EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

É notícia em Londres: um labirinto na Trafalgar e as bikes do prefeito

Todos os dias, quando saímos da escola, pegamos um exemplar do jornal London Evening Standard para ler enquanto estamos no metrô ou no trem. Já falamos desse jornal algumas vezes aqui (como neste e neste post), já que ele é um dos nossos principais meios de informação sobre a cidade.

A seção que estreia hoje aqui tem bem a cara de dois jornalistas, mas a gente acha que pode ajudar você que quer vir para cá a começar entrar no clima da tal “London”. Por isso, a “É notícia em Londres” vai aparecer por aqui frequentemente. Sempre que acharmos uma notícia bacana, que mereça a divulgação aqui no blog, daremos ao post o nome de “É notícia em Londres”, ok? :)

E para inaugurarmos essa seção vou falar sobre duas matérias que li hoje no jornal e que achei bem legal.

Um labirinto na Trafalgar Square

A Trafalgar Square é uma praça bem conhecida aqui em Londres. Um ponto turístico que diariamente reúne milhares de turistas e que existe para celebrar a vitória da Marinha Real Britânica na Batalha de Trafalgar nas Guerras Napoleônicas. Para saber mais, clique aqui.

Mas o que foi notícia hoje no Standard não foi o fato de a praça existir e de ser um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, mas sim o fato de nesta semana algo novo aparecer por lá: um labirinto feito de plantas no qual as pessoas percorrerão importantes ruas da cidade e conhecerão mais sobre a região em que a rua está localizada lendo placas que contam fatos interessantes, históricos ou até mesmo curiosos.

Por exemplo, na placa sobre a Trafalgar Square o visitante fica sabendo que a tal praça turística da cidade abriga a menor estação de polícia do mundo! Tá, não é a informação mais útil do planeta, mas é no mínimo curioso, não?

Ou seja, o visitante vai literalmente se perder pelas ruas de Londres e por sua história. Uma iniciativa muito bacana que fará com que Londoners e turistas saibam cada vez mais sobre essa metrópole.

Quer ter uma ideia do que se trate o labirinto? Clique aqui e confira o vídeo feito pelo jornal (em inglês). A matéria completa (também em inglês) você confere aqui.

Aproveitando: há pouco falamos aqui sobre o Museum of London. Para quem quer conhecer toda a história de Londres, a melhor forma é visitando esse fantástico museu. Se quiser reler nosso post, basta clicar aqui.

Nós, a Nica e o Leo (dos posts de Stonehenge, da London Eye e do Madame Tussauds) na tal praça

Nós, a Nica e o Leo (dos posts de Stonehenge, da London Eye e do Madame Tussauds) na tal praça

Na nossa primeira visita à Trafalgar Square, a prefeitura promovia um show em homenagem ao dia de St. George e centenas de pessoas assistiam show com artistas locais

Na nossa primeira visita à Trafalgar Square, a prefeitura promovia um show em homenagem ao dia de St. George e centenas de pessoas assistiam show com artistas locais

Os primeiros dias das bikes do prefeito

Sei que já falamos bastante sobre o novo projeto de bikes (aqui e aqui) como meio de transporte aqui em Londres, mas como esse é um assunto MUITO importante, acho que é bacana a gente registrar aqui as primeiras impressões dos usuários.

Desde sábado as bikes estão nas ruas. Mas a galera que está usando está enfrentando alguns problemas. Na hora da devolução da bike alugada, por exemplo, muita gente não está esperando aparecer a luz verde que confirma a bike foi devolvida e vai embora. Aí, pouco tempo depois, o TfL (Transport for London, departamento de transporte da cidade) liga para o usuário reclamando a não-devolução da bike e o cara se assusta: “ué, mas eu devolvi”. =/

Pois é, tá rolando isso aqui. Mas parece que o TfL está lidando bem com a situação. Eles confiam na palavra dos seus clientes e tudo fica bem. Para garantir que isso não se repita, eles explicam o processo de devolução para os usuários novamente e seguem em frente.

No entanto, esse não é o único problema do Barclays Cycle Hire nesse início: alguns usuários tiveram debitado em suas contas o valor da tarifa cobrada para o uso diário (£1) ou semanal (£5) dobrado e estão dizendo que o que era para ser um facilitador da vida dos Londoners está sendo um complicador.

Bom, quis trazer essa notícia para vocês principalmente com o caráter informativo, mas também vale para a gente ver que não é só no Brasil que os novos projetos são implantados sem estarem 100% perfeitos. Isso acontece aqui também.

De qualquer forma, a ideia é fantástica e deve estar 99% funcionando logo logo. Com certeza o Brasil precisa começar a pensar em algo do gênero para as principais cidades, já que o trânsito em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba muitas vezes é caótico.

a bike do prefeito na visâo do João! =)

a bike do prefeito na visâo do João! =)

Aproveitando 2: Aos nossos leitores de Curitiba, aproveito o assunto bikes em Londres para sugerir que conheçam o projeto http://www.votolivre.org/, que é uma nova iniciativa em prol das bikes na capital paranaense.

E aí?!

Bom, como essa é a estreia da seção, queria saber a sua opinião. Achou interessante? Devemos continuar trazendo notícias sobre Londres (retiradas dos jornais locais) para o Pra Ver em Londres?

Como já dissemos várias vezes, fazemos o blog pensando em você, que gosta da cidade, quer vir para cá (ou vai vir para cá) e quer saber mais sobre a vida aqui. Por isso, sua opinião é muito importante para nós.

Escreva contando o que achou da “É notícia em Londres” e nos ajude a fazer um blog cada vez melhor. :)

Um beijo e até o próximo post,
Natasha.

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autora do Pra Ver Em Londres e empreendedora digital. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Um dos meus objetivos de vida é ajudar as pessoas que querem viajar mais e melhor gastando menos reunindo aqui minhas dicas pessoais de viagem. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Parabénss!!!
    Muito interresante;
    Sim, por favor continue trazendo as notícias. =D
    O blog tá cada vez mais legal.

  • Acho bem válido trazer as notícias que acharem interessante aqui pro blog sim. Uma informação com um cado de cultura não faz mal a ninguém não é msm?

    Beijo Nah, abraço João!

  • Muito bom o post. A redação está direta, sem deixar de ser envolvente. Continue! É sempre um deleite esta leitura. Parabéns, da fã nº 1. bjs Mima

  • Natasha,
    Bem bacana este post, acho interessante divulgar o quotidiano da cidade, dicas culturais, vale a pena! Escrita leva e divertida de ler, continue… bjos

  • Nah e João, vcs estão cada vez mais profissionais!!! Que orgulhoooo!!!
    Adorei a idéia de trazer notícias londrinas para o blog!
    Saudadeees! Beijooo

  • Muito legal!! Continuem sim nos informando!!! Londres e informacao nunca sao de mais.

  • Parabéns , John e Nah.

    Muito legal as histórias, até fiquei inspirado para utilizá-las no Zig Zag.

    Um abraço,

  • Muito legal o site de vocês! Parabéns pela iniciativa. Estou acompanhando as notícias sempre que posso. Eu planejo ir para Londres no final de setembro. Vocês ficam por aí até quando? : )

LEAVE A COMMENT