Fotojornalismo em Londres: o cotidiano londrino em imagens

Dia desses fomos ver a exposição Genesis, de Sebastião Salgado, um dos mais belos e impactantes ensaios já produzidos no fotojornalismo. É aquela arte que cativa, perturba, inspira e e te faz pensar por dias… “Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma”, diz o criador do Instituto Terra.

No que depender de mim, sua missão está cumprida, Sebastião. ;)

Você sabia que o Terra plantou mais de dois milhões de árvores de 300 espécies diferentes em 15 anos de atividade? A ONG fez renascer uma área do Vale do Rio Doce, entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Uma região que antes era completamente árida, hoje é verde. Pássaros e animais diversos que há décadas não eram vistos na região voltaram e ganharam sua casa de volta. É um projeto realmente espetacular. No fim do post tem um link se você quiser saber mais.

“Cada árvore plantada alivia um pouquinho nossas preocupações a respeito do futuro do planeta”, dizem Salgado e sua esposa Lélia Deluiz Wanick, idealizadores do Instituto Terra, em um texto na exposição.

Durante a faculdade de Jornalismo não era raro professores diversos citarem a obra de Salgado. Ele ia além das aulas de fotojornalismo. Seguramente um cara que me inspirou e continua me inspirando a buscar novos ângulos e contar histórias através de imagens com a fotografia, mas também a sonhar com viagens incríveis, ser uma pessoa melhor e acreditar num futuro melhor.

Registros do cotidiano de Londres

E foi aí que, influenciado pela exposição e por lembranças acadêmicas, decidi vasculhar meus arquivos de fotos de Londres para encontrar imagens que captam a essência do fotojornalismo. Encontrei um pouco de tudo. São fotos da rua, da vida acontecendo, do metrô de Londres, do céu azul, do pub, do parque, do inesperado…cenas clássicas ou nem tanto do cotidiano londrino.

O fotojornalismo sempre foi uma das minhas maiores paixões desde mesmo antes da universidade. Poder praticá-lo em Londres é pra mim não menos do que extraordinário. Espero que goste do post e das fotos tanto como eu curti fazê-lo.

Se você gosta de foto esse é outro post fotográfico com imagens de ícones de Londres.

Cada foto tem uma breve legenda pra contextualizar ou contar um pouco do momento registrado.

fotojornalismo em londres - bigben
Essa imagem renderia um bom início para um romance literário, não?
O metrô é sempre  uma ótima forma de eternizar o cotidiano.  Vidas acontecendo e pessoas indo e vindo
O metrô de Londres é sempre uma ótima forma de eternizar o cotidiano. Vidas acontecendo e pessoas indo e vindo
Na capa do tabloide: Londres é cinza
Na capa do tablóide: Mais um dia cinza na capital
fotojornalismo em londres
Hora do almoço no Regent’s Park
jornal de londres
Nah, com seu Standard na mão, que acabara de sair do forno, esperando eu fazer a foto pra entrar na estação de Charing Cross. Nesse post contamos um pouco sobre o jornal que diariamente é lido por milhares no metrô de Londres
fotojornalismo em londres
Açougue gaúcho não é o que você pode imaginar ver em Londres. Se procurar acha! Aqui contamos onde fica o da foto
A Cecil's Court é o pote de ouro no fim do arco íris para os amantes da literatura. Lojas diversas que vendem obras raras. Até Harry Potter autografado por J.K. Rowling você encontra lá
A Cecil Court é o pote de ouro no fim do arco íris para os amantes da literatura.  A ruela reúne lojas diversas que vendem obras raras. Até Harry Potter autografado por J.K. Rowling você encontra lá, só pra citar um
Na British Library, um dos lugares mais incríveis de Londres, muita gente frequenta para estudar. A inspiração que vem do plano de fundo  ajuda, não?
Na British Library, um dos lugares mais incríveis de Londres, que muita gente frequenta para estudar. A inspiração que vem do plano de fundo ajuda, não? Já escrevemos sobre  B.L aqui
A chuva fica muito mais legal com um guarda chuva transparente
A chuva fica muito mais legal com um guarda-chuva transparente
Alguns costumem não se perdem
Alguns costumem não se perdem
Uma caminhada que não  se cansa de repetir
Uma caminhada que ninguém cansa de repetir
metrô de londres
O metrô de londres, sempre ele, mostrando a vida acontecer
O outro lado da rua da fachada de um pub é um outro ótimo ponto para registrar o cotidiano londrino
O outro lado da rua da fachada de um pub é outro ótimo ponto para registrar o cotidiano londrino
trafalgar square - londres
Quer mais um clássico? As escadarias da National Gallery (post aqui!) e o visual impagável da Trafalgar Square
Pra encerrar, um registro feiro em uma noite de inverno qualquer em Greenwich
Pra encerrar, um registro feito em uma noite de inverno qualquer em Greenwich

Eu tenho mais algumas dezenas de fotos feitas em situações gerais, sem um objetivo maior do que registrar um instante. Se você curtiu a ideia de ampliar o fotojornalismo por aqui me diz aí nos comentários que preparo mais um post, pode ser?

Ah, como prometido esse é o site do Instituto Terra, do Sebastião Salgado.

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Adorei as fotos!! me senti dentro da cidade!!!

  • Olá João.
    Que post interessante, só faz aumentar a saudades de Londres.
    Desembarquei na cidade no dia 28/03 e ficamos até o dia 02/04. Foi tudo fantástico e vocês do Pra Ver em Londres tem crédito nisso. Estudei cada post e os detalhes que vocês nos contavam por aqui.
    Depois de lá fomos a Paris e a comparação é inevitável. Que me desculpe os parisienses, mas Londres é muito melhor rs.
    Acho que agora vou ler aquele post de como lidar com a depressão pós Londres =/

    Abraços

  • Mestre, que matéria TOOOOP! Meus parabéns pelas fotos, realmente elas passam uma ótima sensação, algo inexplicável. Sempre curti essas fotos do cotidiano, sem precisar de uma lógica para tal.

  • Pô, João!
    Tá de sacanagem, hein?
    Tô no trabalho, pô! Não posso ficar me emocionando com fotos a essa hora do dia e pagando o mico da lagriminha escorrida na frente dos estagiários que juram que eu sou o mais bruto dos seres. hahaha

    Sério. Que fotos fantásticas! Onde eu assino pra ter mais posts de fotos?

    Beijocas!

  • Tenho um caso de amor sem fim por Londres, visto que meu filho reside aí ha mais ou menos 14 anos, minha nora é inglesa e tenho uma netinha linda. Passo uma boa temporada ai todos os anos mas não me canso de ver fotos dos lugares que conheço tão bem por toda essa metrópole cosmopolita . suas fotos são belas ! Parabéns , elas me colocam dentro,do ambiente como se eu estivesse aí.Publique outras, adorei andar por Londres através delas!
    L

  • Parabéns João, lindas fotos !
    Nah linda de modelo kkk ;)
    Londres é fundadora das belas imagens, já quero voltar.
    Bjus

    • Hahaha
      Obrigada, Schaiane. :)
      Eu nem sabia da existência dessa foto. Adorei descobri-la ao acaso. hehe
      Beeijo!

  • Parabéns, João! You are a natural! Tem o olhar para além do trivial!
    Abraços para vc e a Nah
    Susan

  • Adoro o trabalho de vocês! Sempre competentes e com uma visão única de Londres! Parabéns ;)

  • Não à toa, o preto e branco predominou na seleção, inspirada pela exposição do Salgado! haha não tem como sair indiferente daquela exposição né? Bela seleção de fotos! Parabéns! As PB foram minhas favoritas haha
    ps: a costela até que ta barata por lá heim! gostei de saber disso! rsrs

  • Muito legal seu post! As fotos estao sensacionais! Dentro de 10 dias estarei em Londres e seus posts contribuiram muito p minhas pesquisas! obrigada e Parabens!!

  • Amei,amei meu Sonho conhecer Londres! Parabens!

  • Olá João! Excelente trabalho de fotojornalismo. O cotidiano guarda em si muita poesia, que você conseguiu capturar muito bem nas imagens. Se o objetivo foi encantar e levar à reflexão, parabéns, considere a missão cumprida. Faça mais posts assim, por favor! Abraços, José Júnior.

  • As fotos ficaram realmente muito boas ! Parabéns.

  • Uma foto mais linda que a outra João!!! Adorei!
    Aquela no pub lendo um jornal me deu até um aperto! É o que eu queria estar fazendo no momento!!!
    =D

  • Isso não é um post, é um tapa na cara! Para mostrar que um bom fotógrafo(e modelo!) basta para revelar que a simplicidade do dia a dia tem sua beleza!beijo casal amado!

DEIXE UM COMENTÁRIO