EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Visite Karl Marx e Douglas Adams na bela região em que descansam

Até sermos informados por um professor da escola não sabíamos que Karl Marx estava enterrado em Londres. Há alguns dias fomos visitá-lo.

O Highgate Cemetery leva o nome da região em que está localizado (detalhes no fim do post). É uma área muito bonita. As ruas que cercam o cemitério lembram um vilarejo medieval onde parece que a vida passa mais devagar, muito diferente do que estamos habituados a ver em Londres. Só por esse motivo já valeria visitar o local.

A região de Highgate é um convite a relembrar a Idade Média.

A região de Highgate é um convite a relembrar a Idade Média.

ao fundo, a Londres clássica.

ao fundo, a Londres clássica.

Antes do cemitério, um passeio pelo Waterlow Park

O caminho para chegar até o cemitério é outro ponto a parte. É preciso atravessar o belo Waterlow Park, que é pouco conhecido mas não perde em nada para os badalados St James’sRegent’s ou Hyde Park. E ainda tem a vantagem de ser bem menos movimentado que os parques da realeza.

Um dos acessos do Waterlow Park.

Um dos acessos do Waterlow Park.

cores da primavera londrina

cores da primavera londrina

programa de londoner

programa de londoner

O cemitério

O cemitério é pequeno, charmoso e cercado por áreas verdes. Conta com a presença de algumas figuras ilustres da história britânica, mas poucos são conhecidos por nós, além de Marx e Douglas Adams.

O maior destaque creio que seja o escritor Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, que também foi roteirista da série Monty Python’s Flying Circus, transmitida na Inglaterra entre 1969 e 1974. Se você nunca viu os filmes do série, eu mais do que recomendo. A Vida de Brian e Em Busca do Cálice Sagrado, por exemplo, são hilários.

Aqui jaz um dos homens que ajudou a fazer o Monty Phyton.

42

O túmulo de Karl Marx

Independente da doutrina política que você siga ou dos ideais que acredite é provável que você concorde que o pensador alemão cumpriu um papel fundamental na história da humanidade.

E que, mais do que ser mais uma dentre tantas figuras importantes na História, Marx teve ideias que poderiam melhorar a vida da sociedade, principalmente dos membros da classe dominada – o proletariado.

Se o sistema idealizado por ele fracassou, lembremos com respeito das ideias de um homem que um dia sonhou em fazer do mundo um lugar melhor.

Estar diante desse túmulo foi uma grande e inspiradora experiência.Trabalhadores de todas os lugares unidos.

Estar diante desse túmulo foi uma grande e inspiradora experiência. Trabalhadores de todas os lugares unidos.

"Os filósofos somente interpretaram o mundo através de diversas formas. A questão, no entanto, é mudá-lo".

“Os filósofos somente interpretaram o mundo através de diversas formas. A questão, no entanto, é mudá-lo”.

Um dos vários recados que estão no túmulo.

Um dos vários recados que estão no túmulo.

“As revoluções são a locomotiva da história.”

“Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.”

“A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas.”

KARL MARX

Serviço

Highgate Cemetery

Swain’s Lane – N6 6PJ

Estação de metrô mais próxima: Arch Way (Northern Line – preta)

Preço: 4£ (adultos) 2£ (estudantes)

Mais informações no site

Ver mapa maior

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Parabéns pelo post genrodi!
    Blog também é cultura!
    Tenham certeza de que se não conhecer pessoalmente, nesta vida , a Inglaterra, através de vocês dois estou tendo a experiência maravilhosa de uma viagem virtual.
    Sucesso, sempre! Amo-os muito, bjs, sogradi.

  • Realmente. Não sabia que Marx estava enterrado em Londres =S

    • Pois é, Michel, foi bem bacana ter essa surpresa! =)

      Esperamos poder trazer sempre informações culturalmente importantes e “desconhecidas” para muita gente.

  • As ideias emancipatórias de Marx nunca fracassaram porque nunca foram postas em prática. O tipo societal exercido na URSS, China, Cuba etc. foi um antimarxismo, uma negação vigorosa de Marx.

    • Errado. Todos regimes socialistas/comunistas se declaravam marxistas. Seus líderes promoviam genocídios para acelerar a vitória do proletariado sobre a burguesia (a visão marxista de luta de classes, burguesia vs proletário que culminaria na ditadura do proletariado, ou seja, o socialismo e depois o comunismo).
      A detenção dos meios de produção nas mãos do proletário através do Estado. Em outras palavras, o planejamento central da economia. Ideias já refutadas por economistas.
      Marx foi importante para a história e talvez teve boas intenções, porém, de boas intenções é pavimentado o caminho para o inferno (mas ele era ateu então sei lá hue). Tudo que conseguiu foi influenciar pessoas que só pioraram as condições de vida da humanidade. Essa é a verdade, e desculpe se ela ofende alguém.
      Abraços.

      • Excelente, Gustavo….. sintetizou tudo…..

      • Ué, e se declarar marxista significa de fato fazer uma revolução conforme Marx escreveu? Quanta boçalidade, amiguinho! Engels escreveu que a única ditadura do proletariado (ou “socialismo real”) que havia ocorrido até então foi a Comuna de Paris. Agora eu te pergunto: a Comuna de Paris é parecida com o regime da URSS? rs
        E sem entrar no mérito de que Kim Il-Sung, por exemplo, nunca se declarou marxista, inclusive ele criou uma teoria socialista própria. O Mao, até onde eu sei, nunca leu de fato nada de Marx também, então né… Que marxismo é esse?
        E enfim, se tu se prestar a estudar a História do marxismo (recomendo o livro do Hobsbawm sobre isso) vais ver as diversas interpretações e deturpações das teorias de Marx. Melhor ainda: como diria o próprio Marx, “eu não sou marxista”, de fato, Marx nunca foi marxista rs Então culpar ele por gente que deturpou suas ideias é NO MÍNIMO ridículo… (o conceito de “ditadura” na época também era diferente… Por exemplo, em Roma existia um “ditador perpétuo”, no qual, também, o conceito de “ditador” era outro… O caso da “ditadura” em Marx se refere a um conceito de “hegemonia de classe”, que depois Gramsci vai se aprofundar bem mais. Inclusive, a ditadura do proletariado seria democrática rs, porque todas as decisões deveriam ser tomadas em conselhos que incluíam todos os operários).
        Concluindo: não confunda bolchevismo (ou “capitalismo de Estado”, pra não se utilizar de uma expressão de origem russa) com comunismo, amiguinho. Marx nunca pregou a manutenção do Estado moderno.
        Abraços. E estude mais.

  • O egoísmo e a ganância que contaminaram o homem moderno,figuram como o. principal entrave para a compreensão do marxismo.

    • Egoísmo e ganância não são privilégio do “homem moderno”, sempre existiram e fizeram parte da natureza humana. Thomas Hobbes mostra isso escrevendo o Leviatã em 1651 (no cap XIV), antes mesmo da revolução industrial ter mudado a humanidade.

      • Tu usa um filósofo do século XVII para afirmar algo que todos os antropólogos/sociólogos já sabem que não é verdade? rs
        Vou citar Platão aqui… Provavelmente a teoria dele sobre “povo inferior” não vai estar nem um pouco antiquado também, né? rs
        “Natureza humana”… Não, amiguinho, ganância não faz parte dessa tal “natureza humana”. O ser humano não nasce com nada inato em si (como vários estudados antropológicos e psicológicos já mostraram… Posso até poder referências, se quiseres) como Descartes escrevia (outro filósofo que tem teorias já bastante “ultrapassados”, porque tudo se escreve dentro de um tempo e um meio, é irracional trazer os argumentos dele pra atualidade achando que tudo será aplicável… Recomendo umas aulas de História aí).
        E se a ganância nasce com o homem, como explicar os diversos registros de sociedades sem capital (algumas até sem hierarquias) e que viviam em meios totalmente comunais?

  • Joao, parabéns!…gostei de suas explicações sobre Highgate Cemetery, um dos primeiros de Londres fora dos pátios das igrejas para evitar a proliferarão de doenças no centro urbano. já fui três vezes nesse cemitério , mas além de visitar o lado leste onde estão K.MARX, ADAMS e vários outros ilustres fiz também a visita guiada do lado Oeste que é o mais antigo do cemitério é muito mais interessante.Nele visitei catacumbas, a avenida egípcia,o círculo do Líbano, The Beer mausoléu, vi tumbas de personalidades famosas na história de Londres.Ate outubro quando espero conhecê-los para descobrir mais coisas sobre minha cidade favorita!

LEAVE A COMMENT