EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas

A partir de 30 de julho, Londres terá bicicletas como meio de transporte público. A gente testou a novidade e conta para você os detalhes.

Por João Guilherme Brotto e Natasha Schiebel

No fim do mês passado, nós dois tivemos uma oportunidade incrível: testar o novo serviço de transporte público de Londres: as bikes!

Apesar de o serviço só começar a funcionar dia 30 deste mês, graças à nossa parceria com a revista Real, em uma quinta-feira ensolarada a gente fez um “test ride” de mais ou menos uma hora na área central da cidade (onde ficam Big Ben, Westminster Abbey, London Eye, Buckingham Palace, St. James’s Park, Tâmisa, etc.).

quer lugar melhor que esse pra pedalar?

quer lugar melhor que esse pra pedalar?

Hoje, trazemos para você os detalhes do projeto da prefeitura de Londres e também um video que preparamos durante o test ride.

Detalhes do projeto

A ideia da prefeitura de Londres foi inspirada no que já existe em cidades como Paris e Barcelona e tem como apoiador o banco Barclays, que investe £25 milhões para que o serviço esteja perfeito já no começo da empreitada.

Inicialmente, serão distribuídas seis mil bikes em 400 pontos da zona 1 da cidade, para que londoners e turistas possam se locomover de maneira mais rápida, fácil e, principalmente, gostosa!

O serviço será 24 horas e muito fácil de ser utilizado. São duas possibilidades:

Membro: Paga-se uma anuidade de £45 e tem prioridade para locar as bikes. Sem fila e sem burocracia. Basta inserir sua chave de acesso na máquina para liberar a bicicleta.

Usuário casual: Paga-se uma taxa de £1 para ter acesso. Isso poderá ser feito tanto pela internet (site no final da matéria) como na própria Docking Station (estacionamento de bikes) em que alugar a bike. E, depois, é cobrado por tempo de uso, como você confere na tabela abaixo.

Tabela de preços

  • 24h £1
  • 7 dias £5
  • Anual £45 + £3 referente à chave de membro (exclusivo para associados)

Custo por hora

  • Até 30 minutos – Grátis
  • Até uma hora – £1
  • Até 1h30 – £4
  • Até 2h – £6
  • Até 2h30 – £10
  • Até 3h – £15
  • Até 6 – £35
  • Até 24h (taxa máxima) – £50

Outros custos

  • Taxa por retorno atrasado – £150
  • Taxa por dano causado – até £300

Taxa por não devolver a bike – £30

bike-black-cab

A cartilha de uso do Barclays Cycle Hire dá uma ideia que pode parecer malandragem, mas que faz o serviço se tornar ainda melhor. Se você quer usar uma bike deles sem pagar quase nada, faça jornadas curtas e troque de bike antes de completar 30 minutos de uso. Assim, você poderá rodar o quanto quiser pagando apenas a taxa de acesso (diária ou mensal).

Nosso veredicto

A bicicleta que a prefeitura vai disponibilizar é uma delícia de “pilotar” e fácil de manejar. Com três marchas, acento regulável, espaço para prender sua bolsa (ou mochila) e buzina para alertar os pedestres ou motoristas que um ciclista vem aí, ela é quase perfeita… sentimos falta apenas de retrovisores que, na nossa opinião, dão segurança ao ciclista e facilitam a troca de faixas, por exemplo.

www.tfl.gov.uk/barclayscyclehire

www.tfl.gov.uk/barclayscyclehire

Apesar de Londres não ter muitas ciclovias, pedalar por aqui pareceu bem tranquilo, já que visivelmente os motoristas de ônibus e carros respeitam bastante os ciclistas. Mesmo assim, o pessoal do TfL explicou que a prefeitura pretende aumentar consideravelmente o número de vias específicas para quem anda sob duas rodas com a chegada do novo serviço às ruas.

Quer saber mais? Assiste nosso vídeo!

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autora do Pra Ver Em Londres e empreendedora digital. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Um dos meus objetivos de vida é ajudar as pessoas que querem viajar mais e melhor gastando menos reunindo aqui minhas dicas pessoais de viagem. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Da hora =D
    pena que não sei andar de bicicleta….

  • Ameiiii !!!!

    Eu e meu namorado estamos chegando em Londres no dia 18/08 e com certeza utilizaremos esse serviço !!!!!

    Obrigada

    Dyana

  • Que maravilhoso que vocês tiveram a oportunidade de experimentar este novo serviço! Adorei!
    Beijosss

  • Aaaai que delícia, adorei a idéia.
    Além de fazer bem pro meio-ambiente é uma delícia!!!
    Adorei o novo visual, ficou lindo, parabéns!!

    Beijos queridos, cuidem-se!

  • Puxa que legal que vocês puderam fazer um teste ride!
    Curti a iniciativa da prefeitura, mas esse serviço vale a pena pra quem quiser ir todo dia pro trabalho com ela ou compensa mais comprar uma bicicleta mesmo?
    Parabéns mais uma vez pela iniciativa!
    Abraços
    Raphael

  • Amei, parece ser um passeio muito divertido para fazer.
    Muito legal que você puderam fazer um teste ride …
    Me deu MUITA vontade de andar de bike por Londres, mas eu tenho um pouco de medo.. sou um pouco sem cordenação, e seria com certeza terrível causar um acidente :S

    Mas mesmo assim, adorei a postagem.. espero que vocês tenham se divertido andando de bike =D

    Abraços *—*

  • Adorei a dica! Mas ainda rola esse serviço? Pois vi que o post era de 2010. Obrigado!

    Ah, uma dica de post: o que Londres ficou melhor com a preparação das Olimpíadas.
    Vi que parece que terá wi-fi free por toda a cidade.

  • Adorei. Muito bom o post e o video fiquei sabendo coisas que não sabia antes. Parabéns. :)

LEAVE A COMMENT