EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Learning English in London: como escolher uma escola para fazer seu curso de inglês

Qualquer jovem brasileiro que deseja vir a Londres para estudar inglês tem, logo no início do planejamento da viagem, uma grande dúvida: em qual escola fazer o curso?

Normal, porque quando você começa a pesquisar na internet vê que as opções são infinitas, e que cada uma parece ter um ponto mais legal que a outra.

Antes de escolhermos a Rose Of York, passamos por um labirinto de opções. Para tomar nossa decisão, analisamos uma série de aspectos. Sugiro que você faça o mesmo. Se levar mais alguma coisa em consideração, escreve para gente contando!

1) Qualidade do ensino – esse pode ser o item mais difícil de ser analisado, mas uma boa maneira de conseguir tirar suas próprias conclusões é encontrar ex-alunos (a escola pode fornecer contatos de brasileiros, por exemplo) para saber de quem já esteve lá como são os professores e o material utilizado. A internet pode ser sua aliada nessa etapa. Procure comunidades das escolas que está analisando em redes sociais e encontre estudantes que poderão te dar mais informações;

2) Localização – Londres é uma cidade enorme e o preço do transporte varia de acordo com a região onde você mora/estuda. A nossa sugestão é: quer economizar com transporte? Estude e more na mesma zona (ou no máximo em zonas lado-a-lado – um e dois, por exemplo). Portanto, fique de olho nas zonas em que estão as escolas que estiver analisando e procure lugar para ficar perto delas;

3) Preço – não preciso nem falar da importância deste item, não é? Pode ser que você não saiba o que é caro e o que é barato em termos de curso. Por isso, não feche com a primeira escola que achar só porque ela parece barata. Analise os preços de diversas instituições e tenha parâmetros para definir o que é barato ou caro;

4) Brasileiros – nós não nos preocupamos muito com esse item, mas como eu sei que tem gente que se preocupa muito, ressalto aqui: algumas escolas estão lotadas de brasileiros. Se você não quer muito contato com o português, evite-as. Para saber como é a população de brasileiros, pesquise! Ligue na escola, converse com ex-estudantes, questione!;

5) Estrutura – uma escola tem computadores com internet gratuita e a outra não? Uma tem cantina e a outra não? Biblioteca? Leve tudo isso em consideração, pois agora pode não parecer importante, mas enquanto você estiver aqui pode sentir falta desses detalhes.

Com essas informações nas mãos, faça uma tabelinha comparativa e pontue cada escola. Sua decisão será muito mais sensata se você fizer isso!

A nossa escolha

Avaliamos tudo isso e escolhemos a Rose Of York. O preço estava bom (pagamos 945 libras cada um, por um curso de seis meses – preço de 2009 – UPDATE EM 19/02/2013 – CURSO QUE PAGAMOS £945 EM 2010 HOJE CUSTA £1850!), a escola é super bem localizada (5 min da estação Oxford Circus, no coração de Londres), a qualidade do ensino parecia boa (e é!) e tem pouco brasileiro – mesmo que isso não tenha sido fator importante para a nossa decisão. Além disso, tivemos a sorte de estudar com pessoas legais, que pouco a pouco estão se tornando nossos amigos!

Enquanto não tiramos fotos de lá, deixo vocês com algumas imagens que estão no site da escola e que dão uma ideia do que é a Rose Of York (amamos!!).

Por fora pode parecer que a escola é pequena, mas não é não. A estrutura é bem bacana. Acesse o site e confira: http://www.roseofyork.co.uk/

Por fora pode parecer que a escola é pequena, mas não é não. A estrutura é bem bacana. Acesse o site e confira: http://www.roseofyork.co.uk/

A cantina é um lugar bem agradável na Rose Of York, mas com o calor chegando a galera prefere ficar lá fora no intervalo!

A cantina é um lugar bem agradável na Rose Of York, mas com o calor chegando a galera prefere ficar lá fora no intervalo!

UKstudy

Aproveitando que o assunto de hoje é escola, apresento para vocês uma pessoa que foi fundamental para o sucesso do nosso planejamento na viagem: Luciano Baldauf, da UK Study.

O cara faz um trabalho que a princípio pode ter cara de golpe, mas eu juro que não é. Ele presta assessoria para estudantes que querem vir para cá e não cobra NADA. Sérião. Ele ajuda com os documentos para o visto, apresenta ofertas de escolas e tudo isso na maior “brodagem”. Super indicamos a assessoria dele!

Ainda tem alguma dúvida ou precisa de uma ajuda mais específica? Escreva para nós: contato@praveremlondres.com

Até o próximo post,

Natasha.

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autora do Pra Ver Em Londres e empreendedora digital. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Um dos meus objetivos de vida é ajudar as pessoas que querem viajar mais e melhor gastando menos reunindo aqui minhas dicas pessoais de viagem. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Olá amigos Natasha e João!

    Parabéns pelo ótimo blog e obrigado por recomendar a ajuda honesta e gratuita da UKstudy para os brasileiros que estão pensando em fechar um curso aqui no Reino Unido e tem dúvidas de como proceder!

    Como sempre, estamos aqui para qualquer dúvida!

    Obrigado,
    Uma ótima semana pra vcs!

    Luciano
    UKstudy

  • Hm, estou pensando em ir fazer intercambio em Londres faz um tempo, mas eu queria aprender o inglês americano, será que isso atrapalharia meu aprendizado?

    Obrigada (:

  • entrei no site do Luciano e achei ótimo, muito obrigada vcs tem ajudado muitoooo

  • Ola Natasha!!

    O valor de 1850 libras refere-se a qual curso? O preço está ótimo! Esse preço por acaso seria para cidadãos europeus ou para quem possui nacionalidade europeia?

  • Quero sim Natasha! Tenho achado uma média de preço de 3000 libras, mas esse valor está ótimo, já que pela aviação de vcs ela se destacou bem! Tb queria dicas de moradia, pois pretendo morar em republica, por achar a experiência mais interessante e econômica. Enfim, são muitas perguntas….
    Obrigado por sua ajuda !!!!

  • Oiii, descobri o seu site a pouquíssimo tempo, mas juro eu to AMANDO todos os posts!!!!
    E justamente nesse post encontrei algumas duvidas e queria uma ajudinha sua (se não for pedir de mais claro)
    Eu tenho 14 anos e pretendo fazer um intercambio pra Londres no final de 2015 começo de 2016, eu amo a cultura inglesa e fazer o intercambio pra la é meu grande sonho!!! Só que eu não tenho ideia de escolas nem sobre onde ficar (casas de família ou casas de estudantes) sem falar sobre o dinheiro né, que é bem pouco e queria que vc me desse algumas dicas, pode ser?? Bejuuus

  • Olá Natasha…
    Seu blog é sensacional… parabéns!
    Sou casada e sempre que eu e meu marido viajamos, aproveitamos a metade da viagem (2 semanas) para estudar inglês. Dessa vez, o local escolhido foi Londres.
    Com relação a escola, gostei bastante da sua dica da Rose of York. Até agora a minha preferida…

    A dúvida surgiu em relação a hospedagem para essas 2 semanas de aula. Em outros países ficamos em homestay e sempre demos sorte de ficar em casa de famílias bem legais… em Londres homestay tbm é uma boa opção? Vc tem alguma dica? Fechar direto com a escola ou com alguma agência?

    Obrigada… Bj

  • Desculpa, não entendi. Esses 1850 é por mês ou o custo total do curso?

  • Boa noite Natasha,

    Parabens pelo blog, dicas super interessantes.

    Estou pretendendo viajar para Londres final de março, tenho algum conhecimento de ingles, pra não dizer pouco, pretendo ficar em Londres uns 5 ou 6 meses (no maximo), onde quero estudar o idioma e vive-lo. Tenho uma irmã que mora em Londres faz uns 5 anos, ficarei na casa dela, então busco uma escola boa com bom preço somente do curso, sem acomodações visto que ficarei com minha irmã.
    Teria alguma dica? Sugestão?

  • O blog de vocês é encantador…: acho que já li quase todos os post!!!
    A escolha da escola está um ponto bem difícil para nós….
    Nos indicaram o International House, mas o preço dela é muito expressivo!

  • Olá Natasha, parabéns pelo blog. Estou programando meu intercâmbio de férias de 4 semanas para agosto. Por ser minha primeira viagem, optei por fazer via agência, que já oferece um pacote com a acomoda em casa de família, mas eu gostaria muito de ficar em uma residência estudantil. Teria alguma dica?
    Muitíssimo obrigado desde já.

  • Oi. Tudo bem. Cara o blog doceis é muito legal e informativo. Como a maioria que lhes escreve , também tenho um planejamento de estudar inglês fora. Já me passou um monte de paises (nem tantos assim…) mas a Inglaterra me chama mais atenção pela possibilidade de ir até a irlanda. Queria saber uma opinião sobre a Callan School? Já viu falar ?

    Abraço

  • Oii primeiramente! Muito bom seu blog, de grande ajuda. Gostaria de saber mais sobre as escolas de inglês e se você tem alguma república ou casas com mais pessoas para me indicar. Obgd.

LEAVE A COMMENT