Lord Mayor’s Show: uma tradição londrina que vale a pena viver

O sábado 8 de novembro de 2013 amanheceu cinza e chuvoso. Se a gente estivesse no Brasil, provavelmente seria um dia de ficar de boa em casa, curtindo nosso gatinho e assistindo algum de nossos seriados preferidos.

Mas não estávamos. Era apenas o começo da nossa temporada Londres 2013/2014, e tudo que a gente queria era sair pra rua pra curtir a cidade.

Como boa planejadora de viagens que sou (#simitidando), já sabia que aquele era o dia do tal Lord Mayor’s Show. Então não era uma chuvinha mequetrefe que ia me fazer desanimar de participar de mais um tradicional evento londrino. #Há :)

Guardas-chuvas existem para nos permitir viver normalmente quando São Pedro decide mandar água pra cá, né? Essa foto mostra como eu não sou a única que pensa assim. :)

Guardas-chuvas existem para nos permitir viver normalmente quando São Pedro decide mandar água pra cá, né? Essa foto mostra como eu não sou a única que pensa assim. :)

Mas o que é o Lord Mayor’s Show?

Talvez você já saiba, mas preciso repetir para deixar as coisas claras.

Existem duas Londres. A “London” e a “City of London”. A City é um “cidadezinha” dentro da “cidadezona” (simplificando, claro). Olha só:

Imagem: vídeo "The (Secret) City of London"

Imagem: vídeo “The (Secret) City of London

Pois é, e esse pedacinho dentro todo é bem importante, viu? Tem até governo próprio!

Este vídeo explica de uma maneira bem didática. Assista antes de continuar a leitura:

–> Dá pra colocar legenda em Português no vídeo, viu? Para isso, primeiro você tem que clicar em “Subtitles” – ícone que parece uma telinha com duas linhas de texto e que está no canto inferior direito – e, depois, em “Settings” – a roldana – e “Subtitles/CC. Aí, vai abrir uma lista de idiomas disponíveis, mas não vai aparecer “Português”. Então, você clica em “Translate captions” – última opção da lista – e na sequência em “Portuguese”. Pronto! A legenda é ruim, mas já ajuda quem não entende inglês a captar a mensagem. ;)

Legal, né? :)

E aí que anualmente a City elege seu próprio prefeito. E é para comemorar a eleição do comandante da “Square Mile” (como também é conhecida a City, já que esse pedacinho da cidade tem cerca de uma milha quadrada de área) acontece, sempre no começo de novembro, o evento que é a nossa dica de hoje: o Lord Mayor’s Show.

Essa tradição nasceu em 1215, quando o Rei John concedeu, na Carta Magna (que está na British Library, assunto para outro post), o direito à City de eleger seu próprio prefeito e manter suas leis e direitos.

Mas apesar desse aparente poder, o prefeito da City, claro, deve respeitar a Realeza Britânica. E essa é a função da parada – levar o prefeito da City até Westminster, onde ele deve jurar lealdade à Coroa.

O prefeito eleito este ano se chama Alderman Alan Yarrow. Fiona Woolf é quem vai passar o bastão para ele. Olha os dois no registro oficial:

Atualmente, como você deve imaginar, o desfile é muito mais uma festa do que qualquer outra coisa, mas eu acho legal conhecer essa tradição. Concorda?

Enfim, neste ano, o Lord Mayor’s Show acontece no próximo sábado (08). E você está convidado, claro! :)

As festividades começam às 08h30, com o Tâmisa cheeeio de navios bonitões “circulando”.

Para você se programar: a Tower Bridge abre às 9h25 para a passagem da frota, e o prefeito chega à City lá pelas 9h30.

O início do desfile está marcado para às 11h. Serão 7 mil participantes, 20 bandas, 150 cavalos, um montão de carruagens, carros antigos, modernos, ônibus a vapor, tratores, tanques, ambulâncias, carros de bombeiros, monociclos, robôs, helicópteros, navios e diversas outras atrações. (!!!!)

Tipo assim:

Lord Mayor's Show - Pra Ver Em Londres 4

Lord Mayor's Show - Pra Ver Em Londres 5

Lord Mayor's Show - Pra Ver Em Londres 14

Lord Mayor's Show - Pra Ver Em Londres 2

Depois de tudo isso percorrer todo o trajeto, um pouco depois das 17h ainda tem uma queima de fogos sobre o Tâmisa para encerrar lindamente o evento.

Bacana, né? :)

Nossa experiência no Lord Mayor’s Show

Voltando a 2013…

Apesar da chuva, chegamos à City lá pelas 13h30 e conseguimos ver boa parte do desfile.

Encontramos um lugarzinho bom perto do Ye Olde Cheshire Cheese (um dos pubs da nossa lista de imperdíveis) e acompanhamos dali o que ainda viria.

Lord Mayor's Show - Pra Ver Em Londres 3

Lord Mayor's Show - Pra Ver Em Londres 10

E, gente, foi muito legal. A empolgação dos participantes era evidente, e não tinha como não entrar no clima. Em pouco tempo eu já estava dando tchauzinho super feliz pra todo mundo. hahaha

Olha lá um tiozinho rindo feliz da vida. Eu estava assim. Só que "do lado de cá".

Olha lá um tiozinho rindo feliz da vida. Eu estava assim. Só que “do lado de cá”.

E isso que estava chovendo, hein?

Aliás, acho que por ver o pessoal enfrentando a fina garoa enquanto sorria deixava quem estava só vendo ainda mais empolgado, até pra dar uma força para os participantes, né? :)

Lá pelas tantas, a animação da galera ficou ainda mais intensa. É porque a prefeita eleita (sim, a City foi governada por uma mulher no último mandato! \o/) estava chegando em sua carruagem. Deem as boas-vindas à Fiona Woolf – a advogada que botou ordem na City por um ano:

Essa carruagem fica exposta no Museum of London. Só sai de lá em ocasiões muito especiais - como no dia do Lord Mayor's Show, claro. :)

Essa carruagem fica exposta no Museum of London. Só sai de lá em ocasiões muito especiais – como no dia do Lord Mayor’s Show, claro. :)

Lord Mayor's Show - Pra Ver Em Londres 17

A prefeita acenou aqui e acolá, mas infelizmente não conseguimos registrar o momento.

Coisa linda essa carruagem, né?

Coisa linda essa carruagem, né?

Era sinal de que a passeata estava chegando ao fim.

Satisfeitos e felizes por termos vivido essa experiência, pegamos nosso guarda-chuva e nos mandamos para um dos mais antigos pubs de Londres para almoçar um clássico britânico: fish and chips. E, claro, para tomar boas cervejas:

Ye Olde Cheshire Cheese

O Ye Olde Cheshire Cheese fica na Fleet Street, e o Lord Mayor’s Show passa por lá. Por isso, é uma opção bacana pra almoçar e bebericar depois de ver um pouco da parada

Melhores pubs de Londres - Ye Olde Cheshire - fish and chips

Cheers!

Cheers!

O show de fogos a gente perdeu. É que no mesmo dia as luzes de Natal da Regent Street iam ser ligadas, e como a gente já tinha visto show de fogos na semana anterior (na Bonfire Night), aproveitamos para participar desse outro evento. Mas todo mundo diz que é sensacional, então #ficadica de todo mundo. hehe

Gostou do que viu por aqui e ficou afim de presenciar o Lord Mayor’s Show sábado? O site do evento é bem completinho. Clique aqui e se programe.

Para encerrar, deixo pra você o mapa oficial da parada, com as estações de metrô mais próximas marcadas, para você não ter dificuldade para encontrar um lugar para ver a banda passar. ;)

2014_lordmayorshow_map

Baixe em alta resolução aqui: 2014_lordmayorshow_map

Quer ver mais fotos do Lord Mayor’s Show do ano passado? Acessa o nosso Google+. ;)

Bom fim de semana de Lord Mayor’s Show pra você. :)

Até o próximo post,

Nah

PS: Se você for conferir a parada de perto, depois volta aqui pra me contar o que achou, combinado? :*

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista, curitibana e coxa doida. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Oi Nah e João,

    Para variar, seu humor e maneira descontraída de escrever – como se estivesse aqui em casa, na poltrona do lado do sofá tomando um cafezinho com bolinho de fubá, nos visitando- sempre é Muito Legal!

    Estou sempre relendo seu blog e aprendendo sobre a cidade que um dia nós vamos morar. Como sempre preferimos ir no verão e, como os “tostões” são contados e os dias poucos, há coisas que nunca tivemos a oportunidade de fazer, ver, sentir, ouvir. Mas não perdemos a esperança! Lemos e vamos “vivendo” com a experiência de vocês. Obrigada.
    Abraços nossos,
    Susan e Rita

  • Nah e João, realmente vcs conversam conosco por e-mail como se realmente estivessem aqui em nossas casas tomando um café e contando longas histórias da experiência de vida que vcs tem por conhecer Londres. ^^ rs’
    Um dia espero visitar Londres, em breve!
    Quem sabe procurar vcs pra dar-lhes um enorme abraço!! ^^ hehe
    Vcs são um amor de pessoa, sensacionais!!!!!
    Fico grato por receber todas estas informações que vcs me trazem. Espero sempre receber. Aliás, o que vem de vcs sempre seram bem-vindos!
    Grande abraçoO, Nah e João!!!!

  • Oi, Nah!!!

    Tenho certeza que você fez esse post pensando em mim! “Xô correr pra dar essa dica pra Marloca não perder o evento!”. hehehe Mas, porém, contudo, todavia, amanhã é minha prova do Cambridge!! damn it! Só termina perto das 4 da tarde! Chorando litros que eu não vou conseguir ver o desfile, mas vou tentar pegar ao menos os fogos, né?

    Li lá na newsletter que você já saiu correndo pra ajeitar outro post pra escrever, então… tô esperando a próxima dica!

    Beijos!!

      • Sou da turma do “segura nada, libera tudo”.

        Libera geral, libera geral, libera geral, ENTÃO LIBERA!!

  • Oi Natasha! Como dizemos no futebol, Londres “é uma caixinha de surpresas”! Nunca imaginaria que existisse uma mini-Londres dentro da máxi-Londres… vivendo e aprendendo com o Pra ver em Londres! Agradeço por nos apresentar a mais um fantástico evento (pena estar aqui no Brasil e não em Londres neste sábado, dia 08/11, mas como diz uma amiga minha, “um dia dá certo”) rsrs . Abraços, José Júnior.

  • Oi Nah ,(ja me sinto intima para te chamar assim) hahhahahahaaha……que pena q estou tao longe!!!!! Mas sempre bom entrar na net e ver seus post para matar um pouquinho da saudade de London!!!!!! Que lindoooo esse evento eu nao conhecia ele!!!!!! Achei td lindo! Alias uma das coisas q me encantam em London e isso! Eles manterem toda sua cultura e tradicao!!!!! Top d+++++ amei a materia!!!! Bju grandeeeeeeeee

LEAVE A COMMENT