Travel Show

The Adventure Travel Show

Mais que uma feira de turismo, comemorando 20 anos, esse é o único evento da Inglaterra dedicado especialmente a tratar de aventuras pelo mundo fora da rota turística. Uma oportunidade incrível para aqueles que, como nós aqui do Pra Ver em Londres, adora viver, compartilhar e conhecer experiências viajantes.

exibições museus em londres

The Fabric of India

exposição-índia-em-londres

Quando você pensa em Índia, você pensa em cores. Essa exibição, que é uma das maiores da temporada de outono/inverno no Victoria and Albert Museum, mostra a história da Índia traduzida em seus tecidos, com peças desde o século III até os dias de hoje.

EH Shepard: An Illustrator’s War

EH Shepard An Illustrators War

O mesmo artista responsável por ilustrações clássicas como O ursinho Pooh e O vento nos Salgueiros também foi soldado na Primeira Guerra Mundial. E enquanto estava na trincheira, E. H. Shepard produziu dezenas de ilustrações. Suas mais de 100 obras dessa época compõem a exposição EH Shepard: An Illustrator’s War.

The World Goes Pop

exposição-de-arte-em-londres-tate-modern-world-goes-pop

Mais de 200 peças de artistas do mundo inteiro mostrando seu trabalho em pop art. A exposição mostra obras de arte com um olhar crítico sobre a cultura do consumo, a política e a sociedade.

Tintin: Hergé’s Masterpiece

exibição hergé tintin londres

Quem aí é fã do famoso repórter Tintin? Se esse é o seu caso, você não pode perder essa exposição que mostra a evolução da arte de Hergé – desde esboços para jornais em 1929 até os livros que venderam mais de 200 mil cópias em todo o mundo.

British Museum of Food

museu da comida londres

Você já viu por aí museus com exibições de diferentes objetos e artes, mas aposto que nunca conheceu um museu de comida! O British Museum of Food é a primeira instituição cultural a explorar a história, a evolução, a ciência, a sociologia e a arte do mundo gastronômico.

Big Bang Data

big bang data exposição londres

Como os dados digitais fazem parte de nossa vida cotidiana – mesmo que não nos demos conta – também começam a fazer parte do repertório de arte. Para colocar de forma visual esse item invisível presente em todos os meios online, diversos artistas usaram dados como matéria-prima para seus trabalhos. O resultado é a exposição Big Bang Data.

Samuel Pepys: Plague, Fire and Revolution

samuel pepys londres

Samuel Pepys foi um funcionário público inglês que ficou famosos por seu diário, em que compartilhava relatos de grandes acontecimentos históricos, como a Grande Praga e o Grande Incêndio de Londres. Nessa exibição, você poderá vivenciar a narrativa descrita nas mais de 200 páginas desse caderno de memórias.

Project Tobong

Project Tobong

A diversidade cultural que você encontra nas ruas de Londres está presente também nos trabalhos artísticos da cidade, tais como essa exposição fotográfica, que mostra imagens de uma das últimas companhias de teatro nômades da Indonésia. O projeto é resultado da colaboração entre a artista britânica Helen Marshall e o artista indonésio Risang Yuwono.

The Crime Museum Uncovered

Museum-of-Crime-em-londres

Pela primeira vez na história serão expostos ao público, em uma exibição no Museum of London, objetos do Metropolitan Police’s Crime Museum. Ele foi criado em 1870 e, até então, só profissionais da polícia e convidados especiais tiveram oportunidade de ver suas peças. Não vai perder essa oportunidade, né?

Facing History: Contemporary Portraiture

exposição-retrados-_-va

Uma coleção com 80 pinturas e fotografias que revelam a forma como cerca de 20 artistas vêm respondendo à ideia de produzir “retratos” ao longo dos últimos 20 anos. A exposição traz desde retratos bem tradicionais, miniaturas, medalhas até máscaras mortuárias.

Cycle Revolution

exibição bicicleta em londres

Quem deu essa dica foi o João. Se você, assim como ele, é um amante de bikes, não pode perder essa exposição que celebra a diversidade do mundo sobre duas rodas, trazendo, além de itens históricos, também inovações ciclísticas. Um evento para atletas do dia a dia e também para os mais profissionais.

cinema teatro em londres

Royal Court Theatre – temporada de outono

teatro em londres

A temporada de outono do Royal Court Theatre trará seis novas peças que abordam um tema em comum: transgressão. Além de assistir às peças, você terá oportunidade de conversar com os autores das obras.

o que fazer em londres

Natal no Kew Gardens

kew gardens londres natal

Outro famoso parque de Londres que entra no clima natalino e você pode conferir a decoração especial até 2 de janeiro. Além de iluminação e decoração típica dessa época nas árvores e jardins do parque, você irá conferir ainda corais e apresentações de dança.

Concertos de inverno da National Youth Orchestra of Great Britain

National Youth Orchestra of Great britains 1

The National Youth Orchestra of Great Britain é uma das maiores orquestras do mundo compostas por adolescentes. Em seus concertos de inverno, 163 jovens de 13 a 19 anos irão tocar – mais da metade deles, pela primeira vez em público. Uma chance e tanto de conhecer novos e futuros talentos da música clássica britânica.

Covent Garden Christmas

Silver Reindeer, East Piazza, Christmas Decorations, Covent Garden

O mercado de Convent Garden vale uma visita o ano inteiro. Mas se estiver em Londres em janeiro, ainda poderá conferir a preparação especial que ocorre para o Natal. Tem rena iluminada, luzes especiais por toda a parte e até um trenzinho do Papai Noel todo feio de Lego.

La Soirée

La Soirée

Se você já teve curiosidade em saber como seria um show de cabaré, pode parar de imaginar e conferir na íntegra no espetáculo La Soirée. É um ótimo programa para espantar o frio das noites do inverno londrino, com performances artísticas e circenses e bebidas especiais para entrar no clima burlesco.

Lumiere London

Lumiere London

Muito mais que seu objetivo de clarear as trevas, as luzes ganham funções artísticas para deixar Londres ainda mais encantadora. De 14 a 17 de janeiro, diversos lugares da cidade ganham vida com obras artísticas que usam diferentes tipos de iluminações poéticas.

Bump Rollerdisco

bump rollerdisco

Se você quer fugir das pistas de patinação no gelo, pode aproveitar o Bump Rollerdisco para andar de patins sem o risco de congelar o nariz. Dá para curtir muitas músicas em cima das oito rodinhas. O programa é para toda a família, pois, além das baladas noturnas de sexta e sábado, o Bump Rollerdisco abre também durante o dia.

The Height of Winter – uma experiência de inverno no The Shard

the shard londres

A exposição The Height of Winter promete uma iluminada experiência de inverno, com cristais de neve, montanhas cravejadas de pedras preciosas, bancos de cristal incandescentes e uma gruta furta-cor – tudo isso do alto do 72º andar do The Shard. O bar irá oferecer experiências comestíveis como mulled de champagne e algodão-doce de natal.

Hogwarts na neve

hogwarts londres neve

Um dos irmãos  da Nah já contou aqui no blog como foi a visita dele a Hogwarts, no estúdio da Warner Bros. em Londres. Se você ler o texto, vai ver que vale muito à pena a visita ao local – que você pode fazer durante o ano inteiro. Mas até o final de janeiro o programa fica ainda mais especial, pois o universo encantado dos bruxinhos de J. K. Rowling fica todo sob a neve.

Pistas de patinação em Londres

pista de panitação londres

Quer viver um típico clima de inverno londrino? Então, não deixe de aproveitar as diversas pistas de patinação no gelo espalhadas pela cidade. O jornal Evening Standard fez uma seleção com algumas das melhores – veja aqui e clique nas imagens da página para ter mais informações.

  • Onde: diversos locais
  • Quanto: entre £5 e £10
  • Quando: até fevereiro
  • Mais infostandard.co.uk

Nada mau, hein? Espero que 2016 seja um ano incrível para você, que consiga aproveitar cada dia aproveitando a vida ao máximo e, se for em Londres, melhor ainda, né? hehe

Bjs!

Fran

Imagens: divulgação

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista apaixonada pelo mundo digital. Sempre gostei de tudo relacionado à tecnologia e comunicação. Isso me levou ao jornalismo online que, hoje, mais que meu ganha-pão, é minha paixão. Amo escrever, amo aprender coisas novas, conhecer gente diferente, contar histórias e ajudar as pessoas. E não é que consigo fazer tudo isso com meu trabalho? É verdade sobre o que dizem: faça o que você ama, que vai amar o que você faz.

Latest comments

DEIXE UM COMENTÁRIO