EDITORIAS
 

Um mercado de rua quase secreto em Londres

Uma das coisas mais legais pra se fazer em Londres é explorar seus incontáveis mercados de rua. Borough, Portobello Road (Notting Hill), Brick Lane, Camden (e seus cinco mercados), Columbia Flower e Greenwich são alguns sensacionais que já escrevemos sobre (os posts estão linkados em cada nome).  Mas a lista é enorme e istaocê pode se surpreender ao conhecer um novo. 

É nesses lugares que a diversidade cultural da cidade fica evidente. Há quem diga que não é preciso sair de Londres para conhecer o mundo. Como discordar? Afinal, mais de 300 idiomas são falados na cidade.

Os mercados, sejam eles de comidas de todos os cantos do mundo, de artesanato, de antiguidade, de moda, de flores, de frutas e vegetais, etc., estão no DNA da cidade, bem como sua vocação para ocupar lugares inusitados e transformar áreas abandonadas em espaços de cultura, gastronomia e entretenimento. 

dica de londres - mercado de rua - spa terminus

O Spa Terminus é um bom exemplo disso. Localizado sob os arcos da estrutura que dá suporte a trilhos de trem em Bermondsey, um bairro tranquilo que fica pertinho da Tower Bridge, ele é um reduto de locais em um área pouco procurada pelos turistas. 

mercado de rua em londres - spa terminus

Ali em cima passa o trem. No vídeo que vem a seguir você pode ver melhor

A gente o conheceu totalmente ao acaso. Aliás, esse é um dos grandes prazeres de estar em Londres. Não importa se você chegou na cidade ontem ou há 20 anos, você sempre vai acabar encontrando algo novo e surpreendente simplesmente caminhando por lugares por onde nunca passou…

Descobrindo o “mercado secreto”

A gente sabia que a The Kernel Brewery, uma das tantas pequenas-grandes cervejarias da cidade, abria sua fábrica aos sábados para o público e, em certo dia, quando ainda morávamos na cidade, fomos lá conhecer e tomar uma direto da fonte, porque né… ;)

cervejaria em londres - kernel brewery

Um triste update: infelizmente, agora a Kernel não tem mais o bar da fábrica, apenas vendem garrafas para você levar.

Foi só quando chegamos na Kernel que entendemos que o lugar em que a cervejaria ficava fazia parte de um complexo que reunia produtores e revendedores de alimentos diversos, como queijos, pães, café, gin, mel, carnes e vinhos.

O curioso é que o Spa Terminus abre ao público somente aos sábados. Durante os dias úteis eles atendem somente os comerciantes londrinos. Os produtos que você encontra no Spa são revendidos amplamente pela cidade.

Para contar melhor essa história gravamos um vídeo. Dá o play. Recomendo fortemente que assista até o final. Garantia de risada, acredite! ;)

E aí, curtiu o vídeo? Quer ver mais vídeos como esse aqui no blog? Deixa um comentário aqui ou no YouTube contando pra gente. Aproveita e se inscreve no canal pra receber os vídeos novos em primeira mão. ;)

Além do Spa Terminus: Maltby Street

Se você seguir caminhando junto aos arcos em direção a Tower Bridge vai chegar em um outro mercado, o Maltby Street, que é mais um segredinho dos locais da região. Esse tem mais cara de mercado de rua mesmo, com pequenos e deliciosos restaurantes, barraquinhas e um astral muito legal – e já um pouco mais explorado inclusive por turistas. 

maltby street - mercado de rua em londres

Combinar os dois mercados em um sábado é um programa delicioso

Se quiser se interar mais sobre o Maltby sugiro que leia os posts da Helô, do blog Aprendiz de Viajante, e da Dri Miller, do Dri Everywhere, que falam mais sobre o vizinho do Spa.

Vale muito a pena tirar um sábado pra curtir os dois, comer algumas delícias, conhecer um pedaço não turístico de Londres e terminar a caminhada com essa vista.

tower bridge e the shard

Tower Bridge e The Shard, um dos mais belos contrastes arquitetônicos de Londres

Bônus: Bermondsey Beer Mile

Antes de chegar no Maltby, porém, você pode ter um bônus especialíssimo se for da turma da cerveja. 0/

Na mesma região, também sob os arcos, mas do lado oposto, fica mais uma preciosidade cervejeira londrina. A Bermondsey Beer Mile é uma área que se estende por pouco mais de 2km e reúne mais algumas cervejarias artesanais top de linha da cidade (Southwark Brewing Company, Ubrew, Partizan, Brew By Numbers, Fourpure Brewing, Bullfinch Brewery e Anspach & Hobsday).

ubrew - cervejaria em londres

A UBREW é uma cervejaria comunitária. Ou seja, eles oferecem um espaço para você produzir a sua própria cerveja. Também rolam cursos e diversas atividades ligadas à cerveja artesanal. Incrível, não?

Além disso, na Beer Mile está a que eu acredito ser a maior loja de cervejas da cidade: a Bottle Shop. Se não é a maior, é seguramente a mais incrível que já fomos. São mais de 100 rótulos diferentes do mundo todo em garrafa e mais de 10 chopps diferentes. 

the bottle shop - onde comprar cerveja artesanal em londres-2

Também conhecido como o paraíso cervejeiro

Foi lá que tomei uma das cervejas mais sensacionais da minha vida – a Praire Pirate Noir, uma imperial stout norte-americana condicionada em barris de rum jamaicano. Ela é tão incrível como parece! =)

the bottle shop - onde comprar cerveja artesanal em londres

É cerveja que não acaba mais!

Dica: se você é como a gente e fica enlouquecido quando vê uma cerveja artesanal, reserve um dia pra fazer um tour só pelas cervejarias! Garanto que será inesquecível. Cheers!

anspach & hobday - cerveja artesanal em londres

Como chegar no Spa Terminus

Desça na estação do metrô de Bermondsey (Jubilee Line – linha cinza) e vá caminhando. No mapa abaixo eu inseri a localização do metrô, do Spa Terminus, do Maltby Street e de algumas cervejarias. Facinho pra ir de um lugar ao outro! Se preferir, insira o postcode do Spa Terminus no Google Maps: Dockley Rd, London SE16 3SF.

E aí, gostou da dica? 

Como já falamos anteriormente, o blog mudou para Pra Ver no Mundo, mas sempre iremos reunir grandes dicas pra ver em Londres por aqui!

Aproveitando, está com viagem marcada? Programe sua aventura com os nossos parceiros. Você viaja melhor e ainda ajuda a gente a continuar produzindo um conteúdo especial pra você. =)

  • Booking.com – Reserva de hotéis e hostels no mundo todo. Para todos os bolsos e com muitos descontos.
  • Rentcars – Aluguel de carros em diversas cidades do mundo com atendimento e suporte em português.
  • Real – Seguros viagem, um serviço que você não pode viajar sem contratar.
  • Visit Britain – Para comprar ingressos de diversas atrações turísticas no Reino Unido.
  • Ticket Bar – Para comprar ingressos com preço promocional em diversas cidades do mundo.

Siga a gente nas redes sociais:

Twitter  |  Facebook  |  Instagram 

Snapchat (praveremlondres)  |  Youtube

:)

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Olá, João! Sempre fico admirado com as surpresas que Londres nos reserva. Tem mil novidades escondidas em cada canto e essa dica dos mercados é sensacional, pois como você disse, o ambiente é uma mistura muito legal de cultura, gastronomia e lazer. É claro que, no meu caso, o tour “cervejeiro ” agrega muito a essa visita ao Mercado… continuem postando vídeos no blog, pois eles ilustram bem o relato de vocês e, de quebra, ainda nos divertimos com os erros dos bastidores (foi mal, Natasha! rsrs). Abraços, José Júnior.

LEAVE A COMMENT