Museus de Londres: surpreenda-se na Tate Modern

Não foi amor à primeira visita!

Em 2010, com 22 anos, achei a Tate Modern um pouco louca demais para os meus padrões. A arte moderna e contemporânea do acervo dessa importante galeria de arte, inaugurada no ano 2000 em Londres, não me cativou.

No ano passado, porém, fomos dois dos cerca de cinco milhões de visitantes da Tate e mudamos completamente nossa visão sobre o museu. Tanto é que decidimos que precisávamos convencê-lo a dar sua chance pra ele também. :)

A Tate fica em um prédio que até 1982 era sede de uma usina elétrica - a Banskide Power Station. Por isso a cara "industrial".

A Tate fica em um prédio que até 1981 abrigava uma usina elétrica – a Banskide Power Station. Por isso a cara “industrial”.

tate modern - museu em londres

Quer visitar vários museus enquanto estiver em Londres? Leia este post, que reúne todos que já foram avaliados aqui no blog, e encontre os que têm sua cara!

Por que mudamos de ideia

Quatro anos se passaram desde nossa primeira visita à Tate. Nesse período, minha visão sobre a arte mudou bastante. O que antes me parecia louco demais, agora funciona como uma maneira de abrir a mente não só para os traços em um quadro ou para as formas de uma escultura, mas até mesmo para a vida. E isso foi legal DEMAIS!

É claro que muitas obras e instalações ainda me fizeram ficar com cara de “ahn?”, mas a interrogação deixada pela maioria foi positiva, provocativa e inspiradora!

E isso já basta para a visita ao museu valer a pena!

tate modern- museu em londres-31

tate modern- museu em londres-8

tate modern- museu em londres-7

–> Para não deixar o post gigantesco, deixamos algumas imagens de lado. Elas estão no nosso Google+. Clique aqui para conferir!

Mas não é só de obras e instalações malucas, que abrem a mente de quem se dispõe a observá-los com carinho, que vive este museu.

Tem trabalhos de grandes artistas expostos lá. E poder ver Picassos, Dalís, Mirós, Matisses, Monets e tantos outros bem de pertinho é uma experiência e tanto.

Acredite se quiser, mas essa é a obra mais cara já vendida em leilão! Nude, Green Leaves and Bust foi finalizada por Pablo Picasso em 1932.

Acredite se quiser, esta é a obra mais cara já vendida em leilão! “Nu, folhas verdes e busto” foi finalizada por Pablo Picasso em 1932 e foi vendida por 104,6 milhões de dólares a um colecionar privado não identificado em maio de 2010, em Nova York. Antes de parar na Tate, o quadro só havia sido exposto uma vez ao público, em 1961*.

Metamorfose de Narciso é uma das obras de Salvador Dalí que estão em exposição na Tate Modern. O quadro, pintado em 1937, mostra um pouco de uma das mais conhecidas histórias da mitologia grega: a do amor de Narciso por seu reflexo na água. Conta a história que por não conseguir abraçar a bela figura refletida, Narciso virou as costas e foi embora. Para imortalizá-lo, os deuses fizeram brotar uma flor no local onde ele estivera admirando sua própria imagem. Quando o quadro foi lançado, Dalí apresentou também um poema. Juntos, texto e imagem proporcionaram uma reflexão sobre o tema da metamorfose, incluindo ansiedade, desgosto e desejo. Dá pra ficar alguns bons minutos admirando essa obra que diz tanto sem precisar dizer (quase) nada.

Metamorfose de Narciso é uma das obras de Salvador Dalí que estão em exposição na Tate Modern. O quadro, pintado em 1937, mostra um pouco de uma das mais conhecidas histórias da mitologia grega: a do amor de Narciso por seu próprio reflexo na água. Reza a lenda que por não conseguir abraçar a bela figura refletida na água, Narciso definhou. Para imortalizá-lo, os deuses fizeram brotar uma flor no local onde ele estivera admirando sua própria imagem. E é isso que a imagem duplicada representa. Quando o quadro foi lançado, Dalí apresentou também um poema sobre sua ideia. Juntos, texto e imagem proporcionaram uma reflexão sobre a metamorfose. Dá pra ficar alguns bons minutos admirando essa obra que diz tanto sem precisar dizer (quase) nada.

Nas salas da Tate Modern, misturam-se obras produzidas no início do século XX até obras atuais. Há representações de momentos importantes da história da arte recente, como surrealismo, minimalismo, cubismo, futurismo e vorticismo.

Como qualquer bom museu, o Tate apresenta os movimentos, os artistas e as obras de maneira muito didática. Por isso, não é preciso ser um grande entendedor para compreender as principais características de cada obra que se vê…

O Busto de uma Mulher. Uma obra representante do cubismo, feita por Pablo Picasso. Que tal?

Torso de Mulher. Uma obra representante do cubismo, feita por Pablo Picasso. Que tal?

Quer entender melhor tudo que observa? Não só admire as obras. Leia as descrições. Elas facilitam muito a visita!

Quer entender melhor tudo que observa? Não só admire as obras. Leia as descrições. Elas facilitam muito a visita!

A exposição de posters da Revolução Russa é muito bacana.

A exposição de posters da Revolução Russa é muito bacana. Ela mostra como a Rússia se transformou em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto com as propagandas supercoloridas feitas pelos bolcheviques que declararam que o país era o primeiro estado comunista do mundo. A história toda está contada nas paredes da Tate. Porque obra de arte também ensina História!

tate modern- museu em londres

Um registro diferente e bem legal da Guerra do Vietnam.

 

Bacana, né? :)

E para quem vai com crianças, é importante dizer que o museu se preocupa com os pequenos. Sempre há uma programação especial para as famílias. Clique aqui para saber o que tá rolando no momento.

tate modern - museu em londres

tate modern - museu em londres

A Tate Modern além da Tate Modern

Como se não bastasse tudo isso, o prédio da Tate Modern ainda abriga um restaurante/café com uma vista incrível:

Não é de babar?

Não é de babar? E se você não quiser consumir nada, não tem problema. Pode curtir a vista à vontade.

Uma varandinha com visuais igualmente fotogênicos:

tate modern- museu em londres-23

E, claro, uma lojinha com um moooonte de coisas legais:

Livros, guias, gravuras, camisetas...

Livros, guias, gravuras, camisetas…

... e até uma cerveja própria! Feita pela cervejaria London Fields (que está no nosso guia!)

… e até uma cerveja própria, feita pela cervejaria London Fields (que está no nosso guia!), são alguns dos produtos à venda para quem passa pela lojinha do museu.

Todos esses “extras” contribuem para tornar a visita à Tate Modern extremamente interessante. :)

Por último, não dá para não falar da localização dessa galeria. Afinal, ela está em uma das áreas de Londres com mais coisas legais para ver/fazer/comer/beber por metro quadrado.

tate modern- museu em londres-18

tate modern - museu em londres

tate modern - museu em londres - st. paul's cathedral

Tanto é que rendeu um post com um roteiro a pé bem bacana. Não leu ainda? Clique aqui e leia já. ;)

O mapa abaixo é uma pequena amostra do que você vai encontrar no post – e viver em um dia passeando por Londres sem precisar de transporte público.

E aí, partiu Tate Modern e arredores? Então bora conferir as informações essenciais para você programar sua visita.

Informações úteis Tate Modern

  • Site: http://www.tate.org.uk/
  • Endereço: Bankside, SE1 9TG
  • Estações de metrô mais próximas: Southwark (Jubilee Line – cinza); Mansion House (linhas: District – verde – e Circle – amarela); St. Paul’s (Central Line – vermelha)
  • Quer ir de outro meio de transporte? Clique aqui e informe-se sobre as várias outras formas de chegar à Tate Modern.
  • Quer visitar a Tate Britain e a Tate Modern no mesmo dia? Pegue o Tate Boat! Todas as informações estão neste link.
  • Horário de funcionamento: domingo a quinta – das 10h às 18h (última entrada para as exposições especiais: 17h15). Sexta e sábado das 10h às 22h (última entrada para as exposições especiais: 21h15). Fecha somente nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
  • Entrada: gratuita para a coleção permanente. Preços para exposições especiais variam. Clique aqui para programar a sua visita. Há visitas guiadas gratuitas. Informações neste link.

Enjoy! ;)

Beijobeijo e até o próximo post,
Nah

Assine nossa newsletter!

Quer saber todas as novidades do blog em primeira mão? Assine nossa newsletter (é gratuita)! Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba novidades!

Digite seu nome e e-mail. Você receberá um pedido para efetivar o cadastro. =)







 

*Fontes de pesquisa:

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista, curitibana e coxa doida. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Oi, Nah!!

    Há quanto tempo! (piadinha brega necessária!)
    Depois que vc falou que precisou dar uma segunda chance pro Tate Modern, tô achando que posso voltar a inclui-lo no meu roteiro da próxima visita à amada Londres… confesso que minha primeira vez no Tate não foi uma grande decepção porque eu já estava esperando que fosse uma m*rda por razões de: arte moderna não é pra mim. Mas sei lá, vai que…

    Quando vi a foto do loXinha me lembrei que foi lá que comprei o poster que a gente tem igual! Foi lá que vc comprou o seu? Foi lá também que comprei umas luzinhas em formato de ônibus double-decker.

    Enfim, sou dessas que sempre avisa a galera pra ir ao Tate nem que seja só pra poder aproveitar a vista e a vibe desse lugar, que é incrível mesmo, não tem outro jeito de descrever. Minhas melhores fotos de Londres são na beira do Thames, então não dá outra: tem que ir. (na real, mesmo que vc não queira, vc vai passar por ali, né? rs)

    Beijo, casal!
    Já to com saudades!!

  • Olá Natasha! Não conheço a Tate Modern, mas pelos atrativos que você mencionou como a localização, a coleção de obras de artistas renomados como Dalí e Picasso, a vista que se tem do restaurante no interior da galeria e, claro, a cerveja da London Fields – fiquei com muita vontade de conhecer. Obrigado pela dica. Abraços, José Júnior.

  • Pois é, continuo preferindo a arte “antiga” ao invés da moderna haha
    Mesmo assim o museu é show, se tem algo que gosto de ver é as propagandas e cartazes usados na segunda guerra mundial, tanto pelos comunistas, quanto nazistas, americanos, britânicos, entre outros de ambos os lados.

    Parabéns por mais um post show de bola ;)

  • Olha Nah…acho que vou ter que dar outra chance pro Tate e tentar realmente entender e ver as obras com outros olhos…
    Eu fui lá… achei algumas obras interessantes… mas a maioria eu até dava uma caidinha de cabeça pro lado pra ver se entendia! Acho que não sei apreciar arte… =(
    Mas uma hora eu volto lá e quem sabe vem uma luz e me ilumina!! =D
    Beijo amora

  • Amiiiga do céu… essa vida num tá fácil viu! ahahahhaa… acho que te falei que to com um segundo emprego né? Então… agora direto saio do meu trab e vou direto pra evento… e de sáb e dom tbm é de lei! Então nunca mais parei!!! Ai hj tá susse aqui no lab ai vim me atualizar!!! rsrsrs
    Vou voltar lá sim! Vou dar uma estudada nele antes pra ver se cativa! =)
    Falta 1 mês e pouquinho!!! Que delícia!!! =D
    Beijocaaas

DEIXE UM COMENTÁRIO