Goddard’s Pies: nem só de fish and chips vive a cozinha britânica

Uma das primeiras dicas que qualquer pessoa recebe quando diz que vai a Londres é esta: “não deixe de comer fish and chips, é um clássico da culinária britânica”.

Yummy! :)
Esse é o fish and chips do Poppies, que indicamos neste post. Além disso, temos um post dedicado exclusivamente ao prato que ganhou nossos corações na nossa primeira temporada na cidade. Tá aqui – tem até receita! ;)

De fato, o combo peixe + batata (e às vezes um purê de ervilha – ou ervilha “in natura”) é bastante comum na terra da Rainha – e realmente uma boa pedida para acompanhar uma cervejinha em um pub -, mas definitivamente esse não é o único item do cardápio local que alguém deveria saborear em seus dias na lovely London – mesmo se a viagem for no estilo “econômico”.

Outro prato tradicionalíssimo e perfeito para quem quer experimentar uma delícia da gastronomia britânica sem ir à falência chama-se “pie and mash”, ou torta e purê, no bom Português.

culinaria britanica - Goddards - pie and mash

A História conta que a tradição de comer pie and mash nasceu no início do século XIX. Era um prato gostoso, nutritivo, rápido e fácil de ser preparado e, principalmente, acessível financeiramente aos trabalhadores que não tinham lá muitas Rainhas em seus bolsos.

E até hoje é assim. Você pode comprar tortas nos supermercados, em pubs ou, ainda, nas Pie Shops, as lojas (quase) 100% focadas no tradicional prato da culinária britânica.

A dica de hoje é justamente uma das mais tradicionais Pie Shops de Londres.

Goddard’s at Greenwich

Traditional pie and mash - London - ob

No coração do adorável bairro de Greenwich (servido por uma estação de trem e uma de DLR – detalhes no fim), em uma das esquinas do Greenwich Market, está Goddard’s at Greenwich, uma casa de tortas que iniciou sua história em 1890 e que mantém até hoje a tradição de só oferecer tortas feitas a mão e com ingredientes britânicos superselecionados.

Nesse endereço, o restaurante funciona desde 2012, mas pela decoração, por fazer uma torta legitimamente britânica e por ter um cardápio bem clássico, qualquer um poderia jurar que a família Goddard’s já servia suas delícias naquele pedacinho de Londres ainda no século XIX.

Goddards - ambiente

Goddards - ambiente2

menu Goddards at Greenwich

Depois de vários meses morando ali pertinho, em uma quarta-feira ensolarada, assim que saímos do Cutty Sark (navio-museu que fica ao lado – calma, logo tem post! ;), resolvemos parar para almoçar no Goddard’s. E a experiência foi, com certeza, inesquecível. Tanto é que resolvemos indicar pra você! :)

Nossos pedidos

Já que tudo no Goddard’s respira tradição, nossos pedidos seguiram a mesma onda. Fomos das clássicas “Steak & Ale Pie & Mash” (£ 4,10) e “Steak & Kidney Pie & Mash” (£ 3,90):

Marido com cara de "tira logo essa foto que eu quero comer". =D
Marido com cara de “tira logo essa foto que eu quero comer”. =D

Goddards - pie and mash

E, olha, curtimos bastante. Bem servidas e saborosas. De todas que provamos até o momento, só perde para a que consideramos a melhor do mundo, que comemos em York (detalhes neste post). Olha só:

The Trembling Madness - York - pie

The Trembling Madness - York

#aiquesaudade

Mas, enfim, voltando ao Goddard’s… :)

Super vale a pena entrar, sentir-se em uma viagem no tempo, pedir uma torta no balcão, escolher uma mesa e sentar para saborear mais essa iguaria britânica.

Goddards at Greenwich - pie and mash

Goddards - London - prices

O menu "take away" (para levar) tem preços ainda mais convidativos. Pra quem não se importa de comer na rua, ou quer comer em casa, essa é uma boa opção!
O menu “take away” (para levar) tem preços ainda mais convidativos. Pra quem não se importa em comer na rua, ou quer comer em casa, essa é uma boa opção!

Goddards at Greenwich - Pra Ver em Londres

Uma coisa que a gente notou e que achou bem legal é que o restaurante é frequentado por todo tipo de gente. Enquanto estávamos lá, vimos de engravatados a operários com roupas de trabalho, jovens e idosos, ingleses e turistas. Ah, e também vale dizer que vegetarianos têm opções deliciosas para saborear, como “cheese and onion” (cebola e queijo, sabor que eu adoooro!) e uma versão de soja. Viu como agrada a gregos e troianos? :)

ranking-estelar-IWM

Localização, preço, sabor, opções, experiência… tudo incrível. Só não demos 5 estrelas porque a torta que comemos em York não deixou. Mas recomendamos demais. Até porque essa pode ser uma parada estratégica em um dia delicioso por Greenwich (que tem várias atrações bacanérrimas, como o parque de mesmo nome, o mercado, o meridiano, o Cutty Sark… e muito mais – mas isso é assunto para outros posts! ;).

Ah, e não somos só nós que curtimos o Goddard’s, não. No ano passado, a “Steak & Ale pie” deles ganhou medalha de ouro no British Pie Awards (a notícia na íntegra tá aqui)! Que tal, hein?

Por último, destaco que a “carta de sobremesas” deles também é bem interessante. Vamos ficar devendo uma foto porque e uma avaliação porque a gente não comeu nada, mas deixo aqui o link com o cardápio para que você possa conhecer tudo que eles oferecem.

Partiu Goddard’s? :)

Faça sua própria pie & mash

Sempre que eu leio um post tipo esse, fico mortinha de vontade de comer a comida indicada tipojá. E aí que pensei que podia acontecer o mesmo com você, então resolvi pedir ajuda ao Jamie Oliver para fechar o post de hoje com chave de ouro. Amigão, apresenta aí uma receita de pie que a galera possa fazer em casa, vai! hihi

(Ficamos sem a parte do “mash” porque esse é mais simples, né? :)

Vai encarar o desafio? :)

Se sim, depois manda uma foto da sua torta para o nosso e-mail (contato@praveremlondres.com.br). Quem sabe você não ganha um presentinho especial? ;)

Bom apetite!

Beijobeijo,

Nah

PS: Se você tem outra pie shop em Londres para indicar, deixa um comentário. É sempre bom reunir dicas relacionadas ao post! ;)

PS2: Quer saber qual é o pie and mash preferido de David Beckham? Clique aqui.

Serviço Goddard’s

A estação “Cutty Sark” fica bem pertinho do Goddard’s, como mostra o mapa abaixo:

  • Horário de funcionamento:
  • Segunda, terça, quarta e quinta – das 10h às 19h
  • Sexta e sábado – das 10h às 20h
  • Domingo – das 10h às 19h30
  • Preço: £

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Parceiros

Booking.com

Siga-nos

13 thoughts on “Goddard’s Pies: nem só de fish and chips vive a cozinha britânica

  1. Oi, queridos!!

    Aqui, de volta à rotina brasileira e sonhandoooo com essas pies! hahaha (testando a receita do J. Oliver em 3.. 2..). Tô me esforçando muito pra lembrar o nome do restaurante em que eu comi essa pie de carne e ale, mas já gastei todo o fosfato. É um restaurante de pie mesmo e fica dentro do Spitalfields Market (que por si só já vale uma visita, né?). Lembro que a pie com refri ficou em 8 pounds e tava uma delícia maravilhosa. Minha boca já encheu d’água.

    A saudade de Londres ainda não bateu deseseperadoramente, mas já encomendei online umas ciders, só pra garantir! hahahaha e já tô sabendo que a volta de vocês já está garantida. Será que um dia a gente consegue combinar as datas dessas nossas temporadas londrinas? Providenciemos!!

    Beijoss!!

    1. Marliiiitcha, que bom vê-la por aqui. :)

      Não sabia que já tinha voltado. Espero que a rotina seja bem doce nesse retorno pra você não sofrer tanto! :)
      Opa, vou esperar as fotos da sua pie, hein? hehe

      Humm… não sei de qual restaurante você está falando, mas, siiiiim, Spitalfields Market vale por si só – ainda estamos devendo post sobre ele. Shame on us. Mas se você visse o tamaaaanho da nossa lista de posts pendentes ia entender o drama. haha

      Mandou beeeem nessa compra online aí. Que você seja feliiiz com suas ciders no calorzão brasileiro.

      Yeeeah, em maio estamos na área. Com certeza temos que combinar as agendas pra tirar logo essa amizade desse mundinho virtual. :)
      Mas, ó, se quiser vir pra Curitiba antes de maio, sinta-se convidada, viu? Te recebemos com muito carinho e pelinhos do Piva. haha

      Apareeeça. ;)

      Beijobeijo

  2. Olá Natasha!
    Confesso que para mim foi um alívio saber que nem só de fish and chips vive a culinária inglesa… até porque nas últimas viagens a Londres eu e minha namorada sempre separamos o fish para ela e as chips para mim rsrs. O cardápio do Goddard’s parece bem apetitoso, quero experimentar na nossa próxima ida. Muito boa dica! Abraços, José Júnior.

    1. Oi, José. Tudo bem?

      Viu só? Não tem porque se desesperar. hehe

      Que bom que gostou da dica. Fico feliz em saber. :)
      Espero que gostem da experiência quando estiverem na cidade.

      Abraços aos dois

  3. Supermega dica! Adorei mesmo! Eu até gosto dessas pies, mas 99% delas vem com pouco tempero dentro, sem sal algum e por isso já meio que desisti de pedir nos lugares. Mas com certeza quando tiver visita em casa vou levar nesse lugar, achei maravilhoso para sair do fish and chips. beijo enorme, Nah

    1. Eee, que bom que gostou, guria. :)
      Espero que aprove as pies quando tiver a oportunidade de ir até lá. De fato é uma excelente opção pra levar a galeura que quer comer algo clássico sem gastar muito – e indo além do fish and chips. hehe
      Beeijo!

  4. Adorei, me transportei em cada foto, cada frase……que vi. Vivi em Londres 12 anos, e trabalhava em cozinha, e fazia todos esses pratos maravilhosos também. Sinto muita falta de tudo e estou sentindo uma grande dificuldade de me adaptar com minha nova vida por conta disso. Mas a fila anda…….tentem fazer essas delícias, vão adorar, principalmente fish and ships, te Best! Depois me contém Ok?

    1. Que bom que gostou, Rossana, fico feliz em saber. :)

      Pois é, a volta não é nada fácil. Mas força na peruca que bons momentos com certeza virão mesmo você não estando mais na terrinha amada.

      Opa, pode deixar que vamos meeesmo tentar fazer (mas já adianto que meus dotes culinários não são lá muitos. hehe). Depois conto como ficou. :)

      Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre. ;)

      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Recentes

NATASHA & JOÃO

Em 2010 fomos fazer um intercâmbio em Londres e lá nasceu o blog. De lá pra cá muita coisa mudou, menos a nossa vontade de explorar o mundo.

Assine nossa newsletter e receba dicas em primeira mão!