EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Custo de vida em Londres: (quase) tudo que você precisa saber sobre aluguel

Dando continuidade à série sobre custo de vida em Londres hoje a pauta é o mais temido item: o aluguel.

Já falamos aqui sobre os preços de supermercado caso tenha perdido o post.

aluguel em londres

Essa é a última casa que moramos em Londres. Arquitetura típica.

Custo de vida em Londres: dados de mercado

No ranking das cidades mas caras do mundo para se alugar ou comprar imóveis Londres só perde para Mônaco. Só. A informação é do Global Property Guide, site voltado a investidores interessados em comprar imóveis no exterior.

Pra você ter uma ideia do drama, a renda per capita no principado é de humildes 150 mil dólares, contra 36 mil dólares no Reino Unido. Um tanto injusto, não? Só pra ferrar a comparação ainda mais: no Brasil, choremos, o rendimento médio da população chega a pouco mais de 11 mil doletas. Dados do Index Mundi.

Estatísticas do Office for National Statistics, o IBGE do Reino Unido, apontam que os preços de aluguel em Londres chegam a subir até três vezes mais rápido do que em outras regiões do Reino Unido. Essa matéria do The Evening Standard, jornal que circula gratuitamente na hora da volta pra casa vai fundo na questão do aluguel. Vale a leitura se você estiver interessado em entender melhor a dinâmica do mercado.

the evening standard

‘Free Standard’ é o que os entregadores anunciam nas entradas do metrô. Este, na City.

Pelo seu bem, esqueça a conversão da moeda

A LSL Property Services, grupo que detém diversas marcas do mercado imobiliário britânico afirma que a média mensal de aluguel em Londres era de £743 em agosto passado.

O preço assusta, em especial se você pensa (e ganha) em real. O preço médio de £743 seria de R$ 3083 na cotação de hoje, 18/03/2014, quando a libra segue a R$ 4,15.

Mas se, por exemplo, você reside em Londres há uns bons anos, tem uma carreira construída ou um emprego seguro que lhe pague um bom salário o cenário muda.

Afinal, dessa forma você é 100% parte da engrenagem da economia local, com seus prós e contras.

Reflitamos: o aluguel pode ser caro, mas se em troca você tiver uma inflação sob controle, juros baixos, segurança para ir e vir e bons serviços públicos…a conta pode fechar, não?

aluguel em londres - canary wharf

Quanto custa o aluguel em Londres

Não quero dar respostas evasivas, mas isso é muito relativo. Vai depender, antes de mais nada, do que você quer.

Se está buscando um quarto para dividir a casa com outras pessoas considere um valor médio de £400 e £700. Você pode encontrar por menos e mais, claro. Mas essa é uma boa referência para um bairro legal na Zona 2, área central e com boas conexões.

O mapa do metrô de Londres mostra bem como funciona o sistema de zonas da cidade. A Zona 1 começa no miolo da cidade.  As zonas mais distantes ficam na parte externa.

O mapa do metrô de Londres mostra bem como funciona o sistema de zonas da cidade. A Zona 1 começa no miolo da cidade. As zonas mais distantes ficam na parte externa

Se você está buscando um studio ou flat os valores podem oscilar de forma absurda. Eu sou meio ratão de imobiliária, gosto de acompanhar os preços do mercado imobiliário. Acho que é um misto de curiosidade jornalística com o fato de meu primeiro emprego ter sido office boy de imobiliária.

A diferença pode soar bruta, mas algo entre £900 e £1500 podem lhe render uma moradia interessante/muito legal em um bom bairro. Repito, tudo é relativo.

Se você puder bancar um valor superior vai encontrar lugares incríveis por valores ainda mais incríveis como também vai encontrar algumas pechinchas, provavelmente em bairros mais afastados e apartamentos mais simples.

A melhor dica pra você entender o preço do aluguel em Londres

O Rent Barometer reúne preços de apartamentos separados por bairro e tamanho: de studios a apês de cinco quartos. E pode confiar porque eu fiz a lição de casa. Os valores estão realmente dentro da realidade.

aluguel em londres - notting hill

Que tal morar em uma casa colorida em Notting Hill?

Sites para aluguel em Londres

Gumtree: é o site mais popular do Reino Unido. Tem uma oferta gigante de quartos e flats como também tudo o mais que você possa imaginar. O legal dele é que você vai encontrar muitos anúncios de pessoas e não só de agências, que tendem a ser mais burocráticas. O lado negativo é que golpes não são raros no Gumtree. Mas, vale o de sempre: fique atento e desconfie de ofertas boas demais para serem verdade. No mais, Gumtree é ótimo.

SpareRoom: melhor opção se você procura um quarto. Reúne anúncios de gente buscando e oferecendo flatmates. Tem de tudo ali. Foi por lá que encontramos nossa última casa em Londres. Vale dizer que você tem a opção de pagar por um serviço premium que dá direito a ver anúncios com prioridade e entrar em contato direto com os locadores. Custa £7 por semana. Nós usamos e nos ajudou muito.

Foxtons: tem uma ótima oferta em todas as áreas da cidade, o sistema de buscas é muito bom, os apês são na maioria bons, tem ótimas fotos e você pode filtrar a busca por longo prazo (12 meses) e curto prazo (até seis meses). O lado ruim é que os preços dos imóveis são mais caros que outros.

Rightmove: muita gente nos recomendou esse site. Ele é bacana porque reúne um pouco de tudo. Ofertas de flatshare e aluguéis de studios e flats de diversas imobiliárias e por preços mais acessíveis que o Foxtons.

Zoopla: bem parecido com o Righmove. Vale dar uma olhada para tentar achar outras opções, mas muitos agentes acabam se repetindo nos sites.

aluguel em londres - bairro

Um fim de tarde em Blackheath, região de Greenwich

Esses sites já vão ajudar bastante em sua busca. No mais, se você já sabe em que bairro quer morar uma boa dica é caminhar por ele e entrar nas imobiliárias. Todo bairro tem algumas que são bem parecidas como a da foto abaixo. Nunca testamos, mas certamente é uma boa opção se você já tem uma ideia de região que quer. E se você já teve uma experiência com esses agentes por favor comenta ali pra ajudar outros leitores, combinado?

aluguel em londres - imobiliária

Você vai ver pequenas imobiliárias como essa aos montes em praticamente todos os bairros.

Aluguel temporário em Londres

Tem crescido muito a demanda de pessoas interessadas em trocar hotéis por apartamentos para ficar alguns poucos dias em uma cidade. A gente mesmo adora. Já vivemos bons momentos e encontramos bons preços no AirBnb.

Nele você entra em contato com o proprietário e negocia diretamente com ele uma estada de dois, cinco, 30 dias ou mais. O site cobra uma comissão que varia de 6% a 12% do valor do aluguel.

Já usamos o site para ficar em Berlim e Roma e nos demos muito bem. O Wimdu é uma opção parecida. Não testamos, mas vale dar uma olhada.

aluguel em londres - casa barco

Em Londres você também pode morar em uma casa barco no Regent’s Canal.

Você tem uma dica?

Essas informações que você leu vão te dar um norte para achar seu lar definitivo ou temporário aqui em Londres.

 Mas como aluguel é um tema complexo que sempre levanta muitas dúvidas se você tiver alguma dica que não dei aqui por favor conta sua história nos comentários. Você pode ajudar outras pessoas!

 Estamos combinados? =)

Ah, e se você ainda não está na nossa lista de e-mails, aproveita: Novidades em primeira mão e surpresas exclusivas que estamos preparando! =)

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba novidades!

Digite seu nome e e-mail. Você receberá um pedido para efetivar o cadastro. =)







Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autor do Pra Ver Em Londres e empreendedor digital. Vejo o home office como um estilo de vida, faço parte da revolução da bicicleta e acredito que morar em países diferentes de tempos em tempos é fundamental.

Latest comments
  • Bem carinho. Mas é aquilo que vc disse, depende do que a pessoa procura. Vale a pena pesquisar. Vejo preços de aluguéis aqui em Juiz de Fora (MG), cada dia mais caros. Situação tá ficando crítica e sempre encontramos o apartamento em péssimo estado. Não faço ideia de como seja em Londres, se a pessoa cuida ou não do local onde mora. Sei que a maioria dos flats são mobiliados e com internet, é verdade???

    Ainda não perdi meu sonho de morar na Inglaterra, não necessariamente em Londres. Mas preciso de juntar muita grana ainda kkkkk

    Há chances de vcs voltarem a morar na Europa???

    Adoro o blog de vcs.

    Abraços ;)

  • Oi, João!

    Saiu o tão famigerado post sobre aluguéis! Eu me cadastrei no Zoopla e recebo diariamente por email umas ofertas de quartos dentro da minha pesquisa. Às vezes vejo umas coisas muuuuuito boas e outras muuuuuuito ruins. Por enquanto tá servindo só pra eu ter uma ideia de preços, condições etc.

    Tenho visto muita coisa perto de £400 mensais com contas inclusas em áreas tipo zona 2 ou 3 e perto de DLR. De todo jeito, a cada vez que a libra sobe um centavo, eu já começo a pensar em dividir quarto com alguém pra esse valor cair pelo menos umas £100. Até setembro vou enlouquecer, sim ou claro? :) Já até coloquei na cabeça que se tudo der errado, vou ficar num desses quartos compartilhados na zona 2 mesmo e deixa o barco correr. Tem que preparar o espírito, né?

    Vou dar uma olhada nesse Foxton e Rightmove, que ainda não vi. E esse negócio de ganhar em reais e gastar em libras não é de deus! Taí um post pra vcs explorarem a forma de juntar grana, hein? Ando meio receosa de garantir umas librinhas no VTM e depois ela baixar. Esse IOF quebrou minhas pernas. Como vocês fizeram pra administrar a grana de vcs enquanto estavam lá? Chegaram a abrir conta em banco?

    Beijo, casal!

      • Ajudou demais! Agora vou pesquisar bancos. Se tiver sugestões, adoraria lê-las! ;)

  • OI, gente! Meu marido, eu e um casal de amigos usamos pela primeira vez os serviços do Airbnb e Wimdu no início deste ano; o primeiro, em Paris e o segundo, em Berlim. Tudo certo! Já estamos com passagem comprada para Londres em Janeiro de 2015, mas com um “pé atrás” em relação à hospedagem, que é cara em função da cotação da libra aqui no Brasil. Chegamos a pensar em reservar novamente pelo Wimdu ou Airbnb, porém sempre vem a dúvida: e a imigração? Será que eles recebem bem essa ideia de aluguel de temporada? O que pensam? Beijocas!

  • Pra ver em Londres como utilidade pública!!! Adorei o post casal!!!!
    Concordo com o que falaram, não dá pra converter os valores senão ficamos loucosss!!
    Bjosss

  • Comecei a pensar em me mudar pra Londres pra trabalhar num serviço voluntário ajudando na instrução de pessoas que falam português, porém, até o momento não conheço ninguém que more lá, e tenho um conhecimento bem limitado do ingles, e do estilo de vida da cidade. Passei a pesquisar e encontrei seu site, ainda sou leigo no assunto, totalmente, mas seus artigos estão abrindo minha visão sobre a realidade do local. Você acha que pra alguém como eu, seria uma boa idéia realizar a mudança nesse momento? O que me indica a fazer?

  • Excelente post, Joao!
    Estou de olho em tudo.
    Vai que, né?
    =]

    Abrax

  • Casal, novamente parabéns! minha ida está chegando e ñ fazem ideia do quanto me ajudaram com cada post.
    A principio devo ficar numa residencia estudantil, tenho alguns amigos que ficaram por lá.. é bem tranquila, zona 2, quartos individuais e compartilhado.. sendo de £99 á £150 por semana, vale a dica: http://www.cortisso.com/properties.html
    Obrigada =)

  • Olá João.
    Gostei dos seus Posts, muito bom e ajuda realmente a ter um horizonte e ate a nos desencantar.

    Eu tenho muito vontade de morar em Londres, porem, muitas duvidas.
    Gostaria de te fazer uma pergunta. Eu tenho uma deficiência física (amputação do membro superior esquerdo, altura do coto). Isso pode me impedir de arranjar emprego em Londres?

    Muito obrigado .

  • Oi, pessoal! Morei em Londres e acabei me dando bem alugando um quarto em apartamento administrado por brasileiros. Sei que todo mundo quer fugir disso, e que a fama não é boa, no entanto, minha experiência foi boa. Pagávamos 130xsemana por um quarto de casal em bethnal green, zona 2, 2 quadras do metro. Sem contrato, entra e sai quando quiser. Infelizmente perdi o contato dos donos do apê, mas isso é fácil de encontrar naquela revista famosa brasileira que tem lá (esqueci o nome rs) Adriano e Luciana, eles administram uns 5 apês, sempre na zona 2, seguros, limpos e bons preços.
    Valeu!!

  • Olá casal querido,

    Leio o blog de vocês a muito tempo e nunca comentei.
    Eu e meu marido estamos tirando dupla cidadania para irmos morar ai ano que vem.

    Já salvei alguns sites de apartamento, mas tenho uma dúvida que pode ser besta, quando seleciono a opção 1 room quer dizer que estou alugando um quarto em um ap ou um ap com um quarto, estou muito confusa hahaha.

    Se puderem me ajudar eu agradeço :)

    Obrigada

  • Olá, Adorei o seu post, muitas informações importantes, valeu.

  • Olá! Eu e meu noivo estamos pensando em nos mudar pra Londres em Abril de 2015, e desde já estamos pesquisando sobre o estilo de vida por lé, em questão de moradia não estamos muito preocupados, pois tenho conhecidos que possam nos hospedar temporariamente, porém estamos apreensivos quanto a trabalho e estudo. Eu sou nível avançado em inglês e ele intermediário, e queremos ,depois de nos estabilizarmos, começar uma faculdade. Na sua opinião é possível? Alguma dica pra conseguir vistos e emprego?
    Adorei o blog, estou lendo todas as matérias. Grande beijo!

    • Oi, Amanda. Tudo bem?

      Que bom que gostou do blog. A gente fica feliz em saber! :)

      Você se matricular em uma faculdade ajuda a conseguir o visto para poder ficar. E, com o visto de faculdade, você tem direito a trabalhar algumas horas por semana (não sei exatamente quantas porque essa regra vive mudando, mas o site do Home Office – https://www.gov.uk/government/organisations/home-office – pode te ajudar nisso).

      Ou seja, é sim possível. Às vezes pode ser caro, mas com planejamento com certeza dá pra encaixar no orçamento e realizar o sonho. ;)

      Espero ter ajudado.

      Qualquer coisa grita.

      Beijos!

  • Olá João!

    Obrigado pelas dicas e papos do seu blog, muito bom, parabéns!

    Eu preciso de uma ajuda, creio que simples. Vou parras 3 meses em Londres, estudando numa escola perto do Museu Britânico. Irei com minha esposa, que também estudará, e minha filha de 13 anos. Por comodidade, estou procurando aps no Airbnb, mas careço de uma informação importante, e é aqui que te peço ajuda: Como os aluguéis perto do centro (zona 1 e 2) são muuuuito caros, quero procurar na zona 3, principalmente, mas não conheço nada da cidade. Um subúrbio de Londres, com um a infra legal (supermercado, cinema, escolas de arte para minha filha…) seria perfeito. Você sugeriria quais bairros da zona 3 para procurar ap?

  • Olá, gostei muito do post, e o Gumtree tem bastante anuncio como eu procuro. Eu achei um outro site que também me deu ótimos preços e me agradou muito, gostaria de saber se é seguro e se alguém já alugou por ele, é o http://www.accommodationlondon.net .

    • Oi, Luan. Tudo bem?

      QUe bom que gostou do post. A gente fica feliz em saber.
      Poxa, não conhecemos esse site – mas já vamos fuçar. haha

      Vamos ver se alguém se manifesta por aqui para te ajudar, beleza?

      Vou postar na nossa página no Facebook pra dar uma movimentada no post e ver se alguma boa alma nos responde! ;)

  • Olá! Amo o blog! Estou planejando ir morar em Londres este ano, mas tenho duas coisinhas lindas que nao abro mão: meus dois malteses. :) Já vi que a parte de levar eles é bem complicada (e cara!), mas é tranquilo… o q me preocupa é questão de moradia. Voce tem alguma informaçao ou opinião de pessoas que tem cães por aí? Moradia pode ser um problema sério? Sei que envolve muita coisa.. mas perguntar nunca é demais! Ah, irei morar com a minha irmã e talvez mais uma amiga que ja moram aí.

    • Oi, Emilia. Tudo bem?

      Que bom que gosta do blog. A gente fica feliz em saber. :)

      Pois é, “importar” os animaizinhos não é tarefa das mais simples. Mas com certeza vale a pena! Eles nos fazem tão felizes, né?

      Olha, é mais difícil encontrar casa que aceite animais de estimação, mas não é impossível. Com uma boa busca você com certeza encontrará um cantinho que aceite seus bebês. hehe

      Espero que logo a família toda realize esse sonho! :)

      Se precisar de qualquer coisa dá um grito.

      Beijos!

  • ola td bem…Eu quero saber se eu posso ficar em um ano…

    • Olá, Mylena. Tudo bem?

      Se você contratar um curso de inglês de um ano, você pode ficar um ano!
      Como turista você só tem visto de seis meses.

      Abraço

  • Olá!

    Acompanho sempre o blog pois estou programando uma viagem para Londres em Julho do ano que vem, estou bem interessada em alugar pelo Airbnb, mas minha dúvida é sobre a imigração, pois é recomendado ter um registro ou documento que mostre onde o turista vai ficar. Como isso funcionaria se alugasse pelo Airbnb? Eu recebo algum documento de reserva (que esteja em inglês) que sirva para a imigração? Abraço!

    • Oi, Joici! Tudo bem?

      Sim, você recebe a confirmação de reserva, então não tem com o que se preocupar. Basta imprimi-la e levar na imigração!
      Eles devem receber muuuitos turistas com casas reservadas pelo AirBnb, com certeza não será um problema. ;)
      Precisando de qualquer coisa grita!

      Abraço

  • Gostaria de saber mais ou menos um valor de aluguel de 2 quartos? São pra 3 adultos e 1 criança

    • Oi, Renata. Tudo bem?

      Olha, varia muuuuito dependendo da região. O que eu recomendo é que você dê uma olhada no Zoopla (http://www.zoopla.co.uk/) e pesquise áreas de interesse para poder ter uma noção mais precisa, ok?

      Abraço

  • quero ir morar em Londres com marido e filho. Qual o melhorcaminho e o mais barato tbm. Me ajudem.

    • Olá, Alessandra. Tudo bem?

      Imigração não é a nossa especialidade. No entanto, temos uma parceira que pode lhe orientar. Escrevi um e-mail para você para que ela possa te ajudar. ;)

      Natasha

  • Olá João e Natasha,

    O blog de vcs foi o primeiro que cai na minha pesquisa “morar em Londes”… E que sorte a minha! Aqui tem muito do que vou precisar! Vcs são muito bons!

    Minha experiência em Londres será com meus 4 filhos. Meu mais velho tem 10 e minha caçula 1 e no meio tenho gêmeos com 8!
    Meu marido trabalha no HSBC e está sendo transferido!

    Gostaria de uma indicação de região para viver em Londres preservando uma qualidade de vida para as crianças!

    Gostaríamos de morar em uma casa e de preferência em um bairro tranquilo com escolas próximas.

    Qual bairro vcs indicam para eu começar minha pesquisa?!

    É verdade que para crianças estudarem em uma escola pública lá precisamos estar residindo a 5 anos?!

    Aguardo ansiosamente a dica de vcs!

    Abraços Renata

    • Oi, Renata! Tudo bem?

      Que bom que gostou do que viu por aqui. A gente fica feliz em saber. :)

      Obrigada pelo elogio.

      Olha, a gente mora no Borough de Greenwich e gosta MUITO daqui. Tem vários bairros bons nessa área. Em 2010, moramos em Blackheath, que não era tão bem conectado, mas muuuito agradável. Este ano, estamos em Woolwich Aresenal, em um condomínio de prédios novos bem bacana, a estação de DLR está a 5min de caminhada (e a de trem também), tem bastante ônibus, o Thames Clippers (barco que também é um meio de transporte) sai de uma estação que fica bem pertinho de casa, tem ótimos mercados… enfim, é excelente. Mas fica na zona 4, um pouquinho mais afastado. E tem bastante africanos (para nós isso não é, nem de longe, um problema, mas algumas pessoas se assustam). Blackheath era totalmente inglês. Nessa região, estes são os dois bairros que posso falar com propriedade, mas de qualquer forma, esse lado em si vale a busca. ;)

      Não posso falar sobre escola porquené, não temos filhos e nunca fizemos grandes pesquisas sobre o assunto. Mas muita gente tem nos perguntado sobre isso, então vamos começar a pesquisar para poder ajudar com mais propriedade, ok? :)

      Fora do Borough de Greenwich, Hampstead também é uma região muito boa e gosto bastante de Wimbledon (um pouquinho mais afastado também). Acho que são regiões boas para morar com a família toda. :)

      Tenho certeza que a experiência de vocês será incrível. Espero que o blog seja útil na sua temporada na cidade. Precisando de qualquer coisa dá um grito. E quando chegar, se quiser tomar um café, fique à vontade para nos procurar, ok?

      Abraço para a família toda!

      Natasha

  • Ei casal!
    Acompanho o blog de vocês, mas é a primeira vez que comento.
    Meu namorado e eu queremos nos mudar no início de 2016. Estou com dúvida sobre alguns bairros: Fulham, Clapham e Battersea; poderiam me falar alguma coisa sobre eles?
    Grande abraço.

  • olá
    a minha filha vai para Middlesex university estudar, fica em Hendon, zona 3 e andamos á procura de quartos. Já visitamos os sites aqui recomendados mas temos sempre receio que as fotografias dos quartos não sejam assim na realidade. pergunto se alguém tem conhecimento de estudantes que estudem naquela universidade ou se conhecem quem alugue mas de confiança.
    Obrigada
    Carla

  • Moro em Blackheath tambem, e adoro a regiao!!!!!

    • É demais, né, Derek? :)

LEAVE A COMMENT