EDITORIAS
 

Transporte público de Londres: o que você precisa saber

O sistema de transporte público de Londres é conhecido por ser um dos melhores do mundo. Não conheço todos os buracos do planeta pra dizer se isso é verdade ou não, mas não tenho do que reclamar do que diz respeito à pontualidade e eficiência do serviço. É claro que algumas vezes acontecem atrasos e outros tipos de pequenos problemas, mas de maneira geral tudo funciona muito bem.

red bus

red bus

Além do famoso underground (metrô), a cidade conta com trens, ônibus e até mesmo barcos para quem quer dar um rolê pelo Tâmisa. Dificilmente você terá que andar mais do que três quadras para chegar ao ponto ou estação mais próxima da sua casa.

Mais do que o símbolo que representa o metrô, o "underground" é uma marca poderosa.

Mais do que o símbolo que representa o metrô, o “underground” é uma marca poderosa.

Outro aspecto sensacional é que você jamais espera mais do que 15 minutos para pegar um ônibus ou trem – mesmo aos domingos ou madrugada (neste caso só ônibus funcionam). O metrô, por outro lado, não te faz esperar mais do que cinco minutos.

ônibus por todos os lados

ônibus por todos os lados

Um aspecto curioso é que os ônibus dificilmente estão superlotados como é comum ver em qualquer cidade brasileira. Isso ocorre porque o motorista controla a quantidade de pessoas que adentra ao veículo. Quando chega no limite para que todos fiquem confortáveis ele simplesmente não deixa mais ninguém entrar.

Parece um sonho, não? Nada de passar aperto, ser encoxado, tomar sacolada das tias voltando do mercado ou aguentar o trabalhadores voltando pra casa após um árduo dia de trabalho no verão. Argh!

Liverpool Street Station: passamos por ela diariamente.

Liverpool Street Station: passamos por ela diariamente.

Já no metrô isso não ocorre. Nos horários de pico as sacoladas, encoxadas (watch your back) e o cheirinho agradável das 18 horas são constantes. O negócio vira um caos total. E pra piorar os vagões não têm ar condicionado. Em dias quentes uma viagem no underground é quase insuportável. Se você sofre de pressão baixa leve seu saquinho de sal pois as chances de passar mal são grandes.

Preços

Pior mesmo que o calor do underground só o preço salgadíssimo. As opções para comprar passagens são diversas, mas o mais em conta é usar o Oyster Card. Nesse vídeo o Canal Londres explica bem o que é o Oyster e como você deve usá-lo.

Nós, por exemplo, gastamos £18 por semana (cada um) para ter acesso livre às zonas 1 e 2 – seja de trem, metrô ou ônibus. Vale lembrar que estudantes têm um desconto de 30%. O preço normal seria de £25 por semana.

UPDATE: Os valores citados aqui dizem respeito ao ano de 2010, quando moramos lá. Para ter acesso aos valores atuais, clique aqui.

No site do Transport for London (TFL) você pode conferir a tabela completa de preços. As tarifas mudam, inclusive, de acordo com o horário que você for utilizar o serviço. Hora de pico é sempre mais cara.

Uma boa dica é utilizar ônibus, pois eles não são contados por zona. Ou seja, se você possuir um Travelcard que permita rodar somente na zona 1 poderá pegar ônibus em qualquer área da cidade sem pagar mais por isso.

Dica de ouro

O site do Transport for London (TfL) é um grande aliado de qualquer um que mora em Londres ou está visitando a cidade. Além de disponibilizar todas as informações de preços, mapas de metrô, trem, ônibus, DLR, ciclistas, etc., ele tem uma ferramenta chamada Journey Planner que é uma mão na roda pra você que quer planejar seus passeios.

Ela fica na home, do lado direito, e tem essa cara:

journey-planner-tfl

Usar o Journey Planner é MUITO simples. Basta dizer onde você está (e se é uma estação/parada, código postal, endereço ou lugar de interesse), onde quer chegar, a que horas e clicar em Plan journey.

Na página seguinte você encontrará todas as informações sobre as possibilidades de trajeto, como você vê abaixo.

journey-planner-tfl

Além disso, se você quiser pode ainda limitar as possibilidades de rota fazendo algumas escolhas. Para isso, basta clicar naquele “Travel Preferences (Edit)” no topo da imagem. A tela que vai aparecer é esta:

Como você pode ver, deixei marcado apenas a opção "bus". Assim, no resultado só obterei informações de como ir da Tower of London à Liverpool Street Station de ônibus.

Como você pode ver, deixei marcado apenas a opção “bus”. Assim, no resultado só obterei informações de como ir da Tower of London à Liverpool Street Station de ônibus.

E aí, clique de novo em Plan Journey e, pronto, receba as informações que precisa para circular tranquilamente em Londres…

journey-planner-tfl

Bacana, né? :)

 

Esperamos tê-lo ajudado. Porém, como sabemos que o assunto pode gerar dúvidas, fica aqui o recado: se precisar de mais alguma ajuda, conte conosco. Os comentários estão abertos e nossa caixa de emails também (contato@praveremlondres.com.br).

Abraços!

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Parabéns João e Natasha a cada dia com mais informações sobre Londres, o blog é muito bom..

    • João

      Valeu, Maria Flávia!

      =)

      João e Natasha

  • Tinha horas que realmente dava pra levantar as mãos pro céu quando eu trocava o metrô pelo onibus em Londres.
    Vocês sabiam que existe uma proposta milionária (ou um boato) pra quem conseguir montar um sistema de refrigeração para o metrô de londres? Devido a estrutura antiga e a pequena distancia entre os vagões e os tuneis.
    Sabem se é verdade?

    • João

      Nunca ouvimos falar nada sobre isso, Teruo.
      Se descobrirmos vamos escrever com certeza.

      Abraço

  • Olá!

    Muito legal o post de vocês. É ótimo saber como funciona o transporte público de outras cidades para comparar com o nosso país. O Brasil poderia pegar algumas dicas de Londres como por exemplo essa do motorista de ônibus não deixar mais a galera entrar.

    Mas algumas coisas, para serem modificadas aqui no Brasil, precisariam de muitas outras melhorias, não é mesmo?

    Parabéns pelo blog!

    Atenciosamente,
    Equipe Trânsito + Gentil.

    • João

      Obrigado pelo comentário, Equipe Trânsito + Gentil.
      Podemos sim aprender muito com os ingleses no que diz respeito ao trânsito. É por isso que postamos todas as boas práticas que vemos.
      O trabalho que precisamos fazer no Brasil é mesmo imenso, mas é preciso começar…nem que seja com pequenas coisas.

      Abraço!

  • João e Natasha, tudo bem?
    Desde que vocês divulgaram o blog na comunidade “Eu vou pra Londres”, tenho lido alguns posts e na semana passada, comecei a ler os posts mais antigos para ficar em dia! Rs!
    Cheguei em Londres no final de Junho e estou gostando bastante daqui… e sempre tenho aproveitado algumas dicas de vocês.
    Bom, quanto ao sistema de transporte, vai uma informação pra vocês que são de Curitiba… como foi um amigo que disse, é bom confirmar, mas ele já está morando aqui em Londres há 5 anos, então acho que a fonte é confiável! Rs!
    Não sei se vocês notaram que aqui também existem ônibus articulado e conforme meu amigo disse, Londres inspirou-se em Curitiba para utilizar este tipo de ônibus. No entanto, não haverão novos ônibus desses eles não se “encaixaram” em Londres, pois tem muitos pontos cegos e acabam criando muitos acidentes. Parece que os que existem vão ficar rodando e conforme apresentarem problemas vão sendo retirados e Londres vai ter apenas seus tradicionais ônibus de dois andares!
    Beijão e tudo de bom pra vocês… excelente blog.
    E parabéns pelo novo visual e layout. Deu um ar mais profissa ao blog!

    • Oi, Bruno!

      Tudo bem, e com você?

      Que bom que o blog tem sido útil para você! =)

      Pois é, conhecemos os articulados daqui, mas não sabíamos que era inspirados nos nossos. Obrigada pela informação! =)
      Na verdade, obrigada por todas as informações que você deu no seu comentário. hehe

      O layout novo ainda não está 100%, mas logo logo ficará. hehe
      De qualquer forma, obrigada pelo elogio! ;)

      Continue nos acompanhando e comente sempre; é muito bom poder saber o que vocês estão pensando do nosso trabalho.

      Um abraço,
      João e Natasha.

  • TFL e uma bosta…. tenta utilizarv a jubilee line na hora do rush…. de manha canarywharf e uma disgraca… prefiro usar o DLR que e mais prazeiroso uma vez que e mais novo limpo e rapido…. onibus so tem pobre que nao quer pagar oyster para underground… ODEIO TFL ….
    Como diz a musica:

    LONDON UNDERGROUNG by Adam Kay
    Some people like to get a train to work,
    Or drive in a Beamer or a Merc.
    Some guys like to travel by bus,
    But I can’t be bothered with the fuss today,
    I’m gonna take by bike,
    ‘Cause once again the Tube’s on strike.

    The greedy bastards want extra pay for sitting on their ass all day,
    Even though they earn 30k,
    So I’m here in the pouring rain.

    Where the fuck’s my fucking train?
    London Underground, London Underground!
    They’re all lazy fucking useless cunts!
    London Underground, London Underground!
    They’re all greedy cunts;
    I want to shoot them all with a rifle!

    All they say is ‘please mind the doors!’
    And they learn that on their two day course,
    This job can be done by a four year old,
    They just leave us freezing in the cold.

    What you smell is what you get.
    Burger King and piss and sweat,
    You roast to death in the boiling heat,
    With tourists treading on your feet,
    And chewing gum on every seat!

    So don’t tell me to mind the gap!
    I want my fucking money back!
    London Underground, London Underground!
    They’re all fucking useless cunts!
    London Underground, London Undeground!
    They’re all grredy cunts;
    I want to shoot them all with a rifle!

    lalalala
    lalalala

    The floors are sticky, the seats are damp,
    every platform has a fucking tramp!
    But the drivers get the day off when,
    We’re all late for work again!

    London Underground, London Underground!
    wa wa wankers,
    they’re all wankers!
    London Underground!

    Take your Oyster card,
    And shove it up your ass…hole!

  • Ola Joao.
    Muito bom o que escreve trazendo prestaçao de serviço.
    Sou aluna do 3 ano na faculdade de jornalismo, e suas informaçoes foram
    muito importantes pra minha pesquisa.
    Abs, continue postando.

  • Olá, vou para Londres em março/2012. Estou tentando entender o tranporte público, e apareceram algumas dúvidas, como por exemplo: Este cartão Oyster Card vale a pena para tres dias? Meu hotel fica no centro, como é minha primeira viagem e vou estar sozinho, estou um tanto preocupado em não conseguir achar os locais que quero visitar, como Camdem Town (por causa da Amy), a London Eye, tem como me dizer, quais as zonas destas areas, e se é fácil chegar de onibus?

    Obrigado, achei hoje este site e estou lendo tudo ehehe.

  • Boa Noite!!!!!
    Gostei muito das dicas. Vou para Londres em março/2012 vai ser minha primeira viagem internacional, e estou tentando entender como funciona o transporte público em Londres, como por exemplo: um lugar que quero conhecer é Camdem Town (por causa da Amy), mas não consegui achar a qual zona ela pertence, também se devo comprar um oyster, pois vou ficar 3 dias em Londres, vale a pena? Meu hotel fica no centro, para quais zonas devo comprar este cartao?

    vlw ae!!!!
    Muito boas as dicas!!!!!

    • Olá, Michel!
      Camden fica na zona 2 (Northern Line), linha preta do metrô e existe uma estação chamada Camden Town. Bem facinho de chegar lá! :)
      No site do Transporte Público londrino (http://www.tfl.gov.uk/) você consegue ver os mapas certinhos do metrô e também colocar o ponto de origem e o destino para saber como se chega até lá! :)
      Não vale a pena comprar Oyster para 3 dias, pq o Oyster precisa ser solicitado antes e tem uma taxa. Melhor mesmo é você comprar Travelcard para zonas 1 e 2 (pq provavelmente você não vá sair delas), e para 3 dias acho que você pode comprar por dia mesmo, já que fica mais barato para semana, mas você não vai chegar a completar uma semana! ;)
      Qualquer coisa grita.
      Abraços,
      Nah e João.

  • Oiee! Caraaa adorei o post, muito bom mesmo, estou indo pra lá dentro de uma semana, e foi muito util o seu site…
    queria perguntar uma coisa do Oyster.
    Por exemplo, se eu compro ele para usar um mes…
    eu posso entrar e sair várias vezes no mesmo dia sem q eles cobrem?
    pq eu estaria pagando por mes né?
    ou eles cobram cada vez q eu passar o cartao?
    Obrigada!

    • Que bom que gostou do post, Cintia! :)

      Bom, vamos à sua dúvida:
      Siiim, se você comprar para um mês pode usar o transporte quantas vezes quiser, mas apenas nas zonas para as quais você comprou. Por exemplo, se você escolheu zonas 1 e 2, não vai conseguir usar na 3 em diante, ok?!

      Qualquer coisa grite.

      Beeijos,
      Nah.

  • Vlw pela dica!!! Esclareceu muito agora!!!!
    Estou lendo tudo que posso no blog, aqui consegui entender um pouco de Londres!! Estou planejando meus dias com as dicas de vocês!!!!
    Vlw mesmo!!!!

  • Gostei de todos os posts! Já salvei o site em favoritos! hauhauahuahua
    Muto obrigada pela dica!
    Eu teria que comprar o de zona 3-4 , a minha homestay fica na zona 3..
    E deixa eu tirar outra duvida, eu perguntei na escola se eu poderia conseguir o oyster para estudante, mas eles disseram que não, que eu teria que comprar normal pq eu só vou ficar 12 semanas, e o oyster q eles vendem na escola sao para pessoas que fazem o curso acima de 15 semanas.
    Voce saberia onde eu posso comprar sem ser na minha escola e que eu possa conseguir de estudante?

    Obrigada !!! por todas as dicas hauahuahua
    bjs

    • Opa, que legal que nos favoritou, Cintia!!! :)
      Não precisa agradecer, estamos aqui pra isso! :)

      Okok, entendi a parte da zona da homestay… quando eu fiquei em homestay na zona 4 eu fazia o seguinte: comprava o oyster semanal de zonas 3-4 e quando ia pro centro comprava o ticket solto, assim economizava (pq não comprava tuuudo de uma vez).

      Hummm…. POis é, acabei de conferir no site do TfL e realmente você não pode pegar o Oyster de estudante, olha só o que eles dizem:
      Enrolled on a full-time course made up of at least 15 hours a week over at least 14 weeks (with attendance at scheduled classes being Monday to Friday only and not including evening classes)
      Só pode acima de 14 semanas, mesmo! :(
      Todas as informações sobre isso estão aqui, ó: http://www.tfl.gov.uk/tickets/14312.aspx

      Mas de qualquer forma você pode pegar o Oyster de adulto e ainda economizar um pouquinho. Aqui tem os detalhes:
      http://www.tfl.gov.uk/tickets/14312.aspx

      Espero ter ajudado! :)

      Qualquer coisa grita.

      beijos,
      Nah.

  • Entendi! Ah que droga!! hauhauahuahua acho que vou comprar mais duas semanas de curso!
    Mas quando você comprava o 3-4, não valia até as zonas 3-4?(incluindo 1-2)
    E eu moro na 3, mas minha escola fica no centro
    dae eu usaria a 3 e a 1 todos os dias!
    eobrigada por enviar o link!!! vendem esses oyster no metro mesmo?!
    Bjs, Obrigada!!!!!

  • Adorei o blog, parabééns!

    Natasha, eu li que você morou na zona 4. Estou indo pra londres e também vou ficar na zona 4, no entanto, minha escola fica no centro. Você sabe mais ou menos quanto tempo levo da zona 4 pro centro, mais ou menos?

    Muito obrigada!

    • Oi, Mariana! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do blog!! :)

      Well… depende muuuito de em que lugar da zona 4 você vai ficar, porque pode ser que tenha metrô perto, pode ser que não – e que você tenha que se virar de trem ou buzão para chegar no centro.
      De qualquer forma, a melhor coisa a se fazer é ver direitinho o nome do seu bairro acessar o mapa do metrô (tem no site da TfL – http://www.tfl.gov.uk) e depois fazer uma busca por rota lá mesmo. Assim você vai descobrir quanto tempo leva! ;)

      Consegui explicar? hehe
      Se tiver alguma dúvida grita que eu tento solucionar! ;)

      Beijos,
      Nah.

  • Show de bola o blog de vcs.
    Sou de Curitiba e vou pra Londres em março. Ficarei em Ealing (Zone 3), vcs podem me dizer se lá é tranquilo? E com relação ao transporte, gostaria que pudesse me aconselhar. Ficarei 8 dias em Londres, mas quero andar em toda a cidade, e explorar todos pontos turísticos e Underground da cidade (entenda-se literalmente utilizar o hotel para bad & breaskfast).Qual o melhor ticket de transporte que poderei utilizar?
    Outra dica….Ir para York ou conhecer alguma outra cidade?

    • Mauricio,

      Não sei por que seu comentário se perdeu no meio de vários outros. :(
      Descuuuuulpa.

      Mas, pelo que vi, ainda dá tempo de te responder, né?
      Então vamos lá: não conhecemos Ealing, mas posso te garantir que é seguro. haha
      Londres é uma cidade segura, não tem com o que se preocupar!!!

      Compre o week travelcard. Ele vai valer por 7 dias e com ele você pode andar de trem, metrô, ônibus e DLR. Como você vai ficar na Zona 3, compre para as zonas 1 a 3, assim não terá problemas. Sai um pouco mais caro do que só pras zonas 1 e 2, mas pela comodidade (já que é pocuo tempo) vale a pena.

      Cidades que, na nossa opinião, merecem a visita: Bath, Oxford, Brighton… well, na verdade a Inglaterra toda merece ser explorada, mas essas três ficam bem pertinho de Londres e são bacanas.

      Falamos sobre Bath aqui: http://praveremlondres.com/2010/08/30/a-linda-e-pitoresca-bath/
      Bournemouth (e outras cidades que passamos na mesma trip) aqui: http://praveremlondres.com/2011/12/15/windsor-cheddar-gorge-bournemouth-e-durdle-door-lets-go-get-lost/
      E Oxford aqui: http://praveremlondres.com/2010/07/09/passeando-em-oxford-turismo-e-aprendizado/

      Mas acho que a melhor dica que podemos te dar é: fuce bem o blog, tem bastante coisa que pode te interessar! :)

      Por último: obrigada pelo elogio ao blog. Ficamos felizes por saber que você curtiu o que viu!

      Beijos e abraços,
      Nah e João.

  • Eu vou me mudar para londres este ano , e sempre me deixou um pouco decepcionado o fato de não ter um passe que englobasse o metro,trem e o onibus ,como eu vejo na tabela do tfl.co.uk. Mas pelo que eu li no seu texto ,”Nós, por exemplo, gastamos £18 por semana (cada um) para ter acesso livre às zonas 1 e 2 – seja de trem, metrô ou onibus. Vale …” parece que afinal existe esse passe .Se possível ,gostaria que confirmasse se ainda há esse tipo de passe e como funciona.
    Obrigado desde já.

    • Oooopa, Diego, existe sim. Com o Oyster Card isso é possível. E com os travelcards (diários, semanais ou mensais) também. ;)

      Precisando de qualquer outra coisa grite.

      Abraços!

  • Olá Natasha,

    Estou indo para Londres agora em Novembro e ficarei hospedada no Studios2Let – North Gower Camden, Londres é bem localizado? Ficarei por 1 semana devo comprar o Oyster Card para me locomover facilmente ?

    Obrigada bjs parabéns pelo blog!

    • Olá, Karen. Tudo bem?

      Obrigada pelo elogio ao blog. Ficamos felizes em saber que gosta dele. :)

      Siiim, é super bem localizado. Eu não conhecia o Studios2Let, mas pesquisei, vi o mapa e, tipo, tá do lado de uma estação de metrô, bem no centro… você não vai ter problemas. ;)

      Com certeza você deve comprar o Oyster. Vale muito a pena. Compra o Travelcard para uma semana – zonas 1 e 2, porque você não deve ir além disso (só pro aeroporto) e aproveeeita.

      Qualquer coisa grita.

      Beijos!

  • estou indo para londres no Mes que vem, ficarei 4 dias somente, mas planejando meus passeios, no google mapas, sempre aparece a palavra Picadilly ou Central… , vcs saberiam me informar o que significa isso ? estou meio perdido…

    • oi, Fabiano! Tudo bem?
      São linhas do metrô! :)
      A Piccadilly é a azul escura e a Central é a vermelha. ;)
      Qualquer coisa grita.
      Natasha

  • Olá.
    Pesquisei bastante sobre transporte por trem dentro de Londres, mas ainda estou em dúvida. Vou com minha família (esposa e filho de 5 anos) e ficaremos próximos a uma estação de trem e overground. Vi que no site da TfL, na seção da National Rail, que crianças de 5 a 10 anos viajam de graça nas rotas verdes da National Rail, mas pagam tarifa e precisam de um Oyster photocard nas rotas vermelhas. Isso procede, mesmo a criança estando acompanhada?
    http://www.tfl.gov.uk/fares-and-payments/fares/national-rail
    http://www.tfl.gov.uk/fares-and-payments/travel-for-under-18s/travelling-with-children#on-this-page-2
    Obrigado.

LEAVE A COMMENT