Um baú de tesouros em Londres chamado British Library

Começo o post de hoje fazendo uma confissão: eu sempre quis conhecer a British Library, em Londres, mas nem sabia direito por quê.

Imaginava eu, tolinha, que seria uma grande biblioteca. E só. E, claro, isso já enchia meu coração de alegria. Eu amo livros.

Mas a British Library é MUITO mais do que uma grande biblioteca. É um verdadeiro baú de tesouros no meio de Londres.

Vem comigo conhecer a British Library? :)

Vem comigo conhecer a British Library? :)

De que tesouros você tá falando, sua doida?

Ixi, de muitos.

A começar pelo prédio em si.

Gente, que coisa mais linda. Por fora e por dentro. No saguão principal e na galeria que guarda as maiores preciosidades. Na calmaria das áreas de estudo e na bagunça da lojinha.

British Library - Pra Ver Em Londres (1 de 1)-17

British Library - Pra Ver Em Londres (1 de 1)-6

Aaaaah, a lojinha! <3

Aaaaah, a lojinha! <3

Impossível não se encantar por esse lugar.

Por falar em lojinha, pra mim, a da British Library é a melhor de todos os museus de Londres (curti bastantão a do London Transport Museum, lembra? Mas amei ainda mais essa!). É tanta, mas tanta coisa bacana que dá vontade de abrir a carteira e jogar todas as Rainhas no caixa.

British Library - Pra Ver Em Londres (1 de 1)-13

British Library - Pra Ver Em Londres (1 de 1)-14

British Library - Pra Ver Em Londres (1 de 1)-15

Mas como classe média sofre, trouxe pra mim só uma capinha liiiinda para o meu Kobo (que imita a capa de Orgulho e Preconceito e que custou £25) e uma nécessaire de Alice no País das Maravilhas (£12.99).  

compras British Library - Londres

Lindos, né? :)

O “mix de produtos” (jornalista que escreve sobre vendas em ação) completo você encontra aqui. Sisisi, tem loja virtual aimeuricodinheirinho.

Só que esses encantos todos nem chegam aos pés do verdadeiro diamante da British Library: a exposição “Treasures of the British Library”, que está nesta sala:

British Library - Pra Ver Em Londres (1 de 1)

Aí dentro, há cerca de 200 relíquias – tipo o original de Alice no País das Maravilhas (!), Yesterday (a música dos Beatles) manuscrita (entre outras composições do fab four), a Bíblia de Gutenberg (o cara que inventou a prensa moderna, que tornou a produção de livros em massa possível), peças originais de Shakespeare…

Enfim, tem muita, muita coisa incrível. Até a Carta Magna, que em 1215 limitou os poderes da Monarquia, também fica lá.

Pois é, é um acervo e tanto!

Para preservar essas jóias, a sala tem uma iluminação baixa, as obras são protegidas por vidros e a temperatura ambiente é controlada. Aliás, também com o objetivo de garantir que as obras continuem intactas, não é permitido fotografar nada que está lá. Pois é, triste, mas pra não deixar você na mão, selecionei algumas imagens de divulgação pra você ter um gostinho dessa belezinha. Ó só:

Putz, se bem que essas fotos nem motivam tanto,  né? haha. Mas vai por mim: a exposição é sensacional. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

Putz, se bem que essas fotos nem motivam tanto, né? haha. Mas vai por mim: a exposição é sensacional. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

Sério, é demais. Demais. Demais. Apesar de não termos fotos das coisas que mais nos impressionaram, tá tudo muito bem guardado na memória – inclusive a cor do papel e a letra de Paul McCartney no manuscrito de Yesterday. <3 <3 <3

Avaliação criteriosa? 6 estrelas. haha

British Library - Londres

É que, gente, a entrada é gratuita (exceto para algumas exposições temporárias), tem muita, muita coisa legal, a lojinha é top, tem poltronas super confortáveis espalhadas pra você que quer ler seu livro de boa (ou estudar)… enfim, vale a pena conhecer.

Consegui te convencer? Diz que siiiiim. :)

Aqui vão mais algumas fotos pra animar os que aiiiinda não se convenceram a incluir esse baú de tesouros na programação em Londres:

British Library - Pra Ver Em Londres (1 de 1)-3

British Library - Pra Ver Em Londres (1 de 1)-4

Uma direto do nosso Instagram pra você:

Por falar em Instagram, já segue a gente lá? Te esperamos! @praveremlondres ;)

Como sempre, o álbum de fotos completo está no nosso Google+. Clique aqui para ver.

A British Library e a comunidade

Mais uma confissão: no site oficial da British Library encontrei uma informação meio chocante, meio inacreditável. Diz lá que a coleção da biblioteca tem cerca de 14 MILHÕES de livros. Tá tirando, né? É muita coisa. Ah, e no total tem mais de 150 milhões de itens, de diversos países, idiomas e formatos. Gente, isso é muita coisa. Sem falar que tem arquivo de 2000 ANTES DE CRISTO. Tipoassim =O

E sabe o que é melhor? Se você quiser, pode se associar à British Library e ter acesso às salas de estudo, consultar o acervo…

Incluir horas de estudo na British Library na rotina não é nada mau, hein?

Incluir horas de estudo na British Library na rotina não é nada mau, hein?

Mas não é muito simples, não. Você precisa ter um motivo real (tipo uma tese de mestrado em andamento) para aplicar para um “Reader Pass”. O processo todo está explicado aqui.

E já que estamos falando em bibliotecas, aproveito para falar que as bibliotecas de bairros de Londres são também super legais e menos burocráticas. Em 2010, ficamos sócios da nossa em Clapton, que era maravilhoooosa, e aproveitamos o espaço para trabalhar, alugamos livros, curtimos! No ano passado, também frequentamos a de Blackheath, que era mais simplinha, mas também tinha um acervo legal.

Ou seja, recomendo muito que você que mora em Londres, gosta de bons livros e é rato de biblioteca, dê uma procurada pela biblioteca da sua região. Geralmente, dentro dos sites dos “bairros”, você descobre onde é a mais próxima da sua casa. Pra ficar mais claro, deixo aqui os links da biblioteca de Clapton e de Blackheath. E no site da Biritish Library há informações sobre outras bibliotecas públicas. Aqui!

Eita cidade foda, né? (desculpa o palavrão, mamadi, mas é a melhor forma de expressar quão foda é Londres. haha)

Beijobeijo e até o próximo post!

Nah

Serviço

British Library - Pra Ver Em Londres (1 de 1)-21

  • Site oficial: http://www.bl.uk
  • Onde fica? 96 Euston Road – NW1 2DB
  • Como chego até lá?

De trem → As estações St. Pancras International, King’s Cross e Euston estão bem próximas à British Library

De metrô →

  • King’s Cross/St. Pancras – linhas: Victoria Line – azul clara, Northern Line – preta, Piccadilly – azul escura, Hammersmith & City – rosa antigo, Bakerloo – marrom, Circle – amarela
  • Euston – linhas: Northern – preta, e Piccadilly – azul escuro
  • Euston Square Bakerloo – marrom, Circle – amarela, Hammersmith and City – rosa antigo

De ônibus → Passam ali perto os números 10, 30, 59, 63, 73 e 91

  • Quais são os horários de funcionamento?

Segunda e sexta: 09h30 – 18h
Terça, quarta e quinta: 09h30 – 20h
Sábado: 09h30 – 17h
Domingo: 11h – 17h

Para informações complementares (como horários de funcionamento em feriados) clique aqui.

  • O que fazer na região? Bom, se você vier pela estação King’s Cross, pode aproveitar para tirar a foto na plataforma 9 ¾, do Harry Potter (tem post aqui!). Depois, pode emendar uma boa cervejinha no Euston Tap, um dos pubs que indicamos neste post.

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista, curitibana e coxa doida. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Adorei o post (não é novidade). Também amo livros. Ficou a vontade imensa de conhecer essa biblioteca e outras tantas da Terra da Rainha.

  • Oi Natasha! Não acredito que já fomos para Londres duas vezes fazer a Magical Mistery Tour pelos cantos Beatles da cidade e não sabíamos dessa informação preciosa do manuscrito de Yesterday estar acessível para admiração dos beatlemaníacos como nós na British Library! Adivinha se não vai ser o primeiro lugar que eu e minha namorada vamos querer conhecer na próxima ida? Obrigado pela dica! Quanto aos posts para colocar em dia, sugiro o tema “pubs/cervejarias” e minha namorada sugere “parques” (se for possível, claro!)
    Abraços, José Júnior.

  • Wow, parece bem interessante essa biblioteca, nossa que vontade de ir visitá-la já! Que pena não tou em Londres, nem sequer em Inglaterra, mas pronto… Eu adoro ler e ver vários tipos de livros diferentes e adoro ver reliquias, e essa biblioteca parece ser lindaa e enormee, meu deus que vontade de ir visistar, nem acredito que quando tive em londres uns dias eu tava perto e passei várias vezes nessa rua, como é que não reparei na biblioteca? Certamente a rua é muito grande e eu não passei no lado certo para poder ver, que pena…
    Post muito bom, parabéns. :)

  • Quanto aos post para colocar em dia, e já que estamos na época do natal, porque não fazer um post sobre onde conseguir comprar presentes de natal em Londres, tipo ruas onde podemos encontrar muitas lojas de roupa e outros artigos, etc..? Essa é a minha sugestão, já que as vezes fico pensando se eu vivesse em Londres onde eu poderia comprar minhas roupas quando precisasse e outras coisas.
    Posts sobre mercados acho que também é muito bom e útil.
    Estas são as minhas primeiras preferências, mas também gosto quando é posts de restaurantes, entre outros, e também acho legal a ideia de fazer um post sobre bairros, podi ser a falar de um que fosse bom para compras de natal ou assim. ;)
    Pronto essas são minhas sugestões.
    Obrigada, bjs.

  • *0* Impressionante ! Não gosto muito de ler mas ir em uma biblioteca dessa e não ler NENHUM livro é loucura.. Um espaço maravilhoso !

  • Wow, que demais amora!!! Não sabia que tinha essa imensidade de livros lá não! Estou devendo uma visita! Mas com o post fiquei com muita vontade de conhecer e junto com o imperial war museum vou conhecer no começo de 2015!
    Beijocas ;*

LEAVE A COMMENT