Grandes ícones de Londres em belas fotos

O acervo de fotos do Pra Ver Em Londres é um dos nossos maiores tesouros. São dezenas de milhares de registros feitos ao longo de (quase) cinco anos de blog.

Uma quantidade nada desprezível de fotos já foi publicada ao longo da nossa jornada de contar aqui o melhor pra (você) ver em Londres. =) Mas, naturalmente, muitas acabam ficando “guardadas” aqui com a gente.

Fotografar é um dos meus maiores pequenos grandes prazeres. E quando se trata de fotografar Londres…

Organizar, rever e editar essas fotos é praticamente uma missão de vida dada a quantidade de fotos. Há algum tempo comecei a organizar em uma pasta as minhas favoritas. Já tenho 200. E contando!

E foi ontem, entre uma cerveja e outra, que tivemos a ideia de criar uma série de posts com fotos para mostrar diferentes perspectivas de Londres. Serão ensaios temáticos de lugares e elementos da cidade.

A estreia é hoje com uma seleção de ícones de Londres. Reuni aqui apenas fotos que mostram grandes clássicos da cidade.

Ah, enquanto editava as fotos e escrevia o texto Beatles rolou solto o tempo todo. Se me permitir a intromissão na sua leitura, dá o play na lista abaixo enquanto lê o post.

1 – A Tower Bridge

Gosto desta foto porque ela mostra um daqueles cantos mágicos que Londres tem aos montes.

No dia que fiz o registro a gente estava passeando de bike com a Carol, do blog Mochilão Trips, enquanto ela fazia sua volta ao mundo. Ela estava passando uns dias lá em casa e saímos pra pedalar pelo Tâmisa. Um programa perfeito, aliás!

A estátua Girl with a Dolphin, que disputa o cenário com a Tower Bridge, a mais linda das pontes, foi produzida em 1973 pelo artista londrino David Wynne (1926/2014).

pra ver em londres - melhores fotos de londres - tower bridge

2 – O metrô de Londres

Uma imagem das pessoas voltando para suas casas após um dia normal de trabalho no metrô de Londres. Entre smarpthones, fones de ouvido, livros e conversas, a vida segue. Estava em dúvida se essa foto entraria aqui ou num post futuro com os “retratos do cotidiano de Londres”.

Acho que ela fica bem encaixada em qualquer um dos dois, certo?

pra ver em londres - melhores fotos de londres  - underground

3 – O Walkie Talkie

O prédio é mais um dos novos clássicos recentes da cidade. Gosto desse registro porque ele mostra bem o contraste entre o velho e o novo que tanto se vê em Londres. Mas, também, porque preserva a lembrança do prédio derretedor de carros.

Aquela manta que cobre parte do prédio estava lá quando fiz a foto para evitar que a luz do sol refletida no prédio queimasse os carros estacionados em frente a ele. Bizarro, mas isso realmente acontecia. Agora o Walkie Talkie foi revestido com uma camada extra para filtrar o sol e evitar o “raio derretedor”.

O arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, responsável pelo projeto admitiu ao The Guardian “que não esperava que isso pudesse acontecer”. A estimativa era de que a temperatura do sol refletido chegasse a 36º C, mas atingiu 72º C. Teve até gente fritando ovo na calçada.

pra ver em londres - melhores fotos de londres - walkie talkie

4 – O Big Ben e o red bus

Fiz essa foto num fim de noite chuvoso em que a gente voltava de um festival de jazz no Royal Albert Hall. Como era perto de 1h da manhã, o metrô já havia fechado.

Tínhamos que encarar uma longa jornada de quatro ônibus pra chegar em casa. Chovia daquele jeito de ter que apertar os olhos pra enxergar, e sair debaixo do guarda-chuva não era uma boa opção.

Mas quando vi o ônibus vindo sob aquele cenário frio e sombrio com o Big Ben de fundo corri pra tirar a câmera da bolsa e fotografar. Não consegui pegar o ângulo que queria, mas essa é aquela foto sofrida de fazer. E, de quebra, combina dois ícones em uma imagem.

Não tinha como não estar aqui, não acha?

pra ver em londres - melhores fotos de londres - big ben e red bus

5 – A mão inglesa

Taí algo que é punk de se acostumar quando você chega em Londres. Pra quem nunca esteve em solo britânico, lembrar o cérebro de pedestre de que agora tudo é o contrário é um desafio e tanto. Divertido, vale dizer. Mas cuidado por onde anda. Na dúvida, vale lembrar da mãe ensinando a “olhar para os dois lados antes de atravessar a rua”.

pra ver em londres - melhores fotos de londres  - mão inglesa

6 – O Cutty Sark

O clássico museu/veleiro encravado em Greenwich às margens do Tâmisa é um dos ponto altos do skyline da região. “Ela” (o barco), como os marinheiros chamam suas máquinas, cumpriu sua vida viajando para a China nos tempos áureos do comércio de chá entre os orientais e os britânicos no século XVIII.

Hoje é um museu incrível que nas próximas semanas vai ganhar um post detalhado aqui.

pra ver em londres - melhores fotos de londres  - cutty sark

7 – O The Shard

O The Shard (tem post aqui) é praticamente onipresente, já que em boa parte de Londres você consegue avistá-lo. E seja lá do alto dos seus 74 andares, ou de algum lugar com vista para o prédio mais alto da Europa, ele é um cara muito fotogênico.

Essa foto eu fiz quase em frente à Tower of London, no lado norte do rio. Aprendi com o professor Giovanni nas aulas de fotografia quando estudava Jornalismo a usar galhos de árvores para fazer molduras em fotografias. Desde então, gosto de brincar com isso.

pra ver em londres - melhores fotos de londres  - the shard

8 – A London Eye

Essa foto teria ficado melhor se eu tivesse um tripé na ocasião. Eu queria fazer uma longa exposição para absorver maior quantidade de luz, mas sem o tripé tive que improvisar apoiando-a no parapeito da Westminster Bridge. Ou, um tripé de luxo, se preferir. =) Foram seis segundos de exposição para chegar a esse resultado.

pra ver em londres - melhores fotos de londres  - london eye

9 – O Undergound, placas de rua e Covent Garden

Essa entrou aqui porque é a que reúne a maior quantidade de ícones de Londres em uma só foto: a marca do underground, a estação de Covent Garden e uma das tradicionais placas de rua.

pra ver em londres - melhores fotos de londres - covent garden

10 – A King’s Cross

A estação de King’s Cross é uma das minhas favoritas por vários motivos. O prédio, visto de fora, é lindo. Por dentro é incrível. A circulação de gente com mala por todos os lados é inspiradora. É de lá que sai o trem para Hogwarts. É por lá que você pode viajar para várias cidades e países sensacionais sobre trilhos. E, recentemente, por esse teto que tem um detalhe registrado na foto. Ele foi colocado em uma reforma feita em 2012. É impressionante.

Sugiro googlear umas fotos caso não conheça.

pra ver em londres - melhores fotos de londres  - kings cross

11 – O Skyline de Londres

Essa foto foi um achado. Ela foi feita em Kidbrooke, bairro na região de Greenwich (sudeste de Londres), que era perto de onde morávamos. Num domingo qualquer subimos a Shooters Hill, avenida que cruza o bairro, em busca de um lugar pra ver o por do sol. Encontramos, vale dizer! Qualquer dia desses a foto surge aqui. =) Mas, na volta, nos deparamos com esse visual.

Quase todo o skyline de Londres no horizonte a partir de um ângulo inesperado.

pra ver em londres - melhores fotos de londres  - skyline de londres

Quais prédios clássicos você identifica?

12 – O Tâmisa

Pra encerrar, uma foto que mostra uma cortina se fechando em frente dele, o Tâmisa. Afinal, o rio que preserva tantas histórias e que um dia já foi a maior avenida da cidade merecia estar aqui, não? O registro foi feito em Richmond, um dos nossos lugares favoritos na cidade.

pra ver em londres - melhores fotos de londres  - richmond upon thames

Ainda temos muitas, muitas, muitas outras fotos legais que registram ícones da cidade. Minha ideia é trazer uma post como esse por mês. Gosta da ideia? Alguma sugestão de tema para o próximo ensaio?

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Olá, João ! Fotos lindas, de muito boa qualidade. Aprovadíssima a sua ideia de um post assim por mês, gosto demais……… =)

  • Que suuuuper suas fotos, João! Tinha mesmo que dividir conosco! Esse céu capturado em Richmond Park tá mesmo uma falta de educação de tão bonita!

    Beijos!

  • Olá, João! Suas fotos estão demais, os ícones foram muito bem selecionados. Gostei muito daquela do Big Ben+ônibus+chuva (show de bola). A trilha sonora Beatle contribuiu muito na apreciação do post! Quanto ao metrô, também fizemos fotos em seu interior, e é interessante ver nossa cara de felicidade típica de turista contrastando com os semblantes sérios dos usuários costumeiros, em seu cotidiano londrino… Também meu cérebro caiu na armadilha da mão inglesa, e o mais engraçado: ao atravessar uma avenida olhando com olhos brasileiros, veio um ciclista que pensei que fosse me repreender por meu equívoco, mas a reação dele foi a melhor possível, com um sorriso no rosto, pensando “esse é turista!” rsrs. Aguardo novos ícones! Abraços, José Júnior.

DEIXE UM COMENTÁRIO