Berna: 10 motivos para conhecer a capital da Suíça

pravernomundoComo contei no início da nossa série de posts sobre a lua de mel, dividimos nossa viagem em duas etapas. A primeira, italiana, já contamos por aqui (alguns posts se perderam na migração de servidor, mas logo estarão no ar novamente). Agora, chegou a hora de contarmos a segunda parte, na qual passamos por duas cidades na Suíça, duas na Alemanha e uma na República Tcheca.

E para começar o relato desta etapa da viagem apresento a você Berna, cidade que nos surpreendeu demais. Saímos de lá completamente apaixonados!

E aí que por esse motivo não foi possível resumir tudo o que vimos, fizemos e amamos em um único post. Nos próximos dias apresentaremos nossas dicas em posts bem detalhados e completos; hoje, a ideia é apresentar em fotos e fatos alguns motivos que fazem com que a gente acredite que você precisa conhecer Berna um dia desses. Vem comigo! :)

1) Berna é tão linda que parece de mentira

Sabe cidade de desenho animado, toda perfeitinha, linda em cada esquina? Berna é assim. Tem beleza por todos os cantos. Beleza natural, beleza feita pelo homem… não tem como não se apaixonar.

Berna - belezas

Berna - vista de cima

Berna - belezas-

Entendeu o que eu quero dizer com muuuuito linda, né? :)

2) O rio Aar é encantador

O que é a cor desse rio, minha gente? É algo surreal. Impressionante.

Ele tem 195 km de comprimento, nasce na região dos alpes – aos pés do Grimsel, a 1879m de altitude -, e corre em um vale que cruza as cidades de Interlaken, Tune até Berna.

Dá vontade de passar hooooras admirando ele… <3

Berna - Rio Aar

3) As fontes de Berna são verdadeiras obras de arte

Assim como em Milão, em Berna você pode economizar um bom dinheiro em água. Isso porque há espalhadas pela cidade diversas fontes de água potável, e você pode reabastacer sua garrafinha nelas. :)

E as fontes de Berna não são nada humildes, são cheias de charme, verdadeiras obra de arte. Tá certo que tem umas polêmicas, como a chamada “Ogre”, que representa um monstro comendo criancinhas (AHAM! =O), mas o que impressiona mesmo são os detalhes. Você vai ficar boquiaberto!

No centro histórico há um caminho com uma atrás da outra. Admire-as! ;)

PVEL - Berna - fontes

4) Do topo da Catedral de Berna tem-se uma visão privilegiada

Quando escrevi o post sobre o Duomo de Milão, contei que sou louca por uma cidade vista de cima (mesmo morrendo de medo de altura. Há!). E aí que quando comecei a pesquisar sobre Berna soube que a catedral da cidade também oferecia a possibilidade de subir ao topo e admirar a capital suíça de lá. Claroclaro que incluí o passeio no nosso roteiro, né? E claroclaro 2 que amei muito. Lá de cima dá pra ver o quanto a cidade é verde, como há um padrão arquitetônico que a  torna única e como os alpes estão ali pertinho. Muito amor!

Berna - from the cathedral-

Berna - from the cathedral

 5) Em Berna você vai conhecer melhor um dos maiores gênios da humanidade

Foi também na nossa pesquisa pré-viagem que descobrimos que Albert Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade (aquela famosa – e = mc², sabe? :) em Berna. Pois é, o gênio morou lá. E a sua passagem pela cidade será sempre lembrada, pois há um incrível museu dedicado a ele, é possível visitar a casa onde ele morou (infelizmente estava fechada para reformas quando fomos) e há um café bacaninha que leva seu nome. Lembre-se disso na hora de programar a sua viagem! ;)

Sério, o museu é DEMAIS! Vamos falar sobre ele mais detalhadamente logo, logo! ;)
Sério, o museu é DEMAIS! Vamos falar sobre ele mais detalhadamente logo, logo! ;)

6) Em Berna você pode ver ursinhos (ou seriam ursões?) bem de pertinho

Os ursos são o símbolo de Berna. Mas,  calma, não é preciso ter medo. Não há ursos andando pela ruas super uhu tranquilamente. haha. Pode ser que há algumas centenas de ano existissem, mas hoje, dentro da cidade, há apenas uma família formada por pai, mãe e duas meninas que mora feliz no Bärenpark. Quem me contou isso foi uma simpática moradora que nos viu admirando os mascotes da cidade e resolveu me contar todas as fofocas da família. Mas isso é assunto pra outro post. ;)

Onde está o Wally? :)
Onde está o Wally? :)

Berna - ursos

7) O Rosengarten (jardim das rosas de Berna) é ótimo para uma pausinha

Quem nos acompanha há um certo tempo sabe que a gente é rato de parque. Em Londres, Curitiba, Milão ou qualquer outra cidade do mundo basta sair um solzinho pra gente se animar para farofar em um parque. Na capital da Suíça, o Rosengarten exerce esse papel muito bem. Além de lindo, ele proporciona uma vista bacana da cidade, tem uma boa estrutura… enfim, uma excelente pedida pra um descanso em um dia de muito turismo.

Berna - Rosengarten - Nah e JG

Berna - rosengarten

Berna - Rosengarten1

8) Berna tem um relógio famoso

Acredito que esta seja uma das principais atrações turísticas de Berna. Nos três dias que passamos lá, sempre que chegavamos perto do tal do Zytglogge (não me pergunte como pronuncia, por favor!) havia uma boa quantidade de turistas olhando pra cima, apontando suas câmeras à espera dos movimentos do relógio astronômico.

Sinceramente, não achei nada tão excepcional, mas com certeza ir a Berna e não ver este relógio é o mesmo que ir a Londres e não ver o Big Ben. Então #ficadica.

Olhaí os turistas! =D
Olhaí os turistas! =D

Berna - Relogio Astronomico

9) O povo da capital da Suíça é muito acolhedor

Foi em Berna que nos hospedamos pela primeira vez na vida em um esquema de Couch Surfing (hospedagem gratuita em sofás, colchões e camas extras em casas de locais). Pois é, era lua de mel, mas viajantes econômicos não se importam com isso, né? :)

E aí que na busca por um lugar para ficar recebemos resposta positiva de várias pessoas. E isso só aconteceu lá. Tentamos também em Munique (onde ninguém queria abrir as portas da casa de graça em tempos de Oktoberfest – justo?!) e em Berlim, mas só rolou mesmo lá. Optamos por ficar na casa do casal da foto abaixo porque eles pareciam gente boa. Se eram mesmo a gente conta no post detalhado sobre a experiência. Aguaaarde! ;)

Berna - Couch Surfing

 10) Berna tem cerveja artesanal de qualidade! \o/

Cervejeiros de carteirinha, no nosso critério de avaliação de uma cidade é claro que está o fato de ela ser ou não boa para quem aprecia uma boa berinha. Assim, ficamos super-ultra-hiper-mega felizes quando descobrimos, logo no começo do nosso primeiro dia em Berna, que na cidade tinha uma microcervejaria com um bar na beira do Rio Aar que servia ótimas birras.

Berna - cerveja artesanal--

Olha a alegria da menina! :)
Olha a alegria da menina! :)

Meus 10 motivos apresentados, afirmo com convicção: há muito mais de Berna para fazê-lo querer visitar a cidade. Incluo aqui as comidas gostosas, o transporte público de qualidade, a organização, a limpeza e até o fato de ser possível comer bem gastando pouco por lá. É sério. Eu juro. E não tô falando em Mc Donald’s, não. Mas esta dica que considero a dica de ouro que trouxemos de lá eu conto logo mais. ;)

Gostou do post? Faz a alegria da blogueira; comenta!

Foi pra Berna e incluiria outro item na lista, comenta. haha

Nos vemos em breve.

Beijobeijo,

Nah.

Dê vida ao Pra Ver no Mundo. Comente!

Parceiros

Booking.com

Siga-nos

45 thoughts on “Berna: 10 motivos para conhecer a capital da Suíça

  1. A Suíça é mesmo um encanto, né, guria? É tudo tão perfeito e as pessoas são TÃO educadas que parece de mentira. Eu também não entendo o que as pessoas vêem nesses relógios bobos – em Praga e em Munique é a mesma coisa, fica aquele amontoado de gente esperando pra filmar e tirar foto de um troço… sem graça. Enfim, não passei por Berna, mas certamente foi pra bucket list!
    Bjo bjo

  2. Tive a oportunidade de visitar Berna em duas épocas do ano diferentes: inverno e verão, e foram duas cidades diferentes que visitei. Em Berna, vi a neve cair pela primeira vez, o que inscreve a cidade na lista de lugares especiais pra mim. Quando voltei, levando marido e mães em julho de 2012, vimos uma Berna colorida, e o marido amou a cidade, disse que moraria la. Não me surpreende que o Bernardo tenha se sentido em casa, a cidade dos ursos é um lugar que deve ser visitado por quem nome que faz referência aos animais lindinhos do parque. Passamos uma tarde, por isso voltaria pra fazer a visita à casa de Einstein e ao Parque das rosas!

    As fotos estão maravilhosas, a luz de Berna também é inspiradora!

    1. Ai, Nat, acho que eu também moraria em Berna, sabia? Vejo como único problema a língua. Acho alemão tããão difícil. :(
      Pois é, imagino que com neve deve ser bem diferente. Você me deixou com vontade de visitar a cidade no inverno também. Berna voltando pra bucket list em 3, 2, 1. hehe

      Obrigada pelo elogio às fotos. Com uma cidade fotogênica como essa fica difícil não sair uma foto bonita. :)

      Beeijo

  3. Janaina leu o post e soltou a seguinte frase: ‘Haja vida para visitar todos esses lugares lindos’ haha
    Que maravilha gente, me encantei com Berna!
    No aguardo dos posts mais detalhados! *-*

    ps: E esse rio? Coisa mais linda mesmo!

    Beijo beijo

    1. hahahahaha
      Adorei o comentário da Janaina! :)
      E pior que ela tem razão. Muito lugar lindo, pouco tempo. Acho que pra ver tudo tem que viajar muitão e viver até uns 150 anos, pelo menos. hehe

      Pode deixar que virão outros posts de Berna sisisi. Amamos demais, demais, demais a cidade! :)

      E ainda tem outros destinos bacanas da lua de mel para serem registrados aqui! ;)

      Rs ao PS (haha): Aimeu, o que falar deste rio???? Impossível não se encantar!

      Beijobeijo e obrigada pela visita!! =D

      Ps: Quando vocês vêm???

  4. Morei um ano em berna. Que delícia ler este post, deu uma saudade. É uma cidade linda mesmo, tranquila mas ao mesmo tempo com tudo que uma capital deve ter.

    O Rosengarten é meu lugar favorito da cidade!

    1. Que legal seu comentário, Alessandra! :)
      Berna nos surpreendeu muito, muito mesmo.
      Super entendo sua predileção pelo Rosengarten, ô lugar bonito. :)

      Obrigada pela visita, querida.

      Beijo

  5. Olá Natasha!
    Parabéns pelo blog e adoramos suas dicas.
    Acabamos mudando o nosso roteiro por sua causa, rs. Ficamos fascinados com o que descreveu e cheio de vontade de conhecer.
    Como é um país caro, temos a preocupação com gastos na refeições e aonde comer. Por isto estou te pedindo a sua “dica de ouro”. Viajaremos daqui 15 dias e gostaria de ter a informação antes de viajarmos, se fosse possível é claro. Se quiser me contar em segredo ( via e-mail), juro por tudo que não espalho, rs.
    Ficaremos 4 noites em Berna e pensamos em explorar a região também (Interlaken). Se tiver dicas de locais próximos estamos aceitando também.
    Obrigado e mais uma vez parabéns pelas dicas.

    1. Marcoooooo, ganhei meu dia com seu comentário. Você não tem noção em como me faz feliz saber que você incluiu Berna no seu roteiro porque gostou do que leu aqui. Tenho certeza ABSOLUTA que vocês vão amar a cidade. :)

      Infelizmente não tenho dicas da região porque só ficamos lá mesmo. Queremos muuito voltar pra Suíça logo, logo, mas por enquanto só temos o que falar de Berna e de Genebra (os posts estão na fila de espera, porque desde que chegamos a Londres só sabemos falar da cidade. haha).

      As dicas de ouro para comer bem gastando pouco na Suíça (pelo menos nas duas cidades que visitamos) chamam-se Coop e Migros, dois supermercados que têm restaurantes tipo “buffetzão” (inventei essa palavra agora, né? haha) que servem comida super boa e barata. Não sei te dizer se TODAS as “sedes” dos mercados têm esse serviço, mas só sei que foi fácil de achar (a dica foi de uma local que conhecemos enquanto observávamos os ursos) e valeu muito a pena. Tinham muuuitas opções de rango e tudo o que a gente colocou no prato estava excelente. Era por quilo e gastamos coisa de 20 francos suíços pelos nossos dois pratos + refri – coisa que parecia impossível a não ser em Mc Donald’s. haha.

      Prometo que prepararei o post falando mais antes de vocês embarcarem, mas pelo menos agora você já sabe um pouquinho. hehe

      Espero, de coração, que vocês curtam a viagem tanto quanto nós curtimos. E que depois volte ao blog para contar. Estamos combinados? :)

      Obrigada pelos elogios, pela visita e pelo comentário. Meu domingo cinza e chuvoso ficou realmente mais colorido depois de ler suas palavras.

      Beijo e abraço,
      Nah e João.

  6. Que legal!!!

    Fiquei feliz também em saber que ficou contente com o comentário que foi verdadeiro… um contágio de alegria.
    Adorei a dica, vai ser lá mesmo, rs. Me falaram para comer no restaurante do IKEA mas em Berna é distante da cidade, em Genebra parece que é mais acessível.
    Chegamos em Genebra e a nossa ideia agora é ir para Berna direto, ficamos por 3 noites e depois seguimos para Zurique aonde temos amigos. Ficamos mais 3 noites e depois pegamos um trem de Zurique direto para o aeroporto de Genebra. Moramos no Algarve em Portugal, se um dia vierem para estes lados avisem.
    Obrigado!!!

    Beijo e Abraço.

    Marco e Bia.

    1. Opa, Portugal está SUPER nos nossos planos. Pode deixar que quando realizarmos este sonho avisamos, sisisi. :)

      E se vierem a Londres contem conosco.

      Beijo e abraço aos dois!

  7. Adorei as dicas. Estou planejando uma viagem a Europa e já vou incluir a vista a Berna. Muito legal as fotos e seus comentários. Parabéns e obrigado.

    1. Oi, João! Tudo bem?

      Que bom que gostou das dicas. Fico feliz demais em saber. :)
      Que bom, também, que curtiu as fotos. Maridão manda bem. hehe
      Agradeço imensamente o elogio, a visita e o comentário. Espero vê-lo por aqui novamente depois da viagem para saber o que achou. ;)

      Precisando de qualquer coisa conte conosco.

      Abraços.

      Nah e João.

  8. Valeu. Gostei do post e da forma como você comenta, bem prática e objetiva! Fala uma coisa? O Que que vc me diz sobre o CouchSurfing??? No fim de janeiro vou dar uma mochilada por DE, GB e (acho que) Suíça. Já valeu seu post pela dica de Berna! Obrigado. E manda bala que o BLOG tá bem legal!!! FELIZ 2014!!!

  9. Oiii, otimo o post!
    Estou pensando em ir pra la no meu mochilao, mas infelizmente estou com tempo contado pra cada cidade, você acha que é possível conhecer tudo de Berne em apenas dois dias?
    Obrigada!
    Beijos

    1. Oi, Raissa. Tudo bem?
      Tuuudo você não vai conseguir conhecer em dois dias, mas dá sim pra ver/fazer bastante coisa se você se organizar direitinho. ;)
      A gente já foi pra lá sabendo o que queria ver, e aproveitamos beeem nossos 3 dias. :)
      Beijos!

  10. Muito legal, deu vontade de conhecer! Estaremos em viagem pela França de carro e passaremos um dia pela Suiça. A primeira ideia foi parar em Genebra mas estou revendo o roteiro, pelo que entendi você já esteve em Genebra também. Qual das duas você indica?

    Parabéns pelo blog!!

    1. Olá, David. Tudo bem?

      Obrigada pelos parabéns ao blog, pela visita e pelo seu comentário. :)

      Sim, estivemos em Genebra – mas, shame on us, ainda não escrevemos sobre a cidade.
      Porém, preferimos um milhão de vezes Berna. Achamos que a cidade é mais “única”, sabe? Genebra é bem legal, claro, mas Berna tem uma identidade singular que nos encantou.
      Obviamente que essa é uma opinião particular, mas é a nossa, então tenho que ser sincera com você. hehe

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços

  11. Desculpa estar voltando nesse post, mas adorei o site e as dicas. Estou indo pra Londres daqui ha 2 semanas e resolvi visitar um amigo em Bern. Qual trem que pego pra lá saindo de Londres? Não sei se é perguntar demais, mas mais ou menos quanto custa?
    Muitoo obrigada pela atenção

    1. Que bom que gostou do blog, Mariana. :)

      A gente foi pra Berna saindo de Milão, então infelizmente não sei te dizer qual a melhor forma de fazer essa viagem saindo de Londres. Sem pesquisar muito, afirmo que acho que trem não é o melhor meio, pois não há um trem direto, você ia ter que fazer conexões.
      Eu vi no Skyscanner (http://www.skyscanner.net/) que a Swiss e a SkyWork operam este voo. Na pesquisa que fiz vi a partir de £240 (ida e volta).

      Mas vale a pena pesquisar datas diferentes, companhias diferentes.

      Desculpa não poder ajudar com mais informações.

      Se tiver outra dúvida que eu souber responder fique à vontade para perguntar.

      Natasha

  12. conheci Berna neste mes de março… cidade maravilhosa… sem comentários…saímos de Londres,de carro, e passamos por vários países ,inclusive Suiça ..inesquecível esta viagem.. tudo de bom.

  13. olá! estava procurando onde ir… adoramos suas dicas… mas não falamos muito inglês, será muito difícil de passarmos uns dias por lá?
    bom estamos na Itália e pretendemos passar uns dias por lá para sair da Europa (União Européia) e retornar… pois não saiu ainda minha cidadania e minha esposa terá que sair daqui da Europa, disseram que ir pra Switzerland e voltar pra cá teremos mais 90 dias… não sei se você tem alguma informação a respeito, mas adoramos e vamos pra lá… Obrigado

    1. Oi, Ricardo. Tudo bem?

      Que bom que gostaram das dicas. Fico feliz em saber. :)

      Oooolha, impeditivo eu diria que não é, mas com certeza será mais difíci se comunicar com o pessoal.

      Ai, não sei te responder essa dúvida, Ricardo. Desculpa. :(
      Mas espero que dê tudo certo. E que vocês possam curtir essa cidade incrível.

      Boa sorte!! :)

      Abraços

  14. Estivemos em Berna semana passada . Saimos de Zurique e fomos passar um dia na capital . Realmente eh um lugar encantador – fomos em todos os lugares que voce mencionou e saimos com vontade de ficar – tudo eh lindo , clima gostoso – enfim o maximo !!! Voce colocou em palavras exatamente o que sentimos la – muito legal !

  15. Oi!
    Há menos de um mês a Alitallia fez uma super-ultra-mega-hiper-über promoção, com assagens a R$ 317,00, saindo de Porto Alegre e… conseguimos comprar! Não tinha como escolher o destino, e acabamos com ida e volta por Genebra.
    Estamos começando a montar o roteiro da nossa lua-de-mel (!!!!!), em outubro/novembro desse ano, e a ideia é uma viagem de carro.
    Estou adorando as suas dicas e encantada por Berna… impossível não incluí-la nos nossos planos.
    Vou continuar “fuxicando” o blog em busca de destinos que estejam no nosso caminho (rs).
    Bjs

    1. Que delícia, Roberta!!! =D =D

      Espero que o blog ajude bastante no planejamento da viagem de vocês. Vou ficar feliz em saber que contribuímos para tornar a lua de mel de vocês inesquecível. :)

      Depois volte aqui para nos contar o que achou de Berna, ok?

      Beijo

  16. Olá, Natasha!!!
    Adorei o post!!! Agora vou ter que mudar meu roteiro… =| Rs
    Terei poucos dias, mas com certeza quero ir a Bern por causa das fotos lindas e das palavras de satisfação do seu post. Com certeza vou amar tudo por lá. Depois volto pra contar.
    Bjos,
    Fran

    1. Oi, Fran! Tudo bem?
      Que bom que gostou do post. Fico feliz em saber. :)
      Espero que você goste da cidade e que de fato volte aqui para contar o que mais gostou. Combinado? ;)
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Boa viagem!
      Beijão!
      Nah

  17. Boa Tarde. Amei seu blog é sensacional. Em um futuro próximo pretendo me mudar para Berna. Gostaria que se possível for, diante da vivencia que teve e pelas trocas de conhecimentos e experiências com outras pessoas me dissesse um pouquinho sobre a segurança da cidade. Como é o policiamento, sair a noite é motivo de preocupação e quais os índices de violência? Desde já agradeço.

    1. Olá, Carla. Tudo bem?
      Que bom que gostou do blog. Ficamos felizes em saber. :)
      Olha, não tenho dados específicos sobre índices de violência em Berna, mas à luz da minha experiência posso dizer que você não tem com o que se preocupar. É uma cidade tranquilíssima para se viver – foi o que o pessoal que nos recebeu lá disse, aliás. Tenho certeza de que essa é uma excelente escolha. ;)
      Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre!
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Recentes

NATASHA & JOÃO

Em 2010 fomos fazer um intercâmbio em Londres e lá nasceu o blog. De lá pra cá muita coisa mudou, menos a nossa vontade de explorar o mundo.

Assine nossa newsletter e receba dicas em primeira mão!