EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas

Brick Lane é a prova de que quando o governo quer mudar um local ele consegue.

Brick Lane - London - people-pb

Parte de East London (região leste da cidade), a área a que Brick Lane pertence (Shoreditch) era terrivelmente mal vista por moradores e turistas há alguns vários anos. Primeiro porque quem colocou o território no mapa foi ninguém menos do que Jack, o Estripador (não preciso dizer mais nada, né? – mas se você quiser saber, este link diz um monte de coisa). Segundo porque a violência por lá era realmente grande até pouco tempo.

Mas de uns anos pra cá as coisas mudaram bastante. Já vinham mudando com um investimentozinho aqui, outro acolá, mas o pulo do gato aconteceu depois que Stratford (também localizado no Sul de Londres) foi o bairro escolhido para receber as Olimpíadas de 2012… Era preciso arrumar a casa para as visitas, né? =/ (porque não arrumam a casa para os próprios moradores? #raiva)

Se bem que eu não consigo entender muito bem esse critério deles, olha só onde fica Brick Lane e onde fica Stratford no mapa da cidade:


View Larger Map

*Tira o zoom pra entender o que eu quero dizer! ;)

Vizinhos que não moram tããão perto, né?

Mas, enfim, por conta das Olimpíadas no leste de Londres aos poucos East London (e inclusive Brick Lane) virou “descolado”. Os moradores locais, muitos vindos de Bangladesh (aliás, bengalês é o segundo idioma da região – como mostra o mapa abaixo, gentilmente apresentado pelo meu amigo Maycon Dimas. Thanks, Mayquito! :), tiveram que aprender a lidar com a galeura que invadiu o território que até então era deles – raro era ver ingleses ou até mesmo turistas por lá…

Londres - Brick Lane - Bangalês

Quer saber de que galera eu tô falando? Pois bem, eu revelo: Brick Lane é a região mais hipster de Londres. Barbas bem cultivadas, óculos moderninhos, franjinhas e afins são marca dos frequentadores mais assíduos da região. Mas não veja isso como de todo ruim se você não tem a carteirinha do hipster club. hehe

Andando por Brick Lane você não vai encontrar SÓ coisas que os hipsters curtem, não. Muito pelo contrário. Tem clássicos de qualquer bon vivant adora: MUITA comida deliciosa, arte de rua top top top, acessórios fofos e a preços camaradas, boas lojas pra quem curte boa música e bons livros, etc. etc. etc. Ó só:

Brick Lane - London - bread

Brick Lane - London - food

Brick Lane - London - food truck

Brick Lane - London - fruits

Brick Lane - London - juice

Quem não ama esse tanto de delícia? :)

Brick Lane no domingo: paraíso das compras em Londres e das comidas delicinhas

O domingo é o dia mais bacana de ir a Brick Lane. Tá certo que é, também, o dia mais movimentado (leia-se: cheio de às vezes irritar), mas é que é no último dia da semana que rolam o Sunday-Up Market (das 10h às 17h) e o Brick Lane Market (das 8h às 14h).

O primeiro reúne arte, moda, comida, acessórios e “lifestyle” dentro do galpão de uma antiga cervejaria (The Old Truman Brewery), e o segundo é excelente pra quem procura pechinchas em móveis, roupas vintage, comida judaica (bagel shops) e bengalesa (curry houses).

Fizemos algumas fotos pra tentar mostrar isso tudo:

Brick Lane - London - bags

Brick Lane - London - bikes

Brick Lane - London - books-cds

Brick Lane - compras em Londrs

Brick Lane - London - colares

Brick Lane - London - music

Brick Lane - London - street art

Muito amor pela plaquinha. :)

compras em Londres - Brick Lane

Ahaaaam, tem um monte de coisas legais. Basta ir sem preconceito, afim de ver gente de todo tipo, de encarar muvuca e… ir. :)

Posso te garantir que o que a gente já comeu por lá adorou (não vou recomendar barraquinha “A” nem “B”, acho mais é que você tem que olhar tudo, ver o que te parece bueno e encarar!), que vimos muitas obras de arte de rua que nos prenderam por horas bons minutos e que ficamos com uma coceirinha nas mãos para fazer algumas compritchas – e isso que não somos nada consumistas.

Acho, sinceramente, que é uma boa pedida para um domingo depois de um rolê no Columbia Road Flower Market (que apresentei aqui, lembra?).

Dá pra seguir a pé de lá susse, susse. Ó o mapinha esperto:


View Larger Map

Bata perna por Brick Lane

Minha dica final para o rolê por Birck Lane é: bata perna. Ande muito mesmo. E vá olhando para todos os lados. As surpresas vêm de onde você menos espera…

bricklane

Brick Lane - London - street

Brick Lane - London - streets

Brick Lane - London - signs

Quer dicas do que fazer em Londres no resto do seu domingo – depois da parada em Brick Lane? Aguarde as cenas dos próximos capítulos. A gente ainda tem boas recomendações a fazer. ;)

Mas se no momento o que você quer é saber onde onde estão as estações de metrô mais perto, okok, eu informo: Shoreditch High Street é a mais próxima (Overground), mas Liverpool Street também está a uma distância tranquila para ir a pé (e lá tem Central Line, Metropolitan Line, Hammersmith & City Lines e Circle Line – ufa!).

Aliás, se no caminho pra Shoreditch High Street você quiser tomar uma boooooa cerveja não esqueça que a BrewDog tem um bar ali pertinho. O João falou sobre essa cervejaria que idolatramos neste post! 

Temos certeza que com uma pint de Punk IPA como companheira você vai fechar essa parte do seu dia com chave de ouro.

Cheers!

Beijobeijo,

Nah.

Gostou do post e não quer perder as novidades do Pra Ver em Londres? Assine nossa newsletter. Os assinantes recebem os posts novos em primeira mão – e ainda participam de sorteios que garantem tickets para atrações de Londres e muito mais. Basta preencher o formulário abaixo!

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba novidades!

Digite seu nome e e-mail. Você receberá um pedido para efetivar o cadastro. =)







 

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autora do Pra Ver Em Londres e empreendedora digital. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Um dos meus objetivos de vida é ajudar as pessoas que querem viajar mais e melhor gastando menos reunindo aqui minhas dicas pessoais de viagem. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Hello amados!
    Adoro Brick lane/ Shoreditch!!! É um daqueles lugares que toda vez que vc vai vc vê algo novo (como vários lugares na lovely London…)!
    Gosto de ir para lá sem destino certo e ver onde minha noite acaba!!!
    Mais um post impecável com fotos lindas!
    Mil beijos

  • Oi, Nah!!
    Minha primeira pergunta é: esse mercado é tão cheio quanto o Portobello? Porque olha… achei puxado passear por Notting Hill com tanta gente empurrando. Té agora o melhor mercado de rua que eu fui fica em Cambridge, mas é Cambridge, né? Uma mini cidade, com muita gente passando pelo mercado, mas um tanto de gente razoável, que dá pra andar, apreciar, ser bem atendido etc. Mas interior versus Londres nem é uma comparação que se faça. Enfim.
    Anyway, fiquei com vontade de ir pq amo mercados de rua. E amei a foto que tem o Elvis no fundo <3 Vc comeu algum prato esquisitinho típico de algum lugar desconhecido da península árabe?

    Beijoca!

  • Dei uma parada para matar a saudade e curtir tuas histórias, queridinha.
    Tá muito legal. Gostei da salada de frutas, notadamente aqueles morangos.
    Um beijo.

  • Quero passear em Brick Lane… achei minha cara, afinal sou uma hipster!! Post incrível, amei!! bjs

  • Brick Lane era meu lugar favorito de Londres quando cheguei aqui, praticamente a minha segunda casa, hahaha. Continuo frequentando e amando, mas preferia quando os wannabes ainda não tinham descoberto :( Mesmo assim ainda acho que Brick lane é a porta de entrada perfeita para o leste da cidade e seus hipsters, Outro post lindão!

  • Ola Natasha!
    Segui seu conselho e me aventurei a tentar chegar em BRICK LANE porem não consegui chegar…rs…tentei ir de ônibus segundo o roteiro que o site do ônibus me passou eu teria que pegar o ônibus 29 na Tottenham e ir ate Turnpike Lane Station e la pegar outro ônibus o 217 e ir ate Cambridge Gardens. Nisso tudo foi mais de 2 horas de ônibus a partir da Tottenham e nada de chegar o lugar fiquei assustada pois estava ficando muito distante entrando numas rodovias muito ermas resumindo desci peguei o ônibus do lado contrario e voltei desiludida pra casa. Por favor me diz quais ônibus eu devo pegar a partir de Oxford ou intermediações…bjs

  • Oi, Nah!
    Além do domingo, qual outro dia é legal pra ir à Brick Lane?

  • Natasha sou nova por aqui, mas o fato de dizer que gosta de ajudar as pessoas, saltou aos meus olhos e cá estou.
    Estou em Londres fazendo um curso de inglês, meu decepcionante, pois achei que seria bem melhor, porém não é por isso que estou aqui, gostaria muito de dicas onde encontrar roupas boas e preços muitos convidativos e sapatos, luvas etc.
    Locais para visitar, como economizar ou não gastar tanto.
    Tudo aqui eh caro, então tudo que eu puder fazer para salvar libras, com certeza será bem vindo.
    Se achar melhor enviar direto para seu email, me avisa.
    Tenho tempo para fazer pequenas viagens perto e algumas para outros países, mas como não conheço nada, não sei por onde começar o planejamento.
    Obrigada..

LEAVE A COMMENT