EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Dinheiro, cartão de débito/crédito, Visa Travel Money. O que trazer?

Há poucos dias, a leitora Cidinha Rocha nos escreveu contando que seu filho está vindo para Londres nos próximos meses e que ela estava em dúvida sobre “que tipo de dinheiro” disponibilizar para a viagem dele. Achamos que a dúvida dela poderia ser comum e resolvemos escrever sobre o assunto.

Vou falar um pouco sobre a nossa visão pessoal de cada uma das opções na esperança de ajudá-lo a fazer a melhor decisão possível. Acompanhe.

Dinheiro – Impossível vir para Londres sem pelo menos uma nota de 5 pounds na carteira. Primeiro porque existe a possibilidade de na chegada o pessoal da imigração pedir para você mostrar dinheiro em espécie para comprovar que você tem como se manter durante sua estadia. Segundo porque alguns estabelecimentos comerciais podem não aceitar seu cartão e, sem dinheiro, você fica na mão. Sacar de contas nacionais pode sair muito caro.

As notas das libras têm tamanhos diferentes e, muitas vezes, não cabem nas carteiras brasileiras - já que são maiores do que as notas de real

As notas das libras têm tamanhos diferentes e, muitas vezes, não cabem nas carteiras brasileiras – já que são maiores do que as notas de real

*Conclusão Traga ao menos um pouco de dinheiro em espécie para se manter. Analise os preços das casas de câmbio da sua cidade, faça uma reserva em dinheiro e troque por libra. Vale a pena!

Cartão de débito/crédito internacional – Esse é o nosso maior aliado aqui em Londres. Fazer pagamentos com o “dinheiro de plástico” é muito fácil. Você não paga taxas extras e ainda não precisa ter medo de ficar carregado uma “fortuna”. O único ponto negativo é a taxa para saques. Tirar dinheiro da sua conta brasileira por aqui pode não sair barato. Verifique as taxas que seu banco cobra antes de sair fazendo saques – se é que seu banco permite!

O "dinheiro de plástico" pode facilitar a vida por aqui

O “dinheiro de plástico” pode facilitar a vida por aqui

*Conclusão Seu cartão não é internacional? Pense na possibilidade de fazer um. Você pode precisar.

UPDATE: EM 2010 NÃO SE PAGAVA IOF – IMPOSTO SOBRE OPERAÇÃO FINANCEIRA – EM COMPRAS NO CARTÃO DE CRÉDITO USADO NO EXTERIOR. HOJE, 15/02/2013, ESSE IMPOSTO É DE CERCA DE 6% – VTM TÁ VALENDO MAIS A PENA!

Visa Travel Money (VTM) – Antes de virmos para cá, achávamos que esse seria nosso grande aliado. Mas, no fim das contas, com o cartão do banco nas mãos ele acabou se tornando importante só para saques, já que as taxas dele são menores que as cobradas pelo banco.

Precisa sacar umas libras extras? Esta é a melhor opção (menores taxas)

Precisa sacar umas libras extras? Esta é a melhor opção (menores taxas)

*Conclusão (ATUALIZADA EM 15/02/2013) – Hoje, o VTM nos parece a melhor opção. Pra ele não tem IOF, as taxas de saque são baixas e você só tem que declarar no Imposto de Renda caso seu aporte nele seja maior que R$ 10 mil.

Espero ter ajudado. Se tiver dúvidas, já sabe, né? Deixe um comentário ou escreva para contato@praveremlondres.com. Teremos prazer em ajudá-lo.

Um beijo e até o próximo post,

Nah.

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autora do Pra Ver Em Londres e empreendedora digital. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Um dos meus objetivos de vida é ajudar as pessoas que querem viajar mais e melhor gastando menos reunindo aqui minhas dicas pessoais de viagem. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • oi natacha, então jah estou de viagem marcada para londres e meu agente me recomendou o VTM, gostaria de saber se ele não foi util pra voces por causa da aceitação? não é aceito em todos os lugares? qual foi o problema? ele tambem não é usado como debito?
    levar o cartão de credito não acaba saindo mais caro pra se pagar aqui? afinal tem todo o cambio para nossa moeda e tals, ou voce quis dizer q fez um cartão de credito ai em londres mesmo?

    já li varias materias do site, mto bacaca da parte de voces dividir suas experiências para q as nossas ai sejam talves menos complicadas…

    tem algum post sobre pós graduações em Londres?

    bom obrigada pelos posts! e boa sorte ai na grande london town!

    ;*

  • Estou passando apuros em Londres porque, tanto o meu cartao de credito, como o meu cartao Travel Money nao estao sendo aceitos na grande maioria dos estabelecimentos comerciais por nao ter chip. Em contato com a central de atendimento do VTM, fui informada de que ainda nao esta diponivel no Brasil cartoes VTM com chip e que eu deveria argumentar em todos os estabelecimentos que aceitam a bandeira VISA a obrigatoriedade deles aceitarem o meu cartao!!! Que maravilha!!! Nao solucionaram o meu problema, mas me deram uma boa dica de como praticar o meu ingles… =/

  • Natasha,

    Poderia me tirar outra dúvida ? Hoje em dia nem VTM mais vale a pena, pois até ele paga 6% de IOF. Hoje, ou é dinheiro ou não tem alternativa. Mas o problema para mim é quanto em dinheiro devo levar para o dia a dia, pensando sempre em gastar no cartão e usando o dinheiro para eventualidades, em quem não aceitar cartão

    Um abs…

LEAVE A COMMENT