Ale Trail: de pub em pub fazendo a rota da cerveja de um personagem histórico

Conta a lenda que há muitos e muitos anos um pobre homem do campo chamado Dick Whittington ouviu dizer que as ruas de Londres eram pavimentadas com ouro. Em busca da riqueza, o Chico Bento inglês rumou para a metrópole.

Somente quando aqui chegou, trazendo consigo apenas o seu gato e uma trouxinha (no maior estilo Chaves indo embora da vila), descobriu que havia sido enganado – quem ousaria dizer?

Começou, então, a trabalhar como auxiliar de cozinha na casa de um homem muito abastado. Quase todos na casa eram gentis com ele. A excessão era o cozinheiro, que o maltratou tanto, mas tanto que fez nosso amigo Dick desaparecer, levando consigo o gatinho que mais tarde o tornaria um lorde cheio de libras no bolso.

Mais do que isso, faria nosso Chico Bento britânico se tornar o poderosoLord Mayor of London por três vezes.

Lord Whittington
Lord Whittington

Li a história em três lugares diferentes e em nenhum deles ela coincidia. Mas, em resumo, o tal gato foi o responsável por dar um fim em uma infinidade de gatos que incomodavam um bocado a vida de um patrão de Whittington. Como agradecimento, o ricasso pagou uma fortuna ao nosso herói e a partir daí ele começou a escrever sua história como futuro prefeito de Londres.

Nesse desenho, dos distantes idos de 1936, você acompanha uma versão não tão heróica, mas bastante divertida e um tanto viajada sobre como o gato acabou com os ratos.

Ok, na verdade essa versão da vida do antigo prefeito não é nada real. Ele de fato existiu, mas sua história de vida é completamente diferente e não nos interessa no momento ;) Se quiser ler mais sobre, esse é um bom início.

Conhecemos Dick e seu gato em um folder que pegamos no The Crown, um pub localizado nos arredores da Piccadily Circus.

Esse pub vale uma visita: 64, Brewer Street, W1 Piccadilly Circus
Esse pub vale uma visita: 64, Brewer Street, W1 Piccadilly Circus

O panfleto, que trazia seis mapas com diversos pubs no caminho, tinha o título: Follow the Dick Whittington Ale Trail (Siga a trilha da cerveja de Dick Whittington).

www.londonaletrail.co.uk
www.londonaletrail.co.uk

Até então eu não conhecia o figura, mas a ideia de refazer seus passos em busca da fortuna (cervejas e mais cervejas) parecia um tanto interessante. Ainda mais pelo fato de algumas trilhas estarem localizadas em partes incríveis da cidade. Já valeriam a pena mesmo se fosse apenas para fazer uma simples caminhada. Algumas delas:

  • Westminster to Picadilly
  • London Bridge to Tower Bridge
  • The Financial District

Escolhemos The Financial District por ser uma área cheia de construções antigas, que remetem aos primórdios do período pós-Grande Incêndio. Andar por essa região é fazer uma viagem no tempo e na história de Londres. Eis a rota:

A trilha fica nos arredores da Liverpool Street Station
A trilha fica nos arredores da Liverpool Street Station

As regras da nossa brincadeira alcoólica eram duas:

  • Tomar somente cervejas artesanais inglesas
  • Apenas uma pint por pub

Só não contávamos com o fato de um imprevisto atrapalhar nossos planos….

Ficou curioso?

Então acompanhe p desenrolar da história no vídeo que mostra como foi a nossa aventura!

Cheers!

Outro ponto que merece um comentário é que todos os pubs de todas as rotas fazem parte de uma rede: a Nicholson’s. O esquema é, no fundo, uma puta sacada de marketing que faz você ter vontade de passar por todos os bares da rede. O que é fantástico para eles e nada mal pra você, não acha?

Ah, vale lembrar que se você passar por cinco pubs e carimbar seu mapa em cada um deles (uma pint dá direito a um carimbo), você ganha uma camiseta dizendo que você fez a rota!

A trilha é legal porque faz você brincar com sua imaginação, sair um pouco da rotina e viver um lance forte da cultura inglesa de uma forma bem original.

Recomendamos!

Mas se quer um conselho, prove as cervejas antes de pedir uma pint. Algumas podem não proporcionar uma experiência tão bacana assim. No vídeo você vai entender o por quê!

durante o percurso...
durante o percurso…

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Parceiros

Booking.com

Siga-nos

21 thoughts on “Ale Trail: de pub em pub fazendo a rota da cerveja de um personagem histórico

  1. Peço para nossos amados leitores não repararem na amadora filmando… Não sabia que se eu virasse a câmera o João (e tudo mais) aparecia virado. ahhahaha

    Sorry, guys. =)

  2. hahahaha esquenta a moringa não… a gente entende q já estava sob o efeito do alcool :P
    vcs são uma comédia e a idéia foi show!

    ps. se deixar eu comento em todos os post haha vou ficar quieta. chega. tchau. ;)

  3. Olha, a matéria ficou bem bacana, na expressão da Nati.
    Sinceramente, desejo percorrer a trilha naquele sentido!!!
    Um abraço, não demorem!!!

  4. Oi, tudo bem por ai, não me sinto invejado pois já fiz essa rota/trilha a muito tempo atrás, vcs nem eram nascidos, foi de bar em bar de put eu disse put (não é pub) é put……eiro, eheheheheh ahahahahah, vivi momentos intensos por 3 dias, ainda bem q existe a lembrança pois não tinha com filmar/fotografar então o q seria de nós se não houver a lembrança dos dias vividos na mais absoluta alegria e contetamento, isto é teu ninguém tira, minha rota foi em Curitiba eheheh ahahah,só pra descontrair e rir um pouco, tá tudo muito bom bonito e desejo a vcs muita paz saude sucesso e boa sorte sempre.Viva o nosso Coritiba/Coxa Campeão.

    1. hahahahaha
      Essa sua trilha aí eu passo, tio! hahahaha

      Mas lembranças são as melhores coisas que temos na vida. Acho que estamos fazendo um bom trabalho nesse sentido. hehe

      Dá-lhe verdão!! =)

  5. Nat e João de deos…
    Amei os pubs, o passeio, ai tudo…
    Me apaixonei por Londres, hoje falei de vocês na Quantum e fiquei o dia todo pensando nisso… parece que estou ai… rsrsrrs…Se continuar assim, o Canadá vai esperar…rsrsrs…

    Bjs e não parem

    Ana

  6. João e Natasha… só uma coisa não ficou muito clara pra mim: como faz para participar deste tour? É só ir até um dos pubs da rede?
    Sempre posts interessantíssimos… parabéns mais uma vez!
    Abração pro casal!

    1. Fala, Bruno!

      É só ir até um dos pubs participantes e pegar o mapa da rota.
      Não esqueça de ir carimbando pra ganhar a camiseta.

      Abraço

  7. Genteeee, não acredito que 3 dos 5 pubs estavam fechados!!!
    tratem de pegar outra rota e fazerem antes de outubro, ok?? hehehe

    bjosss

  8. Ahhhhhhhh não acredito que vocês fizeram a rotaaaaa!!! Que leeegaaall!!! Com certeza quando nós pegamos o flyer do PUB deu uma vontade imeensa de percorrer a trilha… uma pena que não pudemos estar juntos com vcs nessa… mas cooom certeza vcs devem ter amado (isso tenho certeza mesmo)!! Ficooo muiito feliz por vocês casall!! E Johnyy muitas beras quentes no caminho?? ahahaha Bjooooss atééé daqui alguns mesesss!!!

  9. E Nahhhh que saudaaaaade que deu de vc e desse teu jeitinhoooo =) Ah, e o video torto nem foi problema pode ter certeza hehehe… Saudade de tomar pints e pints com vcssssssssssss

  10. Olá, sou uma brasileira que mora em Madri e buscando dicas para Londres, encontrei o blog de vcs. Muito legal o vídeo!!! Deu até vontade de tentar fazer alguma das rotas, mas durante a semana! hahahaha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code

Recentes

Barrio de las letras - Madrid

O horror de Guernica e a anarquia da felicidade

Picasso vivia em Paris durante a ocupação nazista. Certa vez, foi abordado em seu apartamento por um oficial alemão, que ao ver uma foto de Guernica (a obra), perguntou: – Foi você que fez? Picasso respondeu: – Não, foram vocês. Esse post conta a história de uma das obras de arte mais impactantes da história e da experiência de vê-la de perto.

Leia mais

NATASHA & JOÃO

Em 2010 fomos fazer um intercâmbio em Londres e lá nasceu o blog. De lá pra cá muita coisa mudou, menos a nossa vontade de explorar o mundo.

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo!

* campos obrigatórios