Recipease: o dia em que fiz pães na cozinha do Jamie Oliver

Quem aí também ama o Jamie Oliver?

Ele é defensor da comida saudável. Já lutou por merendas mais nutritivas nas escolas. Seus pratos são sempre coloridos e lindos. Ele nos ensina receitas incríveis e fáceis de fazer. E sempre envolve as crianças na cozinha.

Eu confesso: sou fã mesmo!

Por isso, não é exagero dizer que realizei um sonho aqui em Londres recentemente: o de estar na escola de culinária do Jamie Oliver.

Tudo bem que ele não estava lá ensinando, mas só de estar em um lugar que espalha o amor pela comida e a filosofia desse grande chef britânico, já foi extraordinário!

Quer saber como foi a experiência? Então continue lendo este post, pois eu vou contar tudo com detalhes. 🙂

Recipease: café + escola do Jamie Oliver

No dia 5 de setembro eu levantei mais cedo que o comum para um sábado, mas com uma disposição nunca vista antes na história desse país. haha

Me arrumei e fui para o início da minha jornada de cinquenta minutos de metrô. Depois de quase uma hora de ansiedade, alegria e um pouquinho de nervosismo, cheguei ao meu destino final: o Recipease.

recipease_ Jamie Oliver Londres (4)

O Recipease é uma mistura de loja, café e escola de culinária com a marca do Jamie Oliver. Fica em Notting Hill, do ladinho da estação Notting Hill Gate, e é simplesmente maravilhoso! Dá vontade de morar lá. 🙂

No Recipease, você encontra diversos ingredientes, além de alimentos e pratos feitos lá mesmo – massas, molhos, temperos, pães e muito mais.

recipease_ Jamie Oliver Londres (3)

No local, também há alguns aparelhos e utensílios de cozinha à venda. Repito: vontade de morar lá! <3

O Recipease também tem um café que oferece lanches deliciosos – como não poderia deixar de ser. E como se não bastasse tudo isso, ainda dá para fazer algumas aulas para aprender diferentes pratos ou até mesmo melhorar suas habilidades na cozinha, com lições como a de “Knife skills”, por exemplo (clique aqui para conhecer todas as aulas disponíveis). Não é incrível?

recipease_ Jamie Oliver Londres (2)

recipease_ Jamie Oliver Londres (10)

Empresas também podem contratar o Recipease para oferecer cursos a seus funcionários – como uma forma de integração e entretenimento e até mesmo para eventos corporativos. Que tal?

Ah, e se você estiver com vários amigos por aqui, também pode contratar uma aula exclusiva só para vocês. Não seria DEMAIS? =D

Mão na massa – literalmente

Já deu pra ver o quanto eu sou fã do Jamie, certo? hehe. Então você já deve imaginar o tamanho da minha alegria quando o João e a Nah me contaram que eu iria fazer uma aula no Recipease e escrever sobre essa experiência no blog. #melhortrabalhoever

recipease jamie oliver_ londres

Com essa missão “super chata” em pauta, eu escolhi a aula “Bread baking: Knead to know”, para aprender a fazer diferentes massas de pães. 

Jpeg
Tudo pronto para a aula começar!

Já fiz algumas aulas de culinária, mas essa, com certeza, foi a melhor de todas. Primeiro porque dei sorte, pois na minha turma só tinha mais duas pessoas. Então, tivemos atenção total da professora!

Aliás, falando em professora, esse foi outro fator positivo. Gostei muito do seu método de ensino. Funcionou assim:

  • Primeiro nós assistimos ela misturar os ingredientes e fazer a massa. Enquanto trabalhava, ela foi explicando detalhadamente tudo o que precisa ser feito para que a receita dê certo. Desde detalhes técnicos (como a temperatura certa da água para misturar o fermento, por exemplo) até truquezinhos (como misturar os ingredientes com a mão em concha, para não fazer muita sujeira).
Jpeg
Professora mostrando como é que se faz. 😉
  • Depois foi a nossa vez de aprender na prática. Cada aluno tem na sua bancada seus próprios ingredientes e todos fazem o seu próprio prato. O que é superlegal! Já fiz aulas em que precisava dividir ingredientes e a bancada e, às vezes, não dá para aproveitar a aula tão bem.
Jpeg
Pãezinhos modelados pelos alunos. 🙂

Nós aprendemos a fazer uma massa básica de pão (que pode ser preparada sem ou com recheio), descobrimos como amassar corretamente e como modelar os pães de diversas formas e ainda aprendemos a fazer e montar uma focaccia. Tudo isso sempre no mesmo esquema: a professora mostrava e, depois, os alunos faziam também.

A melhor parte 🙂

Depois de tanto trabalho para fazer, imagine se você tivesse que ir embora e deixar seus pães para trás. Seria muito triste, né? Ainda bem que no Recipease não é assim! Enquanto estávamos lá esperando os pães maiores assarem, pudemos provar os pães menores que tinham sido colocados no forno antes.

E esse, preciso dizer, foi um momento muito fofo! A professora preparou uma bandeja com as nossas “crias” e levou até a nossa mesa para que pudéssemos apreciar e saborear os nossos pães. É uma sensação compartilhada nesse momento. Todo mundo degustando o sabor da vitória de ter conseguido fazer seu próprio pão. <3

Jpeg
Essa é a cestinha com os nosso “babies”. hehe

Depois que todos os pães assaram, a professora nos chamou para que pudéssemos ver como eles ficaram e qual é a textura ideal para saber se está pronto. Mais um momento de orgulho nos olhos #fuieuquefiz ^^

Jpeg
Assim ficaram os meus pães. Não tão bonitos, mas bem apetitosos. 🙂

Após esfriarem um pouco, os pães foram carinhosamente colocados numa caixa para que levássemos para casa. E lá fui eu segurando aquela caixa como se fosse um bebê. hahaha

Andar no metrô com uma caixa cheirando a pão recém-saído do forno é uma experiência e tanto. Aposto que deixei muita gente com fome naquele dia 😉

Observações finais

A aula era para ter duas horas, mas acabou durando 2h30. O que eu, particularmente, não achei ruim, não. A única coisa que pesa um pouco nessa experiência é o preço da aula. A que eu fiz custa 65 libras. É caro, mas, por outro lado, uma aula dessa categoria custaria mais ou menos isso no Brasil também. E olha, a experiência vale cada centavo! Além disso, tem lições com outros preços – de 20 até 45 libras.

Na minha opinião, fazer uma aula no Recipease vale super a pena. Reuni alguns pontos importantes na minha avaliação e que podem ajudar você a decidir se vai ou não à escola do Jamie:

Jpeg1) Tudo muito organizado

A professora prepara tudo com antecedência para que, no momento da aula, você só tenha que se preocupar em fazer a receita. É tipo aqueles programas de culinária em que o apresentador já tem tudo pronto, sabe? Dá para se sentir o próprio Jamie Oliver. hehe

2) Ingredientes de alta qualidade

Você vê e sente que tudo é de primeira! Os grandes chefs vivem dizendo que o segredo para um bom prato são bons ingredientes. Lá no Recipease, você perceberá na prática como isso é verdade.

3) Teoria e prática muito bem alinhadas

Que graça tem fazer uma aula de culinária em que você só pode ficar olhando o instrutor fazer? Na aula do Recipease, a professora explica teoricamente como os ingredientes se combinam, como tudo funciona e, depois, tudo o que ela falou se confirma quando você faz na prática.

4) Você prova o seu trabalho

A melhor parte de fazer um prato é poder prová-lo depois de pronto e entender que cada passo da receita fez sentido. Para mim, o fato de eu poder saborear a minha “obra” e compartilhar esse sentimento com as outras pessoas ali, transformou essa aula em uma experiência única.

5) Desconto para alunos

No dia que você faz uma aula no Recipease, tem direito a 10% de desconto nas compras que fizer na loja. Um incentivo para que os alunos continuem praticando seu amor pela cozinha em casa.

Então, fica a dica: quando vier a Londres, não deixe de conhecer o Recipease.

Depois de passear na loja e provar as delícias do café, é bem provável que você queira fazer alguma aula também. No dia em que eu estava lá, várias pessoas que estavam lanchando vieram conversar conosco superinteressadas, perguntando como estava sendo a aula.

Espero que assim como nossa aula contagiou aquelas pessoas, esse post também deixe você com vontade de viver essa experiência sensacional!

E, claro, se você já fez um curso lá e quer nos contar como foi, deixe seu comentário aqui embaixo. Adoraremos conhecer a sua experiência. 😉

Beijos e até mais!

Serviço Recipease Notting Hill

  • Site: http://www.jamieoliver.com/recipease/lessons/
  • Endereço: 92-94 Notting Hill Gate – W11 3QB
  • Estação de metrô mais próxima: Notting Hill Gate – Linhas: Central (vermelha), District (verde) e Circle (amarela)
  • Horários de atendimento: segunda a sábado das 8h às 22h e domingo das 9h às 21h
  • Fotos do Recipease: divulgação
  • Fotos da aula: tirei do meu celular (sorry pela baixa qualidade) 

Compartilhe nas redes:

Veja também

16
Deixe um comentário

avatar
8 Comentários do tópico
8 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentários mais recentes
Tópico de comentário em alta
9 Comentário do autor
Francine PereiraCarlosMarcia NichelattiJéssicaJosé de Oliveira Júnior Recent comment authors
  Inscrever-se  
Notificação de
Cabral
Visitante

muito legal, fiquei com água na boca, e as fotos não ficaram ruins, estão boas, abraço.

MaRamos
Visitante
MaRamos

Fran, sou uma das leitoras mais antigas do praveremlondres (#orgulho) além de amiga do casal Nah e João (os quais admiro muito)!! Fiquei muito feliz ao ler o e-mail do praveremlondres e ver que tinha um post seu aqui!!! Adorei o post, adorei a sua experiência e a forma como nos contou!!! Espero ver mais posts seus por aqui!!!! Ps. Meu marido ama cozinhar tbm e por consequencia, curte muito o Jamie Oliver. Há uns 10 anos atrás ele foi no fifteen e ele estava lá na cozinha, meu marido não pode conhece-lo, mais conseguiu que um garçom autografasse um… Read more »

Tina
Visitante

Muito legal! Tbém sou super fã do Jamie! Estou tentando convencer meu marido a ir fazer a aula de Knife Skills pq ele adora cozinhar, mas eu temo que um dia ele ainda corte o dedo fora com as super facas que usa!
As fotos ficaram bem boas! Keep Up the Good Work!

Ale
Visitante

Muito legal fran Parabéns os pães parecem muito gostosos mesmos bjsss

José de Oliveira Júnior
Visitante
José de Oliveira Júnior

Olá Fran! Parabéns pela aula feita na escola de Jamie Oliver e obrigado por compartilhar sua experiência – agora falta só compartilhar também os pães rsrsrs… fiquei até com pena dos pobres passageiros do metrô, sentindo o cheirinho delicioso dos pães fresquinhos! Aguardo outros posts seus. Abraços, José Júnior.

Jéssica
Visitante

Meu deus como eu me divirto lendo seus posts… Francine, antes de começar o post, você deveria colocar uma mensagem escrito o seguinte: ATENÇÃO, NÃO LEIA ESTE POST SE ESTIVER COM FOME! Rsrs

Marcia Nichelatti
Visitante

Muito legal seu post. Fiquei com fome aqui devia estar uma delícia. Abraço!

Carlos
Visitante

É muita coisa boa em um só lugar! Não tem como ler esta matéria e não ficar com água na boca. Parabéns pelo post!

Natasha & João

Somos um casal de jornalistas que viaja em busca de boas histórias para compartilhar com você desde 2010. Nosso objetivo não é apenas dar dicas de viagem sobre esse ou aquele destino, mas promover reflexões e inspirar.

nej_rodape

Assine nossa newsletter e receba dicas em primeira mão!