EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Camden Town e seus 5 incríveis mercados de rua

Imagine que você acabou de assistir a troca da guarda real no Buckingham Palace com toda sua pompa e seguiu para Camden Town pensando na finesse, elegância e classe de Londres.

Mas bastou sair da estação de metrô de Camden e dar de cara com um cenário que contrasta com tudo e um pouco mais do que você estava vendo minutos antes para ver que há muito mais em Londres do que você pode imaginar.

Prepare-se para adentrar a um mundo paralelo que vai te fazer pensar e entender por que, para muitos, Londres é o centro do mundo.

camden town - londres - camden lock

Em Camden não há espaço para a aristocracia (a não ser pelo preço das casas, supervalorizadas). A juventude transviada, os mais conservadores poderiam dizer, se reúne ali. Punks, góticos e membros de outras subculturas ditam a cara da Camden High Street, a rua principal do bairro.

Você vai ver muitos punks, estúdios de tatuagem, casas de shows, pubs, lojas que vendem de tudo um pouco e belas paisagens do Regent’s Canal. Até a sede da Rede Globo fica por ali, acredita?

camden town - londres - camden high street

Tem muita coisa pra ver e fazer no bairro. Mesmo se você não for muito chegado em “festa estranha com gente esquisita” vale ir até Camden pra entender um pouco mais sobre a diversidade cultural de Londres.

Um dos destaques do bairro são os mercados de rua. Paradas obrigatórias pra quem curte comidinhas, artesanato e ver coisa diferente e inusitada. Dá pra dizer que passar umas horas em Camden Town é um ótimo exercício para despertar a criatividade. Você vai ver muita coisa doida!

camden town - lojas

São cinco mercados de rua diferentes. Cada um tem nome e identidades próprias, mas não estranhe se ouvir alguém chamar os cinco de Camden Market. Afinal, todos estão muito próximos.

Neles, você vai encontrar absolutamente tudo o que imagina ou o que não pensava que existisse. E um pouco mais.

  • De cafés da Etiópia (um dos melhores do mundo) a sorvete de nitrogênio
  • De cangas indianas a camisetas que piscam no escuro
  • De cervejas do mundo todo a exclusividades locais
  • De vestidinhos retrô a jaquetas de couro repletas de rebites
  • De fish and chips a coxinha e guaraná

Daria fácil pra aumentar essa lista, mas deu pra entender, né? Vamos ao que interessa!

Vou descrever brevemente cada um dos mercados que fazem Camden Town ser um dos mais vibrantes e multiculturais bairros de Londres. Um lugar perfeito pra ver coisas e pessoas diferentes, comer bem, caçar tendências, ver a vida acontecer e ser feliz.

The Electric Market

camden town - electric market

Esse é o primeiro mercado que você vai ver quando sair da estação de metrô de Camden Town e subir a Camden High Street em direção a ponte ferroviária que passa por cima do Camden Lock. A primeira foto desse post não vai te deixar se enganar quanto à direção correta a seguir.

O The Electric é um mercado indoor, basicamente de moda. São mais de 50 tendas de estilistas locais independentes, moda retrô, lojas de discos, camisetas alternativas, couro, design, moda gótica e por aí vamos. Você vai encontrar lá dentro algumas das maiores pechinchas de Londres. A Nah já comprou uns vestidinhos maneiros por £5 e camisetas bem legais por menos de £10.

Agora, o que é absolutamente incrível do Electric é que, na verdade, sua atividade principal é outra. O The Electric Ballroom é uma casa noturna que existe desde 1938 e já recebeu nomes como Sex Pistols, Sir Paul McCartney, Led Zepellin, The Clash e Ramones – só pra citar alguns.

Nos anos 1990, noites épicas rolaram por lá. Certa vez os irmãos Noel and Liam Gallagher, do Oasis, de forma inesperada, subiram no palco e cantaram três hits da banda além de Day Tripper, dos Beatles.

eletric ballroom

A casa respira a história da música britânica e é parte fundamental da cena musical de Londres.

Uma parada imperdível para fazer boas compras, se imaginar em um show de seus grandes ídolos ou mesmo curtir uma baladinha. Os gigs (shows) continuam rolando até hoje. Vale entrar no site e ver a programação.

Endereço

184 Camden high Street
NW1 8QP

Metrô – Camden Town (Northern Line – preta)
Trem – Camden Road Station
Ônibus- C2, 14, 27, 29, 31, 134, 135, 168, 214, 274, N2, N5, N20, N31, N134, N253, N279

Horário de funcionamento

Sáb/Dom 9h – 17h30

Site

The Camden Market

the camden market - camden town

Reprodução Google Street View

Poucos metros à frente do Electric está o Camden Market e suas quase 100 tendas de lojas com as mais diversas camisetas, vestidinhos, óculos esquisitos, artefatos para maconheiros e coisas do gênero. A placa verde com o nome The Camden Market não vai te deixar se perder.

Em termos de produtos difere pouco do que você já viu no Electric, mas vale perder uns minutos circulando pelos corredores apertados.

Diria que é o mais fraco dos mercados da região. A maioria das lojas vende basicamente as mesmas coisas, mas dá pra garimpar uma coisa ou outra.

Adolescentes e jovens na faixa dos 20 e poucos anos são o público mais presente por lá. Aos fins de semana é muito, muito cheio, como toda a região.

Endereço

Camden High Street, quase esquina com a Buck Street
NW1 8NH

Horário de funcionamento

Qui/Dom 9h – 17h30

Site

Não tem

Inverness Street Market

Essa foto não é do Inverness Market, mas é quase ali.

Essa foto não é do Inverness Market, mas é quase ali.

Quase em frente ao The Camden Market está o Inverness Street Market. O mercado surgiu nos primórdios de 1900 como uma feira de frutas e verduras. Hoje você ainda vai encontrar um pouco disso por lá, mas as características de Camden absorveram boa parte dessas características.

Comidinhas para comprar e comer na rua e roupas. Essa é a base do pequeno mercado que se estende por uma quadra na rua que leva seu nome.

Ah, nessa mesma quadra você vai encontrar o Made In Brasil, um simpático bar/restaurante pra matar a saudade de casa.

Endereço

Inverness Street, quase em frente ao The Camden Market

Horário de funcionamento

Seg/sáb – 8h30 – 17h

Site

Camden Lock Market

camden town - camden lock

Prepare-se para uma imersão criativa. Desde 1975 o Camden Lock atrai multidões para baixo da ponte ferroviária que corta a Camden High Street em busca de novidades, comidas de rua, joias e arte dos mais variados estilos.

O Lock, juntamente com o Stables, que logo apresento, é o must see dos mercados da região. Há muito o que ver, fazer e comer por lá.

Dá pra fazer uma volta ao mundo pelas barracas de comida e se encantar com lojas de artesanato indiano, móveis antigos, psicodelias, lojas ambientadas com luz negra e por aí vai… se é que dá pra dizer que isso é um caminho.

O mercado é gigante. Não se sinta mal se acabar se perdendo por lá. Será sempre um passeio divertido e repleto de surpresas.

Aproveite para provar comidinhas diversas. A maioria das barracas, em especial as orientais, oferecem uma degustação gratuita. E na maioria das vezes você não vai nem precisar pedir. Os chineses, particularmente, farão de tudo pra você aceitar uma garfada de frango ou camarão.

Uma outra boa pedida é passar no Chin Chin e tomar um sorvete feito a partir de nitrogênio líquido. A loja é incrível. Parece um laboratório e o sorvete é ótimo!

camden town - chin chin

sorvete feito com nitrogênio: você vai se sentir num episódio de Breaking Bad com tanta química rolando

Outra coisa que vale a pena por lá é comprar quadros de artistas locais e objetos diversos de decoração. Prepare o bolso!

Endereço

Seguindo a caminhada pela Camden High Street é impossível não avistar o Camden Lock.

Horários de funcionamento

Diariamente – 10h – 18h

Site

The Stables Market

camden town - stables market

Centenas de tendas e lojas te esperam nesse incrível mercado que está coladinho ao Camden Lock e é a última parada dos mercados de Camden Town.

Por lá, você vai encontrar um pouco de tudo que viu nos outros mercados e muito mais. A dica é se jogar nos corredores e fazer suas descobertas.

Todos os mercados de Camden, na verdade, se complementam e rendem um ótimo passeio para um dia todo.

Endereço

Chalk Farm Road
NW1 8AH

Horários de funcionamento

Diariamente – 10h – 18h

Site

Pra quem curte comprar roupas diferentes não tem lugar melhor!

Pra quem curte comprar roupas diferentes não tem lugar melhor!

Camden Town além dos mercados de rua

Depois de rodar por cinco mercados é provável que você esteja cansado. É hora de pegar alguma comida ou um café e sentar à beira do Regent’s Canal e relaxar.

Que tal pegar uma comidinha e sentar aí pra comer?

Que tal pegar uma comidinha e sentar aí pra comer?

camden town - regents canal

Além de sentar nas vespas, você pode sentar à beira do Canal. Nem que seja pra curar a ressaca, como aquele cara parece estar fazendo :)

Ou, em caso de chuva, boas opções de pubs, cafés e restaurantes não faltam na região. Destaque para o Hawley Arms (frequentado por Amy Winehouse), a BrewDog (uma das melhores cervejarias artesanais do mundo) , o Poppie’s (excelente fish and chips) e a Camden Town Brewery (microcervejaria local) logo ali em Chalk Farm.

Por fim, a partir do canal você pode fazer um passeio sensacional até Little Venice. Já falamos sobre esse rolê aqui.

Um excelente dia, não?

Esse cenário está há poucos mestros da muvuca de Camden Town

Esse cenário está há poucos mestros da muvuca de Camden Town

Você já esteve em Camden Town? Conta pra nós o que acha do bairro e quais são suas dicas para quem quer ter um dia bacana por lá. ;)

camden town - londres (1 de 1)

Dica final: jamais compre esse guarda-chuva. Ele é bonitinho, mas durou um dia. =)

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba novidades!

Digite seu nome e e-mail. Você receberá um pedido para efetivar o cadastro. =)







Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, 31 anos. Vivendo na Itália. Autor do Pra Ver no Mundo e sócio da London, agência de marketing de conteúdo. Vejo o home office e a vida de viajante como um estilo de vida.

Latest comments
  • Olá João! Visitar Camdem é um programa imperdível para quem está em Londres. É um lugar tão exótico e único, cujas “figuras” não se encontram nem em São Paulo, maior cidade da América Latina. Estivemos lá, passeamos pelas barraquinhas de comida, matamos a saudade do Brasil com guaraná, fizemos nossas compras a preços bem convidativos, sentamos nas vespinhas apreciando a paisagem, enfim, seu post me deixou com muita saudade. Abraços, José Júnior.

  • João,
    Onde fica a estátua da Amy?
    Sei que é próximo a este local…

    • Oi, Jamylle. Tudo bem?
      Ela fica no Stables Market (Chalk Farm Road – NW1 8AH). ;)

  • Um lugar único! Passar quase uma semana lá foi inesquecível! Melhor lua de mel do mundo :)

    • Concordo com você, Amanda. :)
      Lua de mel em Londres é mesmo incrível! ;)
      Abraço

LEAVE A COMMENT