“Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor”
A frase que uso para abrir o post de hoje é de ninguém menos do que William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês nascido há exatos 450 anos (23/04/1564) na pequena cidade de Stratford-upon-Avon (que conhecemos na nossa viagem à região de Cotswolds e que logo vai virar post). Aliás, foi também em um 23 de abril que ele faleceu. Aos 51 anos, também na sua cidade natal.
Resolvemos aproveitar esta data para contar como foi a visita que fizemos recentemente ao Shakespeare’s Globe, a réplica do teatro shakespeariano que faz qualquer um ter a impressão que ele ainda vive no coração de Londres…
A história do Shakespeare’s Globe
Preciso contar uma coisa antes de entrar na visita propriamente dita ao teatro de Shakespeare em Londres: a vida deste ícone da cidade não foi nada fácil, viu? Para ficar do jeito que você vê nas fotos abaixo, o teatro que até hoje leva aos amantes da dramaturgia alguns dos melhores romances da história passou por maus bocados…
Tudo começou em 1559, quando o Globe Theatre original foi construído por uma companhia teatral a qual seu idealizador pertencia.
Tudo ia bem até que em 1613, durante um ensaio da peça Ricardo VIII um incêndio teve início e acabou com tudo. Tudinho. :(
Mas o povo não queria saber de viver sem Globe. Por isso, já no ano seguinte o teatro foi posto de pé de novo.
Mas não foi aí que o “felizes para sempre” chegou, não. Em 1642, por conta da pressão pública dos puritanos, The Globe foi fechado. E dois anos depois, demolido. :’(
Aliás, aqui cabe um parênteses: na época de Shakespeare, os puritanos (que eram extremamente sérios e pouco adeptos à diversão) costumavam morar do outro lado do rio e não viam com bons olhos as atividades de lazer – inclusive as promovidas pelos teatros. Porém, nem todos que moravam “do lado de lá” tinham esse pensamento. Para atrair os interessados que viviam do lado norte da cidade, os organizadores das peças do The Globe Theatre hasteavam uma bandeira sempre que tinha uma peça em exibição. E aí, meu caro, pare e pense na cara dos puritanos vendo seus vizinhos da City atravessando a ponte para curtir uma boa peça. ;)
Mas, enfim, depois da demolição, muuuitos anos se passaram sem The Globe fazendo parte do cenário de Londres; sem The Globe levando aos londoners e aos turistas cultura da mais alta qualidade.
Até que na década de 70 (aham, 1970, cerca de 300 anos depois) Sam Wanamker, diretor e ator norte-americano fundou o Shakespeare Globe Trust, um grupo que tinha como objetivo reconstruir o teatro fechado de Shakespeare.
A missão não foi fácil. A arquitetura do século XX era muito diferente da do século XVII e foram precisos muito mais do que alguns meses para tornar esse sonho realidade. Em 1997 (não disse?), muito próximo ao local do antigo Globe Theatre, foi inaugurado o Shakespeare’s Globe, que é uma réplica bem fiel ao teatro original.
Que coisa, não?
Toda essa história quem nos contou foi a guia do tour que fizemos por lá. Mas não é só isso que você descobre visitando o Shakespeare’s Globe em Londres. O muito mais é o que eu começo a contar agora. Vem comigo e prepare-se para se surpreender! :)
Visitando o Shakespeare’s Globe em Londres
Nosso tour estava marcado para às 15h, mas entramos no Shakespeare’s Globe antes das 14h30. A moça da recepção nos disse, então, que podíamos curtir o museu nesse período. E o que vimos lá foi um aperitivo e tanto para o que vinha na visita ao teatro em si…
A começar pela história retratada por fotos e fatos que mostram, dentre outras coisas, como era a Inglaterra nos tempos de Shakespeare (e como era Londres, claro), como se vestiam os atores da época e como foi a vida do autor de Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Rei Lear e vários outros clássicos da dramaturgia.
Como estávamos preocupados com o tempo, mais demos atenção às informações do que nos preocupamos com fotos. Mas aproveito para contar que no museu você também pode ouvir algumas das falas mais famosas das obras de Shakespeare sendo narradas por artistas famosos, gravar sua própria versão da sua obra preferida, vestir trajes típicos da época e, se der sorte como a gente, pegar um ensaio de quem hoje dá vida aos personagens criados pelo mestre.
Mas, claro, o momento mais esperado por nós (e por um um grupo de mais ou menos 20 pessoas) era o do tour por dentro do teatro. E aí, meu bem, só reunindo um monte de foto linda para fazer você entender por que colocar o Shakespeare’s Globe na sua programação em Londres é uma ótima pedida. Vamos lá?
Demais, né?
Além de tudo isso, a lojinha do Shakespeare’s Globe é BEM legal. Eu trouxe pra casa um potinho de tinta para caneta tinteira (a caneta em si compramos no Royal Observatory, em Greenwich – tema de um post que vem aí!), mas a vontade era de comprar tudo. haha #ficadica
Enfim, obviamente que Shakespeare’s Globe mereceu cinco estrelas no ranking do Pra Ver em Londres. Estar lá é fazer uma viagem no tempo, na cultura, na história. Impossível não se encantar.
Você pode comprar seu ingresso para o tour clicando no banner abaixo. Além de prática, esta é uma maneira de ajudar a manter o Pra Ver em Londres firme e forte, já que sua compra gera uma comissão pra gente. :)
Curtiu? Faça sua visita e depois volte nos contar o que achou. Vai ser um prazer conhecer a sua opinião.
Beijobeijo e até o próximo post,
Nah
Serviço
Onde fica?
21 New Globe Walk, City of London SE1 9DT – ao lado da Tate Modern, na ponta oposta à St. Paul’s Cathedral tendo a Millenium Bridge como referência
Estações de metrô mais próxima: Blackfriars *B* (Linhas: District – verde – e Circle – amarela), Mansion House *C*(Linhas: District – verde – e Circle – amarela) e London Bridge *A* (Linhas: Northern – preta – e Jubilee – cinza)
*D* Globe Theatre – tudo marcadinho no mapa pra facilitar o serviço. ;)
Ingresso
Adulto £15,00 / Crianças de 5 a 15 anos £9,00 / Estudantes £12,50
Horários detalhados neste link
—
Eivocê, já assinou nossa newsletter? Não? Então faz isso agora, antes de ir embora. Basta preencher o formulário abaixo. Depois é só aguardar as novidades do blog em primeiríssima mão por e-mail. Que tal?
20 thoughts on “Shakespeare’s Globe: Shakespeare ainda vive em Londres!”
Adorei o post Nah! Mas uma dúvida, a arena onde são encenadas as peças fica aberto o ano inteiro? porque é ao céu aberto né… penso no friooooo que dever ser alguns meses do ano!!!
Beijoss
Que bom que gostou, amiga. :)
É muuuito bom tê-la sempre aqui.
Opa, na empolgação de escrever o post esqueci de citar esse “detalhe”. haha
Não, as peças não são encenadas o ano inteiro ali.
Aliás, a temporada deste ano acabou de começar e vai até o comecinho de outubro (primavera e verão).
A programação deste ano está aqui: http://www.shakespearesglobe.com/theatre
;)
Obrigada pela visita e pelo carinho de sempre. <3
Beeijo
Mais um post perfeito. Adorei as fotos, lindo demais :D
;)
Eba, que bom que gostou, Polyana. Fico feliz em saber. :)
Obrigada por marcar presença. ;)
Volte seeempre.
Beijão
Muito gostoso relembrar a historia!!!! Bjussss
Que bom que gostou, Carla. :)
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijão!
Amei o post!!! E Parabens por nos proporcionar Tao belo conhecimento, a final nao e todo dia que temos a oportunidade de parar e aprender tao facilmente a cultura e a beleza de londres
EBA, que bom que gostou, Rosana. :)
Agradeço o elogio. É sempre motivador receber comentários como o seu.
Volte sempre. ;)
Beijos
Natasha, obrigado por mais uma oportunidade de conhecer locais diferentes dos que normalmente costumamos visitar nessa incrível cidade. As fotos estão lindas e despertaram nosso interesse para conhecer este belo lugar. Abraços, José Júnior.
Imagina, José, não precisa agradecer. É nossa missão tentar mostrar mais de Londres do que nossos leitores já sabem que existe – sem deixar de falar dos grandes ícones da cidade, claro. :)
Obrigada por sempre marcar presença aqui. ;)
Abração
Eu tb fiz o tour e gostei bastante, só não lembro da lojinha e olha que gosto de fuçar em lojinhas de atrações turísticas.
As lojinhas são sempre excelentes, né, Fernanda? Eu amo muito. Pra ser bem sincera, as minhas compras em viagens costumam resumir-se a compras em lojas de museus. haha
Obrigada pela visita e pelo comentário. :)
Beijos
Adoreii!! Esse teatro é LINDOOO!! Tenho que sugerir ao meu pai para irmos visitar quando formos a Londres! :) Por falar nisso vamos para ai amanhã! Estou tão CONTENTEEE e ANSIOSAAA!!!
Que bom que gostou, Diana. :) :)
Aproveeeeeite sua viagem. Precisando de qualquer coisa grite! :*
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos!
Amo Shakespeare! Amei o teatro Shakespeare’ Globe. Londres é linda mesmo!!!
Bjos, Helem
Obrigada pela visita e pelo comentário, Helem! :)
Volte sempre. ;)
Beijo!