Depois dos quase três dias que passamos em Milão, no dia 31 de agosto de 2012 refizemos nossas malinhas para atravessar a “terra da bota” de Norte a Sul até chegar a Reggio di Calabria, na belíssima região da Calábria, onde passaríamos um mês para finalizar o processo de cidadania italiana do João e, é claro, aproveitar a segunda parte da nossa lua de mel. :)
Antes mesmo de sairmos do Brasil decidimos que faríamos esse trajeto de trem. Até daria para ir de avião, com a Alitalia, mas apesar de mais rápida (mais ou menos duas horas de voo, contra cerca de oito horas de trem), a viagem assim é mais cara (pelo menos era quando pesquisamos e continua sendo de acordo com a pesquisa que fiz hoje, como você pode observar na imagem abaixo) e muuuito mais sem graça. Afinal, nada como ver toda a paisagem da Itália da janelinha do trem, né?
Quer dizer, diz o João que a paisagem é maravilhosa. Eu não vi. :( Pois é, sou daquelas que dorme 5 minutos depois do embarque (seja de trem, ônibus, carro ou avião!). O João fica de cara e tenta me acordar sempre que acha algo que, na opinião dele, eu preciiiiso ver. Aí eu acordo, vejo, acho lindo e dois minutos depois durmo de novo. :( Bom porque a viagem passa rápido. Ruim porque eu perco o que há de melhor na viagem de trem: as paisagens.
Mas, enfim, pesquisamos bastante e concluímos que a melhor forma era ir de Trenitalia. E, antes que alguém possa questionar, esse não é um post pago, viu? É uma dica sincera, de dois viajantes que cruzaram a Itália usando os serviços dessa companhia e acham que vale a pena que outros viajantes façam o mesmo. :)
Fato é que comprar as passagens foi facílimo. Apesar de o site estar originalmente em italiano, no topo da página você consegue mudar tudo para inglês – o que facilita bastante pra quem, como eu, no parla italiano.
Pagamos 196 euros para os dois na passagem só de ida (porque não sabíamos ainda exatamente qual seriam nossos destinos pós-Calábria), indo na primeira classe.
Mas, no fim das contas, não achamos que valeu gastar mais ou menos 40 euros a mais (20 euros por cabeça) por esse “luxo”. A primeira classe nem era tudo o que esperávamos. O espaço entre as poltronas era pouco maior que os da classe executiva e o único arreguinho foi um combo jornal + bolachinha + café bem do safado.
Porém, pode ter sido azar nos trens que pegamos nessa viagem, ou então nos trens que trabalham esta rota, pois depois viajamos outras vezes de primeira classe e compensou MUITO – mas isso é história para os posts da terceira parte da lua de mel, que vem logo mais (e você não perde por esperar. #tudumpá :).
Apesar de termos comprado nossas passagens pela internet, dá pra fazer isso também direto nas estações – e os preços não variam muito, não. Nas maquininhas, você consegue ver todos os destinos disponíveis, horários, preços, etc. Comprar nelas é uma ótima saída para quem não sabe muito bem quando vai sair de uma cidade e ir para outra, apenas sabe que vai.
Avaliação final
No fim das contas, nossa única reclamação sobre essa longa viagem com a Trenitalia foi a falta de benefícios para a primeira classe. Pagamos a mais, queríamos mais, né? Fora isso, tudo lindo. Tá certo que a distância pesa contra essa opção, mas isso a gente sabia quando optamos por ir de trem, então não é motivo pra reclamar.
Pra quem curte um visu, acha um saco ter que chegar horas antes em aeroportos para os processos burocráticos pré-voo, não curte altura, é uma ótima opção – ainda mais não tendo uma low cost tipo Ryanair e Easyjet fazendo o trajeto.
Então, #ficadica. :)
E, agora, prepare-se. Os próximos posts terão cenas tipo estas…
Posso esperar sua companhia, né? O Sul da Itália vem aí, gente! \o/
Até logo mais. ;)
Beijos,
Nah.
16 thoughts on “Cruzar a Itália de Norte a Sul de trem é assim…”
Que viagem dos sonhos! Posta mais, posta mais! =)
Confesso que às vezes dá vontade de pular a lua de mel na frente de todos os outros planos de posts, porque tem taaaanta coisa legal e bonita pra mostrar… :)
Mas daí eu penso que é bom continuar na média de um por semana porque eu prolongo minha relação com essa viagem – que realmente foi dos sonhos. Então pode esperar que quarta que vem tem mais. hehe
Beijobeijo
Meu Deus Natasha,
Comecei a ler agora os posts de vocês, conheci o blog a 3 dias, e to viciada!
É um sonho tudo isso, e vou viajando com vocês, enquanto não realizo, só posso no máximo uma viajem por ano e olhe lá economizando muito bem durante o ano.
heheh
Ainda bem que posso! :)
Vou continuar por aqui, adorei vocês, já lia os seus artigos na Liderança (ou era VendaMais? não lembro) e já gostava bastantão, agora virei fã!
Beijooos!!!
Deni
Deni, que delícia de comentário. Fiquei feliz, feliz, feliz demaaaais não só por você ter curtido o que viu por aqui nos últimos três dias, mas principalmente por saber que meus textos da VendaMais e da Liderança também te agradavam, pois por aqui a gente sempre tem nosso trabalho reconhecido, mas em veículos como a VM e a Liderança é mais difícil, o contato com o leitor é bem menor. Ganhei meu dia. :)
Pode ter certeza que me dedicarei ainda mais por aqui depois de saber que tem gente como você, que nunca me viu na vida, que de alguma forma é ajudada pelos meus textos. Espero que você possa sonhar muuuito com as próximas viagens e que quando elas rolarem nossas humildes dicas sejam úteis no seu planejamento. Isso faz minha vida mais feliz.
Beijos e obrigada pelo carinho,
Nah.
Sabe o que eu adoraria? Fazer esta viagem de trem, mas parando em lugares estrategicos. AMO a Italia, talvez seja o meu pais favorito na Europa (mesmo sem conhecer muitos lugares) e aposto que cada regiao, cada cidade, cada esquina guarda um segredinho ou surpresa para o visitante.
Nossa, Chris, com certeza essa seria a melhor forma de explorar a Itália (que não tem como não amar, né?). Na nossa primeira visita ao país, alugamos um carro e rodamos pela Toscana parando nos cantinhos que mais nos interessavam. Se pudesse ($$$ e tempo!) fazer isso de Norte a Sul com certeza teria sido incrível. Mas a vida tá aí para sonharmos, então vou seguir sua boa ideia e planejar essa trip. ;)
Obrigada pela visita, lindona.
Beijobeijo
Nós optamos por fazer Munique > Florença de trem, também uma viagem de 8 horas, só pelo prazer de irmos olhando as paisagens *-* ansiedade matando agora que falta só um mês para a viagem osdufiodasfaisodf
Essas fotos no final estão prometendo posts excelentes, no aguardo haha
Beijo beijo
Tenho certeza que não vão se arrepender da escolha, Pri. Viajar de trem é uma delícia. :)
Eeeee, falta só um mês!! \o/
Eu tô ansiosa por você, sabia? hehe
Opaopa. No aguardo por sua companhia nos posts todos. :)
Beijobeijo
Nah, como sempre dicas úteis e bacanas!!!!! Imagino que pela diferença de preço pra primeira classe vcs queriam um “plus”… mas acontece né…
e super ocmpartilho da sua atitude: em 5 minutos eu to dormindo.. pq eu sou BEM assim tbm! hehehehe bjosssss
Exato. Queríamos o famoso “plus a mais”. hahaha
Ai, tão bom dormir, né, amiga? hahaha
Obrigada pelo carinho de sempre, amore. Adoro sua companhia por aqui. :)
Beeijo
Olá Natasha, seu site está me ajudando muito, pois estou pensando em fazer a mesma em janeiro de 2015. Gostaria de ir para Amantea, fica na região da Calábria, existem trens diretos de Milano para cidades do sul?
Que bom que estamos ajudando, André. Ficamos felizes em saber. :)
Direeetos eu não sei. Fizemos com essa “baldeação” em Napoli, mas é bem tranquilo.
Acessa o site da Trenitalia para ver. ;)
http://www.trenitalia.com/
Abraços!
Cara, achei demais, na moral. Parabéns pela publicação!
Valeu, Carla!