Há algumas semanas saiu uma notícia que colocou Londres no topo das cidades mais caras do mundo bombou na mídia. A triste realidade surgiu a partir de um estudo do Expatistan, site que compara o custo de vida em mais de 1.500 cidades ao redor do globo. O Top 5 das mais caras ficou assim:
- Londres
- Oslo
- Genebra
- Zurique
- Nova Iorque
Os dados do Expatistan são formulados a partir de um crowdsourcing. Ou seja, são os próprios moradores das cidades que indicam os preços.
Fiz uma análise na página de Londres. Lá são reunidas informações sobre o preço de itens, como: alimentação, aluguel, internet, roupas, eletrônicos, transporte, higiene pessoal e lazer.
Por ali dá pra ter uma boa ideia sobre o custo de vida em Londres. E adianto que dá pra confiar na maioria deles. Os números representam bem a realidade. Se joga lá porque vai ajudar muito em seu planejamento.
Mini guias sobre o custo de vida em Londres
Inspirados no Expatistan vamos publicar nas próximas semanas uma série de posts que trarão mini guias sobre o custo de vida em Londres. O primeiro é sobre supermercados.
Os preços listados abaixo são referentes a produtos que a gente costuma comprar. Na média, dá pra dizer que um casal consegue se virar bem gastando entre 50 e 80 libras por semana com alimentação, higiene pessoal, produtos de limpeza… enfim, coisas básicas para o dia a dia.
Mas, por favor, tome isso como uma referência e não como verdade absoluta, pois falar sobre custo de vida é um tanto delicado e MUITO relativo! Cada um tem um padrão de vida, rotinas e hábitos alimentares.
Exemplos:
- A gente gasta uma quantia razoável com vinhos e cervejas, mas talvez esses itens não entrem na sua conta.
- Por trabalharmos em casa almoçamos e jantamos em casa na maioria das vezes, o que não é muito comum para quem trabalha fora.
- Suco natural pode custar até 3x mais que o industrializado
- A marca A custa bem mais caro que a marca do mercado e por aí vai.
Mas vamos lá!
Preço de itens básicos em fevereiro de 2014
*a maioria dos itens considera o preço dos mercados Asda e The Cooperative Food
Carnes
- 1 kg de frango: 6 libras
- 1 kg de alcatra brasileira: 11 libras (açougue brasileiro!)
- 1 kg de picanha brasileira: 15 libras
- 1 kg de salmão: 20 libras
- 1 kg de porco: 5 libras
Massas
- Macarrão (500g): 1,30 libras
- Molhos diversos: 1,50 libras
- Pizza congelada: 3,00 libras
Verduras/Legumes
- Brocolis (unidade): 1,00 libras
- Tomate (kg): 1,50 libras
- Berinjela (unidade): 0,75 libras
- Beterraba (200g): 0,95 libras
- Couve Flor (unidade): 1,20 libras
- Cebola (kg): 0,90 libras
Frutas
- Banana (kg): 0,68 libras
- Limão siciliano (unidade): 0,30 libras
- Maçã (kg): 2,00 libras
- Laranja (kg) 2,00 libras
- Morango (400g): 3,00 libras
- Uva (300g) 3,00 libras
* Dica: compre frutas/verduras/legumes em feiras de bairro. Os preços são BEM melhores
Café da manhã
- Leite (1L): 1,00 libras
- Queijo (200g): 2,00 libras
- Granola (500g) 3,00 libras
- Margarina (500g): 2,00 libras
- Presunto de Parma: 2,00 libras
- Iogurte (6 unidades): 2,70 libras
- Leite de Soja (1L): 1,20 libras
- Suco de Laranja natural (1L): 2,00 libras
- Café (500g): 3,00 libras
Higiene pessoal
- Sabonete líquido (300ml): 1,00 libras
- Sabonete Dove (4 unidades): 2,50 libras
- Shampoo Head & Shoulders (500ml): 5,00 libras
- Desodorante Nivea (150ml): 2,00 libras
- Pasta de dente Colgate (75ml) 2,20 libras
Bebidas
- Cerveja Lager: 1,10 libras
- Cerveja Ale: 2,00 libras
- Vinho: 8,00 libras
- Coca-Cola (1,5L): 1,00 libras
Diversos
- Azeite de oliva (400ml): 4,00 libras
- Chá Twinnings: 1,50 libras
- Ovos (6 unidades): 2,00 libras
- Tomate seco: 1,50 libras
- Biscoito recheado: 1,50 libras
- Pringles: 1,50 libras
- Chocolate Cadbury (360g): 3,50 libras
Os valores servem de referência, mas você vai encontrar algumas coisas mais caras e outras mais baratas.
Quer saber mais preços?
Reuni aqui apenas alguns itens, mas se quiser saber mais preços uma boa dica é acessar os próprios sites dos supermercados. Antes de vir pra Londres eu simulei uma compra no Asda e já consegui ter uma ideia de quanto iria gastar mensalmente.
Deu certo. O orçamento que eu fiz antes de vir está bem próximo do que temos gastado. Essa é uma boa dica para ajudar a planejar suas finanças em Londres ou em qualquer outra cidade.
Os melhores supermercados de Londres
A oferta é ampla e os perfis dos mercados diferentes. A gente vai muito no The Cooperative Food, pois tem um a 3 quadras de casa.
O Coop tem um monte de pequenas lojas espalhadas pela cidade. Não compensa para grandes compras, pois os preços são um tanto mais altos que os dos grandes supermercados, mas quebra um galho no dia a dia.
Outra vantagem dele e de outros pequenos mercados como o Tesco Express e Sainburys Local é que apesar do preço mais alto você não perde o foco da lista que tem que comprar.
Falo isso porque sempre que vamos num mercado grande acabamos compramos muita bobagem além do que precisamos. Tem que ter disciplina militar pra não fazer isso! ;)
O nosso supermercado preferido
*UPDATE EM 24/02/2016: O favorito passou a ser o Lidl, que não tem tantas lojas na cidade como as grandes redes, mas ainda assim é relativamente fácil de ser encontrado. É, hoje digo com certeza, o que tem os melhores preços. Ele vende marcas alternativas, mas de qualidade, a preços mais atrativos.
Gostamos muito do Asda. O preço é geralmente melhor, sempre há ofertas “pague 1, leve 2” e grandes descontos em produtos prestes a expirar. O leque de produtos com a marca deles também é grande e os preços são MUITO bons.
Também gostamos de ir no Tesco, que tem um perfil semelhante ao do Asda, algumas marcas diferentes, mas preços sutilmente mais altos.
Há ainda o Sainsburys e Morrisons. A gente costumava ir nesses em nossa outra passagem por aqui em 2010 porque eram os mais perto de casa, mas o Asda continua nos parecendo a melhor opção.
Se você tem uma experiência diferente, uma dica que não demos aqui deixa por favor compartilha com os leitores.
Toda informação que ajude a salvar uns preciosos pounds é sempre bem-vinda. =)
Mercados gourmet e de alimentação saudável
No mais, se você procura itens mais gourmet corre pro Marks & Spencer, Waitrose ou Borough Market, um dos meus lugares favoritos em Londres! Já na linha saudável, o Whole Foods e a Holland & Barrett, que é mais uma loja de conveniência do que um mercado, cumprem muito bem essa função.
O que mais você quer saber sobre custo de vida em Londres?
Temos alguns temas para explorar futuramente a respeito de preços. Mas se tem algo que você quer saber diz aí que a gente conta em um próximo post!
Até lá!
37 thoughts on “Custo de vida em Londres: os melhores supermercados e preços de diversos itens”
Adorei o post, ta realmente bem fiel a realidade. So senti falta do melhor supermercado de Londres: o Marks & Spencer! <3 Apesar de ter o preço bem mais salgado do que os outros ele é disparado o melhor deles (na minha humilde opinião). Perto da minha casa eu só tenho o Waitrose que eu também acho sensacional. Depois do M&S, o Waitrose eh o meu preferido.
Faco tambem muita compra no Asda online, o que eh sensacional pois você não precisa ir ate la (geralmente os Asdas sao muito afastados) e eles entregam por £4.50.
Oi, Thais. O Marks “Expensive” como a gente costuma chamar tá lá sim, mais ao final do post. Falei pouco sobre ele porque só vamos quando queremos fazer algo mais fancy. ELe é ótimo mesmo! Mas para a rotina não vale a pena…A dica de comprar online no Asda é boa mesmo. =)
O meu muito obrigado por toda dedicação e profissionalismo que vcs tem em cada matéria que nos envia.Parabens amo.
Muito obrigado, Gina! =)
Pelo tanto de imposto que pagamos aqui no Brasil é capaz de dar a mesma coisa. Tanto em comida, aluguel, ipva, iptu, enfim…Acho absurdo pagarmos tanto pra termos tão pouco :(
Li este post com o coração apertado em saber que falta tão pouco pra vocês voltarem!!!!
(não que eu os queira longe – JAMAISSSSS – mas me sinto uma local em Londres por ser uma leitora assídua do blog)! hehehehe
bom, quanto ao post, realmente falar de custo de vida depende muito. Eu sou daquela que faço conta pra saber se realmente vale a pena levar o pote de 200g porque tá mais barato que o de 300g… afinal, para cada peso, uma medida!! Mas achei que vcs mandaram bem nessa seleção!!!
Se comparar o valor (independente da moeda) muitas coisas estão em linha com o que pagamos aqui, algumas mais caras, outras mais baratas (normal né)… mas aplicando a taxa cambial… ai realmente PESA né…. affff maria.. essas rainhas são muito valiosas!!! heheheh
Beijosss casal!!!
Oi, Ma. Mas não esquenta que temos conteúdo de sobra pra produzir por muuuitos meses! =) É, o que pega mesmo é se converter. Mas te digo que dá pra ser bem mais feliz no mercado aqui com 50 libras do que no Brasil com 50 reais. Isso eu te garanto. Hehe
Este post MUITO me interessa. Também fiz uma simulação dia desses pra ter ideia dos preços e minhas comprinhas também chegaram perto dessas 50 librinhas. Acho que tá na hora de fazer um regime forçado, quem nunca? rs
Falei com a Nah e tá fechado mesmo: em setembro tô chegando!! \o/ Então tudo quanto é coisa que diz respeito a custo de vida eu tô ligada! A Nah me deu uma força com a questão de alugar um quarto e tenho visto muita coisa. Acho que vcs podem falar um pouco sobre as regiões de Londres, por exemplo. Vi um texto na Timeout que são as 12 áreas mais assaltadas em Londres (http://now-here-this.timeout.com/2014/01/24/hot-property-the-12-most-burgled-postcodes-in-london/). Será que tem alguma área (East, South, North…) que é mais friendly? :)
Outra coisa que fico olhando é se tem metrô perto e às vezes tem o overground, às vezes o DLR e às vezes nada. Eu sei bem como funciona o metrô, mas e esses outros? Fica fácil se estiver perto deles também? Resumindo: o que é preciso ter em conta na hora de alugar um quarto numa casinha?
Bjos pro casal!
Oi, Marla! Fazia tempo que não aparecia aqui, hein? =) Que legal que tá vindo!!! A gente tá preparando posts pra falar justamente sobre o que você quer sabe. Que sintonia! Hehehe Vão entrar nas próximas semanas. Beijo.
Olá. Eu gostava muito do Iceland e do Tesco. Estes dois supermercados, eventualmente, tinham promoções bem interessantes. A Inglaterra sempre foi um país caro. A libra custa quase 3 vezes mais do que o Real. Quem vai para lá tem que se preparar.
Obrigado por deixar seu registro, Barbara! Só atualizando, a libra está mais de 4 vezes mais cara que o Real hoje. Não é fácil. Hehe
Hello queridos!
Post ótimo, bem fiel a nossa realidade de Londoner! Se rodar diferentes supermercados da para manter uma compra semanal para um casal por 35£, que o qnto gastamos em casa!
Queria lembrar aqui do Lidl e do Aldi. Sempre tive um certo preconceito com eles, até resolver provar! Não é um Marks ‘expensive’ mas até q é bem bonzinho! Da para fazer uma bela economia neles!!!
E outra dica é o http://www.mysupermarket.co.uk
Nele da para fazer um comparativo do produto nos principais supermercados e assim pegar promoções!
É isso ai!
Mil beijos ;**
Oi, Mari! Valeeeu pelas dicas! Muito legal esse site. Quando passar a correria dessa semana vou atualizar o post com suas infos, ok? Beeeijo =)
Eu só compro no Tesco porque assinei o pacote de delivery em casa, então compro apenas online. Eu não acho o Tesco ruim como muitos falaram ai, sou muito feliz comprando com eles rs Tudo o que eu quero eu encontro.
Sem contar que eles sempre me dão a diferença de preço quando comprando com eles ficaria mais caro que comprar em outro lugar. E vou te falar que mesmo convertendo em reais o meu supermercado mensal pra 2 fica mais barato do que os relatos de conhecidos no Brasil (comprando pra 2 pessoas tbm, claro.)
Beijos.
Obrigado pela dica, Luisa! =)
Olá, João!
Gostei muito do seu post sobre o custo de vida em Londres! É muito legal a preocupação de vocês em retratar a realidade londrina para os leitores, e as informações têm sido bastante úteis. Quanto ao Supermercado Tesco, me lembrei de quando estivemos eu e minha namorada lá no ano passado e vimos uma prateleira com alguns produtos brasileiros. Ficamos tão surpresos que comentamos com a atendente, que disse sorrindo: “feels like home!” Abraços,
José Júnior.
Verdade, José! Esqueci de comentar que o Tesco tem uma seção brasileira. Ótimo pra quem quer matar a saudades de um feijão, pão de queijo, etc. Hehe. Obrigado pelo comentário. =) Abraço.
Gente, posso kibar a ideia desse post? Com devida e honrosa menção, é claro.
Claro, Lu! Fique à vontade. ;)
Beijobeijo
Parabéns! Os posts de vocês são os melhores. Sempre bem detalhados, pra quem tem a intenção de ir à Londres, consegue ter uma boa noção das coisas através daqui.
Eu tenho uma sugestão.. rsrs… eu sempre procurei nos blogs mas nunca encontrei algo que explique bem como é ter carro em Londres.. não que eu queira chegar ai e comprar um, mas realmente é uma curiosidade para comparativos com o Brasil… sei que os preços dos carros são absurdamente “mais baratos” aí, mas não acho nada explicando sobre os impostos a se pagar, documentação, etc… fica ai minha sugestão, apenas para comparativos com nossa Pátria “amada” !
Até +!
Oi, Kelter! Obrigado pelos elogios!
Gostei da sua sugestão. Vamos ver se conseguimos falar sobre isso num futuro próximo, ok? Abraço!
Acho que vou sozinho pra Londres, pois o vinho tá caro e a Lucia tá bebendo demais.
Valeu João!
Vocês tão voltando, uhu!
Não li todos os comentários, então não sei se alguém já deu a dica aqui. Supermercados como Tesco e Sainsbury’s tem programa de fidelidade (clubcard pro 1o e Nectar pro 2o) que ajudam a economizar um tico. Já ganhei muito cupom e money off com eles (o Tesco, inclusive, tem promoções que dobram o valor dos seus vouchers quando voce usa em determinado departamento – Bebês, por exemplo). Não sou fã de cluve de fidelidade, mas os dos supermercados acho válido.
Uma coisa em relação aos mercados tipo Tesco e Asda que vale a pena ficar de olho é que, por serem muito baratos e brigarem pelo consumidor no bolso, a qualidade de certas coisas fica a desejar. Os dois foram pegos no escândalo da carne de cavalo, por exemplo, enquanto o Sainsbury’s não foi. Acho que carne é jogo olhar em açougues de bairro – ou gastar um pouco mais e comprar de melhor qualidade nesses mercados mesmo (eg Tesco Finest).
Oi, Chris! Obrigado pelas dicas. Super válidas! Sobre a carne, a gente prefere açougue brasileiro. Qualidade sempre boa!
Pessoal vcs saõ ótimos!
Tô atrasadinha prá ler a matéria mas adorei! Bjks
Muito obrigado, Téia! =)
Buenas Casal!
Então… Quanto a “mercado legal de ir”, acho que o “Marks Expensive” é mesmo o mais mais. Mas só fui uma vez nele e não é legal no quesito “economizar Pounds” né? hehe
Ontem mesmo fomos ao mercado e estávamos conversando sobre isso. Decidi que o meu favorito é o Morrisons. Os produtos da marca do mercado são de qualidade e com um precinho lá embaixo.
Minha dica pra galera que compra aqui ou online é se ligar sempre nos descontos que se aplica quando compra dois produtos da mesma marca. eg: Um pão é £ 1.60, dois pães é £ 2. Então como é CERTO que a gente vai comer dois, já pegamos um a mais.
:)
Abraços dois!
E aí, Rafa! Tudo certo?! Essa dica é boa mesmo! Apesar que eu sempre questiono: será mesmo que 1 unidade deveria custar tanto? Tem bem cara de pegadinho com o consumidor…mas ficamos sem muita escolha, né? Hehe. Abs!!
Otimo texto. Nem lembro quando foi a ultima vez que pisei em um supermercado aqui em Londres. Agora e tudo pela internet. Facil e pratico!
Valeu, Fernando! Pois, é…comprar pela web é um agilizo e tanto! Abraço!
Olá.. gostaria de saber uma média de valor de salários em Londres.. qual o valor do “salário mínimo”.. e o salario de um engenheiro??
Estou estudando a cidade pra nos mudarmos no ano que vem.. eu, marido e dois filhos pequenos.. Se puderem dar dicas, agradeço muito mesmo!! Abs
Olá, Monica.
Não sabemos falar sobre salário de engenheiro porque não mergulhamos a fundo no mercado de trabalho local já que sempre mantivemos nossos clientes brasileiros e trabalhamos para eles.
Mas você pode encontrar informações sobre este assunto aqui: https://www.gov.uk/national-minimum-wage-rates
:)
Boa sorte pra você e pra sua família.
Abraço!
Parabéns pelo Blog, muito legal, ótimo trabalho!!
Obrigada, Rodrigo! :)
Ficamos felizes em saber que curtiu o que viu por aqui.
Volte sempre. ;)
Abraço!