Não é em qualquer cidade do mundo que você pode ir pra uma balada curtir um reggae e ver no palco uns caras como estes:
Se você quer ver o lado B de Londres e ouvir boa música, sem glamour ou frescurites, mas com a autenticidade que só a cidade que reúne o maior número de diferentes culturas no mundo pode proporcionar, pode colocar o Hootananny na sua agenda.
A casa de shows/pub fica em Brixton, bairro situado ao sul do Tâmisa, na última estação da Victoria, a linha azul clara do metrô de Londres. É, sem dúvidas, uma ótima opção de balada em Londres se você curte algo mais alternativo.
Brixton possui fortes influências da cultura afro. Há uma grande concentração de imigrantes africanos e caribenhos na região. Não é raro andar pelas ruas e cruzar com um rasta com dreads gigantes ou africanos de roupa colorida.
É uma Londres bem diferente da que quem só conhece as principais atrações turísticas pode imaginar. Mas se você parar pra pensar na multiculturalidade que existe dentro da cidade, Brixton é apenas mais um elemento que faz Londres ser Londres. Simples assim.
O Hootananny fica a 900m da estação de metrô. Dá pra caminhar tranquilo dali ou pegar um ônibus (detalhes no fim do post), mas eu recomendo que você vá a pé da estação e com algumas horas de antecedência pra passar no Brixton Village, mercado de rua do bairro. Uma ótima parada pra comer algo e tomar um drink antes. Horários de funcionamento no site.
Outros mercados de rua de Londres
Eu não poderia definir Brixton melhor do que a Liliana, autora do blog Catálogo de Viagens. Ela mora por lá há alguns bons anos com seu marido Klaus, que por sinal toca no Captain Ska, uma puta banda londrina. Foram eles, inclusive, que nos apresentaram o Hootananny. Nas palavras da Liliana:
Mas que fique claro, Brixton não é um bairro que traduz o sonho europeu de muita gente. É barulhento, é colorido, é confuso, é tudoaomesmotempoagora, é um lugar que não pede desculpa e não é pasteurizado. É uma mistura de raças e pessoas, todas convivendo bem. E isso sim é, na minha opinião, a tradução perfeita de uma cidade cosmopolita como Londres.
Super recomendo que você leia o post dela sobre Brixton, aliás.
O Hootananny
O Hootananny é um prato cheio se a boa música e conhecer a Londres dos locais é sua prioridade. O bar tem dois ambientes. A área do pub, bem ampla e até com algumas mesas de sinuca, e o espaço onde rolam os shows.
Na parte externa rola um beer garden perfeito para os dias de verão. Como na noite que fomos a temperatura deveria girar em torno dos 2ºC, fico devendo as fotos, ok?
A programação musical é variada. A certeza é que em todas as quintas-feiras você vai ver um reggae de primeira por módicos £3 de entrada. Sempre tem uma banda diferente. Olha só um trecho do que rolou na noite em que fomos:
Por alguns segundos é fácil esquecer que você está em Londres.
Nos outros dias da semana os sons se misturam entre hiphop, dubstep folk, blues, ska, jazz, funk e por aí vai. No site você pode ver a programação com bastante antecedência. Rolam até uns espetáculos de comédia.
Curta o reggae do Pra Ver em Londres
Não, não montamos uma banda. ;) Enquanto escrevia o post fiquei escutando algumas das minhas bandas de reggae/ska/dub favoritas. Fiz essa playlist no Spotify com uma música de cada banda pra você curtir também.
Como chegar
Endereço: 95 Effra Road, Brixton, SW2 1DF
Estação de metrô mais próxima: Brixton (Victoria Line)
6 thoughts on “Hootananny: boa música e o lado B de Londres em Brixton”
Boa dica João, vou dar uma passada lá para conferir. Grande abraço,
Hugo
Noooossa, que lugar demais!!!!!
Vamos sim ou com certeza??? Uhuuu
Vocês vão curtir muito, Mari!
Gnete, olha nós aqui! Obrigada por citar o Blog, João. E a banda, e estampar a gente aqui também. Ficamos felizes que tenham gostado. Em breve a gente volta lá junto para curtir o verão em Brixton!
Sou fã. Do blog e da banda! Hehe. ;)