EDITORIAS
Boas histórias de viagem por um casal de jornalistas
 

Robin Hood’s Bay: Vistas incríveis e boas histórias no litoral da Inglaterra

Se um inglês velejador e viajante convicto no auge de seus 60 anos te der uma dica de viagem pela sua pátria você iria na dele? E se a sugestão dele for atestada por um morador da região?

Pois foi exatamente isso que rolou com a gente na viagem de Ano Novo que fizemos para a região de Yorkshire, norte da Inglaterra.

Quando falamos ao James, nosso landlord/senhor Barriga, que iríamos para York ele logo pegou um mapa e nos recomendou dois destinos na região: Whitby e Robin Hood’s Bay.

Anotamos as dicas, mas ainda sem a certeza de que iríamos. A viagem era curta e a ideia inicial era passar mais tempo em York (aqui a gente dá boas dicas pra você curtir York).

Planejar é bom, mas improvisar pode ser melhor

Quando chegamos ao cottage que alugamos em Pickering, vilarejo medieval situado 41km ao norte de York, batemos um papo com o simpático dono da casa. John nos recebeu com uma cesta de delícias locais.

Entre uma história e outra nos disse que era ciclista e que com frequência pedalava com sua esposa para tomar boas ales nas cervejarias da região. Era o que precisava pra eu me tornar fã do cara!

Aposentado, vivendo no interior da Inglaterra, pedalando e bebendo com sua esposa por paisagens incríveis…ele vivia o sonho! ;)

Mas, ok, vamos em frente.

Quando comentamos sobre a ideia de ir para Whitby e Robin Hood’s Bay ele assinou embaixo a indicação do James e nos assegurou que valeria a pena.

E aí, como questionar um velejador com muita bagagem de vida nas costas e um local de Yorkshire? O segundo dia em York teria que ficar para a próxima.

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra

Essa estrada fica dentro do North York Moors National Park, um parque gigantesco que é destino de turismo de aventura no UK

Rumo ao litoral do norte

O dia começou cedo. Às 7h30 já estávamos na estrada em direção ao litoral. A estrada, aliás, foi um destaque à parte. Ou não, se você é daqueles que concorda que parte da diversão da viagem é o trajeto, e não o destino.

O percurso de 40 km entre Pickering e Robin Hood’s Bay, nossa primeira parada, cruzava o North York Moors National Park, uma região lindíssima. Pelo caminho, ovelhas, tratores, quase nenhum carro e aquele horizonte de perder de vista!

Não demorou para chegarmos em Robin Hood’s Bay, uma pequena e charmosa vila de pescadores. Por lá há alguns hotéis com vistas incríveis, pequenas lojas e alguns restaurantes. Mas veja a região mais como um destino de passagem do que de hospedagem. Há pouco a se fazer por ali senão contemplar vistas como essas:

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra_8

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra_8

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra_11

Uma curiosidade legal sobre a região é que no século XVIII foi um principais pólos de contrabando da Inglaterra. Os altos impostos e a localização estratégica, isolada por costões, tornava a prática atraente para os malandros desviarem rum, tabaco, chá, seda e outros produtos dos leões da realeza.

Mas, sendo mais justo, num dia quente de verão, quando a temperatura pode passar dos 30º C, passar uma noite ali não deve ser má ideia.

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra_4

O nome do local chama a atenção, mas não há registros históricos/folclóricos de que aquele que rouba dos ricos para dar aos pobres tenha passado por lá.

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra_3

O dia estava perfeito para um janeiro na Inglaterra: chuvinha fina que ‘cai na horizontal’, brisa do mar e a temperatura nas casa de agradáveis 5ºC. Mas como reclamar do tempo não nos leva a lugar nenhum o melhor é curti-lo do jeito que a natureza lhe apresenta. E pra falar a verdade, aquele cinza dava até um charme extra.

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra_5

Cometemos a ousadia de ir de carro até a parte baixa da vila, onde a rua encontra o oceano. Não demora pra perceber que aquelas ruas não foram feitas pra carros. Só mesmo contando com a gentileza britânica para o “trânsito” fluir nos dois sentidos.

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra_10

Ficamos por ali por pouco mais de uma hora. O suficiente para descer até a praia, tomar verdadeiros socos de chuva na cara, subir até o mirante e curtir um visual que mesmo longe de seus melhores dias nos mostrou, mais uma vez, que a Inglaterra é mesmo incrível seja onde você estiver!

robin hood's bay - litoral norte da inglaterra_9

Em paz em seu local preferido…

Esse banco fica no ponto mais nobre do mirante. Viagens são histórias que ficam. Obrigado, Kate, por dividir seu lugar preferido com a gente.

Dê vida ao Pra Ver em Londres. Comente!

Written by

Jornalista, autor do Pra Ver Em Londres e empreendedor digital. Vejo o home office como um estilo de vida, faço parte da revolução da bicicleta e acredito que morar em países diferentes de tempos em tempos é fundamental.

Latest comments
  • Nossa! Muito linda, uma cidade simples mas apaixonante… Me fez sentir que estava lá, apreciando toda essa paisagem de tirar o fôlego *—* Parabéns pelo post e com os detalhes que vocês nos passam (:

  • Mt legal adorei.!! Cidade linda ja quero ir visitar.obrigado sempre.

  • Parabéns pelo post João. A leitura estava tão boa, fiquei triste quando acabou. Ficou um gostinho de quero mais; quero, um dia, conhecer esse lugar incrível: cenário de romance! bjs

  • Fantástico. Linda geografia e relevos. A combinação do verde com o mar e estas pacatas cidades, deixam mesmo aquele gostinho de querer conhecer. Uma excelente dica de passeio para fugir por vezes do cotidiana de Londres. Obrigado pela sugestão. Abraços e cuidem-se ;)

  • A cada post minha vontade em conhecer Londres só aumenta e estou encantada com a cidade maravilhosa com ruas estreitas, mas aparentemente muito acolhedora!
    Um abraço a você e muito obrigada pelas incríveis dicas!!

  • UAUU!! Que fotosss!!! Sem dúvidas essa chuva se tornou um charme e tanto dentro desse passeio!!

    E PARA TUDO que o dono do cottage pedalava com frequencia com o intuito de tomar boas ales!! Genteee, vcs tem noção da energia que vcs tem né? Não to falando isso porque vcs são meus amigosss, mas eu juro que me impressiono (no bom sentido) com essas coisas e fico TÃO FELIZ que a energia que vcs emanam volta, NO MINIMO, em dobro pra vocês!!!
    Beijos millllllllll

LEAVE A COMMENT