Balada em Londres: que tal curtir uma incrível festa anos 40?

Este post ficará muito mais divertido e fará mais sentido se você der o play no vídeo abaixo antes de continuar a leitura:

Londres tem uma relação muito forte com a Segunda Guerra Mundial. Foi durante ela, por exemplo, que o “Keep calm and carry on” surgiu. Era uma campanha do governo para motivar e encorajar as pessoas a tocarem suas vidas durante os tempos difíceis. O Imperial War Museum conta muito bem os detalhes da Guerra e como ela afetou o cotidiano dos londrinos. Se você gosta do assunto, o museu vale MUITO a pena!

Além dele, o Churchill War Rooms também ajuda a preservar a história de uma das épocas mais marcantes do século XX. Há, ainda, ancorado ao lado Tower Bridge, um navio (HMS Belfast) que foi responsável por apoiar soldados britânicos na Normandia no “Dia D” e que hoje é um museu. Isso apenas para citar alguns exemplos de como a cidade preserva a história de um dos períodos mais nebulosos que já enfrentou.

blitz party - festa anos 40 em londres-5

Porém, o “legado” da época não se restringe a preservar as lembranças de dias conturbados. Recentemente, falamos sobre o Cahoots, um bar temático sensacional que simula o ambiente de uma estação de metrô de Londres durante os anos 1940.

E hoje é dia de de festa!

A Blitz Party é uma viagem! Uma festa que exige que as pessoas vão a caráter e simula o ambiente de um bunker enquanto DJs e bandas tocam músicas como as que você está ouvindo agora (deu o play lá em cima, né?). É louco pensar que minha avó provavelmente tenha lembranças de uma juventude vivida em cenários como esse, não?

–> Aqui, um parênteses: as fotos deste post foram feitas com o celular – e sem condições adequadas de luz. Por isso a qualidade não é das melhores. Mas o importante é curtir a festa, né? ;)

blitz party -festa anos 40 em londres-7

Antes de falar da festa, uma breve explicação sobre seu nome: Blitz é uma abreviação do termo alemão Blitzkrieg (guerra relâmpago), que diz respeito ao período em que Londres foi fortemente bombardeada pelos nazistas entre 1940 e 1941. Tempos duros muito bem retratados no Imperial War Museum.

Naqueles dias, as estações de metrô serviam de abrigo para a população. Existem fotos tensas das pessoas dormindo no underground. Acho surreal pensar que tudo isso ocorreu há tão pouco tempo.

Mas vamos para a festa!

Em busca do traje

A diversão começa na preparação para a festa. A gente rodou o Spitalfields Market e os brechós da região de Brick Lane para encontrar nossos trajes. A Nah comprou o vestido da foto por £10 e eu me virei com um suspensório de £5 comprado na Blitz, uma loja gigante dedicado à moda vintage. É certo falar moda vintage?

blitz party - festa anos 40 em londres-5

Uma passada na Primark também foi fundamental. Acabei encontrando lá outro suspensório por £2 além dessa camisa por £5. A Primark é uma rede estilo C&A, mas com melhor qualidade, variedade e preços super baixos.

blitz party - festa anos 40 em londres-5

A experiência da festa

Ao se aproximar do local da festa você já vai começar a ver pessoas com trajes típicos dos anos 1940. Ainda do lado de fora do armazém reformado, você é “recebido” por uma trincheira e uma mensagem de guerra impressa com tipografia militar. Basta dar os primeiros passos no corredor de entrada pra se teletransportar, de vez, ao passado.

blitz party - festa anos 40 em londres-5

A festa rola em Shoreditch, a meca hipster em Londres. Sem ofensas. Tem muita coisa legal por lá entre comes, bebes, arte e festa. Um bairro pra por na lista, com certeza!

Logo na entrada as meninas podem contar com o serviço gratuito de cabeleireiras e maquiadoras. Mas, atenção, chegue até às 23h se quiser um cabelão como o da Nah:

blitz party -festa anos 40 em londres-3

A casa abre às 20h. Quando entramos, por volta das 23h, um DJ tocava clássicos como o que está ouvindo agora. Aliás, ultima chance pra dar o play caso ainda não tenha feito. =)

Pouco depois a banda começou a tocar. Não lembro o nome dos caras, mas o som era top! Acelerado e super dançante. Eles tocaram por umas 2h30. Depois, o DJ voltou e a noite seguiu forte.

Dançarinos profissionais pelo salão

Uma das atrações da festa, além do astral, ambiente, atmosfera e música é ver as pessoas dançando. Rolava uma rodinha em que casais se revezavam. Mas não no estilo “Vou baixar naquela”. Os caras eram profissas. Pensa em algo nível Dirty Dancing e Grease.

Muitos giros, passos impossíveis, saltos e pernas frenéticas. Eram uns 5 caras e outras 5 meninas que ficavam se alternando. Sempre um casal por vez enquanto os outros observavam e aplaudiam, bem como em filmes.

blitz party - festa anos 40 em londres-5

Mostramos um pouquinho de um desses “showzinhos da pista” em um vídeo no nosso Instagram, ó:

Back to the 40ies

Um vídeo publicado por Pra Ver Em Londres (@praveremlondres) em

A Blitz Party levou 5 estrelas, fácil, no nosso sempre rigoroso ranking. Uma ótima opção tanto para você que mora na cidade ou está visitando e quer curtir uma balada em Londres diferente e supertradicional.  A gente não só recomenda, como até aceita convites para ir de novo! =Dblitz party - festa anos 40 em londres-5

Programe-se!

Quando acontece: uma vez por mês. No site sempre há a data da próximo

Onde acontece: Village Underground – 54 Holywell Lane, Shoreditch, London EC2A 3PQ

Quanto custa: £ 25. Clique aqui para comprar seu ingresso para a próxima edição

Que horas começa: 20h, mas vai noite adentro

Com que roupa eu vou: Uma pesquisa rápida no Google vai te dar uma ideia de roupas, se você não souber bem o que vestir. Se você precisar comprar roupas e quiser dicas deixa um comentário que a gente escreve um post sobre nossa perigrinação por brechós e mercados de rua de East London. ;)

Preço das bebidas: – Cerveja: £5, – Gin & tonica £6.50 – Drinks mais elaborados: a partir de £8.50 

blitz party - festa anos 40 em londres

E aí, ficou afim de viver essa experiência?

João

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • M-O-R-T-A!! Com essa festchenha! Ainda não consigo acreditar que perdi a oportunidade de conhecer na minha última passada por Londres (seria esta uma boa razão para voltar?). Nem preciso dizer que adoro festas temáticas, sou #aloka que super topa, entro no clima e tudo. Já quero cabelinho anos 40, gente! #partiu

    Qual será o post de amanhã, hein? tã-tã-tã-tãnnnnnnnnn

    Beijooo!

  • Matando a saudade da festa através de vcs!
    Fui 3 vezes e voltaria outras tantas, a vibe é demais! Parece que estamos em um filme :D

    O post ficou ótimo! Parabéns pra vcs.

    Cinara

  • EU QUERO IR NESSE LUGAR!!!!! AMEI A DICA!!!!

  • EIta, sensacional esse artigo. Salvei teu blog nos favoritos aqui. Valeu!

    • Que bom que gostou Giovani! :)
      Espero que o blog seja útil no seu planejamento de viagem. ;)

      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Abraço!

LEAVE A COMMENT