Começo o post de hoje fazendo uma confissão: eu sempre quis conhecer a British Library, em Londres, mas nem sabia direito por quê.
Imaginava eu, tolinha, que seria uma grande biblioteca. E só. E, claro, isso já enchia meu coração de alegria. Eu amo livros.
Mas a British Library é MUITO mais do que uma grande biblioteca. É um verdadeiro baú de tesouros no meio de Londres.
De que tesouros você tá falando, sua doida?
Ixi, de muitos.
A começar pelo prédio em si.
Gente, que coisa mais linda. Por fora e por dentro. No saguão principal e na galeria que guarda as maiores preciosidades. Na calmaria das áreas de estudo e na bagunça da lojinha.
Impossível não se encantar por esse lugar.
Por falar em lojinha, pra mim, a da British Library é a melhor de todos os museus de Londres (curti bastantão a do London Transport Museum, lembra? Mas amei ainda mais essa!). É tanta, mas tanta coisa bacana que dá vontade de abrir a carteira e jogar todas as Rainhas no caixa.
Mas como classe média sofre, trouxe pra mim só uma capinha liiiinda para o meu Kobo (que imita a capa de Orgulho e Preconceito e que custou £25) e uma nécessaire de Alice no País das Maravilhas (£12.99).
O “mix de produtos” (jornalista que escreve sobre vendas em ação) completo você encontra aqui. Sisisi, tem loja virtual aimeuricodinheirinho.
Só que esses encantos todos nem chegam aos pés do verdadeiro diamante da British Library: a exposição “Treasures of the British Library”, que está nesta sala:
Aí dentro, há cerca de 200 relíquias – tipo o original de Alice no País das Maravilhas (!), Yesterday (a música dos Beatles) manuscrita (entre outras composições do fab four), a Bíblia de Gutenberg (o cara que inventou a prensa moderna, que tornou a produção de livros em massa possível), peças originais de Shakespeare…
Enfim, tem muita, muita coisa incrível. Até a Carta Magna, que em 1215 limitou os poderes da Monarquia, também fica lá.
Pois é, é um acervo e tanto!
Para preservar essas jóias, a sala tem uma iluminação baixa, as obras são protegidas por vidros e a temperatura ambiente é controlada. Aliás, também com o objetivo de garantir que as obras continuem intactas, não é permitido fotografar nada que está lá. Pois é, triste, mas pra não deixar você na mão, selecionei algumas imagens de divulgação pra você ter um gostinho dessa belezinha. Ó só:
Sério, é demais. Demais. Demais. Apesar de não termos fotos das coisas que mais nos impressionaram, tá tudo muito bem guardado na memória – inclusive a cor do papel e a letra de Paul McCartney no manuscrito de Yesterday. <3 <3 <3
Avaliação criteriosa? 6 estrelas. haha
É que, gente, a entrada é gratuita (exceto para algumas exposições temporárias), tem muita, muita coisa legal, a lojinha é top, tem poltronas super confortáveis espalhadas pra você que quer ler seu livro de boa (ou estudar)… enfim, vale a pena conhecer.
Consegui te convencer? Diz que siiiiim. :)
Aqui vão mais algumas fotos pra animar os que aiiiinda não se convenceram a incluir esse baú de tesouros na programação em Londres:
Uma direto do nosso Instagram pra você:
A photo posted by Pra Ver Em Londres (@praveremlondres) on
Por falar em Instagram, já segue a gente lá? Te esperamos! @praveremlondres ;)
Como sempre, o álbum de fotos completo está no nosso Google+. Clique aqui para ver.
A British Library e a comunidade
Mais uma confissão: no site oficial da British Library encontrei uma informação meio chocante, meio inacreditável. Diz lá que a coleção da biblioteca tem cerca de 14 MILHÕES de livros. Tá tirando, né? É muita coisa. Ah, e no total tem mais de 150 milhões de itens, de diversos países, idiomas e formatos. Gente, isso é muita coisa. Sem falar que tem arquivo de 2000 ANTES DE CRISTO. Tipoassim =O
E sabe o que é melhor? Se você quiser, pode se associar à British Library e ter acesso às salas de estudo, consultar o acervo…
Mas não é muito simples, não. Você precisa ter um motivo real (tipo uma tese de mestrado em andamento) para aplicar para um “Reader Pass”. O processo todo está explicado aqui.
E já que estamos falando em bibliotecas, aproveito para falar que as bibliotecas de bairros de Londres são também super legais e menos burocráticas. Em 2010, ficamos sócios da nossa em Clapton, que era maravilhoooosa, e aproveitamos o espaço para trabalhar, alugamos livros, curtimos! No ano passado, também frequentamos a de Blackheath, que era mais simplinha, mas também tinha um acervo legal.
Ou seja, recomendo muito que você que mora em Londres, gosta de bons livros e é rato de biblioteca, dê uma procurada pela biblioteca da sua região. Geralmente, dentro dos sites dos “bairros”, você descobre onde é a mais próxima da sua casa. Pra ficar mais claro, deixo aqui os links da biblioteca de Clapton e de Blackheath. E no site da Biritish Library há informações sobre outras bibliotecas públicas. Aqui!
Eita cidade foda, né? (desculpa o palavrão, mamadi, mas é a melhor forma de expressar quão foda é Londres. haha)
Beijobeijo e até o próximo post!
Nah
Serviço
- Site oficial: http://www.bl.uk
- Onde fica? 96 Euston Road – NW1 2DB
- Como chego até lá?
De trem → As estações St. Pancras International, King’s Cross e Euston estão bem próximas à British Library
De metrô →
- King’s Cross/St. Pancras – linhas: Victoria Line – azul clara, Northern Line – preta, Piccadilly – azul escura, Hammersmith & City – rosa antigo, Bakerloo – marrom, Circle – amarela
- Euston – linhas: Northern – preta, e Piccadilly – azul escuro
- Euston Square Bakerloo – marrom, Circle – amarela, Hammersmith and City – rosa antigo
De ônibus → Passam ali perto os números 10, 30, 59, 63, 73 e 91
- Quais são os horários de funcionamento?
Segunda e sexta: 09h30 – 18h
Terça, quarta e quinta: 09h30 – 20h
Sábado: 09h30 – 17h
Domingo: 11h – 17h
Para informações complementares (como horários de funcionamento em feriados) clique aqui.
- O que fazer na região? Bom, se você vier pela estação King’s Cross, pode aproveitar para tirar a foto na plataforma 9 ¾, do Harry Potter (tem post aqui!). Depois, pode emendar uma boa cervejinha no Euston Tap, um dos pubs que indicamos neste post.
15 thoughts on “Um baú de tesouros em Londres chamado British Library”
Adorei o post (não é novidade). Também amo livros. Ficou a vontade imensa de conhecer essa biblioteca e outras tantas da Terra da Rainha.
Que isso seja possível LOGO, Maria Lúcia. :)
Oi Natasha! Não acredito que já fomos para Londres duas vezes fazer a Magical Mistery Tour pelos cantos Beatles da cidade e não sabíamos dessa informação preciosa do manuscrito de Yesterday estar acessível para admiração dos beatlemaníacos como nós na British Library! Adivinha se não vai ser o primeiro lugar que eu e minha namorada vamos querer conhecer na próxima ida? Obrigado pela dica! Quanto aos posts para colocar em dia, sugiro o tema “pubs/cervejarias” e minha namorada sugere “parques” (se for possível, claro!)
Abraços, José Júnior.
Oi, José! Tudo bem?
Pois é, a gente também não fazia ideia de que essa preciosidade estava lá. Imagina quanta coisa bacana tem em Londres e a gente não sabe, né? hehe
Mas aos poucos vamos descobrindo o mapa do tesouro – e, claro, apresentando pra vocês os baús que encontramos! :)
Não precisa agradecer pela dica. Estamos aqui pra isso! :)
Legal. Pubs/cervejarias é um dos temas que temos maaaais materiais. Sisisi, parques também rendem bons posts. Obrigada por manifestar a opinião de vocês. Prometo que vamos levar em consideração na hora de preparar os próximos posts – só que antes precisamos falar de Natal e Ano Novo, tá? hehe
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Abraço!
Wow, parece bem interessante essa biblioteca, nossa que vontade de ir visitá-la já! Que pena não tou em Londres, nem sequer em Inglaterra, mas pronto… Eu adoro ler e ver vários tipos de livros diferentes e adoro ver reliquias, e essa biblioteca parece ser lindaa e enormee, meu deus que vontade de ir visistar, nem acredito que quando tive em londres uns dias eu tava perto e passei várias vezes nessa rua, como é que não reparei na biblioteca? Certamente a rua é muito grande e eu não passei no lado certo para poder ver, que pena…
Post muito bom, parabéns. :)
Oi, Diana. Tudo bem?
Obrigada pela visita e pelo comentário. :)
Fico feliz que tenha gostado do post.
Que pena que não teve a oportunidade de visitar a British Library. Ela é realmente encantadora. :)
Mas coloca na sua próxima programação em Londres. Você vai curtir. ;)
Beijo
Quanto aos post para colocar em dia, e já que estamos na época do natal, porque não fazer um post sobre onde conseguir comprar presentes de natal em Londres, tipo ruas onde podemos encontrar muitas lojas de roupa e outros artigos, etc..? Essa é a minha sugestão, já que as vezes fico pensando se eu vivesse em Londres onde eu poderia comprar minhas roupas quando precisasse e outras coisas.
Posts sobre mercados acho que também é muito bom e útil.
Estas são as minhas primeiras preferências, mas também gosto quando é posts de restaurantes, entre outros, e também acho legal a ideia de fazer um post sobre bairros, podi ser a falar de um que fosse bom para compras de natal ou assim. ;)
Pronto essas são minhas sugestões.
Obrigada, bjs.
Gostei das suas sugestões, Diana. :) Obrigada!!
Já estávamos pensando em fazer um post sobre o Natal, mas a sua ideia complementa a nossa. hehe
Faremos isso logo. Fica de olho aqui! ;)
Beijo
*0* Impressionante ! Não gosto muito de ler mas ir em uma biblioteca dessa e não ler NENHUM livro é loucura.. Um espaço maravilhoso !
Demais, né, Fernanda? :)
É realmente impressionante.
Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre. ;)
Beijos!
Wow, que demais amora!!! Não sabia que tinha essa imensidade de livros lá não! Estou devendo uma visita! Mas com o post fiquei com muita vontade de conhecer e junto com o imperial war museum vou conhecer no começo de 2015!
Beijocas ;*
Que bom que gostou, amiga. Fico feliz em saber que a dica vai ser útil. :)
Podemos ir juntas um dia, nénão?
Bom fim de ano. Aproveite bem a família no Brasil sil sil.
Nos vemos logo mais. UHU! =D
Beeijo