EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

A dica de restaurante do Mick Jagger e uma tentativa de decifrar o fascínio que Londres exerce

Um dos motivos que fazem com que Londres fascine 9 em cada 10 pessoas é sua característica única de abrigar o mundo de braços abertos.

Fala-se mais de 104 idiomas* na cidade. E mais incrível que o número absurdo é como toda essa gente se sente completamente em casa. Não dá pra explicar bem, mas a energia de Londres puxa os cidadãos do mundo e viajantes pra perto dela.

Em cada canto da cidade você pode escutar idiomas indecifráveis, ver pessoas com hábitos muito diferentes dos seus e se encantar com tanta cultura.

O post de hoje tem a ver com isso. Mais do que uma dica de restaurante em Londres é uma pequena homenagem à cidade. Ou quem sabe, uma tentativa de decifrar o fascínio que ela exerce sobre tanta gente.

Trattoria Mondello: mais de 40 anos discutindo no balcão

O bairro de Fitzrovia fica a poucas quadras do caos da Oxford Street, mas é surpreendentemente calmo. Parte dele é um pequeno reduto italiano. Por lá você encontra várias cantinas e trattorias italianíssimas.

Um parênteses antes de continuar: Vale dizer que por ali, na Charlotte Street, tem um The Draft House, um dos melhores pubs de Londres pra tomar cerveja artesanal. A gente foi e atesta: vale a parada. O único porém é que esse é bem pequeno.

Dia desses fomos pra região já querendo jantar em algum dos italianos. Acabamos indo parar na Trattoria Mondello, que reúne tudo o que você pode esperar de uma típica casa italiana.

Lá de fora, o cardápio com preços justíssimos, uma bandeira da Itália estendida e uma foto dos donos ao lado de Mick Jagger convidavam a entrar. Aliás, com uma concorrência forte ao redor, poder contar com um Stones como estratégia de marketing é um diferencial e tanto, não?

Restaurante em Londres - Trattoria Mondello

Restaurante em Londres - Trattoria Mondello_fachada

Presta atenção nesse tiozinho que está na porta. E a foto com o Mick Jagger, achou?

Restaurante em Londres - Trattoria Mondello_ambiente

Ambiente relax

Decifrando a mística de Londres: introdução

Ao passar da porta esqueça Londres. Você agora está em uma típica casa de famiglia na Sicília. Agora, um pequeno conto.

O restaurante é pequeno e está cheio. Um garçom, italianíssimo, vem. Pergunta em quantos estamos, fala qualquer coisa e nos deixa ali plantados. Começamos mal?

Sem saber o que fazer, a gente espera. Passam-se alguns minutos, um pessoal levanta e a gente vai por conta própria pra mesa. Ok, acontece.

Já na mesa, enquanto a gente tomava um vinho e esperava pela entrada, os donos do restaurante, um casal na faixa dos 60 e tantos, discutia com a boca e com as mãos na parte de dentro do balcão. Na sequência, a mesma cena se repete entre nosso garçom avoado e uma garçonete, provavelmente todos da mesma família.

Se você estiver em dia com seu mau humor pode até achar aquela situação desconfortável e inadequada para um restaurante. Só que aí você lembra que não está em Londres, mas no sul da Itália, em uma casa de famiglia com sua cultura e costumes próprios. Tá em Londres, tá casa, não é verdade?

Os pratos, aliás, eram do jeito que a comida italiana tem que ser. Simples, sem frescura e muito saborosos. Não espere comer o melhor spaghetti da sua vida, mas se você está afim de uma legítima refeição italiana a um ótimo preço siga a nossa dica e a do Mick Jagger e vai correndo pra lá.

Restaurante em Londres - Trattoria Mondello_pratos

Sentido horário a partir do canto superior esquerdo: Prosciutto e melone £6 ; Bruschetta al pomodoro £3.30 ;
Lasagna al forno £7 e Spaghetti Bolognese £6.50

 Decifrando a mística de Londres: conclusão

Quando a gente estava indo embora o tiozinho do restaurante, cheio de simpatia e parecendo não lembrar que há pouco discutia com a esposa, me vê fotografando. Eu falo a ele sobre o blog e ele, penso, querendo enriquecer meu post, me chama pra ver uma foto dele com um açougueiro e diz que é lá que ele compra carne desde que o restaurante abriu, há mais de 40 anos. Tudo em italiano e cheio de orgulho. Onde estamos mesmo?

Restaurante em Londres - Trattoria Mondello_1

A decoração com objetos da Sicília mata a saudade da famiglia. O açougueiro está numa área nobre

Já lá fora, aponta a direção do açougue, agradece a visita e nos dá ciao com um sorrisão no rosto. Quem era mesmo que estava brigando lá dentro?

Lembra lá do início, quando falei que Londres tem um poder místico de fazer com que todos se sintam em casa? É assim com os italianos do restaurante. Foi assim com a gente enquanto estivemos lá dentro, muito em parte pelo comportamento da família.

O restaurante era, acima de tudo, a casa deles. ‘Minha casa, minhas regras’, ora. ;)

Restaurante em Londres - Trattoria Mondello_2

Nah e nosso bro Ericson. Uma amizade que nasceu em Londres. Ao fundo, a esposa do tiozinho italiano. Era ali que eles brigavam.

 

Restaurante em Londres - Trattoria Mondello_menu

Tá aí boa parte do cardápio pra facilitar sua vida

E agora, na tentativa de decifrar a mística que Londres exerce, dá pra dizer, seguramente, que boa parte disso está em seus habitantes.

É difícil explicar, mas se você foi uma vez pra Londres é bem provável que morra de saudade. Diz aí! Se não foi, é como se já tivesse ido. Ou, se mora na cidade e aceita bem o frio, não consegue pensar em mudar, não?

Os londrinos, de nascença ou de coração têm um papel fundamental pra eternizar aquela que é a mais famosa citação sobre Londres. “Quando um homem está cansado de Londres ele está cansado da vida”.

Fica o registro e o agradecimento àquela família italiana por me fazer lembrar que há sim, em Londres, tudo o que se pode querer na vida.

Onde fica 

Trattoria Mondello

36 Goodge St London W1T 2QN
+44 20 7637 9037

As estações de metrô mais perto são Goodge Street e Tottenham Court Road

trattoria mondello

 

*Dado de 2011 do Office for National Statistics

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autor do Pra Ver Em Londres e empreendedor digital. Vejo o home office como um estilo de vida, faço parte da revolução da bicicleta e acredito que morar em países diferentes de tempos em tempos é fundamental.

Latest comments
  • Hahah lembro bem dessa noite. Rango fantastico mesmo e toda a experiencia italiana logo ali dentro a poucas estacoes no tube.

    Um abracao pro casal! Saudades – voltem logo!!
    Ericson

  • Caramba!!!! que post hein João!!!!!!!
    Bom, eu não conheço Londres mas por vcs, sinto que conheço e simplesmente ADORO a cidade!!! Mais um lugar pra lista do TO DO londrino!
    Voltando ao assunto do post, que texto bem feito, que sensação de misticidade realmente que a cidade passa!!!
    Parabéns!!!
    Beijos

  • Valeu a leitura! Até a minha dor de cabeça incessante passou por momentos.Estive na Itália, dentro de Londres! Combinação interessante, deu, mais uma vez, vontade de conhecer tudo isso. Quem sabe um dia?

  • João do céu!

    Quase rolou uma lágrima aqui… juntou tudo que eu mais amo nessa vida: Londres + comida italiana + precinho camarada. Terminei de ler o texto com um sotaque italianão igual ao que os meus amigos de Londres tinham. Será que fui influenciada pela sua narrativa? Eu acho o sotaque deles tão maravilhoso que fiz uma amiga me ensinar: basta dar ênfase nas vogais e nunca nas consoantes. Apenas: maravihoso.

    Dica anotada, passeio marcado pra setembro, sem dúvidas!
    Beijo procês, casal! ;*

    • Tô no mesmo mood da Maria: quase rolando lagrimas aqui tb. Vou parar de ler esse blog de vcs kkkkkk. Me da muitas saudades de Londres, gente!

  • Que bacana o post! Acho que é esse mesmo o encanto de Londres. Só faltou o sol e uma praia para ter tudo que eu quero da vida! Abs

  • Vou comentar por aqui, ja que pelo Facebook, sempre que me respondem, não consigo visualizar o comentario de vcs =\

    Muito boa matéria…me senti dentro do restaurante, e até próximo da minha família (descendentes de italianos), somos exatamente como descreveu. rsrs

  • Olá, João! Lendo mais um ótimo post seu, é inevitável não pensar sobre o fascínio que Londres exerce sobre quem a visita um dia. No meu caso, uma vez não foi suficiente, e sei que duas também não são, aliás, mesmo que eu consiga ir todo ano, ainda não será suficiente para desfrutar de toda a maravilha que existe nessa cidade. Totalmente contagiado pela magia londrina! E o “Pra ver em Londres” consegue se superar em cada post! Obrigado pelas dicas excelentes. Abraços.

  • Que legal!!! Gostaria mtoo de retornar a essa cidade inesquecível!!!! Obrigada pelas matérias que faz com que me sinta mais pertinho de London!!!

  • Pessoal, a parte o spaghetti com molho bolonhês, que faria qualquer bolonhês tipico morrerrrrrr, achei tudo fantástico! Já presenciei alguns barracos em restaurantes de familias italianas. O melhor é que eles descarregam a raiva e depois tudo volta ao normal, né?
    E quanto a Londres… e quem não a ama, gente? Sou a primeira a levantar a mão.

    A proposito: vcs já comeram no Carluccio’s?

      • João, o unico lugar do mundo onde não se come (facilmente) spaghetti bolognese é na Itália kkkkk. Aqui em Roma só os vejo em restaurante com menu “engana turista”. Mas, enfim, se estava gostoso isso é o que importa. Beijos pra Nah

LEAVE A COMMENT