EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

BrewDog em Londres: bem-vindo à Revolução cervejeira

Vocês já devem ter lido por aí sobre o quanto a gente curte uma boa cerveja.menu

Nossa relação com o lúpulo tem início lá em 2010, aqui em Londres, claro. Foi quando começamos a deixar as pilsen comerciais de lado para explorar o fantástico universo cervejeiro.

Leia:

Ale Trail: de pub em pub fazendo a rota da cerveja de um personagem histórico

Londres: o primeiro pub a gente nunca esquece!

Birrificio Lambrate: o paraíso cervejeiro em Milão

Heineken Experience: experiência de dar água na boca[list style=’arrow’]

Após uma introdução aos novos sabores com Guinness, Leffe, London Pride e tantas outras ales inglesas voltamos para o Brasil e, desde então aderimos ao lema das cervejarias  artesanais: “beba menos, beba melhor”.

Pra nossa sorte, o mercado de cervejas artesanais no Brasil despertou nesse período. Curitiba, por exemplo, é hoje uma referência nacional. Várias e excelentes cervejarias surgiram, ótimos bares despontaram e as lojas especializadas se espalharam pela cidade!

A BrewDog: uma cervejaria de alma punk

E foi numa dessas indas e vindas que conhecemos a BrewDog: uma cervejaria escocesa de alma punk fundada em 2007 por Martin e James, dois amigos que, segundo eles próprios, “estavam cansados das lagers e ales industriais que dominavam o mercado britânico”.

Os caras fazem, sem sombra de dúvidas, algumas das melhores cervejas do mundo! Sério!!!

punk ipa brew dog

Texto retirado do site da BrewDog.

A BrewDog inspirou uma verdadeira revolução no mercado. Além de ser hoje referência e inspiração para cervejeiros de todo o mundo, os caras inovaram ao lançar o “Equity for Punks”, um programa para atrair investidores.

A partir £95 você pode se tornar acionista. O programa é sério, com todas as exigências de um mercado regulado, mas com os benefícios da filosofia do it yourself: Acionistas ganham descontos vitalícios, convites para a festa anual em Aberdeen e outros pequenos grandes mimos! Não vou me estender no assunto, mas fica o link se você quiser saber mais. É certamente um case de empreendedorismo que ganha ainda mais valor por fugir dos meios mais óbvios do capitalismo  !

É uma pena que no Brasil a BrewDog chegue a preços tão caros. Uma lata ou garrafa de 350ml não sai, com sorte, por menos de R$ 25,00. Ou seja, com um Play Station 4 você compra compra 160 Punk Ipa. O que vale mais? ;) Aqui pelo UK, nos mercados você encontrar por pouco mais de £2.  Mas vamos ao que interessa…

BrewDog em Londres

brew dog

O glorioso balcão de bar

A BrewDog tem nada menos do que dois bares em  terras londrinas. Em Camden, claro. E  em Shoreditch, claro². Numa tacada ousada, como tudo o que costuma envolver a marca, os proprietários preparam o lançamento de uma terceira casa, em Sheperds Bush, área nada punk/alternativa/hipster .

Atualição em 08/08/2014: O terceiro bar já foi aberto e já há planos para novos. Acompanhe aqui.

BrewDog Camden

O berço do punk no mundo hospeda o primeiro bar aberto fora de terras escocesas. A BrewDog Camden fica num bequinho, no sentido oposto à muvuca central do bairro. Prepare-se: você pode esperar toda a magia que envolve a marca por lá. Quando dobramos a esquina e vimos aquela plaquinha azul e branca a comoção foi geral. Afinal, é a Disney das cervejas, porra!

Decoração alternativa, som da melhor qualidade – se você é chegado num “punk’n’roll”, claro. Gente doida, mas nem tanto e as melhores cervejas que você já tomou na sua vida por preços não muito diferentes do que você pagaria em um pub tradicional. A partir de pouco mais de £4 você saboreia uma Punk IPA, 5AM, Dogma, Tokyo (que no Brasil chega a custar R$ 100,00) e tantas outras.

Enfim, se ir pra Camden é obrigação de qualquer um que vem ou está em Londres, a passadinha na BrewDog é apenas um benefício extra! =)

Cervejas em doses diferentes e outras marcas

Algumas cervejas são servidas em ⅔ ou até ⅓ de uma pint. No caso da Tokyo (⅓), há uma boa justificativa. São nada menos do que 18% de álcool. Um soco na cara de uma mistura levemente adocicada, extremamente aromática e única. Uma cerveja perfeita pra apreciar em uma dose de pouco mais de 157ml.

Vale destacar que além das suas próprias, a BrewDog vende cervejas de outras pequenas cervejarias. Afinal, o DNA da empresa é assim! Por que não promover outras marcas para o bem do mercado?

Peço desculpas pela ausência de fotos do bar de Camden, mas naquele dia ainda estávamos sem câmera e não tiramos muitas fotos com o celular.

BrewDog Shoreditch

Mas no último domingo, em mais uma dura missão em prol do Pra Ver Em Londres e da sua estada em Londres fizemos o sacrifício de ir até o outro bar, no reduto hipster de Londres: Shoreditch.

brewdog shoreditch

Provavelmente é em Shoreditch que você encontra a maior concentração terráquea de gals com óculos de grau gigantes e bros com calças curtas, suspensórios e barbas estileiras.

Mas não leve pro lado ruim, não. Shoreditch vale muito o rolê! Em breve a gente traz umas dicas.

A dinâmica do bar é igual a de Camden. Boas cervejas, músicas idem, mesas compartilhadas, clima de camaradagem. E em Londres. Precisa mais pra ser feliz?

Ah, e os bares também servem comida, claro. Porções, tábuas de frios, hambúrgueres, etc. Não provamos nada, mas quem faz cervejas como a BrewDog não deve fazer uma comida que não seja, no mínimo, animal!

ambiente ambiente2

Pra concluir

Sendo você cervejeiro de carteirinha ou alguém que curte uma gelada, mas não se liga muito na arte, não deixe de ir na BrewDog. Pede uma Punk IPA, sente aquele cheirinho diferente de tudo o que já sentiu, beba e seja feliz!

Só não esqueça de guardar bem o seu Oyster. Vai precisar. ;)

bar2 prices staff bar

najoao

Como chegar

BrewDog Camden

BrewDog Shoreditch

fora

Curiosidades sobre a cervejaria

  • A BrewDog é a empresa de alimentos e bebidas que mais cresceu no UK nos últimos três anos

  • Você encontra a BrewDog em mais de 32 países

  • Em breve os sócios vão estrelar um programa de TV nos EUA que tem o objetivo de fazer as pessoas pararem de beber porcaria

  • São mais de 135 funcionários

  • A BrewDog tem 12 bares espalhados pelo Reino Unido e um em Estocolmo

  • Mais de 6500 acionistas já fazem parte do Equity for Punks

Campanhas de publicidade escancaram a repulsa contra as cervejas indústrias. Genial!

Campanhas de publicidade escancaram a repulsa contra as cervejas industriais. Genial!

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autor do Pra Ver Em Londres e empreendedor digital. Vejo o home office como um estilo de vida, faço parte da revolução da bicicleta e acredito que morar em países diferentes de tempos em tempos é fundamental.

Latest comments

LEAVE A COMMENT