EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Um dos pubs mais antigos de Londres: Ye Olde Cheshire Cheese

Um segredinho antes do texto: O post de hoje é uma pequena amostra do que você vai ler no guia de pubs de Londres que estamos escrevendo. Vamos reunir dezenas de dicas de pubs cuidadosamente selecionadas para você que deseja ter uma imersão na cultura cervejeira londrina. A produção está a plenos vapores. Em algumas semas ele será divulgado.  Se quiser mais leia o post Vem aí: Guia de pubs de Londres e nossa primeira cerveja. 

A placa ao lado de fora do pub localizado em um beco que poderia ser o cenário perfeito para um crime de Jack, o Estripador anuncia que você está prestes a entrar em um ambiente mágico! O Ye Olde Cheshire Cheese foi REconstruído em 1667, após o Grande Incêndio de Londres de 1666. Não sei você, mas só de imaginar algo assim já me dá vontade de sair correndo pra lá conhecer.

Ainda mais quando você descobre que antes da reconstrução o prédio abrigou um mosteiro no século XIII e outros pubs com nomes diferentes até o Grande Incêndio rolar e mudar a história de Londres.

A gente já havia falado sobre o pub quando recomendamos cinco pubs em Londres, mas hoje ele voltou porque fizemos um vídeo (fim do post).

Pra Ver em Londres - pubs de londres - Ye Olde Chesire Cheese

Há uma disputa intensa entre alguns pubs de Londres que dizem ser o mais antigo da cidade. Como aqui não somos donos da verdade pra dizer se é esse ou aquele, garantimos apenas que o Cheshire impressiona em todos os aspectos e vale muito a sua visita.

O pub é uma viagem. A serragem espalhada por boa parte do chão vai te fazer crer que um cavalo acabou de passar por ali. O espaço é todo de madeira, bem como antes do incêndio. Imagino como deve ter sido consumido rapidamente pelo fogo. A combinação madeira/serragem/cerveja, aliás, garante um cheiro único ao ambiente.

Pra Ver em Londres - pubs de londres - Ye Olde Chesire Cheese

O casarão é dividido em várias salas, umas um tanto elegantes e outras mais focadas na bebedeira. Seja onde você acabar, estará em boas mãos. Cada cantinho do Cheshire tem seu charme garantido. Mas “cuidado” pra não se perder após umas e outras. É tanta escada e tanta sala que é fácil perder o rumo. Ou bater a cabeça no teto. =)

Pra Ver em Londres - pubs de londres - Ye Olde Chesire Cheese

Pelo lado cervejeiro, prepare-se para se deliciar com diversos rótulos da Samuel Smith’s, uma pequena cervejaria da região de North Yorkshire, fundada em 1758, que é excelente. Ela é vendida tanto on tap (chopp) como em garrafas. Sugiro que desça até a adega subterrânea para beber nas mesas comunais. Uma experiência e tanto.

Uma coisa legal da Samuel Smith’s é que até hoje eles mantêm os métodos de preparo utilizados no início de sua história. Isso vai desde contar com seu próprio tanoeiro, um cara exclusivamente dedicado a produzir barris de madeira, até fazer entregas próximas em uma carroça conduzida por dois belos cavalos.

Pra Ver em Londres - pubs de londres - Ye Olde Chesire Cheese

Passar algumas horas no Ye Olde Cheshire Cheese é garantia de beber bem e vivenciar uma aula de História. Programa certeiro pra todas as horas!

Pra mostrar melhor o pub por dentro editamos um trecho da palestra que fizemos recentemente no Congresso Nacional de Destinos de Viagem em que falamos sobre esse pub. Tem várias imagens legais pra você passear por dentro desse que é um dos mais históricos pubs de Londres.

ONDE FICA

Endereço: 145 Fleet St, London EC4A 2BU

Site: Não tem

Estação de metrô mais próxima: Blackfriars (District line – verde e Circle Line – amarela)

Dica: Vai sem erro no Fish and Chips e aproveite para conhecer os diversos rótulos da Samuel Smith’s.

QUANTO CUSTA UMA PINT

A partir de £4.

COMIDA

Comer em pubs é sempre uma incógnita. Às vezes a comida é deliciosa, às vezes asquerosa. Mas no Cheshire poder comer tranquilo e feliz.  O fish and chips, por exemplo, é delicioso.

DESTAQUE

Em meio a tanta história e fatos curiosos é difícil escolher um destaque sobre esse pub, mas vale dizer que Charles Dickens era frequentador da casa. Seu clássico A Tale Of Two Cities (Um conto de duas cidades) tem trechos que se passam no pub. Além disso, o Cheshire Cheese também inspirou o clássico da literatura infantil inglesa The Cheshire Cat, o gato profético que disse à Alice uma das mais famosas frases da literatura: Se não importa aonde vai qualquer caminho serve.

Pra Ver em Londres - pubs de londres - Ye Olde Chesire Cheese

Como sempre, nosso perfil no Google Plus reúne fotos que não entraram no post. Clica na foto para ver o álbum

 

E aí, gostou? É mais ou menos isso que você pode esperar do nosso guia de pubs que em breve será lançado. Além de reunir sugestões de alguns dos melhores pubs de Londres, sempre com várias fotos e descrições detalhadas, cada dica trará fatos curiosos e boas histórias para tornar sua viagem ainda mais rica e produtiva.

O guia ainda terá muitas dicas extras, mas por enquanto essa amostra que dei hoje tá de bom tamanho, né?

Outros pubs e cervejarias que já apareceram aqui

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Olá João! Realmente esse pub é uma aula de história. Como se não bastasse ser citado por clássicos da Literatura como Charles Dickens e Lewis Carroll, o pub ainda tem como atrativos boa comida, boa cerveja, ambiente interessante. Ótima sugestão, está anotado! Abraços, José Júnior.

  • Amei a matéria sobre os pubs de Londres. Estou louca para visitar a Inglaterra mas visitar de uma maneira diferente, e vocês estão me ajudando muito em criar um guia único para conhecer cada cantinho de Londres. O trabalho de vocês é maravilhoso e muito invejado hahaha Não vejo a hora de comprar o futuro guia de vocês!!

  • Oiê!

    Acho que meu maior pecado é me apegar aos lugares que gosto e não abrir pras novas possibilidades. Dessa tua lista aí eu só conheço o Hawley Arms e mesmo assim só pq o guri Rafa, do Tchê in London, marcou a pint lá. Resumindo, eu só bebia no O’neill’s ou nos pubs perto de Holborn, onde ficava minha escola. Que pecado, preciso ir mais uma vez a Londres, nem que seja pra fazer pub crawl (que eu acho chatíssimo) e conhecer pubs diferentes. Tenho essa dificuldade de beber em pé, logo sempre fico atrás de lugares que sejam espaçosos o suficiente pra oferecer um montão de mesa.

    Uma coisa nada a ver: alguém já falou que a voz da Nah lembra a da Sandy? hahaha eu achei!

    Beijoca!

LEAVE A COMMENT