Navegando pela maior avenida de Londres com o Thames Clippers

Thames Clippers - Pra Ver Em Londres 9No post que escrevi sobre o London Transport Museum (leia, vale a pena!), contei que havia uma época em que a maior avenida de Londres era o Tâmisa. É que até o século XIX, o rio que corta a cidade vivia lotado de embarcações que levavam londoners pra lá e pra cá. Era mesmo uma grande avenida. :)

Só que com a evolução dos meios de transportes, a importância do Tâmisa como “avenida” foi diminuindo com o passar do tempo – afinal, de maneira geral, é muito mais eficiente circular por Londres de ônibus, metrô, carro, trem, etc. Além disso, o rio também passou por períodos turbulentos de poluição, o que prejudicou ainda mais seu funcionamento como via de transporte público.

Mas, em 1997, o então Secretário de Estado para o Transporte, John Prescott, resolveu que estava na hora de mudar isso e fazer o Thames voltar a viver momentos de glória. Assim, lançou o Thames 2000, um projeto de 21 milhões de libras para revitalizar o rio e começar o novo milênio com ele bonitinho.

Por conta desse projeto, em 1999, nasceu  Thames Clippers, rede de linhas de “ônibus aquático” de Londres que é a dica deste post. :)

Nossa experiência com o Thames Clippers

Já adianto: ver Londres sob o ângulo “de dentro” do Tâmisa é incrível. E é possível para todos, porque não é caro. :) :)

Foi o que a gente fez em um sábado gelado, mas ensolarado, do último inverno londrino. Acordamos cedo, fomos direto ao Pier Canary Wharf , onde há uma das saídas dos barcos do Thames Clippers (informações práticas no fim do texto), e embarcamos em um delicioso rolê de barco por Londres.

Nossa avaliação? Cinco estrelas! Não cinco estrelas luxuosas, de navio de cruzeiro, mas cinco estrelas justas para um serviço de transporte público!

ranking-estelar-ronnies-bar-londres

O barco é simples (tem wifi, para os viciados. hehe. E alguns têm até um café dentro!), mas confortável, e o percurso encantador garante a oportunidade de ver Londres de uma forma MUITO diferente. Passar por baixo da Tower Bridge, por exemplo, é uma experiência incrível…

Diz aí: é ou não a ponte mais linda desse mundo? <3

Diz aí: é ou não a ponte mais linda desse mundo? <3

Aff, gente, quanto desbunde.

Aff, gente, quanto desbunde.

Thames Clippers - Pra Ver Em Londres 18

Mas não é só isso. Tudo muda sob a perspectiva “cidade na altura dos nossos olhos”. Você vê uma Londres completamente diferente e, se é possível, ainda mais bonita. Você foge do trânsito, do calor do tube (no verão, claro. No inverno vai passar friozinho, mas é um friozinho gostoso na minha modesta opinião. hehe) e ganha uma experiência e tanto.

A gente AMOU. Ficamos zanzando de um lado pro outro dentro da embarcação para poder curtir cada ponto de vista diferente. Sossegamos do lado de dentro (por uns dois minutos. haha), curtimos o vento do lado de fora, fomos para a direita, para a esquerda… não paramos. E recomendamos que você faça o mesmo. Como diria aquela personagem de uma novela do século passado, “cada mergulho era um flash”. haha. E cada flash um sorriso. :)

As fotos que selecionamos e o vídeo que está no fim têm mais poder do que minhas palavras.

Dá uma olhadinha:

Thames Clippers - Pra Ver Em Londres 11

Thames Clippers - Pra Ver Em Londres 12

Thames Clippers - Pra Ver Em Londres 6

A forma como o antigo e o novo se relacionam no skyline de Londres é algo que me encanta. A você também?

A forma como o antigo e o novo se relacionam no skyline de Londres é algo que me encanta. A você também?

Por falar em fotos, nossa página no Google+ tem mais algumas imagens que fizemos durante esse passeio. Clique aqui e confira!

Por falar em fotos, nossa página no Google+ tem mais algumas imagens que fizemos durante esse passeio. Clique aqui e confira!

Thames Clippers e a sua temporada em Londres

Nosso objetivo com o passeio de Thames Clipper era simplesmente viver a experiência. Mas, com as diferentes rotas oferecidas, você pode chegar a lugares que provavelmente estão na sua listinha “pra ver em Londres”, e aí o que era uma simples experiência pode ser o meio de transporte ideal para aquele programa. :)

Por exemplo:

  • Descendo no Millbank Pier você tá pertinho do Tate Britain.
  • Se descer no Bankside Pier, chega fácil à Tate Modern, ao Shakespeare’s Globe, ao Museum of London, à St. Paul’s Cathedral, etc.
  • O Tower Pier é uma ótima parada para quem quer ir à Tower of London ou curtir a Tower Bridge.
  • Vai a um evento na O2 Arena? Desce no North Greenwich Pier.
  • Quer curtir um dia gostooooso em Greenwich? Vai até o Greenwich Pier.

Além disso, também há a rota Tate to Tate (que faz Tate Britain <–> Tate Modern) e a O2 Express (que passa pelos piers London Eye, London Bridge – onde você desce para subir ao topo do The Shard – e North Greenwich.

Pois é, pois é, é mais um serviço de transporte público de Londres bem servido. :)

Thames Clippers - Pra Ver Em Londres 13

Ainda não se convenceu a embarcar na próxima embarcação? Assiste o vídeo que o João preparou. Acho que você vai se convencer. :)

Bora deixar o adorado tube de lado um pouco, o amado segundo andar do ônibus, o trenzinho confortável para ver Londres da perspectiva da sua eterna avenida principal?

Você não vai se arrepender! A gente garante. ;)

Serviço

Onde eu pego um barquinho bonitinho desse? Pois bem, como falei no texto, há vários piers espalhados pela cidade de onde partem os Thames Clippers. Este link te ajuda a achar o “seu pier”. Além disso, o mapa abaixo serve de orientação:

Thames Clippers - Route Map

Quanto custa o rolê? Os preços variam bastante porque há diversas possibilidades – ida e volta; só ida; ticket pra uma semana, um mês e assim por diante. Apresento aqui a tabela vigente que, imagino eu, será mais útil pra você (o restante você pode conferir neste link), a de uma jornada única:

Veja que usuários do Oyster "pay as you go" (pré-pago, em bom português) e de Travelcards têm descontos bem interessantes. Cadê o seu, hein? :) Já disse nesse post que o Oyster é seu melhor amigo em Londres, lembra? :)

Veja que usuários do Oyster “pay as you go” (pré-pago, em bom português) e de Travelcards têm descontos bem interessantes. Cadê o seu, hein? :) Já disse nesse post que o Oyster é seu melhor amigo em Londres, lembra? :)

Onde mais encontro informações sobre o Thames Clippers? No site deles, claroclovis. Tá aqui!

Curtiu? Então aproveeeeita. E depois volta aqui pra contar como foi o passeio. Pleeeease. É sempre bom saber que nossa dica foi útil pra você que nos lê. Mas se não curtir, não precisa ter vergonha de falar. O Pra Ver em Londres é sua casa também, queremos saber sua opinião.

De acordo? :)

Beijobeijo e até o próximo post,

Nah – e João (que caprichou nas fotos e no vídeo, né? <3)

PS: Na pesquisa que fiz para escrever o post, encontrei duas reportagens bem legais relacionadas ao assunto. Esta fala sobre usar os “ônibus aquáticos” para o transporte do dia. E esta conta a história de um repórter do jornal The Guardian que um dia usou as águas do rio Lee e de alguns canais da cidade para ir de bote (ou caiaque?) para o trabalho. O vídeo é super legal! :)

PS2: Outra coisa que achei super legal durante minha pesquisa foi essa “Campaign for Real Time“, que convida a galera a aproveitar melhor os canais e rios da Inglaterra e do País de Gales. Conheça, participe e viva melhor! 

PS3: Viu que eu caprichei na pesquisa para fazer um post legal pra você, né? Então retribui meu esforço deixando seu carinho nos comentários. Eu fico sempre muito feliz. hehe. Ass: blogueira pidona. :) 

PS4 (tô cheia dos Ps hoje. haha): Ainda não é assinante da nossa newsletter? Não vai embora sem fazer isso. Ela leva as novidades pra você em primeira mão. E, claro, é gratuita! ;)

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba novidades!

Digite seu nome e e-mail. Você receberá um pedido para efetivar o cadastro. =)







Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista, curitibana e coxa doida. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Lindo, lindo e lindo. :D

  • Natasha,

    Meu sonho sempre foi morar em Londres e com vocês, posso sonhar com um pouco mais de realidade. Infelizmente não tenho grana para ir agora – vai que ganho na loteria?! – mas as matérias me levam um pouco para esse mundo. Desejo fazer meu MBA ai é morar por uns anos.

    Com absoluta certeza irei passear nesta “avenida” quando tiver a oportunidade. Simplesmente adorei!!!! Vocês são show demais!!!!

    Não sei se já falaram deste assunto, mas que tal ajudar a pessoas sonhadoras assim como eu a tentar organizar as coisas para chegar até ai?! Tipo, onde tirar o visto, quanto em média é a passagem, etc… Ou seja, tudo o que um doido assim como eu consiga realizar esse desejo.

    Abs!

    Leônidas

  • Olá Natasha! Eu e minha namorada Fabíola, que sempre acompanha o “Pra ver em Londres comigo”, ficamos babando no seu post, pensando como Londres é mesmo encantadora de todos os ângulos! Surpreendente poder fazer de um meio de transporte mais uma oportunidade para apreciar essa linda cidade… Parabéns pelas fotos, pelo vídeo e pela matéria toda, continuem trazendo novidades para todos nós apaixonados por Londres! Abraços, José Júnior e Fabíola.

  • Oi Nah!!! Que delicia esse passeio! As duas vezes que fui a London não fiz por pensar ser caro e achar q seria bem básico!!! Mas achei fantásticooo amei a materia e o video do joao!!!! Estao mais uma vez de parabens!!!!!

LEAVE A COMMENT