EDITORIAS
 

Hootananny: boa música e o lado B de Londres em Brixton

Não é em qualquer cidade do mundo que você pode ir pra uma balada curtir um reggae e ver no palco uns caras como estes:

reggae em londres - hootananny

Se você quer ver o lado B de Londres e ouvir boa música, sem glamour ou frescurites, mas com a autenticidade que só a cidade que reúne o maior número de diferentes culturas no mundo pode proporcionar, pode colocar o Hootananny na sua agenda.

reggae em londres - hootananny

A casa de shows/pub fica em Brixton, bairro situado ao sul do Tâmisa, na última estação da Victoria, a linha azul clara do metrô de Londres. É, sem dúvidas, uma ótima opção de balada em Londres se você curte algo mais alternativo.

Brixton possui fortes influências da cultura afro. Há uma grande concentração de imigrantes africanos e caribenhos na região. Não é raro andar pelas ruas e cruzar com um rasta com dreads gigantes ou africanos de roupa colorida.

É uma Londres bem diferente da que quem só conhece as principais atrações turísticas pode imaginar. Mas se você parar pra pensar na multiculturalidade que existe dentro da cidade, Brixton é apenas mais um elemento que faz Londres ser Londres. Simples assim.

reggae em londres - hootananny - brixton

O Hootananny fica a 900m da estação de metrô. Dá pra caminhar tranquilo dali ou pegar um ônibus (detalhes no fim do post), mas eu recomendo que você vá a pé da estação e com algumas horas de antecedência pra passar no Brixton Village, mercado de rua do bairro. Uma ótima parada pra comer algo e tomar um drink antes. Horários de funcionamento no site.

Outros mercados de rua de Londres

bairros de londres - brixton - brixton village

Ótima pedida se você é doido por mercado de rua como a gente

brixton village - londres

Jazz rolando nos corredores do Brixton Village

Eu não poderia definir Brixton melhor do que a Liliana, autora do blog Catálogo de Viagens. Ela mora por lá há alguns bons anos com seu marido Klaus, que por sinal toca no Captain Ska, uma puta banda londrina. Foram eles, inclusive, que nos apresentaram o Hootananny. Nas palavras da Liliana:

Mas que fique claro, Brixton não é um bairro que traduz o sonho europeu de muita gente. É barulhento, é colorido, é confuso, é tudoaomesmotempoagora, é um lugar que não pede desculpa e não é pasteurizado. É uma mistura de raças e pessoas, todas convivendo bem. E isso sim é, na minha opinião, a tradução perfeita de uma cidade cosmopolita como Londres.

Super recomendo que você leia o post dela sobre Brixton, aliás.

reggae em londres - hootananny-4

O Hootananny

O Hootananny é um prato cheio se a boa música e conhecer a Londres dos locais é sua prioridade. O bar tem dois ambientes. A área do pub, bem ampla e até com algumas mesas de sinuca, e o espaço onde rolam os shows.

reggae em londres - hootananny

reggae em londres - hootananny

Na parte externa rola um beer garden perfeito para os dias de verão. Como na noite que fomos a temperatura deveria girar em torno dos 2ºC, fico devendo as fotos, ok?

reggae em londres - hootananny

reggae em londres - hootananny

A programação musical é variada. A certeza é que em todas as quintas-feiras você vai ver um reggae de primeira por módicos £3 de entrada. Sempre tem uma banda diferente. Olha só um trecho do que rolou na noite em que fomos:

Por alguns segundos é fácil esquecer que você está em Londres.

Nos outros dias da semana os sons se misturam entre  hiphop, dubstep folk, blues, ska, jazz, funk e por aí vai. No site você pode ver a programação com bastante antecedência. Rolam até uns espetáculos de comédia.

reggae em londres - hootananny

reggae em londres - hootananny

Curta o reggae do Pra Ver em Londres

Não, não montamos uma banda. ;) Enquanto escrevia o post fiquei escutando algumas das minhas bandas de reggae/ska/dub favoritas. Fiz essa playlist no Spotify com uma música de cada banda pra você curtir também.

Como chegar

Endereço: 95 Effra Road, Brixton, SW2 1DF

Estação de metrô mais próxima: Brixton (Victoria Line)

Site

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Boa dica João, vou dar uma passada lá para conferir. Grande abraço,
    Hugo

  • Noooossa, que lugar demais!!!!!
    Vamos sim ou com certeza??? Uhuuu

  • Gnete, olha nós aqui! Obrigada por citar o Blog, João. E a banda, e estampar a gente aqui também. Ficamos felizes que tenham gostado. Em breve a gente volta lá junto para curtir o verão em Brixton!

LEAVE A COMMENT