Pra mim, uma das coisas que mais fazem Londres ser Londres é poder ver diversas cidades dentro de uma. E não tô falando da diversidade cultural proporcionadas pelas mais de 270 nacionalidades que vivem na cidade e falam 300 idiomas, mas de seus bairros.
Basta sair um pouco do centro para se sentir em outra cidade – ou até mesmo país, por que não?
A lista de bairros que merecem a visita em Londres é imensa e formatar um roteiro de três, cinco, dez ou 100 dias na cidade é uma missão complexa que deve ser muito bem planejada para você aproveitar ao máximo sua temporada aqui.
Um dos meus bairros preferidos se encaixa bem nessa definição. E é sobre ele que vou falar um pouco hoje. Hampstead é, seguramente, uma das áreas mais charmosas de Londres. Não faltam motivos pra você incluí-lo em sua lista pra ver em Londres. =)
O bairro fica na zona norte de Londres, no borough de Camden. É conhecido por ser um reduto dos ricos e famosos. Fica a 10 minutos de metrô da estação Camden Town e a cerca de 20 minutos da Oxford Street.
Nem sempre é uma opção de quem visita a cidade pela primeira vez, mas é um passeio que eu aconselho. Talvez até mesmo se você tem poucos dias aqui. Isso, é claro, desde que não se importe em abrir mão de uma atração ou outra da lista de “como assim você foi para Londres e não viu tal coisa?”.
Falo isso porque é normal a gente se prender a visitas “obrigatórias” quando viaja, mas não se sinta mal em trocar várias horas investidas na fila da London Eye por uma ida a um bairro especial como Hampstead, se essa for sua vontade. Não que o passeio na London Eye não valha. É lindo, mas pode consumir boas horas do seu dia.
Mas, enfim, esse foi apenas um exemplo para ilustrar a ideia. Viajar é um ato de liberdade, mas muitas vezes acabamos nos prendendo nessas obrigações simplesmente “porque tem que ir/ver/fazer”.
Se me permite o conselho, a gente tem procurado praticar um turismo mais livre quando viaja, abrindo mão de certos lugares clássicos e imperdíveis pra curtir programas que têm mais a nossa cara. E tem sido ótimo. =)
Curtir bairros foras do circuito turístico é um desses programas!
O que fazer em Hampstead: uma sugestão de passeio a pé
Vou contar aqui um resumo do passeio que fizemos na última vez que fomos pra lá. Nossa missão naquele sábado de calor e céu azul era andar pelo bairro já pensando em escrever esse post que você está lendo agora!
Como bem diria Barney Stinson (personagem do seriado How I met you mother), challenge accepted!
O resultado da nossa caminhada estratégica foi algo bem perto do mapa abaixo. É um passeio sugerido que eu garanto que vai te encantar, mas não deixe de virar à esquerda quando o mapa aponta a direita vez ou outra. Não tenho dúvidas de que você vai descobrir outros lugares legais! =)
Seu dia vai começar na estação de Hampstead (linha preta – Northern Line).
Na Hampstead High Street, principal rua do bairro (que fica em frente à estação) você vai encontrar diversas lojas legais, livrarias, cafés e restaurantes. Mas, antes disso, cruze a “avenida” e desça a Heath Street. Logo você vai passar em frente a Louis, uma confeitaria húngara cheia de delícias na vitrine. Pode ser uma pausa interessante antes de começar o passeio.
Pouco adiante está o The Horseshoe, melhor pub da região para apreciar cervejas artesanais! O pub é comandado pela Camden Town Brewery. As ótimas cervejas dos caras estão em peso lá – além de várias outras.
Logo ao lado do pub fica a Melrose and Morgan, lugar perfeito (apesar de um pouco caro) para se abastecer para o picnic de mais tarde no Hampstead Heath. Eles vendem kits prontos ou customizáveis! Se quiser fazer o picnic gastando menos tem um supermercado Tesco Express quase em frente a Louis.
Seguindo rua abaixo você verá um beco que tem um antiquário e algumas lojas de roupas e joias. Nada sensacional, mas vale dar uma olhada.
Saindo do beco continue a descida e vire à esquerda na Perrin’s Court. É uma rua para pedestres com alguns restaurantes. Mas a “atração” principal da rua é, sem dúvida, esta casa:
Uma foto publicada por Pra Ver Em Londres (@praveremlondres) em
Ao fim da Perrin’s Court você estará na High Street, via principal do bairro. Suba até chegar novamente ao seu ponto de partida. Agora você vai pegar a mesma Heath Street em que começou o passeio, só que na direção oposta.
Suba por uns 200 metros e atente-se à escadaria à esquerda da rua (Holly Mount Steps). É por ali que você vai seguir e, provavelmente, começar a se apaixonar por Hampstead.
Você sai da muvuca central do barro e começa a ficar com vontade de morar ali.
Seguindo pela rua da escadaria você chegará ao pub The Holly Bush. Adianto que será um dos pubs mais lindos que verá em Londres. Entre e suba as escadas nem que seja apenas para admirar as salas.
Esse é um pub frequentado por locais, é supertradicional e assinado pela Fuller’s, maior cervejaria artesanal do país. É tudo o que você esperar de um verdadeiro pub inglês.
Continue a caminhada, atravesse a rua e siga pela calçada cercada de árvores. Nessa área, em qualquer rua que caminhar, como a da foto abaixo, estará vendo e vivendo o bairro. “Perca-se” por ali. Você vai curtir demais!
A segunda parte do passeio começa novamente na estação. É hora de seguir para a Flask Walk, uma travessa exclusiva para pedestres que vai fazer você ter certeza de estar numa pequena cidade do interior. Lojinhas, restaurantes, cafés, floricultura, barbearia e por aí vai. Se a sede bater, o pub The Flask é uma ótima pedida. Ambiente lindão e boa carta de cervejas locais (Young’s e Camden Town Brewery estão entre os destaques).
Ao cruzar a travessa, que deve ter uns 100m, siga à esquerda pela Back Lane para admirar a simetria da arquitetura londrina e começar o trajeto rumo ao parque Hampstead Heath.
Logo à frente você vai ver a Heath Street novamente. Mas poucos metros antes eu arrisco dizer que seu instinto vai te puxar para essa ruela da foto, que fica à direita.
Siga por ela para chegar aqui:
Uma rua que leva ao nada. No curto caminho, muito verde e casas com jardins floridos. Olha só…
Ao voltar, continue a caminhada à esquerda. Olha a ignorância da beleza da casa que estará em seu caminho.
Pouco adiante fica uma das primeiras mansões erguidas na região, em 1704. A Burgh House & Hampstead Museum é linda e aberta a visitas. Há um pequeno museu que conta a história do bairro e um café com mesinhas ao ar livre que pode ser mais um bom refúgio antes de continuar o passeio. Enquanto visitávamos, ela servia de locação para um ensaio fotográfico de noivos.
Ao sair dali continue sua jornada rumo a um dos mais belos parques de Londres. Antes dele, porém, dá tempo para curtir mais um pub (The Wells Tavern). Surgiu um pub crawl em Hampstead ou estou enganado? =)
Siga pela mesma rua (Wells Walk) para chegar até o parque.
Chegando ao Hampstead Heath
O parque é imenso e para qualquer lado que você ande “estará em boas mãos”.
Uma curiosidade legal é que ele tem três lagos em que você pode nadar. Há um exclusivo para mulheres, um para homens e outro misto. Se estiver no verão, é uma ótima pedida. Em dias quentes prepare-se para pegar uma boa fila. O acesso aos lagos custa £2.
Como a essa altura você já deve estar cansado de tanto andar, caminhe em direção ao Parliament Hill, uma colina dentro do parque que é mais um lugar perfeito pra ver Londres do alto. A vista é mágica. Lembra quando sugeri que você fizesse compras para o picnic? A hora é agora! Torço para que seu dia esteja lindo como este!
O passeio está quase acabando, mas antes de seguir com destino à estação de Hampstead Heath (não é a mesma que você chegou), ainda dá tempo de ter mais uma bela surpresa pelo caminho. Uma das primeiras casas na saída do parque teve ninguém menos do que George Orwell como residente. E ele dizia estar numa pior em Londres, hein?
Saindo do parque pela rota sugerida no mapa você chegará na estação de Hampstead Heath (overground). Você acabou de ter um dia delicioso em Londres.
Onde comer em Hampstead
Você pode comer a boa e clássica comida de pub em qualquer um dos pubs que citei no post. Mas a área é cheia de restaurantes, cafés e padarias. Além do que eu citei anteriormente, recomendo a Gail’s Artisan Bakery e a Le Pain Quotidien, que já foram pauta de post aqui, a hamburgueria Spielburger e a barraquinha de crepe de rua La Creperie de Hampstead. São algumas dicas, mas você vai ver muitos outros legais por lá. Explore! =)
Todos eles ficam entre a Heath ou Hampstead Street ou na Flask Walk. Você certamente vai passar em frente a todos se seguir a rota sugerida. Só a creperia que está 50m abaixo da linha traçada na Hampstead Street.
Mapa do roteiro sugerido
Outros roteiros a pé em Londres
Londres a pé: Roteiro em Greenwich, um dos melhores bairros de Londres
Londres a pé: roteiro Tower of London e arredores
Quer sugerir algum outro roteiro a pé? A gente vai adorar conhecer sua sugestão, fazer o passeio e registrá-lo em fotos pra você! =)
Até a próxima!
João
22 thoughts on “Londres a pé: roteiro por Hampstead, um dos bairros mais charmosos de Londres”
Que fotos lindas! Eu não sabia que era tão charmoso! Um amigo meu morou neste bairro, sempre fala, mas eu soube só quando já tinha voltado. E eu não conheci este lugar, affff! Vou lá ler o post da depressão pós Londres denovo!
Obrigado, Marcele!
É mais um motivo pra voltar, então. =)
Casal, sabem que foi em Hampstead que vi a primeira raposa da minha vida? kkkkk
Da ultima vez fomos a pé de St Johns Wood até Hampstead, passando por Belsize Park. Meu marido morou perto do metrô Chalk Farm.
#coisasquesoLondresfazporvoce
Que lembrança legal, Lu!
A primeira vez que vi também foi em Londres. Hehe
Tem planos de vir pra cá?
João, minha hospedagem 0800 furou agora em Agosto. Vou ver se nossos amigos podem nos ceder o apartamento em Out. Quero muitooooooo ir. Beijo pra vc e pra Nah!
Na torcida pra que dê certo, Lu! Beijão! =D
O crepe de rua que comi em Hampstead foi o melhor do mundo. Sem falar que o bairro é um charme só.
Adorei o roteiro.
Assino embaixo, Tania! =) Obrigado.
Muita delicadeza nessas fotos *.*
Parabéns pela matéria.
Muito obrigado, Letícia! =)
Ameii tudo calmo e lindo!
É bem por aí, Vanessa! =)
Olá, João! Ótima sugestão de local a se visitar em Londres, uma espécie de “pausa” em meio ao agito da cidade… lembro-me de ter lido que, além de George Orwell que você citou, também viveram em Hampstead os poetas românticos Keats, Shelley, os escritores D.H. Lawrence e H.G. Wells e o pai da psicanálise, Freud. Haja plaquinha azul! Um cenário literário e intelectual perfeito, que torna o bairro uma atração imperdível! Obrigado pela dica! Abraços, José Júnior.
Isso mesmo, José! Não é à toa que esse pessoal morava lá, viu. Hehe Abração!
Simplesmente lindo…Saudades de Londres!!
Oi, outro dia descobri o site de vocês quando bateu uma depressão e saudade de Londres. Adorei tudo e volto sempre para ver as novidades. Amei o lindo post da visita a Hampstead – preciso ir na próxima viagem ! Lindas fotos, e ótimas dicas, meus parabéns.
Abraço !
Bia
Muito obrigado, Bia! =)
Adorei o.blog e suas dicas
…principalmente as fotos lindas. Vcs já conhecem os 7 cemitérios mais famosos de Londres? Vi uma matéria a respeito e são lindos. Podia rolar uma tour pelo olhar de vcs hein? ;)
Oi, Gaspar. Tudo bem?
O único cemitério que visitamos foi o Highgate (onde nomes como Karl Marx e Douglas Adams “descansam”): http://praveremlondres.com.br/2010/06/09/visite-karl-marx-e-a-bela-regiao-em-que-ele-descansa/
Mas curtimos a sua ideia, viu? Vamos pesquisar mais e planejar esse tour. heh
Obrigada pela visita e pela sugestão!
Abraço
Que delícia ler sobre Hampstead. Fui parar no bairro por causa do Hampstead Heath mas andei pelas ruas, coisa que adoro fazer e Londres é perfeito pra isso, como vocês dizem no primeiro parágrafo. Que delícia de bairro, residencial, casas maravilhosas, umas subidas, o que não é muito comum em Londres e uns pubs que parecem ser frequentados por locais, o que dá um charme tb à cidade multicultural, cosmopolita, real capital do mundo, hahaha. Andem mais pelos bairros de Londres, por favor.
Pode deixar, Renata! Esse assunto está sempre em pauta por aqui. =)