EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Shakespeare’s Globe: Shakespeare ainda vive em Londres!

“Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor”

A frase que uso para abrir o post de hoje é de ninguém menos do que William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês nascido há exatos 450 anos (23/04/1564) na pequena cidade de Stratford-upon-Avon (que conhecemos na nossa viagem à região de Cotswolds e que logo vai virar post). Aliás, foi também em um 23 de abril que ele faleceu. Aos 51 anos, também na sua cidade natal.

Resolvemos aproveitar esta data para contar como foi a visita que fizemos recentemente ao Shakespeare’s Globe, a réplica do teatro shakespeariano que faz qualquer um ter a impressão que ele ainda vive no coração de Londres…

De um lado, St. Paul's Cathedral. Do outro, Tate Modern e... Shakespeare's Globe

De um lado, St. Paul’s Cathedral. Do outro, Tate Modern e… Shakespeare’s Globe

O teatro!

O teatro!

A história do Shakespeare’s Globe

Preciso contar uma coisa antes de entrar na visita propriamente dita ao teatro de Shakespeare em Londres: a vida deste ícone da cidade não foi nada fácil, viu? Para ficar do jeito que você vê nas fotos abaixo, o teatro que até hoje leva aos amantes da dramaturgia alguns dos melhores romances da história passou por maus bocados…

Quem vê ele assim, todo imponente, não imagina por tudo que esse teatro passou ao longo dos anos...

Quem vê ele assim, todo imponente, não imagina por tudo que esse teatro passou ao longo dos anos…

Tudo começou em 1559, quando o Globe Theatre original foi construído por uma companhia teatral a qual seu idealizador pertencia.

Tudo ia bem até que em 1613, durante um ensaio da peça Ricardo VIII um incêndio teve início e acabou com tudo. Tudinho. :(

Mas o povo não queria saber de viver sem Globe. Por isso, já no ano seguinte o teatro foi posto de pé de novo.

Mas não foi aí que o “felizes para sempre” chegou, não. Em 1642, por conta da pressão pública dos puritanos, The Globe foi fechado. E dois anos depois, demolido. :’(

Aliás, aqui cabe um parênteses: na época de Shakespeare, os puritanos (que eram extremamente sérios e pouco adeptos à diversão) costumavam morar do outro lado do rio e não viam com bons olhos as atividades de lazer – inclusive as promovidas pelos teatros. Porém, nem todos que moravam “do lado de lá” tinham esse pensamento. Para atrair os interessados que viviam do lado norte da cidade, os organizadores das peças do The Globe Theatre hasteavam uma bandeira sempre que tinha uma peça em exibição. E aí, meu caro, pare e pense na cara dos puritanos vendo seus vizinhos da City atravessando a ponte para curtir uma boa peça. ;)

Mas, enfim, depois da demolição, muuuitos anos se passaram sem The Globe fazendo parte do cenário de Londres; sem The Globe levando aos londoners e aos turistas cultura da mais alta qualidade.

Até que na década de 70 (aham, 1970, cerca de 300 anos depois) Sam Wanamker, diretor e ator norte-americano fundou o Shakespeare Globe Trust, um grupo que tinha como objetivo reconstruir o teatro fechado de Shakespeare.

A missão não foi fácil. A arquitetura do século XX era muito diferente da do século XVII e foram precisos muito mais do que alguns meses para tornar esse sonho realidade. Em 1997 (não disse?), muito próximo ao local do antigo Globe Theatre, foi inaugurado o Shakespeare’s Globe, que é uma réplica bem fiel ao teatro original.

Tá lá! =D

“Sua Majestade a Rainha e Sua Alteza Real o Duque de Edimburgo, patrono do Shakespeare Globe Trust, assistiram à apresentação do espetáculo ‘Triumphes an Mirth’ no dia 12 de junho de 1997 para comemorar a abertura do Globe Theatre”

Shakespeare's Globe Londres - externo

É impossível não se impressionar. Dá vontade de passar hooooras admirando cada detalhe dessa construção incrível e pirando em tudo que esse palco representa.

É impossível não se impressionar. Dá vontade de passar hooooras admirando cada detalhe dessa construção incrível e pirando em tudo que esse palco representa.

Que coisa, não?

Toda essa história quem nos contou foi a guia do tour que fizemos por lá. Mas não é só isso que você descobre visitando o Shakespeare’s Globe em Londres. O muito mais é o que eu começo a contar agora. Vem comigo e prepare-se para se surpreender! :)

Visitando o Shakespeare’s Globe em Londres

Shakespeare's Globe Londres - fachada-2

Nosso tour estava marcado para às 15h, mas entramos no Shakespeare’s Globe antes das 14h30. A moça da recepção nos disse, então, que podíamos curtir o museu nesse período. E o que vimos lá foi um aperitivo e tanto para o que vinha na visita ao teatro em si…

A começar pela história retratada por fotos e fatos que mostram, dentre outras coisas, como era a Inglaterra nos tempos de Shakespeare (e como era Londres, claro), como se vestiam os atores da época e como foi a vida do autor de Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Rei Lear e vários outros clássicos da dramaturgia.

Porque o figurino ajuda a viajarmos no tempo, né?

Porque o figurino ajuda a viajarmos no tempo, né?

Shakespeares time - London

Como estávamos preocupados com o tempo, mais demos atenção às informações do que nos preocupamos com fotos. Mas aproveito para contar que no museu você também pode ouvir algumas das falas mais famosas das obras de Shakespeare sendo narradas por artistas famosos, gravar sua própria versão da sua obra preferida, vestir trajes típicos da época e, se der sorte como a gente, pegar um ensaio de quem hoje dá vida aos personagens criados pelo mestre.

No momento da nossa visita os atores estudavam os textos e duelavam com espadas. Foi emocionante ficar de olho neles!

No momento da nossa visita os atores estudavam os textos e duelavam com espadas. Foi emocionante ficar de olho neles! Aliás, se você quiser não só visitar o teatro como também assistir a uma peça, clique aqui e confira a programação dos próximos meses. Dá pra ver um clássico ao vivo sem gastar muito. Juro!

 Mas, claro, o momento mais esperado por nós (e por um um grupo de mais ou menos 20 pessoas) era o do tour por dentro do teatro. E aí, meu bem, só reunindo um monte de foto linda para fazer você entender por que colocar o Shakespeare’s Globe na sua programação em Londres é uma ótima pedida. Vamos lá?

Shakespeare's Globe Londres - externo 3

Do centro da arena

Do centro da arena

Já pensou ver ao vivo a história de Romeu e Julieta sendo contada ali no palco? <3

Já pensou ver a história de Romeu e Julieta sendo contada ali no palco? <3

Quando estiver lá, não deixe de observar cada detalhe. Eles são impressionantes!

Quando estiver lá, não deixe de observar cada detalhe. Eles são impressionantes!

Enquanto estávamos no centro da arena, nossa guia nos explicou como são feitos os "efeitos especiais", contou que o som é todo feito ao vivo (com instrumentistas nas coxias) e fez a gente rir com diversas histórias que você só vai conhecer se fizer o tour. Há!

Enquanto estávamos no centro da arena, nossa guia nos explicou como são feitos os “efeitos especiais”, contou que o som é todo feito ao vivo (com instrumentistas nas coxias) e fez a gente rir com diversas histórias que você só vai conhecer se fizer o tour. Há!

Shakespeare's Globe Londres - palco

Equanto o João faz os registros para o blog, eu fotografo para as redes sociais. Aliás, já segue a gente no Instagram? Estamos aqui.

Equanto o João faz os registros para o blog, eu fotografo para as redes sociais. Aliás, já segue a gente no Instagram? Estamos aqui. :)

Shakespeare's Globe Londres - plateia2 copy

Shakespeare's Globe Londres - geral copy

Demais, né?

Além de tudo isso, a lojinha do Shakespeare’s Globe é BEM legal. Eu trouxe pra casa um potinho de tinta para caneta tinteira (a caneta em si compramos no Royal Observatory, em Greenwich – tema de um post que vem aí!), mas a vontade era de comprar tudo. haha #ficadica

Enfim, obviamente que Shakespeare’s Globe mereceu cinco estrelas no ranking do Pra Ver em Londres. Estar lá é fazer uma viagem no tempo, na cultura, na história. Impossível não se encantar.

ranking-estelar-Shakespeares-Globe

Você pode comprar seu ingresso para o tour clicando no banner abaixo. Além de prática, esta é uma maneira de ajudar a manter o Pra Ver em Londres firme e forte, já que sua compra gera uma comissão pra gente. :)

atraction_728x90_Por

Curtiu? Faça sua visita e depois volte nos contar o que achou. Vai ser um prazer conhecer a sua opinião. 

Beijobeijo e até o próximo post,

Nah

Serviço

Shakespeare’s Globe

Onde fica?

21 New Globe Walk, City of London SE1 9DT – ao lado da Tate Modern, na ponta oposta à St. Paul’s Cathedral tendo a Millenium Bridge como referência

Estações de metrô mais próxima: Blackfriars *B* (Linhas: District – verde – e Circle – amarela), Mansion House *C*(Linhas: District – verde – e Circle – amarela) e London Bridge *A* (Linhas: Northern – preta – e Jubilee – cinza)

*D* Globe Theatre – tudo marcadinho no mapa pra facilitar o serviço. ;)


View Larger Map

Ingresso

Adulto £15,00 / Crianças de 5 a 15 anos £9,00 / Estudantes £12,50

Horários detalhados neste link

Eivocê, já assinou nossa newsletter? Não? Então faz isso agora, antes de ir embora. Basta preencher o formulário abaixo. Depois é só aguardar as novidades do blog em primeiríssima mão por e-mail. Que tal?

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba novidades!

Digite seu nome e e-mail. Você receberá um pedido para efetivar o cadastro. =)







Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autora do Pra Ver Em Londres e empreendedora digital. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Um dos meus objetivos de vida é ajudar as pessoas que querem viajar mais e melhor gastando menos reunindo aqui minhas dicas pessoais de viagem. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Adorei o post Nah! Mas uma dúvida, a arena onde são encenadas as peças fica aberto o ano inteiro? porque é ao céu aberto né… penso no friooooo que dever ser alguns meses do ano!!!
    Beijoss

  • Mais um post perfeito. Adorei as fotos, lindo demais :D

    ;)

  • Muito gostoso relembrar a historia!!!! Bjussss

  • Amei o post!!! E Parabens por nos proporcionar Tao belo conhecimento, a final nao e todo dia que temos a oportunidade de parar e aprender tao facilmente a cultura e a beleza de londres

  • Natasha, obrigado por mais uma oportunidade de conhecer locais diferentes dos que normalmente costumamos visitar nessa incrível cidade. As fotos estão lindas e despertaram nosso interesse para conhecer este belo lugar. Abraços, José Júnior.

  • Eu tb fiz o tour e gostei bastante, só não lembro da lojinha e olha que gosto de fuçar em lojinhas de atrações turísticas.

  • Adoreii!! Esse teatro é LINDOOO!! Tenho que sugerir ao meu pai para irmos visitar quando formos a Londres! :) Por falar nisso vamos para ai amanhã! Estou tão CONTENTEEE e ANSIOSAAA!!!

  • Amo Shakespeare! Amei o teatro Shakespeare’ Globe. Londres é linda mesmo!!!

    Bjos, Helem

LEAVE A COMMENT