Bonfire Night: Londres iluminada e uma grande reflexão

Existe uma festa na Inglaterra que comemora algo que NÃO aconteceu. É a Bonfire Night, celebrada na semana do dia 5 de novembro, data em que em 1605 um jovem chamado Guy Fawkes (que morou em York, como contamos neste post) planejava colocar fogo no parlamento e, de quebra, assassinar o Rei James.

Claro que ele não arquitetou esse plano maquiavélico sozinho. Havia um grande grupo por trás, mas foi Guy Fawkes que “caiu” com a polícia. Foi pego com as calças na mão. Melhor, com as bombas prontas para serem detonadas.

Bem feito! :)

E aí que a tentativa frustrada de Fawkes de cometer esse crime contra o Rei e contra os nossos corações (já pensou Londres sem parlamento? Cruzcredo!) nunca foi esquecida. Pelo contrário, passou a ser celebrada em todo o país a partir de então.

Nada mais justo, né?

Ei, essa é a versão resumo do resumo da história. Se você quiser se aprofundar no assunto recomendo que leia este artigo

London - Parlamento

Nem quero imaginar Londres sem essa belezinha <3

Bonfire Night em Londres

A festa é assim: em divrsos pontos do país, nas primeiras semanas de novembro fogueiras são acesas e fogos de artifício colorem os céus em sinal de comemoração. É uma vibe bem “aeeee, se f* Guy Fawkes!”. hahaha. Em alguns lugares, estátuas de Guy Fawkes ainda são queimadas nessas fogueiras.

Em 2013, a gente teve a oportunidade de ver um dos principais shows de fogos de Londres em Blackheath, o bairro em que morávamos e que fica em uma parte alta da cidade.

A experiência foi ótima. Fomos a pé de casa, acompanhamos o MEGA movimento nas ruas, chegamos no centrinho do bairro, compramos um vinho e curtimos os fogos, a tradição e a ideia de celebrar uma vitória do bem.

Moramos em Blackheath durante cinco meses. Essa foi a ÚNICA vez que vimos o centrinho do bairro bombando. Normalmente, tudo ali é uma calmaria típica de interior.

Moramos em Blackheath durante cinco meses. Essa foi a ÚNICA vez que vimos o centrinho do bairro bombando. Normalmente, tudo ali é uma calmaria típica de interior. Naquele sábado, “todos os caminhos levavam ao alto de tantas glórias a Blackheath”.

bonfire night - london 2013 - nocks

Um brinde a tudo que é do bem!

Gostamos tanto que estamos aqui pra dar esta dica pra você que está em Londres ou em qualquer outra cidade da Inglaterra nos próximos dias: procure um lugar pra curtir a Bonfire Night.

Aproveite para agradecer não só os planos frustrados de Guy Fawkes, mas também o que acontece de bom na sua vida todos os dias. A sensação é muito boa. ;)

Aliás, essa é a grande reflexão que a noite de Guy Fawkes (como também é conhecida a festa) trouxe pra gente: é preciso celebrar. Sempre. Até as conquistas que parecem pequenas. Agradecer e comemorar é parte do caminho para a felicidade plena. :)

bonfire night - blackheath

Onde ver a Bonfire Night em Londres em 2016

Pois bem, há várias opções de shows de fogos em Londres em tempos de Bonfire Night.

Em Blackheath, por exemplo, é dia 5 que a festa acontece (detalhes aqui). Obviamente, essa é a festa que a gente recomenda.

Posso dar uma sugestão bem legal de roteiro para o dia? :)

Vá cedinho para Greenwich (estação de trem/DLR de mesmo nome ou DLR “Cutty Sark”). Curta o dia por lá – tem o National Maritime Museum, o Cutty Sark (museu/barco), o mercado, o parque, o meridiano, um monte de restaurantes legais, vários bares bacanas… enfim, é tudo de bom! :) Você com certeza vai encontrar várias opções de programa em Greenwich que se encaixem ao seu perfil.

Não, não vou dizer “vá aqui e depois vá ali”. Vou simplesmente dizer “curta Greenwich do seu jeito”. Não tem erro. E sem se prender ao meu roteiro você com certeza vai se divertir muito mais.

Mas deixo aqui algumas fotos do nosso Instagram (segue!) para ajudá-lo a se inspirar. E, ainda, uma sugestão de roteiro a pé pelo bairro que o João fez com muito carinho. Tá aqui!

Acabamos de visitar o Cutty Sark. Navio/museu super legal em #Greenwich. Logo contamos tudo no blog. #Londres www.praveremlondres.com

Uma foto publicada por Pra Ver Em Londres (@praveremlondres) em

Mais pro fim do dia, suba para Blackheath (mapinha mais pra baixo), dê uma passeada pelo centrinho do bairro (que também é uma delícia <3) e depois curta os fogos – que estão previstos para às 20h, apesar de as barraquinhas de comidas e bebidas estarão a postos a partir das 17h.

Com certeza vai valer a pena! :)

Se você mora/está hospedado no centro, Blackheath pode parecer longe. Mas, acredite, vale a pena se mandar pra lá - é coladinho ao Greenwich Park. It's a loooooovely neighbourhood!

Se você mora/está hospedado no centro, Blackheath pode parecer longe. Mas, acredite, vale a pena se mandar pra lá – é coladinho ao Greenwich Park. It’s a loooooovely neighbourhood!

Quer saber mais? Clique aqui.

Quando fomos, a pracinha central de Blackheath tinha um monte de barraquinha de quitutes gostosos, um parquinho de diversões bem generoso e muita, muita gente animada. Os fogos duram coisa de dez minutos e são bem caprichados. Imagino que seja mais ou menos a mesma coisa esse ano.

A gente curtiu. Esperamos, claro, que você também curta. :)

Mas se você não puder ir para Blackheath e mesmo assim estiver mega afim de ver os fogos e participar dessa festa não precisa se preocupar. Opções não faltam. O VisitLondon fez uma super seleção. Clique aqui para conferir – e se programar. O importante é participar. Não interessa onde!

Remember, remember, 5th of November!


Yeap, “V” de Vingança. Associou cara-crachá, né?

Se você aceitou minha sugestão e vai se mandar para Greenwich e Blackheath neste sábado, aqui vai o mapinha para ajudar na localização:

Vai a pé, amigão/amigona. Não precisa pegar ônibus. MESMO! ;)

Diz aí, é ou não uma boa dica para o fim de semana? Bom dizer que sim, porque eu fiquei madrugando pra escrever. hihi

E agora que eu voltei, prometo não demorar para reaparecer por aqui, ok?

Sinto saudaaaaaade de vocês. Aliás, se alguém sentiu saudade de mim também deixa um comentariozinho só pra eu ter certeza que você aí (<3) continua de olho aqui. ;) Vai ajudar a manter a motivação em alta. haha

Bom fim de semana!

Beijão,

Nah

Já assinou nossa newsletter?

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba novidades!

Digite seu nome e e-mail. Você receberá um pedido para efetivar o cadastro. =)







Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista, curitibana e coxa doida. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Então, resumidamente, o 5th of November é o Thanksgiving do UK. É isso mesmo produção?

    Oi, Nahhhhhhhhh!!!!!

    Mas gente, pelamordedeus, não me deixem aqui a deus-dará! Cadê posts pra eu aproveitar Londres?? Tenho usado praticamente todas as dicas, sou uma quase garota-propaganda do site! Li em algum lugar que vc ia postar coisa de madrugada e cheguei em casa da balada do Halloween e fiz o quê? Isso mesmo, corri no email pra ver se tinha chegado newsletter. Sou a fã número 1, sim ou com certeza? rs

    Eu, que não tinha planos pra esse sábado, acabei de fazer. Eu ia lavar roupa e tal, mas acho que sua sugestão me apetece mais. hehehehe Então amanhã, quando postar no instagram, vai rolar uma hashtag #PraVerEmLondres, que tal?

    Posts novos, please, que só tenho mais 2 meses nessa belezinha! Beeeeeeeijo procês!!

  • Sua sugestao esta otima e muito bem recomendada. E vc escreve com muito otimismo. parabens! Os fogos perto de casa sao no Brockewell Park que infelizmente este ano inventou de cobrar £6 para entrar. Nao sei de quem foi esta ideia maluca pois vc olha pro ceu e ve assim mesmo, rs…Eu vou a York passar 4 dias daqui uns dias e suas dicas estao muito boas…Um grande beijo e volte logo para tomarmos um cha das 5. Bjos.

  • Naaaah do céu, que saudades mesmo! Hehehe
    Bom, lembra que moro em Shooters Hill né? Adivinha onde vamos assistir os fogos hoje à noite???
    SIM na nossa querida Blackheath! Vou postar umas foteenhas pra ajudar nem que seja um tiquinho assim ó a matar a saudade de vocês.
    E keep calm and bora postar! Hahaha
    Bjao!

  • Sabe, Natasha, seu Blog é um dos mais divertidos e cheios de dicas que nós, pobres mortais, podemos usar e aproveitar bem!!! Obrigada por se dar a este trabalho e fazê-lo de uma forma tão especial! E, é claro, personalizar os emails é muito legal e nos convida a voltar a ler o que você posta!

    Moro com minha companheira na Região Serrana, RJ. Nos últimos anos, fomos ao Reino Unido 3 vezes. Adoramos Londres e pretendemos morar aí por alguns meses por ano assim que nos aposentarmos ( em 3 anos).

    Estivemos em Greenwich da última vez e parece até que fizemos as mesmas coisas que vcs!!

    Vou esperar para ver o que vc vai postar sobre passar o Natal em Londres. Estamos com vontade mas temos “medo” do frio e dos feriados, já que vamos ficar em hotel. Aliás, vc bem que poderia ser a “Anfitriã Londrina” perfeita para quem gostaria de ir e não gastar muito. Tipo : acomodação, refeições, oyster, dicas dia a dia….. Think about it!
    Espero que seu resto de sábado seja bem especial !!
    Abraços nossos,
    susan e Rita

  • Amooooooooora!!! Que saudade de você e do blog!!!!! *- *
    Eu fui!!!!!! Foi lindo! Adorei!!!! Se não me engano esse ano foram quase 20 minutos de queima!
    O parque também era muito bem estruturado! Bem legal!
    <3 <3 <3

  • natasha adorei!! Amo Bonfire Night, os fogos, as barraquinhas e o aspecto de “festa de familia”. Nao vejo a hora chegar !!) pra poder ver mas imagens de londres e pra curtir tudo isso com vc . :) Beijos pra voce!!

  • Oi Natasha! Que legal esse post sobre a Bonfire Night! Não tinha conhecimento desse evento, que pareceu muito interessante (e que bom que o tal Guy Fawkes não conseguiu destruir a belíssima construção que é o Parlamento…). Agradeço mais uma vez pelas dicas sempre relevantes a respeito dos mais variados aspectos da cultura inglesa. Abraços, José Júnior.

LEAVE A COMMENT