Mais de 4 milhões de objetos estão expostos no Victoria and Albert Museum (o V&A, para os íntimos), o maior museu de artes decorativas do mundo! São 145 galerias, espalhadas por mais de 50 mil metros quadrados (o que equivale a mais de cinco campos de futebol!), com artefatos milenares que representam as culturas europeia, norte-americana, asiática e norte-africana!
Pois é, os números (e as informações) impressionam. Mas eles não são nada perto do verdadeiro valor do museu cujo nome homenageia a Rainha Victoria e o Príncipe Albert e que desde 1852 encanta os londoners e os visitantes da cidade…
–> Prepare-se para um bombardeio de fotos! :)
Mas, calma, vamos deixar as obras do museu de lado para entrarmos juntos nele.
É que a experiência começa lá fora. Para quem vai de metrô, o V&A (assim como seus vizinhos Natural History Museum e Science Museum) fica muito próximo à estação South Kensington. Desembarcando do tube, você tem duas opções:
- Subir à superfície e curtir o delicioso bairro cheio de cafés adoráveis, lojinhas legais, ruas bonitas e arborizadas, gente feliz :) e onde estão alguns dos museus mais incríveis de Londres – e correr o risco de atrasar
muitãoum pouco sua entrada no museu;
- Seguir pelo “underground” e dar de cara com uma das entradas do museu.
Se você vai pra lá cedão, pode ser uma boa subir à superfície, tomar um café da manhã gostoso pela região (a gente recomenda o Gail’s), dar um rolezinho pelos arredores e depois ir ao programa principal do dia.
Mas se esse não for o caso, ir direto pelo “andar de baixo” é uma boa. O túnel comprido, que sai de dentro da estação e que volta e meia tem trilha sonora ambiente (por causa dos “buskers”, os músicos que tocam pelas ruas/metrôs), leva à entrada da minha galeria preferida: a de esculturas.
Muita coisa linda, né? Agora pensa comigo: só a coleção de esculturas tem 22.000 objetos. O que você viu aqui é apenas um aperitivo do aperitivo. :)
Por isso mesmo, quando você sai da área das esculturas é normal pensar: “nada mais pode me surpreender nesse museu. Já que vi a nata. Muáááhahahaha.”
Tsss, sabe de nada, inocente. Tem muito mais! =D
Como não se encantar com a área das joias?
Ou, ainda, com as galerias que contam a história do Reino Unido (e, por que não?, do mundo) apresentando a evolução da moda? Elas também são sensacionais!
E, puxa, tem ainda objetos irados do Japão, da China e da Índia…
Pinturas, gravuras, ambientes de época decorados, peças em ouro, prata e bronze…
… e MUITO MAIS!
Tem peças de artistas conhecidos (como Rodin, Picasso, Raphael, Donatello, Mestre Splinter) e obras de artistas que você pode até não conhecer, mas que têm obras tão incríveis quanto as dos mais renomados artistas! Pra você ter uma ideia, o tapete persa mais importante e histórico do mundo está lá!
Além disso, o museu sempre tem exposições temporárias superlegais rolando (a programação completa você encontra aqui), há vários eventos noturnos interessantíssimos (detalhes neste link), há diversas opções de tours guiados, audioguide, guidebooks, a lojinha é bacanérrima, o café é bem gostosinho, as salas são liiindas… enfim, motivos para você se apaixonar pelo V&A não faltam! Basta você encontrar o seu (ou os seus, o que, definitivamente, é bem mais fácil)!
E nisso o site oficial do museu pode ajudar. Ao navegar por ele você vai perceber como tudo que escrevi aqui é real. ;)
Ou seja, não dá nem pra pensar em dar menos do que 5 estrelas pro V&A. Toma aí, V&A!
E aí, consegui convencer você a conhecer o Victoria and Albert Museum? Independente da sua resposta, tenho mais um argumento – as fotos abaixo, feitas pelo João:
Agora sim, convencido, né? :)
Então programe umas boas horas para explorar mais esse tesouro de Londres. Você não vai se arrepender!
Até o póximo post!
Beijobeijo,
Nah
Informações úteis Victoria and Albert Museum
- Site: http://www.vam.ac.uk/
- Entrada: gratuita para exposições fixas (todas as citadas aqui!)
- Endereço: Cromwell Road, London SW7 2RL
- Como chegar:
– South Kensington (linhas: Circle – amarela, District – verde, e Piccadilly – azul escura) é a estação de metrô mais próxima
– Os ônibus C1, 14, 74 e 414 param bem próximo à entrada principal do museu
- Horários de funcionamento: Diariamente das 10h às 17h e às sextas-feiras das 10h às 22h
- Para saber tudo que você precisa para planejar sua visita acesse este link.
- Já escrevemos sobre vários museus de Londres aqui no blog. Para conferir a lista completa de posts clique aqui.
- Não esquece que tem mais fotos no nosso Google+!
Assine nossa newsletter!
Gostou desta dica e quer saber das novidades do Pra Ver em Londres sempre em primeira mão? Assine nossa newsletter. Ela é gratuita! E os assinantes recebem nossos posts novos antes de todo mundo!
14 thoughts on “Museus de Londres: apaixone-se pelo Victoria & Albert Museum”
Bom diiiiiaaaa !!!! Simmmmm, V & A é um luxo só, eu estive lá e é indescritível a emoção para quem gosta de história e arte. Destaco a atenção e cordialidade dos funcionários, fui MEGA bem tratada, a lojinha tb é sensacional para comprinhas =) Bjks Nah
Verdade, Betinha, atenção e cordialidade é uma marca dos britânicos, né? :)
Aiaiai, essas lojinhas de museus são sempre tentadoras. haha
É preciso ter auto-controle pra não exagerar nos gastos. hehe
Obrigada pela visita e pelo comentário. ;)
Beijos
Museu TOP demais, que perfeição aquelas esculturas! :o
Existe algum museu dedicado somente a história da Família Real em Londres? Sou fascinado pela monarquia, com certeza seria uma das primeiras visitas.
Parabéns pelo post, riquíssimo em informações e claro, em fotos. Abraço ;)
Valeu, Higor! :) :)
Se tem, ainda não conhecemos. Mas vou pesquisar – e se encontrar, prometo que programaremos uma visita para conhecê-lo (e, claro, para poder produzir um post).
De qualquer forma, a National Portrait Gallery tem MUITO quadro que retrata a Monarquia – e junto com os quadros há muita informação interessante sobre a Família Real. Contamos um pouco sobre isso aqui: http://praveremlondres.com.br/2014/02/18/national-portrait-gallery-a-historia-do-reino-unido-em-retrato-em-londres/
Espero que goste do post.
Obrigada pela visita e pelo comentário – é sempre bom ver nomes se repetindo nos comentários. Sinal de que estamos conquistando uns leitores fiéis, né? hehe
Volte seeempre. ;)
Abraço!
Opa, valeu Nah! Vou dar uma conferida lá no post sobre o National Portrait Gallery.
Toda semana fico no aguardo das matérias do site, sempre bom para fazer um planejamento futuro, conhecer novas histórias e para se divertir também. :D
Podem ter certeza que estão conquistando desde 2010 muitos leitores fiéis, descobri o site a pouco tempo mas, já me incluo nesta lista. \õ/
Eeee, valeu, Higor!! :) :)
Espero que goste do post da National Portrait Gallery!
Beijo/abraço
Olá Natasha! Agradeço pelas excelentes dicas de visita ao V&A Museum. Não imaginava a existência dessa grande quantidade de galerias, com tanta diversidade de arte de vários países em um só lugar… Com certeza, vale a visita! Abraços, José Júnior.
Pois é, José, a grandiosidade do V&A impressiona. Aliás, todo bom museu em Londres tem essa capacidade. hehe
Que bom que gostou! :)
Abraço
Nah fiquei com a maior vontade de conhecer e passar horas, mas se posso dar uma dica seria legal incluir a informação do valor da entrada ou se é gratuito.
Sei que tem o link do museu porém como tem horário de funcionamento achei que ficaria legal incluir.
Parabéns!
MENINA, não acredito que não incluí essa informação básica. haha
JURO que achei que tinha colocado. Até dei um Ctrl+F pra procurar o “a entrada para as exposições fixas é gratuita”, que juraaaava que tinha escrito. hahaha
Obrigada pelo alerta. Já adicionei a informação no texto, mas repito aqui: a entrada para as exposições fixas é gratuita (ou seja, não precisa pagar pra ver tudo que citamos no post!). Já para algumas exposições temporárias é preciso pagar, sim – e às vezes até comprar com antecedência, porque dependendo da importância da exposição os ingressos podem voar. :)
Agradeço a visita, o comentário e o cutucão. hehe
Volte sempre, viu?
Beijos