Um domingo tipicamente porteño [Pra Ver em Buenos Aires]

pravernomundoCalma, calma, amigão. Você não está no blog errado. Esse ainda é o Pra Ver em Londres. Mas é o Pra Ver em Londres ~modernin, que fala do mundo todo (nota mental: menos, Natasha. MENOS. Mundo todo AINDA não). Okok, sorry “nota mental”, quis dizer o mundo que a gente já viu. Perdoada?! :)

Bom, o fato é que Buenos Aires foi nossa casa por três meses. AHAM. Em 2011, passamos uma temporada na terra do dulce de leche (oh, delícia), das empanadas dos hermanos e de mais um montão de belezas que a Amanda do Buenos Aires para chicas apresenta como ninguém (admiro MESMO, galeura. Acompanhem sem medo! ;).

E aí que nossos posts sobre a terra dos hermanos estavam se perdendo. E eu resolvi trazê-los para cá. Ou seja, de vez em quando você vai ver por aqui também o que a gente viu e curtiu en nuestro Buenos Aires querido.

Para começar, apresento pra você um dos nossos programas preferidos na cidade: a feirinha de San Telmo…

O típico domingo porteño

gardel

Muita gente inclui Buenos Aires em um roteiro turístico de vários dias pela América do Sul e separa para a capital hermana algo em torno de quatro ou cinco dias.

Até aí, tudo bem. A cidade é relativamente pequena se compararmos às maiores metrópoles do mundo e nesse tempo dá mesmo para conhecer muita coisa.

Porém, existe um problema que esse planejamento curtinho pode ocasionar: o fato de você NÃO estar aqui no melhor dia da semana da cidade (na minha opinião, é claro); o domingo.

Nos bairros residenciais, Buenos Aires praticamente morre no último (ou seria primeiro?!) dia da semana. Sério, perto da casa onde morávamos (Palermo) era um marasmo só.

Porém, existe um bairro que já é charmoso por natureza e que no domingo fica AINDA mais: San Telmo.

No domingo, uma incrível feira de artesanatos, antiguidades e otras cositas más toma várias, várias e várias quadras do bairro mais boêmio e um dos mais tangueiros da cidade.

Confesso, com certa dor no coração, que esta feira é ainda mais bela que a do meu amado Notting Hill, em Londres, sobre a qual falamos aqui.

Acho que as fotos que fizemos num domingo ensolarado de verão falam muito mais do que qualquer palavra. Depois do break continuamos o papo… =)

Pode parecer caótico, mas se revela calmo, "aconchegante". Impossível não se apaixonar, ainda mais com um solzão desse acompanhando!

Pode parecer caótico, mas se revela calmo, “aconchegante”. Impossível não se apaixonar, ainda mais com um solzão desse acompanhando!

Tango Show!

Tango Show!

Ah, claro, tem tango em San Telmo também. "Espetáculos" com profissionais e outros com amadores. Neste, o homem era profissa. A mulher arriscava uns passinhos. =)

Ah, claro, tem tango em San Telmo também. “Espetáculos” com profissionais e outros com amadores. Neste, o homem era profissa. A mulher arriscava uns passinhos. =)

No meio da caminhada, algumas formas de arte impressionavam. Nessa, por exemplo, o casal estava congelado nessa posição parecia há séculos. Repare nos detalhes da produção. Muito legal!

No meio da caminhada, algumas formas de arte impressionavam. Nessa, por exemplo, o casal estava congelado nessa posição parecia há séculos. Repare nos detalhes da produção. Muito legal!

San Telmo além da feirinha de domingo

Mas San Telmo não é só o bairro da feirinha de domingo. É, também, o bairro do mercado (de antiguidades/frutas/bazares, etc.), dos cafés notáveis, da Mafalda… enfim, de Buenos Aires. Vale muito, muito, muito visitar esse bairro incrível.

Coresde várias "espécies". Na arte, nas frutas, no mercado!

Coresde várias “espécies”. Na arte, nas frutas, no mercado!

Dentro do mercado tem de tudo. Essa lojinha, por exemplo, vendia altas preciosidades. Ou seria inutilidades?!

Dentro do mercado tem de tudo. Essa lojinha, por exemplo, vendia altas preciosidades. Ou seria inutilidades?!

Um dia talvez eu aprenda a dançar tango. Hoje, porém, só faço pose na frente dos tangueiros! :)

Um dia talvez eu aprenda a dançar tango. Hoje, porém, só faço pose na frente dos tangueiros! :)

A Mafalda fica na esquina de Chile e Defensa, em San Telmo

A Mafalda fica na esquina de Chile e Defensa, em San Telmo

E aí, consegui te convencer?! :)

Serviço

A feirinha de San Telmo funciona todos os domingos das 10h as 17h.

Vai de ônibus? Qualquer um destes passa por lá: 2, 3, 10, 17, 22, 24, 28A, 28B, 29, 33, 39, 45, 54, 61, 62, 64, 70, 74, 86, 91, 93, 100, 103, 126, 130, 143, 152, 159

Para saber mais clique aqui.

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Written by

Jornalista, curitibana e coxa doida. Sou completamente apaixonada por Londres e um dos meus maiores vícios é falar sobre a cidade com quem estiver interessado. Tenho sempre cinco livros na cabeceira da cama e milhões de destinos na cabeça. Sou sonhadora por natureza.

Latest comments
  • Mafalda linda <3

    Não conheço Buenos Aires (ainda), mas semana retrasada matei a vontade de comer empanadas na feirinha em Puerto Iguazú, delícia demais haha

    Que graça feirinha de San Telmo, super vontade de conhecer! :D

    Nati, a ideia de vocês de despertar nos leitores a vontade de conhecer os lugares que vocês visitaram, está funcionando muito bem, pelo menos pra mim haha

    Beijo Beijo

  • Oie! Eu não sei quando você tirou estas fotos, mas passei em San Telmo domingo passado e a ‘mary poppins’ na ventania ainda estava lá, mas sozinha.

LEAVE A COMMENT